Autor Tópico: Norton 500, 1948  (Lida 1983 vezes)

Agosto 26, 2019, 17:30:15, 17:30
Lida 1983 vezes

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
A minha mais velha - 71 anos! Quero ainda este ano restaurar esta menina, está a andar, é só colocar gasolina, mas precisa de uns restauros para ficar como originalmente veio ao mundo.   

[url=https://ibb.co/MSDHwf7]P-20190113-125357" border="0
P-20190113-125419" border="0
P-20190113-125423" border="0
P-20190113-125434" border="0
P-20190113-125452" border="0[/url]

Agosto 26, 2019, 17:54:06, 17:54
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fantástica... :tirarchapeu:

Qual a história dessa moto?
Foi adquirida por algum familiar teu e passou para as tuas mãos recentemente?

Já agora, se me dizes que a pintura desse depósito é ainda a original, fico (ainda mais) impressionado.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 09:54:34, 09:54
Responder #2

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Fantástica... :tirarchapeu:

Qual a história dessa moto?
Foi adquirida por algum familiar teu e passou para as tuas mãos recentemente?

Já agora, se me dizes que a pintura desse depósito é ainda a original, fico (ainda mais) impressionado.  :nice:

Foi adquirida pelo meu pai prá aí há 30 anos, comprou-a a um particular que não lhe estava a dar o devido valor. O meu pai restaurou-a, nos primeiros anos lembro-me que ainda demos grandes voltas, nunca nos falhou, eu deveria ter uns 10 anos e já ía atrás com ele. Outros tempos. Depois começou a ficar encostada, não como sucata, mas como relíquia, sempre foi um orgulho, sem preço. Com os anos foi ficando, entretanto o meu pai faleceu, e fiquei sem quem tratasse dela. Apenas a ponho a trabalhar uma vez por ano só para ouvir aquele ronco. Sabia o que tinha em casa, estimei sempre muito a mota, nunca pensei sequer em vendê-la, mas nunca liguei muito a motas, era mais carros, até há 3 anos... Ainda não percebi porquê comecei a pesquisar e a ler tudo que tinha a ver com motas, decidi que queria ter uma. Isso aconteceu poucos meses de ter sido operado ao coração - correu bem :) . Um dos objectivos que tinha quando entrei no hospital era sair de lá e comprar uma mota, se tal acontecesse era sinal que tinha corrido bem. Assim foi, comprei a cb500x (por isso é que me diz muito esta mota). A partir daí o bichinho das motas entrou em mim e nunca mais quis sair. Toda esta história para dizer que finalmente, e agora que vejo as motas de outra forma, vou restaurar esta menina, pô-la como deve ser, como era originalmente. Deve precisar de várias afinações e correções, já falei com um senhor de S. Pedro do Sul, conto até ao final do ano levá-la lá. Quero para o ano passear com ela, é um crime estar lá arrumada. Só ainda não o fiz porque entretanto comprei a AT... Mas deste ano não passa.
O depósito foi pintado, a pintura original não é esta.
Desculpa o texto longo, foi só para contextualizar e para perceberes o porquê de a mota estar assim   :) 
« Última modificação: Agosto 27, 2019, 10:49:15, 10:49 por miscaro »

Agosto 27, 2019, 10:06:36, 10:06
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Gostei de ler. Obrigado pela partilha da tua experiência.

Existem determinados momentos na nossa vida que relativizamos tudo e começamos a dar valor a outras coisas, certo?

Espero que consigas recuperar a Norton como pretendes. Não esmoreças pois queremos ver essa máquina mais vezes.  :nice:

Agosto 27, 2019, 10:19:18, 10:19
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice: :nice:

Fazes bem em mantê-la contigo e dar-lhe "nova vida" com o restauro.

Imagino que um restauro coincidente com uma moto dessas e com a idade que tem, não será nada barato.

Mas caramba...tens aí algo muito especial.  :)

Vai-nos mantendo actualizados sobre todo o processo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 13:35:12, 13:35
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se for idêntica à do filme do Ché d'avara... tens de a chamar de "Poderosa"  :lolol:

É fantástico conseguir-se manter uma dessas clássicas a funcionar e sem grandes maleitas da idade...

 :palmas: :cool: :convivio:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2019, 14:11:43, 14:11
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Verdade...
Até mesmo a ferrugem não me parece que tenha "atacado" a moto de forma excessiva.

Que cuidados tinham com ela?

Sempre em garagem, com capa de protecção, alguns produtos aplicados para a manter??
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 15:19:07, 15:19
Responder #7

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Sim, acho que é o modelo da do Ché. O incrível é que não tenho tido grandes cuidados com ela, pelo menos cuidados especiais. Sempre esteve na garagem e por vezes nem coberta está. Por acaso - devia ser preso por isso - este ano ainda não dei uma volta com ela, ainda não trabalhou sequer. Precisa de afinações, obviamente, é uma mota que está parada há anos, precisa de cromagens, o escape por exemplo não é o da origem dela, o selim foi feito pelo meu pai de acordo com o que pesquisámos na net, antes tinha um banco inteiro para 2 pessoas, também tenho o outro selim para o pendura, o depósito precisa de ser pintado com a cor original, os pneus ainda são os mesmos desde que a mota chegou às nossas mãos (30 anos no mínimo - Mabor General), entre outros pormenores... Os pousa pés por exemplo foram tb feitos pelo meu pai, de acordo com que vimos na net... Precisa de uma voltinha feita por alguém que perceba da coisa e o tal senhor de S. pedro do Sul (Motos Damião, pesquisem pois o tipo tem uma coleção enorme de motas clássicas) parece ser a pessoa indicada. Não sei ainda é qual o preço que pode atingir o restauro, mas é inevitável faze-lo. Passando o verão espero tratar disso. É uma obrigação. 

Agosto 27, 2019, 16:39:12, 16:39
Responder #8

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Fotos do mesmo modelo restauradas:

1948-Norton-490cc-ES2-1" border="0
maxresdefault-1" border="0
norton-1949-19-1" border="0

Agosto 27, 2019, 16:49:58, 16:49
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem.... :tirarchapeu:

Faz falta por aqui aquele bonequinho a babar-se todo.

Tens aí uma máquina que vale uma autêntica "pipa de massa".

Se esse restauro for levado a cabo de forma perfeccionista e como esse modelo merece, então ficarias aí com algo capaz de entrar pela porta grande de uma leiloeira como a Bonhams.

(Sim...eu sei que pretendes ficar com ela)  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 17:28:30, 17:28
Responder #10

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Bem.... :tirarchapeu:

Faz falta por aqui aquele bonequinho a babar-se todo.

Tens aí uma máquina que vale uma autêntica "pipa de massa".

Se esse restauro for levado a cabo de forma perfeccionista e como esse modelo merece, então ficarias aí com algo capaz de entrar pela porta grande de uma leiloeira como a Bonhams.

(Sim...eu sei que pretendes ficar com ela)  :)

Por isso é que digo que é um crime se não fizer nada por ela. Toda a gente me dizia o que escreveste... "Qual Africa Twin qual quê, a Norton vale mil AT..."
Sempre a estimei, mas ela precisa é de rolar, principalmente de se mostrar...
Brevemente...
Obrigado por todos os vossos comentários, isso só me faz ter ainda mais vontade de a ver restaurada  :convivio:
   

Agosto 30, 2019, 09:00:17, 09:00
Responder #11

Quico

  • Visitante
Meu caro, que espectáculo de mota que tens aí.
Se não a restaurares ao menos coloca-a mecanicamente capaz e desfruta-a, ela precisa de andar, merece andar.
Parabéns.

Agosto 30, 2019, 17:25:14, 17:25
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um outro exemplar que de certeza te irá despertar a atenção...

Parece uma irmã gémea, se bem que já extensamente intervencionada para estar como se apresenta.  :nice:



LINK DIRECTO:  https://www.carandclassic.co.uk/car/C1119215
 
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 30, 2019, 23:43:15, 23:43
Responder #13

thejuv

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vt500c
  • Localidade: Braga
O meu pai tem uma ES2 de 1953,muito semelhante a essa!
De vez em quando dou uma volta nela e é um recuo no tempo significativo,em que tudo era feito com mais calma (condução)!

Outubro 30, 2019, 11:24:24, 11:24
Responder #14

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Obrigado pelos vossos comentários. Sim, ela precisa urgentemente de rolar, é um crime não o proporcionar. Em novembro vai começar a intervenção para estar pronta no próximo ano.