Autor Tópico: Óleo a mais no Motor  (Lida 11330 vezes)

Setembro 12, 2016, 13:28:25, 13:28
Lida 11330 vezes

rodrigues

  • Visitante
Cuidado companheiros, andam a encher demais os nossos motores com óleo, diversos companheiros já me enviaram MP a agradecer o alerta pois verificaram que tinham óleo a mais no cárter depois de os alertar para esse facto.

Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.

Fica aqui um texto extraído do Fórum Autohoje, apesar de ser auto as consequências são idênticas.




"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Setembro 12, 2016, 13:34:42, 13:34
Responder #1

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Eu todos os dias verifico óleo, corrente e essas coisas, aliás a corrente tenho que lubrificar, por isso Rodrigues estarei a ligar te pra me ensinares, caso tenhas tempo e paciência of course eh eh eh, cumprimentos

Enviado do meu Power através de Tapatalk


Setembro 12, 2016, 13:37:09, 13:37
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.
(....)


Está tudo certo e o alerta é de facto importante, caro Rodrigues.  :nice: :nice:

A conclusão que retiras no início é que não posso concordar com a mesma...
Seria olhar para o assunto de uma forma excessivamente negativa. Isto na minha opinião, claro.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2016, 13:56:55, 13:56
Responder #3

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boa partilha Rodrigues :nice:
membro numero 16

Setembro 12, 2016, 14:01:27, 14:01
Responder #4

Maia

  • Visitante

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.


Viva companheiro, isso de facto aconteceu-me recentemente (no meu enlatado). Muito cuidado e em especial sangue frio para tentar parar o motor pois aquilo é fumo negro por todo o lado.

É algo mais ou menos assim:



Setembro 12, 2016, 14:02:08, 14:02
Responder #5

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Eu já acredito em tudo, se não formos nós a termos amor ao que é nosso, eles é que não têm mesmo, ainda hoje por mim falo, fui à motor way para trocar o pneu frontal na garantia, já tinha marcação há 15 dias +-, às nove em ponto estava lá, às 10:50 é que entregam a mota, resumindo parecem que trabalham a carvão, entregam a mota com o aro da jante todo besuntado com aquela massa que colocam na extremidade do pneu, não têm brio com o trabalho, e quase duas horas pra mudar o pneu sinceramente, não entendo como a motor way tem tanto cliente, devo ser cego só pode enfim... Quando pedi uns guardanapos pra limpar a jante, ainda pensei que me fossem dizer espere aí vou chamar alguém pra limpar, nem nada, com cara de poucos amigos lá me deram guardanapos /papeis e limpei eu, pra além de me colocarem um pneu novo com data de fabrico da semana 12 de 2015, o que vinha na mota era da semana 21 de 2016, enfim picuinhas minhas só pode, motor way nem dado quero nada deles, enfim... Desabafo pessoal meu

Enviado do meu Power através de Tapatalk
« Última modificação: Setembro 12, 2016, 14:03:24, 14:03 por salvador99 »

Setembro 12, 2016, 14:05:52, 14:05
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
(....)
Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.
(....)


Está tudo certo e o alerta é de facto importante, caro Rodrigues.  :nice: :nice:

A conclusão que retiras no início é que não posso concordar com a mesma...
Seria olhar para o assunto de uma forma excessivamente negativa. Isto na minha opinião, claro.  :nice:


Excessivamente negativo ?

Não sejas tão ingênuo Sapiens21, basta um mecânico não gostar da tua cara para fazer isso, aconteceu comigo duas vezes na mesma oficina com a carrinha, o que me valeu foi ter um bloco bem rijo senão já estava na sucata, esse mecânico foi despedido por acumulação de queixas.

Não penses que estou a dirigir-me à Motodiana em particular, não sou vingativo, sempre fui bem atendido e não a coloco no banco dos réus por acreditar que foi negligência do mecânico sem segundas intenções, peço desculpa se te levei a pensar nisso, refiro-me a oficinas não credenciadas.

O acreditar ou confiar demasiado nos concessionários da marca também poderá ser prejudicial, errar é humano mas que errem com as motas deles e deixem a minha em paz.


Setembro 12, 2016, 14:12:16, 14:12
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Lamento se fui mal interpretado, mas estava somente a dar a minha opinião.

Se sou ingénuo ou não...bem, eu pessoalmente prefito crer que sempre que acontece esse tipo de situação, independentemente de onde seja feita a operação, se tratou de erro humano na colocação do nível certo.

Mais uma vez volto a dizer que quanto a tudo o resto, o alerta é muito bom.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2016, 14:26:52, 14:26
Responder #8

rodrigues

  • Visitante
Acredito que depois deste alerta vão a correr ver o nível do óleo, depois ficaremos a saber se o errar é humano então os mecânicos estão a ficar demasiado erráticos e sem brio no que fazem e isso reflete-se na confiança nos concessionários um pouco abalada como se leu atrás.

Setembro 12, 2016, 14:38:05, 14:38
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso costumo ser cuidadoso com o nível, vendo-o com alguma regularidade, nas viaturas cá de casa.  :nice:

Assim, vou aproveitar a chamada de atenção do tópico para fazer uma nova vistoria, que já há uns 2 meses que não lhe deito olho.  :nice: :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2016, 14:42:49, 14:42
Responder #10

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, por acaso as revisões dos 1000 e dos 12.000 colocaram-me óleo a mais, ou seja levou os 4 lts de óleo, fui eu que o tive que retirar , eu penso que a vareta das Integras engana um pouco, porque só tem um traço não tem 2 máximo e minimo, como em outras motos, então a pessoa que viu o nivel , pensou que era na parte superior e ficou com óleo a mais, por isso eu mudei as velas agora aos 24.000 quando  tinha que mudar aos 48.000 .

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 12, 2016, 15:17:56, 15:17
Responder #11

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Por desleixo, incompetencia de quem efectua o serviço ou entao intensionalmente, e neste ultimo caso não penso obviamente com algumas excepções que seja para avariar motores mas se pensarmos que se colacarem entre 200 a 500 ml a mais em cada motor, ao preço que vendem o oleo , multiplicado por N motores, é provavel que os ganhos monetários sejam significativos  :pensador: :pensador: :pensador:

Setembro 12, 2016, 15:51:33, 15:51
Responder #12

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Se olharmos para o Manual do Proprietário e temos 2,7 L e nos debitam 3 litros, algo não está bem.

Eu já alertei e rectificaram contas, precisamente nessa Oficina mencionada acima pelo Salvador Motorway, com uma Hornet.

O mal da Motorway é que está em Lisboa, é o concessionário que mais motos vende em Portugal e tem a barriguinha cheia. Pode perder alguns clientes que não lhe faz diferença, mas.....

Mas existe efectivamente hoje em dia Mecânicos com muita falta de profissionalismo (nem todos), por isso temos o serviço que temos.

Mas um ponto que leva a que tudo isto aconteça, chama-se €€€€€.

Exemplo:

               30€ por hora X 8 horas  = 240 € X 22 dias = 5.250 €uros

O Mecânico chega ao fim do mês e leva para casa quanto? A maioria leva 700 euros se levar.

É assim Portugal e atenção que certas oficinas chegam ao fim do dia com 12 horas e mais na folha de alguns Mecânicos.

Não se admirem de termos os serviços de Mecânica que temos.

O Empresário Português apenas quer lucro a todo o custo é esta a mentalidade.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 12, 2016, 16:39:35, 16:39
Responder #13

rodrigues

  • Visitante
Entre esta frase da minha autoria que dá a impressão de suspeitar de uma conspiração, ( não, não ando a ver filmes da mais )mas afinal não é mais do que um cheirinho, atenção que eu disse "cheira-me" embora por vezes o olfacto nos engane,...

Citar
Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.

E a frase do companheiro "jacreis" que me parece ser um cheirinho a negócio ficamos com a sensação que estamos no Titanic e a partir daí é o salve-se quem puder.

Citar
Por desleixo, incompetencia de quem efectua o serviço ou entao intensionalmente, e neste ultimo caso não penso obviamente com algumas excepções que seja para avariar motores mas se pensarmos que se colacarem entre 200 a 500 ml a mais em cada motor, ao preço que vendem o oleo , multiplicado por N motores, é provavel que os ganhos monetários sejam significativos  :pensador: :pensador: :pensador:


A falta de profissionalismo e respeito pelos bens dos outros, neste caso, motas todo o tipo e algumas bem caras já vem desde o Bang das 125 e se falou muito que as oficinas tinham bidons de óleo 10 W 40 que tinha de dar para todas as marcas e modelos desde que fossem 125 e a partir daí borrifavam-se para o manual afirmando que " mas estes gajos querem que as 125 andem a 200 ? " é pá para estes gajos até o óleo fula serve que eles não percebem nada disto, nem carta têm !!!!!!

Por estas e outras razões borrifei-me para a garantia aos 3000 kms na Sym Gts.

Mudaram-se os tempos, mudou-se o cenário, agora muitos têm carta e as marcas caíram em cima dos concessionários devido á acumulação de queixas, vai daí mudaram de política e passaram a colocar óleo a mais mas cumprindo as especificações do manual.

Como diz o "jacreis" 100 ml daqui,...150 ml dali,... vai enchendo o saco com óleos a 12 € o litro, agora 300 ml como foi o meu caso, é demais, podiam ter sido mais discretos que provavelmente ( não acredito ) não teria dado por isso.

Até nem é pelo dinheiro, eu punha óleo 100% sintético na Sym Gts 125 a 18 € o litro.

Bom,...fica o alerta, quem avisa amigo é !...





Setembro 12, 2016, 17:49:25, 17:49
Responder #14

rodrigues

  • Visitante
Citar
Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas.

Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda,  mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi  e com o motor frio,  um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação.

Experimentem assim e verão se não é assim.



Tanto conversa e só acertaste nessa parte que era precisamente onde queria chegar  :lolol:

Desliga a Mota que ainda está quente vai beber um copo,...há é verdade,..já viste o nível do óleo do teu animal ?
« Última modificação: Setembro 12, 2016, 17:51:20, 17:51 por rodrigues »

Setembro 12, 2016, 17:55:25, 17:55
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Anjinhos de um raio.


Independentemente de até te assistir razão naquilo que dizes (porque esse é mesmo o procedimento) e um óculo ou vareta poderem não reproduzir logo fielmente a quantidade de óleo, carecendo de uma prévia colocação do motor a trabalhar por um par de minutos...julgo que a forma de abordares a malta é totalmente desnecessária.
« Última modificação: Setembro 13, 2016, 18:37:44, 18:37 por mneves »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2016, 18:05:05, 18:05
Responder #16

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Citar
Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas.

Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda,  mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi  e com o motor frio,  um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação.

Experimentem assim e verão se não é assim.



Tanto conversa e só acertaste nessa parte que era precisamente onde queria chegar  :lolol:

Desliga a Mota que ainda está quente vai beber um copo,...há é verdade,..já viste o nível do óleo do teu animal ?

Eu trabalho de outra maneira.
Eu saco a vareta e se está molhada é porque tem óleo.
Nada de obsessões com o nível do óleo e tretas do género.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 12, 2016, 20:26:10, 20:26
Responder #17

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
O problema é mesmo este.
O que tenho visto seja moto ou automóvel  é colocarem óleo , ligam motor e depois verificam logo a seguir, não deixam "repousar".
Logo a seguir mais óleo para nivelarem pelo máximo. E venha a próxima\o
O óleo entretanto volta a escorrer para o cárter e lá temos o excesso a vista   
« Última modificação: Setembro 12, 2016, 20:27:12, 20:27 por jacreis »

Setembro 12, 2016, 20:44:47, 20:44
Responder #18

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
As mecânicas de hoje tem muito poucas tolerâncias.
As normativas Euro não permitem que os óleos sejam queimados nas câmaras de combustão.
Dito isto, os consumos são residuais  o que prácticamente dispensa uma vigilância assídua do nível.
Eu mesmo nem meço.
Na Maria vejo a vareta que normalmente traz logo uma boa amostra,  para que medir!?
Na Dorothy e na Artax ainda é mais fácil!
Olho para o olho de boi e ao ver que tem lá o líquido nem me dou ao trabalho protocolar....

Chateia-me bem mais mandar umas palmadas no depósito e soar a oco!  8)
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 12, 2016, 22:42:11, 22:42
Responder #19

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Voltando ao tópico e já agora...!

"...óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão..." (post integral abaixo)

Desde quando é que a bomba perdem pressão?!? Não é a bomba que cria pressão. Não é um compressor! Os fluidos são incompreensíveis! Este é um erro fundamental na interpretação do funcionamento de uma bomba de óleo!

É uma bomba que tenta manter um caudal constante (pensar em volume se ajudar - por exemplo uma agulheta que obstruirmos a saída, para o mesmo caudal a velocidade de saída aumenta mas é o mesma quantidade que lá passa ), o aumento da pressão é o resultado de obstruções à passagem e devido ao sistema de lubrificação (filtros, injetores, canais, rolamentos ou casquilhos do suporte da cambota etc....)

Se houver muita agitação do óleo por estar acima do limite e a banhar "demasiado" a cambota pode sim criar bolhas de ar no óleo fornecido e pode provocar uma lubrificação deficiente porque não, assim como a falta de óleo provocar a bomba a cavitar! Se acho pouco provável sim mas impossível não é! Nos outros fluidos, massas vejo isso a toda a hora!

Carter seco claro que mais dificilmente se aplica mas os exemplos não foram esses.

Pressões elevadas e baixas podem ser más como benéficas... nada disto é generalizado. Existem muitas configurações de motores e sistemas de lubrificação interna!

Muito altas normalmente na maioria são causadas por obstruções ou muito baixas flui demasiado mais comum que os componentes rolamentos, segmentos, retentor variados estão nas lonas e existe fugas. Por isso existe a luz vermelha do pressostato ou antes como era bem bom o manómetro de pressão do óleo que foi retirado pela industria pelo custo e por provocar este tipo de discussões :)

boas curvas
« Última modificação: Setembro 13, 2016, 18:44:54, 18:44 por mneves »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 12, 2016, 22:50:26, 22:50
Responder #20

pedroareias

  • Visitante
Cross:

O facto de alguns fluidos serem incompressíveis não significa que não apareça um campo de pressão. A pressão é aliás necessária e corresponde a um multiplicador de Lagrange para a restrição de incompressibilidade.

Para um fluido incompressível a pressão é um campo independente da velocidade e/ou do deslocamento.

Em relação à lubrificação não escrevo nada porque não me recordo (passaram mais de 20 anos, para aí 22) das aulas de tribologia. Também achei o Professor fraquinho (foi na FEUP para aí em 1994).

Agora, a mecânica dos meios contínuos é o meu dia-a-dia.

O ideal é arranjar um livro de tribologia e também engenharia das superfícies. Posso por um link.



Off-Topic.
Mais uma vez o conteúdo útil do teu post perde a importância pela utilização vulgar de palavreado ofensivo, porque apesar de se mencionar que é sem intenção, mais uma vez quem está aqui a participar não deveria estar a filtrar entre choradas de comentários personalizados quanto baste, que nada tem a ver com o tópico.

Nem todos somos iluminados como dizes ser e que ajudas tudo e todos com  a tua verdade universal! Existem aqui muitos bons companheiros que têm muita experiência e gostam de partilhar e outros que estão interessados em aprender algo. A humildade de quem aqui se apresenta é algo que valorizo muito.

Portanto "Anjinhos", "Totós" , traidores ao "culto" com envolvimentos as 4 rodas, "cegos" e similares adjetivos que nos permeia talvez deva pensar melhor!

Igualmente para não me esquecer deixe citar-lo mais uma vez, para que não hajam duvidas, "(não é intenção de ofender ninguém,  só estou a constatar um facto) "

Voltando ao tópico e já agora...!

"...óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão..." (post integral abaixo)

Desde quando é que a bomba perdem pressão?!? Não é a bomba que cria pressão. Não é um compressor! Os fluidos são incompreensíveis! Este é um erro fundamental na interpretação do funcionamento de uma bomba de óleo!

É uma bomba que tenta manter um caudal constante (pensar em volume se ajudar - por exemplo uma agulheta que obstruirmos a saída, para o mesmo caudal a velocidade de saída aumenta mas é o mesma quantidade que lá passa ), o aumento da pressão é o resultado de obstruções à passagem e devido ao sistema de lubrificação (filtros, injetores, canais, rolamentos ou casquilhos do suporte da cambota etc....)

Se houver muita agitação do óleo por estar acima do limite e a banhar "demasiado" a cambota pode sim criar bolhas de ar no óleo fornecido e pode provocar uma lubrificação deficiente porque não, assim como a falta de óleo provocar a bomba a cavitar! Se acho pouco provável sim mas impossível não é! Nos outros fluidos, massas vejo isso a toda a hora!

Carter seco claro que mais dificilmente se aplica mas os exemplos não foram esses.

Pressões elevadas e baixas podem ser más como benéficas... nada disto é generalizado. Existem muitas configurações de motores e sistemas de lubrificação interna!

Muito altas normalmente na maioria são causadas por obstruções ou muito baixas flui demasiado mais comum que os componentes rolamentos, segmentos, retentor variados estão nas lonas e existe fugas. Por isso existe a luz vermelha do pressostato ou antes como era bem bom o manómetro de pressão do óleo que foi retirado pela industria pelo custo e por provocar este tipo de discussões :)

boas curvas

PS: Copia integral do tópico para que não haja más interpretações.


Anjinhos de um raio.

Olha lá meus....
Então vocês vêm para aqui fazer eco de uma notícia publicada numa revista de quadrupedes!?

Espera lá,  mas não é suposto o cárter ter óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão mesmo que o motor esteja a trabalhar!?
E os motores cuja lubrificação recorre à chapinhagem não faz espuma.
E como será no caso dos cárteres secos!?

Vocês sabem o que dizem?

Cambada de totós que andam de mota só por ser moda! 
(não é intenção de ofender ninguém,  só estou a constatar um facto)

Vocês sabem lá ver o nível de óleo aos vossos animais!?


Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas.

Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda,  mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi  e com o motor frio,  um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação.

Experimentem assim e verão se não é assim.







Sobre o vídeo do carro com o turbo rebentado,  se vos voltar a passar, engatem a 5a e larguem a embraiagem e vais ver que ele acaba com a birra.
« Última modificação: Setembro 12, 2016, 22:53:08, 22:53 por pedroareias »

Setembro 12, 2016, 23:08:47, 23:08
Responder #21

pedroareias

  • Visitante
 :ok:

Sim, penso que poderá aumentar a pressão, como disseste. Faz sentido. Por isso é que convém seguir as indicações.

Mas de lubrificação não percebo nada, como escrevi. Pode perguntar-se a um especialista.


O Cross finalmente pos um post cheio de informação  e dicas de engenhocas.
Porreiro :ok:
É  essa a dinâmica que eu gosto.
Pessoal com as orelhas a arder a puxar dos seus conhecimentos para mostra-los à  comunidade, só porque se picou com um gajo como eu.
Já posso ir dormir.
O meu objectivo foi plenamente conseguido.
Já agora só um pequeno mas (não se preocupe eu ponho mas a tudo), porque  é  que não fez um multi-quote!?
O quote ficava lá na mesma e ficava até mais bonitinho e tudo. Aliás nem necessitava do off-topic em tom bronco (dá mais aspeto ao forum).

Setembro 12, 2016, 23:52:30, 23:52
Responder #22

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Pedro,
Eu entendo o que queres dizer e tens razão. O meu ponto de vista era tentar explicar o mito da bomba vs compressor e a sua aplicação aqui no modo geral nos motores com carter húmido.

Numa analise global e não local nas partículas, em geral num sentido lato considero os fluidos incompreensíveis e não creio o erro muito relevante. Existem muitas mais variáveis que considerar entendo isso perfeitamente e entendo que empiricamente os resultados valem bastante por isso prezo muito as experiências e comentários.

Podes por o link, acho que pode ser interessante para quem queira aprofundar o conhecimento nessa área.
 
Para mim também foi à muito anos e há coisas que ficam outra esquecem-se e outras que alteram-se com as novas tecnologias.
Hoje em dia a engenharia que estou ligado alias como todas passa muito por regulamentos, tabelas, aplicar os coeficientes de segurança mais conhecidos por CC - Coeficientes de cagaço e siga para bingo. Nos fluidos hoje em dia são mais Epoxis, PURs, Silicones, isocianetos.... tixotrópicos etc...
 

Cross:

O facto de alguns fluidos serem incompressíveis não significa que não apareça um campo de pressão. A pressão é aliás necessária e corresponde a um multiplicador de Lagrange para a restrição de incompressibilidade.

Para um fluido incompressível a pressão é um campo independente da velocidade e/ou do deslocamento.

Em relação à lubrificação não escrevo nada porque não me recordo (passaram mais de 20 anos, para aí 22) das aulas de tribologia. Também achei o Professor fraquinho (foi na FEUP para aí em 1994).

Agora, a mecânica dos meios contínuos é o meu dia-a-dia.

O ideal é arranjar um livro de tribologia e também engenharia das superfícies. Posso por um link.


« Última modificação: Setembro 13, 2016, 18:48:29, 18:48 por mneves »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 13, 2016, 00:10:15, 00:10
Responder #23

nuno

  • Visitante

Dão demasiada importância ao óleo.

Senão reparem neste artigo:  :)


Setembro 13, 2016, 09:13:02, 09:13
Responder #24

rodrigues

  • Visitante
Para que conste, eu não publiquei este tópico porque li a notícia numa revista, apenas fui à procura de um texto mais técnico e explicativo do que eu seria capaz de fazer e encontrei esse texto no fórum do Autohoje.

Depois de mais pesquisas na net, encontrei mais artigos relacionados com o tema sobre motas mas já não me dei ao trabalho de publicar.

Abri o tópico dando como exemplo o motor auto mas os estragos podem ser os mesmos ou piores porque o motor de mota é mais rotativo criando mais pressão nos retentores. 

Esta história do óleo a mais já vem de longe e aconteceu com a minha carrinha por duas vezes e desde aí tenho andado alerta sobre esse excesso porque sei os malefícios que isso acarreta.

Numa das vezes ia eu na Ponte V.G. para uma prova de tiro com arco no Montijo ( sim,.. fui Arqueiro ) e a luz do óleo acendia quando reduzia, claro que fiquei assustado e ao mesmo tempo incrédulo porque tinham acabado de trocar o óleo e filtro uns dias atrás como era possível a luz acender ?

Quando cheguei ao parque e abri o capon os meus colegas aproximaram-se e perguntaram se havia problemas e quando contei o que aconteceu o meu treinador ( filho de mecânico ) disse logo que era óleo a mais, deixei assentar enquanto fui montar o equipamento, de seguida fomos ver o nível e estava bastante acima do máximo.

Como era Domingo e quase impossível de encontrar uma oficina aberta disse-me para regressar o mais devagar possível, assim o fiz mas mesmo assim quase a chegar a casa ouvi um barulho, parei e fui averiguar donde vinha quando me cheirou a óleo queimado e ao olhar mais atentamente vi que faltava a tampa de enchimento e algum mas pouco óleo na tampa das válvulas, limpei e continuei sem tampa até casa.

Na segunda feira drenei o óleo a mais, "meio litro" e fui comprar uma tampa nova, ao colocar a tampa e limpar o motor dei com a outra que ao cair ficou presa na tubagem do ar condicionado.

Reclamei na oficina onde mudaram o óleo e no meio de desculpas disseram que não voltaria a acontecer, o que é certo é que voltou a acontecer e eu desconfiado não tirei a carrinha enquanto não verificasse eu próprio o nível e lá estava ele acima do máximo outra vez.

Azar do mecânico que nessa altura estava lá o chefe meu amigo, que se exaltou bastante com ele, uns dias depois tinha sido despedido.

Seria ignorância ? não acredito, porque eu vi que foi ao sistema informático verificar a quantidade de óleo para o motor da minha carrinha e vi com os meus próprios olhos ele colocar os dados corretos.

Seria maldade para me danificar o motor por ser amigo do chefe dele que não o gramava ? nunca virei a saber mas a verdade é que em conversas de café mais pessoas da minha aldeia iam lá mudar o óleo e nem todas vinham satisfeitas

Por estas e outras é que me lembrei de alertar através deste tópico os meus amigos para que tenham mais atenção.

O Espírito Motard não se vê só na estrada, a entreajuda pode ser feita pelos meios virtuais

No almoço alertei um companheiro que a mota dele tinha óleo a mais, posteriormente confirmou e enviou MP a dar conta do facto.

Boas curvas

Setembro 13, 2016, 10:19:47, 10:19
Responder #25

pedroareias

  • Visitante
Pois  :ok:. 

Óleo a mais é a ponta do icebergue.

Para que conste, eu não publiquei este tópico porque li a notícia numa revista, apenas fui à procura de um texto mais técnico e explicativo do que eu seria capaz de fazer e encontrei esse texto no fórum do Autohoje.

Depois de mais pesquisas na net, encontrei mais artigos relacionados com o tema sobre motas mas já não me dei ao trabalho de publicar.

Abri o tópico dando como exemplo o motor auto mas os estragos podem ser os mesmos ou piores porque o motor de mota é mais rotativo criando mais pressão nos retentores. 

Esta história do óleo a mais já vem de longe e aconteceu com a minha carrinha por duas vezes e desde aí tenho andado alerta sobre esse excesso porque sei os malefícios que isso acarreta.

Numa das vezes ia eu na Ponte V.G. para uma prova de tiro com arco no Montijo ( sim,.. fui Arqueiro ) e a luz do óleo acendia quando reduzia, claro que fiquei assustado e ao mesmo tempo incrédulo porque tinham acabado de trocar o óleo e filtro uns dias atrás como era possível a luz acender ?

Quando cheguei ao parque e abri o capon os meus colegas aproximaram-se e perguntaram se havia problemas e quando contei o que aconteceu o meu treinador ( filho de mecânico ) disse logo que era óleo a mais, deixei assentar enquanto fui montar o equipamento, de seguida fomos ver o nível e estava bastante acima do máximo.

Como era Domingo e quase impossível de encontrar uma oficina aberta disse-me para regressar o mais devagar possível, assim o fiz mas mesmo assim quase a chegar a casa ouvi um barulho, parei e fui averiguar donde vinha quando me cheirou a óleo queimado e ao olhar mais atentamente vi que faltava a tampa de enchimento e algum mas pouco óleo na tampa das válvulas, limpei e continuei sem tampa até casa.

Na segunda feira drenei o óleo a mais, "meio litro" e fui comprar uma tampa nova, ao colocar a tampa e limpar o motor dei com a outra que ao cair ficou presa na tubagem do ar condicionado.

Reclamei na oficina onde mudaram o óleo e no meio de desculpas disseram que não voltaria a acontecer, o que é certo é que voltou a acontecer e eu desconfiado não tirei a carrinha enquanto não verificasse eu próprio o nível e lá estava ele acima do máximo outra vez.

Azar do mecânico que nessa altura estava lá o chefe meu amigo, que se exaltou bastante com ele, uns dias depois tinha sido despedido.

Seria ignorância ? não acredito, porque eu vi que foi ao sistema informático verificar a quantidade de óleo para o motor da minha carrinha e vi com os meus próprios olhos ele colocar os dados corretos.

Seria maldade para me danificar o motor por ser amigo do chefe dele que não o gramava ? nunca virei a saber mas a verdade é que em conversas de café mais pessoas da minha aldeia iam lá mudar o óleo e nem todas vinham satisfeitas

Por estas e outras é que me lembrei de alertar através deste tópico os meus amigos para que tenham mais atenção.

O Espírito Motard não se vê só na estrada, a entreajuda pode ser feita pelos meios virtuais

No almoço alertei um companheiro que a mota dele tinha óleo a mais, posteriormente confirmou e enviou MP a dar conta do facto.

Boas curvas

Setembro 13, 2016, 18:50:30, 18:50
Responder #26

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O tópico foi moderado tendo sido apagadas/modificadas mensagens,termos que não se enquadram no tópico .
Pedimos o favor de evitar estas situações desagradáveis.

Marco Neves

membro numero 16

Novembro 05, 2016, 15:41:38, 15:41
Responder #27

Morgas

  • Visitante



Hoje foi dia de bricolage  :lolol:


Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer.



Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais   :zangadoplus:  :zangadoplus:  :zangadoplus:




Peguei novamente no livrinho e li o seguinte:


Verificar o Óleo do Motor

1.  Estacione a sua moto no descanso central, em piso firme e nivelado.
2.  Se o motor estiver frio, deixe ao ralenti durante 2 a 5 minutos.
3.  Desligue a ignição, pare o motor e aguarde 2 a 3 minutos.
4.  Retire o tampão de enchimento/vareta do óleo e limpe-o.
5.  Introduza o tampão de enchimento/vareta do óleo ate assentar mas não o enrosque. Verifique se o nível do óleo esta entre as marcas do nível máximo e mínimo no tampão de enchimento/vareta do óleo. 
6.  Instale o tampão de enchimento/vareta do óleo de forma segura.





Toca a verificar conforme manda a lei, melhor era impossível.   :nice:




Fica aqui o alerta para os futuros mecânicos.  :yeah:


Novembro 05, 2016, 16:11:21, 16:11
Responder #28

rodrigues

  • Visitante



Hoje foi dia de bricolage  :lolol:


Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer.



Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais   :zangadoplus:  :zangadoplus:  :zangadoplus:


E quantos mais não andarão assim !...com óleo até ao gargalo.


Novembro 05, 2016, 16:33:50, 16:33
Responder #29

Morgas

  • Visitante



Hoje foi dia de bricolage  :lolol:


Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer.



Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais   :zangadoplus:  :zangadoplus:  :zangadoplus:


E quantos mais não andarão assim !...com óleo até ao gargalo.



Passa os olhos pelas 2 ultimas frases.   :tirarchapeu:

Novembro 05, 2016, 17:17:41, 17:17
Responder #30

Morgas

  • Visitante


Houve alguém que já tinha explicado o procedimento.
No entanto continuo a achar que é muito trabalho.
Na Maria das Curvas tiro a vareta,  limpo,  molho outra vez  e já está.
O importante é que tenha óleo.


 :nice:




Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000...Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito)


Tinha que ver o buraco pela 1ª vez.  ;)



Verificar o Óleo do Motor
1.  Estacione a sua moto no descanso central, em piso firme e nivelado.
2.  Se o motor estiver frio, deixe ao ralenti durante 2 a 5 minutos.
3.  Desligue a ignição, pare o motor e aguarde 2 a 3 minutos.
4.  Retire o tampão de enchimento/vareta do óleo e limpe-o.
5.  Introduza o tampão de enchimento/vareta do óleo ate assentar mas não o enrosque. Verifique se o nível do óleo esta entre as marcas do nível máximo e mínimo no tampão de enchimento/vareta do óleo. 
6.  Instale o tampão de enchimento/vareta do óleo de forma segura.

O dever de informar.  :zangadoregras:

Novembro 05, 2016, 18:28:35, 18:28
Responder #31

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tópico interessante ;) não partilho a teoria da conspiração generalizada, mas acredito que há quem "faça pela vida" porque há má fé em tudo o lado. Vou mais pela incompetência dos mecânicos aliada à pressa para se despacharem ( não necessariamente para trabalhar mais).
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 05, 2016, 18:57:25, 18:57
Responder #32

rodrigues

  • Visitante
Tópico interessante ;) não partilho a teoria da conspiração generalizada, mas acredito que há quem "faça pela vida" porque há má fé em tudo o lado. Vou mais pela incompetência dos mecânicos aliada à pressa para se despacharem ( não necessariamente para trabalhar mais).

Respeito a tua opinião sobre a conspiração, mas não concordo com a pressa de despachar, leva mais tempo a colocar 3 litros do que 2,7  ( no meu caso )

Estou mais inclinado para a tentativa de despachar o bidon de óleo que tem o seu prazo de validade depois de aberto além de que vai entrando mais algum, no meu caso 300 ml que são perto de 4 €, se o desconto foi de 3,5 € ainda fiquei a perder.

Novembro 05, 2016, 19:38:32, 19:38
Responder #33

rodrigues

  • Visitante



Hoje foi dia de bricolage  :lolol:


Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer.



Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais   :zangadoplus:  :zangadoplus:  :zangadoplus:


E quantos mais não andarão assim !...com óleo até ao gargalo.



Passa os olhos pelas 2 ultimas frases.   :tirarchapeu:


Já passei os olhos e cheguei à conclusão que se o nível estava correto não vejo razão para o post pois o erro foi teu caro Morgas  :cool:

O tópico refere-se a erros cometidos por mecânicos e não por curiosos  ::P:

Agora a sério,...a Integra é uma Scooter ( pelo menos penso que foi considerada assim ) por isso todas trazem descanso central como todas as Scooters, nestes casos o nível deverá ser sempre visto com o descanso central e rodas no ar claro.

Quando uma mota trás de fábrica o descanso central o manual menciona sempre que se deve verificar o nível com ele colocado, caso o descanso central se trate de uma opção o manual menciona sempre que deve verificar o nível com as rodas no chão e na vertical.

Talvez alguns mecânicos não saibam isto  :toma:

Verificar o nível enroscando a vareta até ao fim acredito que ainda haja quem o faça devido à preguiça de lerem o manual.

« Última modificação: Novembro 06, 2016, 15:11:59, 15:11 por rodrigues »

Maio 10, 2023, 10:05:52, 10:05
Responder #34

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Voltando a este tópico antigo...

A minha VOGE 300 DS indica no manual 1,5L de óleo.
Na primeira mudança de óleo aos 1000 km's estava presente e o mecânico ao fim de colocar 1L verificou que estava na marca do máximo e parou de meter.
Na revisão dos 5000 km's não estava presente e colocaram (faturaram 1,5L). Na janela o óleo está acima do máximo.
Questionei a oficina que me disse para não me preocupar que era normal... Será?
É melhor retirar o excesso ou posso deixar andar?
Outra questão, na primeira revisão colocaram Motul 7100. Nesta segunda revisão colocaram Repsol 4T Sport.
O motor e a caixa parecem mais suaves com o Repsol (embora seja um óleo inferior), é realmente um bom óleo ou será fruto do excesso de óleo?

Maio 10, 2023, 10:25:44, 10:25
Responder #35

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Se me permites a opinião...

Sempre ouvi dizer que óleo a mais é prejudicial.
Está muito acima do máximo?
Verificaste com o descanso central ou com a mota direita? (desculpa a pergunta)
Eu com a minha que não tinha descanso central, tinha sempre que endireitar a mota para ver o nível ou pedia sempre ajuda para verificar (um segura a mota direita e outro verifica).
 
Para mim e se estiver muito acima do indicado no nível, mandava retirar o excesso ou tenta retirar.

https://motorcyclehabit.com/what-happens-when-you-put-too-much-oil-in-a-motorcycle/

Maio 10, 2023, 12:15:44, 12:15
Responder #36

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Pois...

Com o descanso lateral a mota já tem o óleo pelo máximo na janela.

Quando a coloco direita, o óleo para acima da janela... deve ser a tal diferença do 0.5 L.
O que acho estranho é que no manual referem 1,5L e a oficina diz que é normal...
Mas algo está errado??? Ou o manual ou a marcação da janela...  :pensador:
Vou tentar retirar em casa no final do dia.

Maio 10, 2023, 23:27:42, 23:27
Responder #37

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1562
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Quando se coloca o óleo na mota, deve-se colocar até perto da quantidade indicada no manual e colocar o motor a trabalhar durante uns minutos para o óleo circular por onde tem de circular e ficar depositado nos locais em que deve ficar depositado dentro do motor. Depois desligar o motor, deixar o oleo escorrer por uns 10/15 minutos e acertar até ao nível máximo indicado.

Mas estas verificações devem ser feitas com a mota na vertical, ou no descanso central.

Maio 11, 2023, 11:05:19, 11:05
Responder #38

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Ontem, quando cheguei a casa, com o motor ainda quente resolvi retirar o óleo em excesso.
Coloquei o suporte na roda traseira e verifiquei o nível.
Na posição central, o óleo estava acima da janela...

Retirei cerca de 0,5L e o óleo ficou próximo da marca máxima 1,5L.
Dá a sensação que há um erro de marcação... A marca da janela de máximo 1,5L, na realidade é de 1L...
Agora, 1L para um motor 300 cm3 parece-me pouco... mas pela marca na janela está bom...???

Maio 12, 2023, 10:06:36, 10:06
Responder #39

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mau... mas a mota leva os 1,5 ou o 1 litro?

Não vás andar com menos óleo no motor.

Companheiro... para tirar as dúvidas utiliza a medição na vareta. Assim não existem dúvidas.

Maio 12, 2023, 12:16:34, 12:16
Responder #40

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
@JViegas, penso que o ideal estará no meio termo conforme recomenda a kawasaki.

Tentei tirar as dúvidas ao verificar no manual do motor "original" Kawasaki KLX300. A kawasaki indica 1,3L para este motor.
O que faz mais sentido.
Este motor não tem vareta, apenas dá para ver o nível na janela.

Neste momento está ligeiramente abaixo do máximo, no fim de semana vou colocar mais 200/300 mL e será o ponto óptimo. :nice:

Com óleo a menos não anda, mas não gosto nada destas ambiguidades.

Em relação à marca do óleo (Repsol Sport 4T 10-40W), na Amazon li muito boas opiniões. Comentários a referir o que senti, (maior suavidade do motor e caixa).
O que me deixou curioso foi comentários a referir melhor suavidade com o Repsol em relação ao Motul 7100 (quando o Motul 7100 é a referência).
Alguém já experimentou este óleo?

Obrigados pelas ajudas.  :convivio: