(....)Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.(....)
O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.
Citação de: rodrigues em Setembro 12, 2016, 13:28:25, 13:28(....)Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.(....)Está tudo certo e o alerta é de facto importante, caro Rodrigues. A conclusão que retiras no início é que não posso concordar com a mesma...Seria olhar para o assunto de uma forma excessivamente negativa. Isto na minha opinião, claro.
Cheira-me a que querem danificar os motores para não ficarem sem trabalho uma vez que os motores modernos bem tratados não dão problemas.
Por desleixo, incompetencia de quem efectua o serviço ou entao intensionalmente, e neste ultimo caso não penso obviamente com algumas excepções que seja para avariar motores mas se pensarmos que se colacarem entre 200 a 500 ml a mais em cada motor, ao preço que vendem o oleo , multiplicado por N motores, é provavel que os ganhos monetários sejam significativos
Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas. Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda, mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi e com o motor frio, um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação. Experimentem assim e verão se não é assim.
Anjinhos de um raio. Independentemente de até te assistir razão naquilo que dizes (porque esse é mesmo o procedimento) e um óculo ou vareta poderem não reproduzir logo fielmente a quantidade de óleo, carecendo de uma prévia colocação do motor a trabalhar por um par de minutos...julgo que a forma de abordares a malta é totalmente desnecessária.
CitarNão se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas. Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda, mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi e com o motor frio, um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação. Experimentem assim e verão se não é assim. Tanto conversa e só acertaste nessa parte que era precisamente onde queria chegar Desliga a Mota que ainda está quente vai beber um copo,...há é verdade,..já viste o nível do óleo do teu animal ?
Off-Topic.Mais uma vez o conteúdo útil do teu post perde a importância pela utilização vulgar de palavreado ofensivo, porque apesar de se mencionar que é sem intenção, mais uma vez quem está aqui a participar não deveria estar a filtrar entre choradas de comentários personalizados quanto baste, que nada tem a ver com o tópico.Nem todos somos iluminados como dizes ser e que ajudas tudo e todos com a tua verdade universal! Existem aqui muitos bons companheiros que têm muita experiência e gostam de partilhar e outros que estão interessados em aprender algo. A humildade de quem aqui se apresenta é algo que valorizo muito. Portanto "Anjinhos", "Totós" , traidores ao "culto" com envolvimentos as 4 rodas, "cegos" e similares adjetivos que nos permeia talvez deva pensar melhor!Igualmente para não me esquecer deixe citar-lo mais uma vez, para que não hajam duvidas, "(não é intenção de ofender ninguém, só estou a constatar um facto) "Voltando ao tópico e já agora...!"...óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão..." (post integral abaixo)Desde quando é que a bomba perdem pressão?!? Não é a bomba que cria pressão. Não é um compressor! Os fluidos são incompreensíveis! Este é um erro fundamental na interpretação do funcionamento de uma bomba de óleo!É uma bomba que tenta manter um caudal constante (pensar em volume se ajudar - por exemplo uma agulheta que obstruirmos a saída, para o mesmo caudal a velocidade de saída aumenta mas é o mesma quantidade que lá passa ), o aumento da pressão é o resultado de obstruções à passagem e devido ao sistema de lubrificação (filtros, injetores, canais, rolamentos ou casquilhos do suporte da cambota etc....)Se houver muita agitação do óleo por estar acima do limite e a banhar "demasiado" a cambota pode sim criar bolhas de ar no óleo fornecido e pode provocar uma lubrificação deficiente porque não, assim como a falta de óleo provocar a bomba a cavitar! Se acho pouco provável sim mas impossível não é! Nos outros fluidos, massas vejo isso a toda a hora!Carter seco claro que mais dificilmente se aplica mas os exemplos não foram esses.Pressões elevadas e baixas podem ser más como benéficas... nada disto é generalizado. Existem muitas configurações de motores e sistemas de lubrificação interna!Muito altas normalmente na maioria são causadas por obstruções ou muito baixas flui demasiado mais comum que os componentes rolamentos, segmentos, retentor variados estão nas lonas e existe fugas. Por isso existe a luz vermelha do pressostato ou antes como era bem bom o manómetro de pressão do óleo que foi retirado pela industria pelo custo e por provocar este tipo de discussões boas curvasPS: Copia integral do tópico para que não haja más interpretações.Citação de: LoneRider em Setembro 12, 2016, 17:14:52, 17:14Anjinhos de um raio. Olha lá meus.... Então vocês vêm para aqui fazer eco de uma notícia publicada numa revista de quadrupedes!? Espera lá, mas não é suposto o cárter ter óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão mesmo que o motor esteja a trabalhar!? E os motores cuja lubrificação recorre à chapinhagem não faz espuma. E como será no caso dos cárteres secos!? Vocês sabem o que dizem? Cambada de totós que andam de mota só por ser moda! (não é intenção de ofender ninguém, só estou a constatar um facto) Vocês sabem lá ver o nível de óleo aos vossos animais!? Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas. Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda, mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi e com o motor frio, um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação. Experimentem assim e verão se não é assim. Sobre o vídeo do carro com o turbo rebentado, se vos voltar a passar, engatem a 5a e larguem a embraiagem e vais ver que ele acaba com a birra.
Anjinhos de um raio. Olha lá meus.... Então vocês vêm para aqui fazer eco de uma notícia publicada numa revista de quadrupedes!? Espera lá, mas não é suposto o cárter ter óleo suficiente para garantir que a bomba na perca pressão mesmo que o motor esteja a trabalhar!? E os motores cuja lubrificação recorre à chapinhagem não faz espuma. E como será no caso dos cárteres secos!? Vocês sabem o que dizem? Cambada de totós que andam de mota só por ser moda! (não é intenção de ofender ninguém, só estou a constatar um facto) Vocês sabem lá ver o nível de óleo aos vossos animais!? Não se deve meter mais óleo do que o recomendado porque o motor no seu interior trabalha em pressão. Demasiada pressão pode rebentar com condutos de lubrificação e retentores, para além de inercias que multiplica o esforço a que as peças estão submetidas. Nas mecânicas modernas deve sempre por a quantidade que o fabricante recomenda, mesmo que constate que na vareta ou no olho de boi e com o motor frio, um excesso de óleo. Nestas mecânicas convém meter o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, deixar a moto repousar 2 ou 3 minutos e depois realizar a medicação. Experimentem assim e verão se não é assim. Sobre o vídeo do carro com o turbo rebentado, se vos voltar a passar, engatem a 5a e larguem a embraiagem e vais ver que ele acaba com a birra.
O Cross finalmente pos um post cheio de informação e dicas de engenhocas. Porreiro :ok:É essa a dinâmica que eu gosto. Pessoal com as orelhas a arder a puxar dos seus conhecimentos para mostra-los à comunidade, só porque se picou com um gajo como eu. Já posso ir dormir. O meu objectivo foi plenamente conseguido. Já agora só um pequeno mas (não se preocupe eu ponho mas a tudo), porque é que não fez um multi-quote!? O quote ficava lá na mesma e ficava até mais bonitinho e tudo. Aliás nem necessitava do off-topic em tom bronco (dá mais aspeto ao forum).
Cross:O facto de alguns fluidos serem incompressíveis não significa que não apareça um campo de pressão. A pressão é aliás necessária e corresponde a um multiplicador de Lagrange para a restrição de incompressibilidade.Para um fluido incompressível a pressão é um campo independente da velocidade e/ou do deslocamento.Em relação à lubrificação não escrevo nada porque não me recordo (passaram mais de 20 anos, para aí 22) das aulas de tribologia. Também achei o Professor fraquinho (foi na FEUP para aí em 1994).Agora, a mecânica dos meios contínuos é o meu dia-a-dia.O ideal é arranjar um livro de tribologia e também engenharia das superfícies. Posso por um link.
Para que conste, eu não publiquei este tópico porque li a notícia numa revista, apenas fui à procura de um texto mais técnico e explicativo do que eu seria capaz de fazer e encontrei esse texto no fórum do Autohoje.Depois de mais pesquisas na net, encontrei mais artigos relacionados com o tema sobre motas mas já não me dei ao trabalho de publicar. Abri o tópico dando como exemplo o motor auto mas os estragos podem ser os mesmos ou piores porque o motor de mota é mais rotativo criando mais pressão nos retentores. Esta história do óleo a mais já vem de longe e aconteceu com a minha carrinha por duas vezes e desde aí tenho andado alerta sobre esse excesso porque sei os malefícios que isso acarreta.Numa das vezes ia eu na Ponte V.G. para uma prova de tiro com arco no Montijo ( sim,.. fui Arqueiro ) e a luz do óleo acendia quando reduzia, claro que fiquei assustado e ao mesmo tempo incrédulo porque tinham acabado de trocar o óleo e filtro uns dias atrás como era possível a luz acender ?Quando cheguei ao parque e abri o capon os meus colegas aproximaram-se e perguntaram se havia problemas e quando contei o que aconteceu o meu treinador ( filho de mecânico ) disse logo que era óleo a mais, deixei assentar enquanto fui montar o equipamento, de seguida fomos ver o nível e estava bastante acima do máximo.Como era Domingo e quase impossível de encontrar uma oficina aberta disse-me para regressar o mais devagar possível, assim o fiz mas mesmo assim quase a chegar a casa ouvi um barulho, parei e fui averiguar donde vinha quando me cheirou a óleo queimado e ao olhar mais atentamente vi que faltava a tampa de enchimento e algum mas pouco óleo na tampa das válvulas, limpei e continuei sem tampa até casa.Na segunda feira drenei o óleo a mais, "meio litro" e fui comprar uma tampa nova, ao colocar a tampa e limpar o motor dei com a outra que ao cair ficou presa na tubagem do ar condicionado.Reclamei na oficina onde mudaram o óleo e no meio de desculpas disseram que não voltaria a acontecer, o que é certo é que voltou a acontecer e eu desconfiado não tirei a carrinha enquanto não verificasse eu próprio o nível e lá estava ele acima do máximo outra vez.Azar do mecânico que nessa altura estava lá o chefe meu amigo, que se exaltou bastante com ele, uns dias depois tinha sido despedido. Seria ignorância ? não acredito, porque eu vi que foi ao sistema informático verificar a quantidade de óleo para o motor da minha carrinha e vi com os meus próprios olhos ele colocar os dados corretos.Seria maldade para me danificar o motor por ser amigo do chefe dele que não o gramava ? nunca virei a saber mas a verdade é que em conversas de café mais pessoas da minha aldeia iam lá mudar o óleo e nem todas vinham satisfeitasPor estas e outras é que me lembrei de alertar através deste tópico os meus amigos para que tenham mais atenção.O Espírito Motard não se vê só na estrada, a entreajuda pode ser feita pelos meios virtuaisNo almoço alertei um companheiro que a mota dele tinha óleo a mais, posteriormente confirmou e enviou MP a dar conta do facto.Boas curvas
Hoje foi dia de bricolage Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer. Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais
Citação de: Morgas em Novembro 05, 2016, 15:41:38, 15:41Hoje foi dia de bricolage Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer. Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais E quantos mais não andarão assim !...com óleo até ao gargalo.
Houve alguém que já tinha explicado o procedimento. No entanto continuo a achar que é muito trabalho. Na Maria das Curvas tiro a vareta, limpo, molho outra vez e já está. O importante é que tenha óleo.
Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000...Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito)
Verificar o Óleo do Motor1. Estacione a sua moto no descanso central, em piso firme e nivelado.2. Se o motor estiver frio, deixe ao ralenti durante 2 a 5 minutos.3. Desligue a ignição, pare o motor e aguarde 2 a 3 minutos.4. Retire o tampão de enchimento/vareta do óleo e limpe-o.5. Introduza o tampão de enchimento/vareta do óleo ate assentar mas não o enrosque. Verifique se o nível do óleo esta entre as marcas do nível máximo e mínimo no tampão de enchimento/vareta do óleo. 6. Instale o tampão de enchimento/vareta do óleo de forma segura.
Tópico interessante não partilho a teoria da conspiração generalizada, mas acredito que há quem "faça pela vida" porque há má fé em tudo o lado. Vou mais pela incompetência dos mecânicos aliada à pressa para se despacharem ( não necessariamente para trabalhar mais).
Citação de: rodrigues em Novembro 05, 2016, 16:11:21, 16:11Citação de: Morgas em Novembro 05, 2016, 15:41:38, 15:41Hoje foi dia de bricolage Ao fim de 15 meses a menina esta quase a chegar aos 24000, peguei no manual do utilizador afim de ver que tipo de revisão vão fazer. Aproveitei para ver o nível de óleo (nunca tinha feito) as 2 rodas assentes em piso nivelado a Maria ajudou-me e toca a tirar a vareta limpar voltar a inserir e ops óleo a mais E quantos mais não andarão assim !...com óleo até ao gargalo.Passa os olhos pelas 2 ultimas frases.