Autor Tópico: Nova etapa  (Lida 1157 vezes)

Novembro 05, 2021, 15:06:51, 15:06
Lida 1157 vezes

Carlosbaleixo10

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 23
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Vila Franca de Xira
Boa tarde meus colegas.
Confirmei hoje que a partir de 2022 começarei a fazer parte deste mundo das motas com o qual ando fascinado já há algum tempo.
A primeira será uma mt-07.
Gostaria de saber se há aqui alguém que tenha uma e que deixe então uma foto da mesma!

Outra questão. Quais seriam os produtos obrigatórios que vocês consideram essenciais ter como motociclista, e para ter na Mota. Por exemplo suporte para o telemóvel, auricular, etc. mandem links de produtos para eu ir analisando!

Se souberem de boas lojas para material aftermarket, também agradecia. Tenho andado a ver no Ebay, amazon, olx... mas sou um inexperiente e não sei nada disto.

Muito obrigado por me terem acolhido neste fórum. Um grande abraço a todos!

Novembro 05, 2021, 16:17:11, 16:17
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Uma MT?

Sim senhor. Uma boa máquina para começar.
Com cuidado terás muitos momentos de diversão.

Quanto a auriculares:

Artigo 84.º: Proibição de utilização de certos aparelhos eletrónicos durante a condução
É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
Excetuam-se do número anterior:
Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.
Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500 e com perda dos objetos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efetiva remoção e apreensão daqueles objetos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 5 do artigo 161.º

A lei começa por indicar que é proibida a utilização de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos. Porém, o artigo 84.º tem a algumas exceções.

Quais são essas exceções?
No código da estrada, no artigo 84.º, está prevista a utilização legal de:

“aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado”.

Isto significa que poderá usar um aparelho que tenha apenas um auricular ou seja dotado se um sistema de alta voz.

Como a grande maioria dos smartphones é acompanhada de um aparelho com dois auriculares, pode questionar-se: “E se tiver um sistema com dois auriculares, mas usar apenas um?”

Continua a infringir a lei. A utilização deste equipamento não é permitido e pode ser multado num valor entre os 120€ e os 600€.

Assim, o melhor será mesmo utilizar um auricular ou um sistema de mãos livres. Caso não tenha nenhum destes sistemas, recomendamos a aquisição de um deles. Assim, irá reduzir, e até evitar, algumas distrações e coimas adjacentes a este comportamento.

Link: https://www.e-konomista.pt/conduzir-com-auriculares/

Solução? Um intercomunicador especifico para moto.

Quanto ao resto...

Suporte de telemóvel para navegares com GPS. Confesso que não uso. Musica e chamadas utilizo através do intercomunicador.

As lojas de motociclismo são um bom ponto de partida sem caíres nas "chinesices" que podem aparecer nos ebay, amazon ou olx

E equipamento motard?
Estás a considerar?
Boas luvas, com calçado, um blusão e possivelmente umas calças motard

Também convém, na minha opinião, dar uma vista de olhos pelo equipamento, pois não irás começar a conduzir uma 125cc mas uma 700cc que andará muito depressa quando quiseres.


Novembro 06, 2021, 00:32:32, 00:32
Responder #2

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva!
Quando comprei a minha Cb300R, um dos primeiros acessórios que comprei foi o aloquete para ela, comprei o na Motoboxe, no Porto, mas também deve ter em outros locais: ( https://www.motoboxe.pt/acessorios/acessorios-moto/cadeado-de-disco-kovix-c-alarme.html ). É um aloquete pequeno, porém ainda é pesadinho, comprei este, pois tem um alarme que ao mínimo movimento ele dispara e toca durante 10seg. e depois cala-se, mas se o sensor continuar a detetar movimento ele continua a apitar( se eu não me engano o alarme é de 120db). Afirmo também que o alarme funciona com uma pilha(não há a necessidade de recarregar), e parecendo que não é uma mais valia, mesmo estando a mota na garagem.
De resto, recomendo a compra de pelo menos, caso, luvas e capacete(principalmente agora no inverno, convém arranjar equipamento impermeável e mais quente).
E quando já tiver a Mt, recomendo ver a qualidade dos pneus, se vir que não se sente seguro com eles, tente trocá-los o mais rápido possível.

Novembro 07, 2021, 15:41:40, 15:41
Responder #3

Carlosbaleixo10

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 23
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Vila Franca de Xira
Viva!
Quando comprei a minha Cb300R, um dos primeiros acessórios que comprei foi o aloquete para ela, comprei o na Motoboxe, no Porto, mas também deve ter em outros locais: ( https://www.motoboxe.pt/acessorios/acessorios-moto/cadeado-de-disco-kovix-c-alarme.html ). É um aloquete pequeno, porém ainda é pesadinho, comprei este, pois tem um alarme que ao mínimo movimento ele dispara e toca durante 10seg. e depois cala-se, mas se o sensor continuar a detetar movimento ele continua a apitar( se eu não me engano o alarme é de 120db). Afirmo também que o alarme funciona com uma pilha(não há a necessidade de recarregar), e parecendo que não é uma mais valia, mesmo estando a mota na garagem.
De resto, recomendo a compra de pelo menos, caso, luvas e capacete(principalmente agora no inverno, convém arranjar equipamento impermeável e mais quente).
E quando já tiver a Mt, recomendo ver a qualidade dos pneus, se vir que não se sente seguro com eles, tente trocá-los o mais rápido possível.
Muito obrigado!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Janeiro 18, 2022, 09:14:28, 09:14
Responder #4

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Para começo, boa escolha de moto. Não é das mais "mansas" mas, começar em algo mais "manso" que vai saber a pouco ao fim de poucos meses, tambem não funciona. Além disso, o que anda muito... tambem anda pouco. O contrário é que já não é possivel.

Passando á frente, suporte de telemovel é dispensavel, na minha opinião. Além de correres riscos desnecessários com o equipamento ( ainda a semana passada um suporte Ram Mount, supostamente dos melhores do mercado, atirou um Iphone borda fora, com as consequencias previsiveis ), é apenas mais uma distração. Além disso, alguns deles não nada amigos das camaras dos telemoveis.
Quanto ao auricular, o JViegas já disse tudo.
No entanto, se decidires ignorar... o que não falta por aí são sites com material desse tipo á venda. Como é lógico, sendo ilegal, não vou postar links. A melhor solução será mesmo o intercomunicador, um Sena ou um Cardo. Nas lojas online e fisicas de material especializado para motards ( Motocard, sendo que esta tem loja fisica no antigo Dolce Vita Tejo, FCMoto, Motoblouz, etc, etc, etc ), existem dezenas de opções.

Lojas de material after-market, referes-te a quê, exactamente? Componentes para a moto? Atenção a esses componentes, as inspeções já estiveram mais longe e muitos deles não cumprem com as normas, muitos deles nem estão sequer homologados pela UE ( especialmente os do ebay, aliexpress, etc ). Alguns deles, apesar de serem vendidos nos próprios representantes das marcas, tambem necessitam de averbamentos extra no DUA, o que não é facil nem barato.

Como o amigo JViegas mencionou, não descuides o equipamento ( capacete, casaco, luvas, calças e botas ). Acredita em alguem que teve um acidente há pouco mais de 6 meses, o equipamento faz muita diferença em caso de haver um azar. Nas lojas que mencionei antes tambem podes encontrar de tudo, desde os mais baratos aos mais caros, consoante as promoções que possas apanhar. Um conselho: experimenta antes de encomendares alguma coisa, no caso de ser um site estrangeiro, para evitares despesas com portes em possiveis trocas de tamanho. Tambem aqui no Forum encontras um separador exclusivamente dedicado a lojas de equipamento motard, nacionais e estrangeiras.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...