Autor Tópico: Uma estatura mais alta também pode ter o "reverso da medalha"  (Lida 1594 vezes)

Maio 09, 2018, 09:17:52, 09:17
Lida 1594 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma estatura mais alta também pode ter o "reverso da medalha".






Depois da criação deste tópico seria desperdiçar a oportunidade sem falar do contrário, ou seja….em alguns casos somos também grandes demais para a moto.

Isto naturalmente tem muito que ver desde logo com a estatura de quem a conduz, o que associado à estrutura (leia-se, "arcaboiço") da própria moto….pode resultar em algo do género "YouTube: Funniest and most hilarious moments". :)

Um tipo com +1.90m convenhamos que…vai parecer completamente ridículo numa pequena scooter 50cc.
E é-o pela forma como se tem de esforçadamente encaixar no espaço exíguo que lhe está destinado, ressaltando ao olhar uma imagem totalmente desproporcional.

Mas nem sequer é preciso ir buscar exemplos de extremos!

Basta recordar-me como me senti de alguma forma agigantado a andar na Rebel 500, já que o seu banco muito baixo e a altura a que estavam as peseiras, levavam a que eu tivesse forçosamente de circular com os joelhos incomodamente bem acima do normal, dando certamente a ideia (a quem me via ali sentado) que seguia ali numa quase posição fetal.
Menos uns 12-15cm de estatura e estaria "no ponto", mas assim…senti de alguma forma uma desigualdade em que a minha estatura se ressentia, ao não sentir a condução muito facilitada.

Assim, a escolha de uma moto pode ter vários factores para a sua aquisição e que não se reduzem a um mero gosto, p.v.p., consumo, desempenho…

…isto porque a limitação ditada por uma estatura semelhante à dos países nórdicos, é suficiente para "estragar" a vontade de adquirir determinados motociclos, inclusivamente podendo limitar excessivamente os seus movimentos.

Mas pronto, se a vontade for mesmo muita, fazem-se uns sacrifícios… ;)




NOTA: Oportunamente poderei iniciar um tópico relativo aos "pesos pesados"... Parece-vos bem? :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2018, 12:57:37, 12:57
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma mota convencional, ainda tem algumas afinações possíveis de fazer para tentar adaptar a mota à fisionomia do condutor... o guiador pode ser mais elevado, ou baixado, as manetes do travão e embraiagem podem ser rodadas para uma posição mais confortável, o mesmo acontecendo aos pedais tanto do travão como do selector de mudanças. Parece-me que a maior parte das pessoas nem faz ideia disto, e tentam adaptar-se à mota tal como ela está e depois lá surgem as mãos dormentes, e desconforto geral em cima da mota ao fim de algum tempo.

No caso das scooters... já tem de ser o condutor a adaptar-se pois, a maioria delas, não tem "afinações" nenhumas. Foi esta razão que me fez trocar a T-Max por uma mota convencional, pois a T-Max está feita para pessoas mais baixas do que eu  :'(

De qualquer forma, quando a fisionomia do condutor excede os limites das "afinações" possíveis, a coisa torna-se mais complicada e tem de haver um gosto muito grande por aquela mota específica, ou então trocar para uma de maiores dimensões  :D ou então toca de começar a fazer grandes alterações à mota para que ela se adapte melhor ao condutor.

Mas nem tudo são desvantagens... como me sobra perna quando coloco os pés no chão, é mais fácil fazer manobras sentado na mota do que as fazer "à mão", sobretudo em motas mais pesadas.

No meu caso particular com a Pan European, vou sempre com os joelhos "cravados" nos plásticos da carenagem que estão em frente às pernas, mas fazer "marcha atrás"... it's a breeze  ;)
« Última modificação: Maio 09, 2018, 13:02:16, 13:02 por pjmartinho »

Maio 09, 2018, 13:15:31, 13:15
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
De qualquer forma, quando a fisionomia do condutor excede os limites das "afinações" possíveis, a coisa torna-se mais complicada e tem de haver um gosto muito grande por aquela mota específica, ou então trocar para uma de maiores dimensões  :D ou então toca de começar a fazer grandes alterações à mota para que ela se adapte melhor ao condutor.
(....)

As afinações (algumas delas), acarretam custos.

Um banco diferente e que possibilite chegar o corpo mais para trás, uns handlebar raisers, um vidro frontal (ainda) mais alto e capaz de proteger de forma mais conveniente a estatura de um tipo com +1.90m...enfim...

Numa moto algo pequena, pode tornar-se contraproducente estar a investir... Mas pronto, cada um sabe de si. Por vezes o gosto por determinado modelo pode levar a que se façam certos "sacrifícios". Nem que seja andar todo encolhido e de forma pouco natural na moto.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2018, 13:52:59, 13:52
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Os extremos são sempre o lado menos favorecido no mercado, porque representam fatias pequenas e que não merecem investimento, excepto num mercado muito personalizado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 09, 2018, 14:53:47, 14:53
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Os extremos são sempre o lado menos favorecido no mercado, porque representam fatias pequenas e que não merecem investimento, excepto num mercado muito personalizado

Não propriamente assim…

As motos de origem japónica e deveras vocacionado para o mercado japonês têm dimensões bastante adaptadas às estaturas médias dos Japoneses e Japonesas (1,60/1,70m nos homens e 1,50/1,50m nas mulheres).
Há sempre excepções, mas eu no meio de Japoneses sou considerado alto  :lolol: :lolol: :lolol:

É fácil sentir-me confortável com uma ZX10R ou uma GSXR1000 mas deveras desconfortável numa S1000RR...

As Hondas e Yamaha são mais internacionais, também vendem mais e acabam por modelos adaptarem-se a umas pessoas e outros modelos só serem próprios para outro tipo de pessoas (estatura).

Já para o publico "cutchi cuthci" que nada tem a ver com a estatura sempre podem optar por opcionais a instalar nas suas motocicletas:


 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
« Última modificação: Maio 09, 2018, 14:55:41, 14:55 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 10, 2018, 12:54:39, 12:54
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
(....)
De qualquer forma, quando a fisionomia do condutor excede os limites das "afinações" possíveis, a coisa torna-se mais complicada e tem de haver um gosto muito grande por aquela mota específica, ou então trocar para uma de maiores dimensões  :D ou então toca de começar a fazer grandes alterações à mota para que ela se adapte melhor ao condutor.
(....)

As afinações (algumas delas), acarretam custos.


As "afinações" que falei são aquelas que se podem fazer sem gastar €€€... é só desapertar, e voltar a apertar parafusos depois de fazer a "afinação".

Por exemplo, a Pan European é um pouco limitada nas afinações para a minha estatura. Posso rodar os manipulos da embraiagem e do travão dianteiro mas, para os colocar na posição mais adequada para mim, no momento que tiverem de levar óleo, ficam a transbordar num dos lados, enquanto no outro nem chega à parte de cima do visor  :nempenses:

Por outro lado, a posição dos punhos está feita para uma pessoa com menor "envergadura" do que eu, obrigando-me a conduzir com as mãos na posição que está no lado direito da foto