Autor Tópico: Honda CB-F - Próxima naked?  (Lida 2780 vezes)

Março 27, 2020, 13:28:03, 13:28
Lida 2780 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Fonte da imagem: https://www.mcnews.com.au/wp-content/uploads/2020/03/2020-Honda-CB-F-Concept-01.jpg

"Honda have announced the world premiere of the CB-F Concept online, with the reveal originally planned for the 36th Osaka Motorcycle Show 2020 and the 47th Tokyo Motorcycle Show, and now instead taking place online, along with a Honda Virtual Motorcycle Show."

Fonte: https://www.mcnews.com.au/honda-announce-cb-f-concept-virtual-motorcycle-show/

Ai ai ai... queres ver que vou comprar uma naked brevemente?

Março 27, 2020, 13:47:22, 13:47
Responder #1

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Ui, muito bom !
Faz-me lembrar um pouco a Bol D´Or.  :palmas:
Esteticamente acho que fica a meio caminho (em conceito) entre a super-clássica CB1100 EX, a RS a seguir, e as propostas 1000 (?) ( nem me lembro da referência), estilo neo-café, que na minha opinião pessoal têm muito pouco de apelativo, aquele estilo "Hornet com vitaminas" e ângulos exageradamente vincados.

Março 27, 2020, 14:11:29, 14:11
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Forquilha telescópica invertida; monobraço traseiro … O pormenor da pinça de travão montada na parte inferior do disco traseiro, ao estilo das super desportivas do inicio do século.
 E ainda assim dando um ar classico!   
 Like!   :nice:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 27, 2020, 14:44:03, 14:44
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tenho procurado por mais informação na net e é ainda muito escassa (naturalmente), mas esta mota está mesmo ao meu gosto.

Tal como vocês falam:
Ao estilo BolD'Or (que eu adoro) e "meio caminho" da CB1300 e as Neo... LIKE  :palmas:

Desde que não venha com o novo mostrador das CB's Neo.

Redondinhos e cromados, com conta kms de um lado e rotações no outro.



Março 27, 2020, 17:07:41, 17:07
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Faz lembrar há uns anos quando na "silly season" motociclística surgiam photoshops do bezzi em tudoo que era imprensa a sugerir modelos.
 :)

Há ali uns pormenores muito mal amanhados que dificilmente ser iria encontrar numa moto de 2020.
Mas ideia é interessante.

E não seria muito complicado a Honda produzir algo deste género.
Provavelmente iria concorrer com a própria CB1000R, que já por si não parece ter dificuldades em concorrer com a maioria das rivais directas. Que também não são muitas.


Março 27, 2020, 18:26:37, 18:26
Responder #5

Diogo Capitão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
Tem pinta a mota, não á duvida  :convivio:

Na pagina oficial tem o video, fora outras motas da marca tem a CB-F a partir do minuto 5
A minha parte favorita é mesmo aquele led traseiro  :???:

https://www.honda.co.jp/motorcycleshow/

PS: já sei onde se inspiraram, no carro do cyberpunk, tal e qual  :lolol:

https://ops5.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Cyberpunk-2077-Carros-e-Motos-terao-um-radio-e-voce-podera-guarda-los-em-uma-garagem.jpg
« Última modificação: Março 27, 2020, 18:29:42, 18:29 por Diogo Capitão »

Março 27, 2020, 20:53:14, 20:53
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ui, muito bom !
Faz-me lembrar um pouco a Bol D´Or.  :palmas:
(....)

Bem observado.
Faz mesmo lembrar as CB 1300 Super Four, ainda que retirada por ali a "carga" de dourados das Bol d'Or.  :)

Mas a "peça" que faz ali a diferença fulcral para todo e qualquer modelo actual da marca, está naquele depósito, onde se nota claramente a opção por linhas mais simples, direitas...e se calhar mais do que consensuais.

Sobre se vai mesmo sair no mercado?  :pensador:

Hum...aguardemos. :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2020, 21:12:30, 21:12
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Ui, muito bom !
Faz-me lembrar um pouco a Bol D´Or.  :palmas:
(....)

Bem observado.
Faz mesmo lembrar as CB 1300 Super Four, ainda que retirada por ali a "carga" de dourados das Bol d'Or.  :)

Mas a "peça" que faz ali a diferença fulcral para todo e qualquer modelo actual da marca, está naquele depósito, onde se nota claramente a opção por linhas mais simples, direitas...e se calhar mais do que consensuais.

Sobre se vai mesmo sair no mercado?  :pensador:

Hum...aguardemos. :-\

Eu acho-a muito mais parecida com a Bol D´Or (do fim dos anos 70, anos 80), porque o conjunto depósito / tampas / cauda é muito mais coerente com o design desta, do que da "Big One" Super Four, que tinha tampas triangulares muito diferentes, um depósito mais musculado e só a cauda era mais ou menos aparentada com a Bol D´Or.

Dito isto, não sei se a Honda não lançou alguma CB JDM com o mesmo nome Bol D´Or em anos mais recentes...

Normalmente eles guardam o melhor para eles...



Março 27, 2020, 21:35:09, 21:35
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, já sei a qual te referes.
As 900 F, globalmente, trazem por ali uma certa "lembrança" dessas eras. Julgo que será a essa que te referes...

O design, com prolongamento do depósito e elegância dado ao mesmo com linhas muito direitas e de "ombros" mais largos, é algo que ressalta nesta CB-F.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2020, 23:28:37, 23:28
Responder #9

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Sim, estou a falar da Bol d'Or 900F.
Havia uma moto destas na minha rua nos anos 80-90, passava por ela todos os dias, mas realmente havia muito poucas em portugal.

Março 30, 2020, 22:46:14, 22:46
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Está em Japonês... mas... dá para ter uma ideia...  :stuck_out_tongue_winking_eye:


Março 30, 2020, 23:12:17, 23:12
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Hum...  :pensador:

Por acaso até pensei que fosse outra a cilindrada. Não propriamente uma 1.000cc.

É certo que em termos de look se distancia q.b. por um lado da actual CB1000R, que tem o já conhecido design "Neo Sports Café" e por outro lado (ainda que menos) das CB1100.

Mas fico a pensar...
Ainda há espaço para esta...ou não virá a passar de um interessante protótipo que por acaso até parece estar pronto para produção?  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 31, 2020, 00:04:02, 00:04
Responder #12

Diogo Capitão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
Está em Japonês... mas... dá para ter uma ideia...  :stuck_out_tongue_winking_eye:



O deposito visto de cima tem as linhas laterais idênticas à da minha cb1100  :convivio:

Março 31, 2020, 08:52:45, 08:52
Responder #13

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O vídeo confirma a minha impressão inicial: depósito, tampas e cauda são uma homenagem a Bol d `Or 900F.
Estes três elementos são o que definem a linha da moto.
Em segundo plano farol e farolins.
Claro que depois há ali muita modernidade que nada tem a ver com a Bol D´Or, parece-me que "por dentro" será parecida com a naked espevitada da Honda - não conheço os detalhes -  (motor, refrigeração liquida, mono amortecedor traseiro, etc, etc.
Resta o escape como elemento clássico. E já agora podiam fazer o mesmo aos manómetros...

Se canibaliza ou não as vendas da CB1100... não sei. A CB1100 é uma moto de nicho, tem vendas muito residuais. Devem vender 100 ATs para 1 CB. Esta também não seria diferente. Pelo menos por cá, porque no japão vendem sempre muito bem.

Março 31, 2020, 15:49:16, 15:49
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Por acaso até pensei que fosse outra a cilindrada. Não propriamente uma 1.000cc.

... parece-me que "por dentro" será parecida com a naked espevitada da Honda


Mas aquilo é uma CB1000R alterada!  :D

Mesmo quadro, mesmas jantes, aparentemente as mesmas suspensões.
Tem umas pinças diferentes na frente, um escape suspeito e o que muda é acima de tudo o "body work".

Pode ser um concept da própria Honda ou algo encomendada a um dos milhentos customizadores japoneses.
E no geral há ali coisas demasiado "caseiras" que destoam imenso duma moto de produção, sobretudo de algo que possa surgir no presente.


Se canibaliza ou não as vendas da CB1100... não sei. A CB1100 é uma moto de nicho, tem vendas muito residuais.

Com CB1100 não.
Mas com CB1000R sim, a não ser que veja a surgir como uma "versão" da mesma.

E mesmo assim.. só se tiver um preço fabuloso.
Porque a ser lançada assim como está não vejo grande sucesso.
Pois entre a CB1000R como a conhecemos e esta coisa que parece feita na garagem a partir duma acidentada.. não deve ser difícil escolher.


Março 31, 2020, 17:44:18, 17:44
Responder #15

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Porque a ser lançada assim como está não vejo grande sucesso.
Pois entre a CB1000R como a conhecemos e esta coisa que parece feita na garagem a partir duma acidentada.. não deve ser difícil escolher.

 :o
Bem, por muito boa que seja, eu não comprava uma CB1000R, que susto (fui revisitar o look da coisa, para não me enganar).
Já quanto a esta CB Concept:  :nice:

Ainda bem que nem todos gostamos de amarelo.  :convivio: 



Março 31, 2020, 19:19:46, 19:19
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
É curioso... pois esta linha "neo sports café" até é bastante consensual.
Seja por entre malta que prefere designs modernos como mais retro.
Pois faz uma excelente ponte entre ambos.



Se reparares bem, a base é a mesma.
Só muda a roupagem.




E na minha humilde opinião esta "nova proposta" está demasiado tosca até para um concept!

O depósito e traseira está interessante.
Gosto da ideia de recuperar a tradição.

Mas o resto é tenebroso: O farol parece recuperado duma hornet. O escape é nitidamente corte e costura. Aqueles suportes para as peseiras são chapas cortadas artesanalmente.
E aqueles tubos do radiador à vista é tão amador que se torna a cereja em cima do bolo!


 :D


Olhar para estas pseudo inspirações em lendas de outro tempo é triste.
Porque na maior parte das vezes só envergonha as que eram e ainda são o "real deal".

A última vez que me recordo de algo bem feito por parte da Honda foi há mais de uma década.
Quando apresentaram o concept do que veio a ser a CB1100F, junto estava uma CB1100R fantástica.
E essa coitada.. nunca chegou a ver a luz do dia.
 :'(
« Última modificação: Março 31, 2020, 19:27:02, 19:27 por dfelix »

Março 31, 2020, 19:33:25, 19:33
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como dito mais acima... "Ainda bem que nem todos gostamos de amarelo".

Neste género de moto, existe algo que na minha opinião é fabuloso em termos de design dentro da marca.

Chama-se CB1100RS...

Para quem lhe passa ao lado o design da moto, pois...paciência. Gostos são gostos. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 31, 2020, 20:26:40, 20:26
Responder #18

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
É curioso... pois esta linha "neo sports café" até é bastante consensual.
Seja por entre malta que prefere designs modernos como mais retro.
Pois faz uma excelente ponte entre ambos.

(...)O depósito e traseira está interessante.
Gosto da ideia de recuperar a tradição.

Mas o resto é tenebroso: O farol parece recuperado duma hornet. O escape é nitidamente corte e costura. Aqueles suportes para as peseiras são chapas cortadas artesanalmente.
E aqueles tubos do radiador à vista é tão amador que se torna a cereja em cima do bolo!


 :D


Olhar para estas pseudo inspirações em lendas de outro tempo é triste.
Porque na maior parte das vezes só envergonha as que eram e ainda são o "real deal".

A última vez que me recordo de algo bem feito por parte da Honda foi há mais de uma década.
Quando apresentaram o concept do que veio a ser a CB1100F, junto estava uma CB1100R fantástica.
E essa coitada.. nunca chegou a ver a luz do dia.
 :'(

Percebo o teu ponto.  ;)

Eu acho que tens razão no aspecto relacionado com a tubagem do radiador, que realmente parece tosco. Na verdade, o motor devia ser refrigerado a ar e todo aquele inestético radiador... está ali a mais...  :convivio: (claro que isso obrigava a usar outra base quadro/pontos de ancoragem/motor, etc..., o que, na verdade, inviabilizava a concept bike tal como pensada)

Outra coisa que talvez estejamos a desvalorizar: este vídeo tem uma iluminação do mais amador que eu já vi, o que não ajuda. Faz alguma diferença ver fotografia e vídeo bem feito, ou uma coisa bastante amadora, cheia de "fantasmas"... às vezes transforma objectos apetecíveis em verdadeiros abortos; detalhes bons em coisas toscas, e o inverso também é verdade.

Por último, falta o teste do algodão: ver o concept ao vivo e a cores. E tirar(mos) conclusões definitivas.

 :convivio:
« Última modificação: Março 31, 2020, 20:28:37, 20:28 por VCS »

Março 31, 2020, 23:13:59, 23:13
Responder #19

Diogo Capitão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
Uma coisa é certa, a minha é mais bonita  :lolol:

Abril 01, 2020, 10:36:54, 10:36
Responder #20

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
É curioso... pois esta linha "neo sports café" até é bastante consensual.
Seja por entre malta que prefere designs modernos como mais retro.
Pois faz uma excelente ponte entre ambos.



Se reparares bem, a base é a mesma.
Só muda a roupagem.




E na minha humilde opinião esta "nova proposta" está demasiado tosca até para um concept!

O depósito e traseira está interessante.
Gosto da ideia de recuperar a tradição.

Mas o resto é tenebroso: O farol parece recuperado duma hornet. O escape é nitidamente corte e costura. Aqueles suportes para as peseiras são chapas cortadas artesanalmente.
E aqueles tubos do radiador à vista é tão amador que se torna a cereja em cima do bolo!


 :D


Olhar para estas pseudo inspirações em lendas de outro tempo é triste.
Porque na maior parte das vezes só envergonha as que eram e ainda são o "real deal".

A última vez que me recordo de algo bem feito por parte da Honda foi há mais de uma década.
Quando apresentaram o concept do que veio a ser a CB1100F, junto estava uma CB1100R fantástica.
E essa coitada.. nunca chegou a ver a luz do dia.
 :'(

Sendo eu um fã incondicional de nakeds, especialmente de cilindradas mais elevadas, gosto muito da CB1000R. Tem um estilo mais futurista que a CB1100RS, mas eu gosto. Tambem gosto da CB1100RS, tambem gosto da Z900RS e tambem gosto de outras propostas do género, mas esta CB1000R agrada-me muito. Talvez a Z900RS Café seja a minha favorita, mas só experimentando a Z e a CB...

Quanto a esse "concept"... visto de longe, com pouca luz, até me agradam as linhas. Acendendo as luzes e chegando mais perto... tal como disse o DFelix, há ali muita coisa que não bate certo.

A imagem é igual a qualquer outra naked, seja mais retro ou mais actual. O que vai sempre fazer a diferença nestas motos, é o conjunto imagem/especificações. Pode ser bonita e não ter componentes adequados ( há modelos assim ). Pode não ser bonita e ter componentes de topo ( tambem há modelos assim ). Dificil é encontrar o compromisso certo.

Deixar apenas uma ressalva: quando eu digo "bonita" ou "menos bonita", é relativizado e adaptado ao meu gosto. Sendo a imagem de uma moto a primeira coisa a prender a atenção, o que para mim é lindo... pode ser horrivel para outros.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 01, 2020, 15:32:53, 15:32
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Para quem lhe passa ao lado o design da moto, pois...paciência. Gostos são gostos. :)

Acho muito difícil não se gostar da CB1100RS.
Pode até não se gostar do género. Pode nem se simpatizar com a marca.
Mas é difícil ignorar o empenho que a Honda teve em redesenhar a linha clássica das CB's com um toque de moderno.

A RS acabou por ser uma digna resposta da Honda ás "modern classics" europeias.

Eu acho que tens razão no aspecto relacionado com a tubagem do radiador, que realmente parece tosco. Na verdade, o motor devia ser refrigerado a ar e todo aquele inestético radiador... está ali a mais...   (claro que isso obrigava a usar outra base quadro/pontos de ancoragem/motor, etc..., o que, na verdade, inviabilizava a concept bike tal como pensada)

É muito difícil reinterpretar o look clássico num motor refrigerado a liquido moderno.
Ou é desenhado e concebido de raiz para esse propósito. Como a Triumph fez nas T120 e Speed Twin.
Ou recorre-se a apêndices cosméticos. Como a Kawasaki fez nas Z900RS.

Portanto, o melhor muitas vezes é sair do armário e assumirem-se como motos modernas de inspiração retro.
E a linha "neo sports café" até consegue isso de forma competente.
Quando foi apresentada... também era um um concept ainda por polir.
Mas mesmo nas fotos tiradas com telemóvel que foram surgindo do são de tokio, já apresentava bom aspecto.

Portanto.. não me parece ser das luzes.
Tem um ar caseiro com tudo o que de bom e mau isso implica.

Daí estranho ser oficial.
A própria Yamaha chegou a promover transformações deste género com o "yard built".
E os resultados era bem simpáticos.

 :pensador:

Abril 01, 2020, 22:22:57, 22:22
Responder #22

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Uma maxi-naked, que a mim me dá a volta á cabeça, é a XJR1300.

Muito parecida com a CB1100RS, mais afastada da CB1000R... mas que, a mim, me parece muito bem conseguida.

Olhando para o design da XJR1300 e deste concept da Honda... tirando o mono-braço do eixo traseiro, são quase identicas. Gosto de motos assim, mais para o "abrutalhado", com um tamanho mais "gordo", com uma cilindrada mais "forte". Se conseguirem juntar numa só moto uma estética naked agradavel e encorpada, um motor de alta cilindrada ( não me levem a mal os que preferem os mais "curtos", como eu não levo a mal essa opção ) e potencia ajustada a esse tipo de ciclistica... montem isso neste concept ( depois de limadas as devidas arestas ) e terão aí uma moto para vender.

Não vai ser campeã de vendas, o publico alvo não é esse, mas tenho a certeza que ( com as coisas bem feitas ) é capaz de haver uma certa surpresa nas unidades vendidas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 03, 2020, 13:27:39, 13:27
Responder #23

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O que não percebo é como é que colocam este modelo (caso avance a sua produção)

Uma 1000cc entre a CB1000R e a CB1100 EX ou RS?

Não faz sentido.

Quando vi a notícia pensei numa "reedição" de uma 750cc ou até as "famosas" CB 400cc japoneses... mas... uma 1000?
E sem o "tradicional" arrefecimento a ar como na CB1100?

E com manómetro digital  :'(

Não sei... desilude-me um pouco...  :pensador:

Abril 03, 2020, 13:32:09, 13:32
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entre o entusiasmo inicial e as palavras agora escritas...a mudança sofreu por aí um corte abrupto.  :) :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sou dos que também veria como mais "vendável" uma hipotética 750, mas das duas uma...

Ou é modelo quase exclusivamente para mercado nipónico, ou nunca vai sair de concept.

O tempo o dirá...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 03, 2020, 13:36:53, 13:36
Responder #25

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiquei muito contente com a noticia e dai ter colocado por aqui a mesma.

Mas amadurecendo mais informação, pesquisando um pouco mais e até lendo as diferentes opiniões, reparo que... é como dizes:

Será talvez para consumo interno ou até uma "interpretação" ao estilo "yard build" da Yamaha com o dfelix refere...

Fico-me pela CB1100 RS  :smiley:

Abril 04, 2020, 11:45:42, 11:45
Responder #26

elBosco

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: BN125
  • Localidade: Gaia
Li em qualquer sitio (não me recordo onde) que 2020 é o ultimo ano de produção da CB1000R.

Abril 04, 2020, 16:21:58, 16:21
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Li em qualquer sitio (não me recordo onde) que 2020 é o ultimo ano de produção da CB1000R.

Não digo que não...mas acho bastante estranho tão curto período de produção.

Recordo que o modelo chegou às mãos dos jornalistas Europeus há apenas 2 anos.

Foi aliás no circuito de Ascari, na zona de Málaga, em Espanha, onde se fez um teste em Março/2018 com vários jornalistas e que exploraram os 145cv do modelo. A foto abaixo é de lá...

Quando o modelo chegou a Portugal...penso que ocorreu talvez 1 ou 2 meses depois disso. Tenho essa ideia porque fui ver o modelo ao vivo no concessionário.
Ou seja, o modelo terá 2 anos acabadinho de fazer.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2020, 16:54:07, 16:54
Responder #28

Diogo Capitão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
Talvez a cb1000r possa não estar a vender unidades suficientes para se justificar a continuação do modelo, deixando a rainha cb650r como modelo de topo na categoria neo cafe, pois esta sim está a fazer muito sucesso inclusive até em portugal.
 E com isso arriscando neste novo modelo para ver se vendem mais unidades em relação a cb1000r
Estou só a supor, com as minhas teóricas de batata  :toma:

Abril 04, 2020, 22:01:03, 22:01
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desconheço números de vendas do modelo em questão pelo Mundo, mas de qualquer forma a prestação comercial ainda é extremamente curta no mercado para poder ser retirada do circuito.

Nem vejo esta nova CB-F como candidata a ser a sua substituição directa. :-\

Será esta mais um "exercício de estilo", do que propriamente um modelo que vai aparecer lado a lado com as outras nos concessionários.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 05, 2020, 02:29:09, 02:29
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Uma maxi-naked, que a mim me dá a volta á cabeça, é a XJR1300.

Estava mais posicionada na linha da GSX1400, ZRX1200...
E de certa forma da super four. Embora esta adoptasse motorização mais moderna.
Mas qualquer uma delas correspondiam á evolução do que durante anos foi a linha tradicional niponica, que nasceu com a CB750.

A CB1100 é uma neoclássica.
Não é bem a continuidade dessa linha. Mas um produto novo inspirado nela.
E surge para responder ao mercado saudosista que há uma década atrás estava a crescer.
Sobretudo quando os hipsters começaram a querer bonevilles e posteriormente a redescobrir as cafe racers. E pelo meio cortaram muitas sevenfifty's para fazer coisas parecidas ao que a CB1100 oferece de serie.

A última geração da XJR seguiu um pouco essa abordagem também.
Pois a Yamaha rendeu-se ao mercado pedia. E chegou até a promover a moto como excelente base de transformações.

Mas infelizmente... falar de XJR é falar de algo defunto!

...e deste concept da Honda... tirando o mono-braço do eixo traseiro, são quase identicas.

Este concept é chouriço...
Algo para nos entreter num momento que não há novidades.
 :)

Aquilo é uma CB1000R modificada.
E a CB1000R em nada se compara à XJR.

O mais próximo que a Yamaha tem no catálogo da CB1000R é a XSR900.
O mais parecido que a Yamaha poderia fazer com a CB1000R seria pegar na MT-10 e criar uma XSR1000.
Ou seja, aplicar a mesma receita que fez a partir da MT-09 para criar a XSR900.

E este concept é apenas uma nova roupagem.
Basicamente, pegar no que existe e avançar uma década no look que as japonesas tinham.
Mas em mau, pois aquele trabalho está demasiado tosco.
Há casas a modificar motos por cá que realizam trabalhos com melhor qualidade e detalhe que aquele destroço!

Quando vi a notícia pensei numa "reedição" de uma 750cc ou até as "famosas" CB 400cc japoneses... mas... uma 1000?
E sem o "tradicional" arrefecimento a ar como na CB1100?

Porque aquilo não é um novo modelo.
Mas uma CB1000R modificada!!!!!
 :D

Provavelmente na garagem daquele senhor...
Uma espécie de "teletrabalho" enquanto se resguarda do covid.

Sou dos que também veria como mais "vendável" uma hipotética 750, mas das duas uma...

E uma uma hipotética 750 criada a partir de que base?
Da NC750S?

Já imagino a euforia por surgir uma moto deste género com DCT!  :D

Ou é modelo quase exclusivamente para mercado nipónico, ou nunca vai sair de concept.

O tempo o dirá...

Ou areia para os olhos como a imprensa faz todos os anos quando não tem nada de novo para apresentar.

Li em qualquer sitio (não me recordo onde) que 2020 é o ultimo ano de produção da CB1000R.

Não faz muito sentido.

A Honda lança o conceito "Neo Sports Café".
A CB1000R é reformulada e torna-se a bandeira desta nova linha.
Todo o catálogo foi actualizado de forma a existir uma 125, uma 300 e uma 650 a juntar à 1000 nesta abordagem.
E agora em 2020 mata o modelo que mesmo não sendo comercialmente mais sucedido, é o "principal"?

Ainda por mais tratando-se de uma moto lançada em 2018 e já euro 5.
Quando o normal é a Honda só matar os modelos quando já consegue fazer mais nada deles.

Talvez a cb1000r possa não estar a vender unidades suficientes para se justificar a continuação do modelo, ...

Acredito que o modelo possa não estar a ser tão sucedido quanto a Honda gostaria.
Porque a anterior CB1000R não era uma moto nesta abordagem.
Era a "power naked" da Honda! E agora é um produto que ocupa um posicionamento meio estranho.
Não tem specs que a permita concorrer com as "power nakeds". E é demasiado moderna para ser uma neoclássica.

Porém tem um conceito porreiro que agrada a muita gente e naturalmente terá o seu nicho de clientes.

Agora... não me admiraria é que a Honda decidisse voltar a ter uma naked vitaminada.
Se o fez com a Fireblade. Porque não lançar uma naked derivada da mesma capaz de roer os calcanhares ás propostas da KTM e Ducati?
Uma moto com essas características seria interessante.
E nem por isso iria canibalizar a actual CB1000R.

Mas resgatar a designação CB1000R quando toda a linha "Neo Sports Café" são CB****R poderá ser meio parvo.
Podem sempre lançar como CBR1000R-R.  :pensador:




« Última modificação: Abril 05, 2020, 02:34:50, 02:34 por dfelix »

Abril 05, 2020, 09:36:42, 09:36
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sou dos que também veria como mais "vendável" uma hipotética 750, mas das duas uma...

E uma uma hipotética 750 criada a partir de que base?
Da NC750S?

Já imagino a euforia por surgir uma moto deste género com DCT!  :D

(...)


????

Mas por que carga de água teria de ser da NC?

Uma hipotética (e reforço hipotética) CB-F 750 teria de ter a base de um modelo existente que já fosse necessariamente uma...750cc?

A marca tem a CB650R com um motor de 4 cilindros lá montado.
Não vejo onde estaria suposta complicação para os engenheiros da marca em utilizar aquilo que já têm da CB650R...um quadro em aço, do tipo diamante.

Já agora...a "base" da NC750S não é diferente das outras NC's.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 07, 2020, 15:19:09, 15:19
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
????

Mas por que carga de água teria de ser da NC?

Porque seria cómico!  :D
Porque seria hilariante uma neo-retro com DCT!  :D

E porque Honda raramente sai da zona de conforto no que diz respeito a criar motorizações específicas para um único modelo. O padrão habitual é utilizar uma plataforma existente.

A única coisa com pouco sentido nisto tudo seria lançarem uma CB com um vt-twin!  :)

Uma hipotética (e reforço hipotética) CB-F 750 teria de ter a base de um modelo existente que já fosse necessariamente uma...750cc?

Porque não faria sentido que uma hipotética CB-F 750 tivesse outra cilindrada que não fosse 750c...
 :pensador:

A marca tem a CB650R com um motor de 4 cilindros lá montado.

Têm um motor de 4 cilindros 650cc montado, testado e instalado numa família de produtos que partilham um vasto número de componentes.
(Pois só desta forma se consegue o preço competitivo que têm!)

Motor 650cc esse que é reciclado a partir dum 600cc lançado ha quase 20 anos atrás.

Reciclagem essa que passou sobretudo por um aumento de curso de 42 para 46mm.
Para aumentar a capacidade para 750 teriam de subir o curso até os 53mm.

O aumento de curso confere maior entrega de binário.
É como usar uma alavanca com um cabo mais longo.
Mas consequentemente o pistão terá de percorrer maior distância.
Tal com o cabo mais longo da alavanca obriga a uma maior amplitude de movimento do braço.
E isto significa que para percorrer a mesma distância, o pistão tem de se deslocar mais depressa.
Considerando que são as características dos materiais que definem isto, o que habitualmente acontece é o aumento de curso levar a uma perda de rotação.

Por essa razão o 650 produz menos rotação que o 600.
Por essa razão um 750 produzirá menos rotação que o 650.
E é a rotação que transforma o binário em potência.

Portanto, adaptar este motor a 750cc além de implicar produção de novos componentes para ser utilizado numa moto específica o que implica custos mais elevados e cujo resultado poderá não ser bem ao agrado do que procura o mercado.
Portanto, demasiada complicação para algo apenas hipotético.

A alternativa para produzir um 750 hipoteticamente mais viável seria o "downsizing" do actual (e também ele velhinho) 999cc da CB1000R. (receita da yamaha para as FZ8 e kawasaki para as 900)
Mas este não iria caber lá, o que implicaria criar uma moto praticamente nova.

Não vejo onde estaria suposta complicação para os engenheiros da marca em utilizar aquilo que já têm da CB650R...um quadro em aço, do tipo diamante.

O problema não é criar.
O problema é produzir algo com um custo que o mercado considere adequado.
E divagar sobre corte e costura em concepts dos quais não se entende sequer a viabilidade comercial é a antítese disso.

Este "look CB-F" é uma coisa perfeitamente exequível.
A proposta do japonoca é uma instalação perfeitamente simples em cima duma CB1000R "as is".

Portanto, bastaria planificarem o um conjunto de peças em que a partir da mesma base pode servir para uma "neo sports café" ou para uma "cb-f wanabee".

E rapidamente duplicam a oferta na linha de nakeds.
Rapidamente teria uma CB125F, uma CB300F, uma CB650F e uma CB1000F que seriam as correspondentes CB***R com outra roupagem.

E isto não é rocket science.
É o que a Yamaha faz com as MT e XSR!  :)

A derradeira questão é... quem é que irá comprar uma moto com este ar de trambolho?  :D

Porque uma coisa é discussões em forums e redes sociais.
Surge uma foto e há logo quem diga que será a próxima. Seja de que marca for.
Outra é na hora de passar o cartão ou fazer a transferência.  :)

Já agora...a "base" da NC750S não é diferente das outras NC's.

Obrigado por me esclareceres que a Honda utiliza a mesma base para produzir uma familia de produtos.
Porque tenho insistido nessa tecla desde o início.
 :D

Haverá o dia em que me irás tentar fazer perceber que a CBR650R é um utilitária com plásticos.
E nesse dia, fico-te a dever um almoço!
 :diabolico:
« Última modificação: Abril 07, 2020, 15:21:57, 15:21 por dfelix »

Abril 07, 2020, 15:39:07, 15:39
Responder #33

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A derradeira questão é... quem é que irá comprar uma moto com este ar de trambolho?  :D

Eu.   :D
A CB1000R é que não comprava de certeza.  :)



Abril 07, 2020, 15:47:54, 15:47
Responder #34

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
????

Mas por que carga de água teria de ser da NC?

Porque seria cómico!  :D
Porque seria hilariante uma neo-retro com DCT!  :D
(....)


Aposto que teria compradores se tivesse DCT.

Seria talvez tão "hilariante" como olhar para uma moto Adventure com um nome bem sonante no panorama do motociclismo internacional e...pensar em disponibilizá-la com caixa automática DCT.

Adivinha...

Criaram-na e vende-se!! Hilariante, hein! :)


(....)
A derradeira questão é... quem é que irá comprar uma moto com este ar de trambolho?  :D
(....)


Engraçado como isto do gosto varia tanto de pessoa para pessoa. :)

A publicação BikesRepublic descreve-a e cito: "Honda CB-F Concept – the most beautiful modern classic yet"  "(....)latest Honda CB-F Concept is arguably one of the best looking modern classic concepts we’ve seen, and we definitely want it to go into production (and soon!)." Link

Cada um tem direito a achar o que bem entende.

Se achas que é um trambolho, é algo que faz parte da diferenciação do gosto que a todos nós nos torna diferentes.











Sobre o almoço, deixa lá isso...
Não há necessidade de "fazer perceber" seja o que for para um almoço entre malta do fórum.  :convivio: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 07, 2020, 16:47:05, 16:47
Responder #35

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Quer seja concept oficial  Honda ou de garagem, o resultado final é na minha opinião um "trambolho" muito muito fixe.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 07, 2020, 17:08:10, 17:08
Responder #36

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Quer seja concept oficial  Honda ou de garagem, o resultado final é na minha opinião um "trambolho" muito muito fixe.

Agora imagina um bacalhau de todo o tamanho na traseira da mota com a matricula lá pendurada  ;)

Abril 07, 2020, 17:39:42, 17:39
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É nessas alturas que entra o material aftermarket...  :-\

Algumas marcas, em alguns dos seus modelos, abusam no prolongamento do suporte, pelo que não é nada que não se resolva... Felizmente!

Quanto a esta concept, é quase certo que não passará disso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 07, 2020, 21:57:40, 21:57
Responder #38

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Quer seja concept oficial  Honda ou de garagem, o resultado final é na minha opinião um "trambolho" muito muito fixe.

Agora imagina um bacalhau de todo o tamanho na traseira da mota com a matricula lá pendurada  ;)

Arranca-se á dentada...  :lolol: :lolol: :lolol:

Concordo com a análise do Dfelix, em certos aspectos nota-se bastante que é algo muito "primitivo" ou "artesanal"... no mau sentido ( nem sempre o que é feito á mão é bem feito ). Mas não a considero um trambolho.

Havendo, e há, arestas a limar até não desgosto da moto.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 08, 2020, 00:04:04, 00:04
Responder #39

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Já dizia o outro:
"Para mim era a estrear!"
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 08, 2020, 14:23:31, 14:23
Responder #40

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Eu.   :D

Imagino que sim...  já a correr.
 :D

A CB1000R é que não comprava de certeza.  :)

Deixa lá que eu também não.  ;)

Seria talvez tão "hilariante" como olhar para uma moto Adventure com um nome bem sonante no panorama do motociclismo internacional e...pensar em disponibilizá-la com caixa automática DCT.

Adivinha...

Criaram-na e vende-se!! Hilariante, hein! :)

Sou dos que sempre achou que a Honda tem todo o mérito e proeza em colocar o seu cliente a atravessar praticamente todo o catálogo de produtos sem sujar o sapato no selector da caixa.

Uma neoclássica DCT era algo épico!  :D
Moto adequada ao saudosista das CB's...
Mas aquelas só as descobriram com 40 anos de atraso através da PCX!
 :D

A publicação BikesRepublic descreve-a e cito:

Se achas que é um trambolho, é algo que faz parte da diferenciação do gosto que a todos nós nos torna diferentes.

Ahhhhhhhhhhhh............ qual Platão!
Um blog de motociclistas da Malásia a dissertar sobre o belo...  :)

Vou já mudar a minha opinião:

É uma transformação exemplar.
A reinterpretação das linhas clássicas recorrendo a elementos artesanais dá-lhe um carácter cru e primordial soberbo.
O desprezo pela ergonómica entre componentes dá-lhe alma. Transporta-nos para outra época.
E a forma como expõe elementos de mecânica é a prova viva da ligação visual entre o humano e a máquina.

<3


 :)


Abril 08, 2020, 15:22:05, 15:22
Responder #41

Rodrigues1

  • Visitante
Ohhh srs da Honda,..já chega de nakeds, o que a gente precisa é de Choppers mas nada de Rebeis que isso de Chopper não tem nada.

Que saudades da Shadow 1100 mesmo com aquele motor fraquinho

Já agora uma opiniãozinha sobre essa coisa de 4 cilindros,..

Feia, não gosto, o escape parece as cornetas usadas no campeonato do mundo.

 :convivio:

Abril 08, 2020, 15:49:47, 15:49
Responder #42

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Ohhh srs da Honda,..já chega de nakeds, o que a gente precisa é de Choppers mas nada de Rebeis que isso de Chopper não tem nada.

Choppers é um estilo de transformação a partir de cruisers.
E o "problema" nas cruisers dos construtores em geral, é inevitavelmente estarem sempre na "sombra" dum único.. a HD.

Algumas europeias ainda conseguem tentar dar a volta à questão.
Porque têm legado e história que as coloca no mesmo local e época.
Para as nipónicas é sempre mais complicado.

Porém, a Honda lançou há uns 15 anos uma cruisers com uma estética mais interessante que se diferenciava.
A Valkyrie Rune.

No ano passado surgiram fotos sugerindo que estaria de regresso uma nova versão:




Mas não se soube mais nada.
Algo habitual nestas propostas da silly season.
« Última modificação: Abril 08, 2020, 15:53:39, 15:53 por dfelix »

Abril 08, 2020, 17:41:36, 17:41
Responder #43

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Ohhh srs da Honda,..já chega de nakeds, o que a gente precisa é de Choppers mas nada de Rebeis que isso de Chopper não tem nada.

Choppers é um estilo de transformação a partir de cruisers.
E o "problema" nas cruisers dos construtores em geral, é inevitavelmente estarem sempre na "sombra" dum único.. a HD.

Algumas europeias ainda conseguem tentar dar a volta à questão.
Porque têm legado e história que as coloca no mesmo local e época.
Para as nipónicas é sempre mais complicado.

Porém, a Honda lançou há uns 15 anos uma cruisers com uma estética mais interessante que se diferenciava.
A Valkyrie Rune.

No ano passado surgiram fotos sugerindo que estaria de regresso uma nova versão:




Mas não se soube mais nada.
Algo habitual nestas propostas da silly season.

Tens razão aí... Japocas e "Cruisers" não combina lá muito bem.  :D Excepção feita á Goldwing, mas não  consigo imaginar um tipo "bad to the bones"  a violar velhinhas,  atropelar policias na passadeira e ainda desaparecer em direcção ao por do sol montado numa. :lolol:

 Quando os soldados que regressaram aos EUA no final da WWII, se depararam com aqueles "trambolhos" com duas rodas que se fabricavam no novo continente, desataram a cortar (Chopping) ferro com fartura :stuck_out_tongue_winking_eye:   O objectivo era de as aproximar do conceito europeu que viram e gostaram no velho continente durante a guerra.  Depois com o passar dos anos, foram ficando "cotas" e como qualquer americano dado ao exagero, lá espetaram aquelas forquilhas enormes... deviam achar que aquilo lhes devolveria o ar rebelde, ou então era a maneira de poupar no desodorizante, mantendo sempre que possível os sovacos fresquinhos!  Nasceu assim o conceito chopper.   :tornarseanjinho:
 Hollywood e o Rock&Roll, através de  filmes como o "Easy Rider", fizeram o resto e "venderam" o culto ao resto da população jovem nos EUA, e depois ao mundo... graças a deus que isso não pegou muito forte pelas nossas bandas...   :tirarchapeu:

Por isso Srs. Japocas,  em vez de imitar americanos, deviam era imitar os europeus, precisamente a intenção inicial desse movimento. Pelo menos estariam um passo á frente da China que já o esta a fazer... um destes dias quando os chineses acertarem de vez na mistura "ferro/carbono", vão ficar a ver navios... :you.bet:

Só ainda não percebi muito bem por onde se começaria a serrar ferro (Chopping) nessa Japonesa com nome Viking... :pensador:

P.S. Isto foi tudo brincadeira pessoal! Cada um curte o estilo que entender, e como diria o velho Herman, -"As opiniões são como as vaginas! Cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la!"   :D

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 08, 2020, 19:28:24, 19:28
Responder #44

Rodrigues1

  • Visitante
Eu referia-me ao estilo Custom, mas pronto,... vai dar ao mesmo  :blush:

Abril 08, 2020, 22:34:48, 22:34
Responder #45

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Eu referia-me ao estilo Custom, mas pronto,... vai dar ao mesmo  :blush:

Desde as VT da Honda ( a Shadow ou a Black Widow ) , as Intruders da Suzuki ( com as suas várias versões, até ao monstro VZR e VLR 1800 ), as Vulcan da Kawazaki  ( tambem propostas em várias cilindradas ) e as XVS da Yamaha ( desde a Virago250 até ás StratoLiner 1900 ) que não sai nada de jeito da tela dos japoneses.

E é pena, eram ( e são ) motos bonitas ( para quem aprecia o género, como eu ), muito dadas á customização ( daí a designação Custom ) e muitas delas eram verdadeiras obras de arte, mesmo sem ser necessário grandes ( ou nenhuma, sequer ) alterações.

Actualmente, se não estou em erro, existe a VulcanS, a Rebel e a XV950 ( a Suzuki nem proposta apresenta neste segmento, logo eles que tinham dos modelos mais apeteciveis ). Isto á venda na Europa porque, na Austrália e em certos paises asiáticos, ainda é possivel adquirir alguns desses modelos mais "antigos". Vi, muito recentemente, um post de um membro de um grupo no Facebook que comprou uma XVS650 nova, num stand oficial. Foi perguntado se não seria alguma que estaria esquecida num qualquer armazem abandonado, mas não, segundo o comprador é um modelo que ainda está presente em muitos stands Yamaha na Austrália e Nova Zelandia, novos e com 0 klm.

A questão é que... nem a Rebel, nem a Vulcan, nem a XV950 são "Custom" puras. Não têm o factor "cromado", que dava aquele aspecto tão limpo e brilhante, não têm o carisma dos escapes longos... porra, tirando a XV, nem sequer o bicilindrico em V está presente. Mesmo a XV, que com o bicilindrico em V é a que mais se aproxima da imagem Custom, estraga tudo quando começa a apresentar componentes "emprestados" da XSR e de outros modelos, retirando alguma réstea de identidade que a pudesse caracterizar.

Não sou muito fã das Dynas e ElectraGliders e outras propostas do género, seja qual for a marca. Gosto de Customs, na sua variante cuiser ou power-cruiser. Gosto da RocketIII ( antiga e novo modelo ), gosto desta nova BMW ( mesmo sem ser muito fâ da estética do Boxer ), gosto da VZR1800 ( já a VLR é mais na base da Dyna ) e tambem gosto muito das antigas Vulcan, DragStar e WildStar. Tal como gosto bastante de vários modelos Harley e Indian, mas esses já são feitos de outro... mat€rial... ( embora a RocketIII e esta nova Bimer não sejam propriamente motos para o "povo" )

E é "triste" ver que, tirando os norte americanos, todos os outros construtores parecem ter deixado de apostar nesses modelos.
Na falta de modelos Custom, e descontando as recentes ofertas da Triumph e BMW ( qu€ €stão num patamar mais €l€vado ) que já apresentem as novas tecnologias ( ABS, embraiagens deslizantes, discos em ambas as rodas  :feliz: , cruise control e outros ), mantendo o espirito dos modelos mais "velhinhos"... vou preferindo as naked com imagem mais retro.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 09, 2020, 12:34:24, 12:34
Responder #46

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O grafismo replica o da Bol D´Or 900F. Eu gosto bastante, sendo "historicamente correcto".

Acho o escape megafone do "protótipo" do salão bastante bonito, embora reconheça que é muito clássico e sem nenhum rasgo especial.

Quanto a esse escape curto...  :animated-smileys-angry-049:

Mas... eu tenho um problema com escapes.
A minha CB550 Four tinha um escape Yoshimura (4-1), já a comprei assim. Todos os meus amigos adoravam o escape e o ruído. Eu detestava aquilo, e o meu problema nem era tanto o chavascal (que já era incomodativo). É que eu  queria era ter os 4 megafones originais, mas não só eram impossíveis de encontrar na era pré-internet, como mesmo que os encontrasse iriam certamente custar mais do que a moto me tinha custado. Estamos a falar do início dos anos 90, não havia onda revivalista, aquelas motos não valiam quase nada e eu era um estudante universitário. Toda a gente queria CBR´s, FZR´s, GSX´R... tudo com R. Os tempos mudam...


Abril 11, 2020, 14:18:19, 14:18
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Tens razão aí... Japocas e "Cruisers" não combina lá muito bem.  :D Excepção feita á Goldwing, mas não  consigo imaginar um tipo "bad to the bones"  a violar velhinhas,  atropelar policias na passadeira e ainda desaparecer em direcção ao por do sol montado numa. :lolol:

A Goldwing é uma tourer.
Mas há cruisers que jogam no tabuleiro das tourers.

Quando os soldados que regressaram aos EUA no final da WWII, se depararam com aqueles "trambolhos" com duas rodas que se fabricavam no novo continente, desataram a cortar (Chopping) ferro com fartura   O objectivo era de as aproximar do conceito europeu que viram e gostaram no velho continente durante a guerra.  Depois com o passar dos anos, foram ficando "cotas" e como qualquer americano dado ao exagero, lá espetaram aquelas forquilhas enormes...

Sim, se bem que as cruisers que foram customizadas seguindo a fórmula das café racers britânicas foram baptizadas de bobbers.
A génese é a mesma, mas... desvirtuaram a coisa um pouco.

Por isso Srs. Japocas,  em vez de imitar americanos, deviam era imitar os europeus, precisamente a intenção inicial desse movimento.

Tecnicamente fizeram-no.
Se pesquisares um pouco, mas mais "clássicas" japonesas são autênticos clones do que faziam os ingleses.
Embora, o "real deal" nipónico só surge depois de lançar a CB750.

A única marca que mantém essa tradição parece ser a Kawasaki com a W800 que é a evolução do que inicialmente era clone da Triumph Bonneville.

Cada um curte o estilo que entender, e como diria...

Saber rir das nossas próprias motos dá-nos a legitimidade de rir das dos outros.  :)

Eu referia-me ao estilo Custom, mas pronto,... vai dar ao mesmo 

Custom, como o próprio nome indica... é referente a customização.
Portanto, tecnicamente não é um género "custom"... mas uma quantidade interminável de estilos que se podem considerar tal.

Bobbers, choppers, trackers são estilos de custom comuns em cruisers..
Café racers e scramblers, são estilos de custom comuns em classicas europeias..
Streetfighters são estilos de custom comuns a partir de conversões de desportivas modernas.
E existem ínfimas outras designações para estilos de custom, derivações, fusões, etc.

Desde as VT da Honda ( a Shadow ou a Black Widow ) , as Intruders da Suzuki ( com as suas várias versões, até ao monstro VZR e VLR 1800 ), as Vulcan da Kawazaki  ( tambem propostas em várias cilindradas ) e as XVS da Yamaha ( desde a Virago250 até ás StratoLiner 1900 ) que não sai nada de jeito da tela dos japoneses.

Talvez porque é chão que já não dá uva...
As cruisers já não estão na moda como estiveram até finais da década de 90.

Houve tempos em que independentemente da moto que se tinha, havia muito o pensamento que um dia mais tarde se iria ter uma Harley.
Hoje é ter uma GS. E eventualmente um dia mais tarde troca-se por uma versão mais recente da mesma.

Depois, o mercado das cruisers sempre foi atractivo a quem gostava de algo mais retro.
E há uns 15 anos atrás começaram a surgir imensas neoclássicas, sobretudo europeias, que vieram confundir um pouco estes interesses.

E como os japoneses estão nisto acima de tudo para facturar, oferecem o que o mercado quer e cortam punho do que não vende.

As actuais SCR e XV da Yamaha são um excelente exemplo dos japoneses a oferecer uma solução económica de compromisso ao cliente americano e europeu de neoclassicas.

A questão é que... nem a Rebel, nem a Vulcan, nem a XV950 são "Custom" puras.

A Rebel é o excelente exemplo de como os japoneses olhando para o que têm na prateleira conseguem criar algo para ocupar um segmento de mercado em que não se sabe ao certo se justifica investir.

Acaba por ser uma solução perfeitamente viável para quem veio da keeway superlight 125 ou tirou a carta e quer entrar nesse segmento.
Mas... ou quer algo mais prático ou simplesmente não se apercebeu que por cerca de 1000 euros mais compra uma HD Street 750.

E é "triste" ver que, tirando os norte americanos, todos os outros construtores parecem ter deixado de apostar nesses modelos.

A dura realidade é que até mesmo a oferta não-americana é pensada para o mercado americano.
E o próprio mercado americano tem perdido interesse neste departamento.
Veja-se o choradinho da HD com as perdas de vendas que tiveram nos últimos anos.

Com a Triumph a lançar Bobbers e Rockets que os americanos adoram, com a Guzzi a lançar motos que os americanos sempre gostaram (daí nomes como Californa, Nevada, Eldorado..) até com a Ducati a vender Diavel predominantemente naquele mercado... os japoneses teriam de ser engenhosos onde apostar.

E que tal um escape a condizer com o black do motor ?

Não bate a bota com a perdigota.  :D

O problema do escape deste "concept" não está na ponteira propriamente dita mas na falta de homogenidade ao longo da linha com aquela panela pelo meio. Uma saída de colector mais simples (sem aqueles zig-zag) e a panela escondida (como fez a kawa na RS) faria toda a diferença.

O pior para mim deste trambolho é a frente e toda aquela secção junto do radiador.
Mas a CB900F apesar de icónica também não devia muito à beleza.. portanto...

É que eu queria era ter os 4 megafones originais,...

Faz todo o sentido.
Boa parte da aura dessa geração de CB's está nas 4 ponteiras!

Abril 14, 2020, 11:12:14, 11:12
Responder #48

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sendo eu um adepto incondicional do segmento Custom ( Custom mesmo, não estou a falar de "rat-bikes" e outros tipos de modificações gordurosas ), faço parte de vários grupos dedicados a esse segmento. Tambem a generalidade dos meus "comparsas" se move dentro deste segmento. São bonitas, para quem gosta, e dão para ter uma condução descontraida, contribuindo para uma viagem sossegada, mesmo que com uma velocidade de cruzeiro dentro dos 140/150 ( já acima dos limites legais... ).

Por isso, se me permites, terei que discordar de ti Dfelix... pelo menos, em parte.

O segmento Custom tem milhares ( milhões? ) de adeptos no mundo inteiro. Quem já frequentou a Setubal Custom Weekend, ou outro evento similar, tem a noçao disso.
Os construtores não têm necessidade, nem seria economicamente viavel, de lançar e/ou renovar uma gama Custom anualmente. Para manter presença no mercado e agradar a um leque alargado de clientes, um lançamento de 10 em 10  ou de 8 em 8 anos ( com algumas revisões pontuais, digamos de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos ), seria suficiente.
Sendo motores com pouca performance, talvez dois modelos com o mesmo estilo gráfico e dois motores de cilindradas um pouco mais "elevadas", mas diferentes ( um 700/800 e um mais acima... talvez um 1200/1400 ).
Poderiam, eventualmente, lançar um ainda mais acima, como foi o caso da VZR1800, da RocketIII2300 ou da Stratoliner1900. Estes modelos não seriam, á partida, os mais vendidos... mas tambem não o foram na altura em que foram comercializados, eram mais para as "elites".


E não seria necessário assim tanto investimento, penso eu, já que motores V-Twin, todas as marcas japonesas têm nas suas variadas gamas.

Pegando na VT, da Honda, ou na XVS, da Yamaha, por exemplo, vamos especular um bocadinho.

Lançando um modelo este ano ( com um motor V-Twin aproveitado de outro modelo da marca, com as necessárias modificações para se adaptar ao comportamento de uma Custom ), incluindo apenas o que manda a lei ( o ABS, por exemplo ), mantendo uma imagem retro e com um "face-lift" daqui por 3 ou 4 anos ( em termos de cores ou grafismo, por exemplo ). Teria, com toda a certeza ( mantendo esta filosofia ), grande aceitação no mundo dos fanáticos das Custom.
Poderiam ( deveriam! ) dispensar certos elementos ( DCTs, quik-shifters, mapas e modos de condução e afins ) que não fazem parte das preferencias destes fanáticos e que encarecem os modelos.

E acreditem, os fanáticos das Custom não são assim tão poucos.
A procura por modelos deste segmento ( Intruders, Vulcans, Dragstars, Shadows e afins ), especialmente originais ( embora tambem exista quem as procure já modificadas ), é extremamente frequente. E basta perder um pouco de tempo, pesquisar um pouco no mercado de usados, para perceber os valores abominaveis que são pedidos por motos deste segmento. Muita gente pode achar normal pedir ( ou pagar ) 4000€ por uma Dragstar650 com 20 anos... eu não acho... mas, devido á relação oferta/procura, ou pagam ou não compram. E nem vale a pena perder muito tempo a regatear porque, a não ser que o preço seja mesmo absurdo, a moto não vai estar disponivel para venda durante muito tempo.

Eu, e falando apenas por mim, nunca vou enveredar pelas GS e similares. Nos dias de hoje, não vejo que uso lhes possa dar que a minha não cumpra ( ok, o todo o terreno não é a praia de uma naked pesada... mas quantos proprietários de GS lhes dão esse uso? ). E, tendo ainda alguma força nas pernas e equilibrio, já as acho demasiado altas e pesadas demais para mim. Daqui por 15/20 anos, se ainda puder andar de moto, muito menos uso daria a tal "machibombo".
As Custom não são, como todos sabemos, peso-pluma, é um facto. Embora não sejam propriamente motos estreitas, tambem não são um abuso em termos de largura ( tirando os tais modelos que referi anteriormente, as chamadas "power-cruisers" ou "high-tourers" ). Mas tambem não são altas, são motos em que se consegue meter os dois pés bem plantados no chão, em perfeita distribuição de peso.

Quando me "fartar" da minha Bulldog, vou tentar encontrar justamente uma Intruder1800 ou uma Wildstar1600 ou uma Midnightstar1900. Se os valores forem, como é costume, muito altos... volto a virar-me para as nackeds de estilo retro.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 14, 2020, 14:09:07, 14:09
Responder #49

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Sendo eu um adepto incondicional do segmento Custom ( Custom mesmo, não estou a falar de "rat-bikes" e outros tipos de modificações gordurosas ), faço parte de vários grupos dedicados a esse segmento.

Não existe "segmento custom".
Uma "custom" é sempre o resultado de uma customização, ou personalização.
E as "rat-bikes" não deixam de ser umas muitas vertentes de customização.

Existem diferentes géneros e estilos de customizações, e todas eles nasceram em determinado lugar e época.
E a partir daí foram se difundido e sofreram novas interpretações e reinterpretações.
Mas todas têm algo em comum: São motos personalizadas e portanto únicas.
Não saíram assim de fábrica.

Naturalmente que os construtores para facturar (ou simplesmente sobreviver) têm de vender motos.
E tornou-se perfeitamente comum ao longo dos anos lançarem modelos que invocam determinadas vertentes de customização.
E adoptam a nomenclatura desses mesmos estilos: Passou a ser comum baptizar um modelo de streetfighter, café racer, scrambler, etc e até algo tão abrangente e amplo como "custom"...
Porque dá carácter e aumenta o interesse no produto e consequentemente as vendas.

Mas independentemente do quer que lhe chamem e do fiel que seja ao estilo que interpreta... é um produto de origem.

Podes comprar uma HD 1200 Custom.
Mas só será uma verdadeira "custom" quando a personalizares e se tornar única.
Enquanto estiver de origem, aquele "custom" é meramente uma designação comercial para um produto de massa.

Os construtores não têm necessidade, nem seria economicamente viavel, de lançar e/ou renovar uma gama Custom anualmente.

Depende.
Os construtores existem sobretudo para vender motos e portanto oferecem o que o mercado procura.  ;)

O género de customização que referes tem por base as cruisers. E estas foram relativamente sucedidas até finais de 90's.
Por isso nessa altura existia uma oferta considerável de modelos nos catálogos das marcas.
Só que houve um abrandamento no interesse.

Porém, ao mesmo tempo assistiu-se ao aumento do interesse em outros géneros de customizações como as "café racers" que trouxe atrás diversos outros e reinterpretação das mesmas.
Foi um tirinho até os construtores começarem a apresentar uma oferta considerável de modelos "retro" nestes géneros.
Tal como vasto catálogos de peças e acessórios para a respectiva customização.
Todo com material de "origem". Que conveniente..

Como as modas são cíclicas não me admiraria que as cruisers voltem a ser "cool" novamente.

Lançando um modelo este ano (...) Teria, com toda a certeza ( mantendo esta filosofia ), grande aceitação no mundo dos fanáticos das Custom.

Não sei até que ponto grande aceitação será sinónimo de vendas.

A realidade é que os nipónicos sempre foram muito astutos e sempre souberam apostar nos mercados que lhes permite facturar.
Tenho a certeza que as cruisers fossem algo que justificasse investir.. já o teriam feito.
Pois já o fizeram antes e foram sucedidos.

E há ainda algo que convém se ter em consideração:
Durante muitos anos as cruisers nipónicas foram comercialmente sucedidas por serem alternativas mais económicas à Harley.
E no presente, a própria Harley também oferece "low cost".
A HD Street 750 custa mais ou menos o mesmo que a Vulcan.


E basta perder um pouco de tempo, pesquisar um pouco no mercado de usados, para perceber os valores abominaveis que são pedidos por motos deste segmento.

O mercado de usados em Portugal é muito estranho.
E o expoente máximo da sobrevalorização é provavelmente as Yamaha MT's!  :D

O que referes relativamente à Dragstar acontece com milhentas outras.
As CB sevenfifty durante anos os donos quase as pagavam para ficar com elas, passaram a valer mais desde que se apercebeu do potencial para customização.  E bmw fraquinhas como as r45 então têm também valores absurdos.

Eu, e falando apenas por mim, nunca vou enveredar pelas GS e similares. Nos dias de hoje, não vejo que uso lhes possa dar que a minha não cumpra ( ok, o todo o terreno não é a praia de uma naked pesada... mas quantos proprietários de GS lhes dão esse uso? ).

Não percebo a comparação pois tratam-se de géneros distintos.
A GS é uma excelente moto predominantemente vocacionada para turismo. E viajar de moto está muito em voga.
Se muitos proprietários não tiram esse proveito é irrelevante e não retira mérito à moto e ao fim para qual foi concebida.

Da mesma forma que qualquer vertente de customização tem o seu publico alvo.
E o uso que lhes dão é igualmente relativo.
Até porque a generalidade das motos customizadas são hobbie e/ou opção como segunda moto.

« Última modificação: Abril 14, 2020, 14:12:21, 14:12 por dfelix »