...No entanto, como referi no tópico de apresentação, eu sou de Lisboa e trabalho em Lisboa, e tão cedo isso não vai-se alterar, e como tal, ter um canhão destes para conduzir 20 minutinhos por dia, com muito para-arranca, com a desculpa que ao fim de semana se calhar dou uma volta maior, não compensa, até porque ando a gastar 30€ por semana, mais uns 15€ ao fim de semana em gasolina...
Um pouco sobre o meu caso: tenho 1.98m de altura, 100kg, e para terem uma noção das minhas porporções cá vai:Ora, sim a mota é um canhão, gosto imenso dela e é a mota mais confortável onde já me sentei, porém, há outras coisas a ter em consideração...pesoconsumos em cidadecusto de manutençãocusto do IUCpropósito vs finalidade
Há por aqui 2 tópicos sobre a estatura dos condutores e o tamanho da mota. No caso de gente grande em motas pequenas e quando o condutor é pequeno para a mota.
Não vou estar a dizer para não o fazeres e esqueceres a belíssima moto que tens em casa
só troca a caixa quando o ponteiro do conta rotações toca no red line... e aí não há milagres Quando ele descobrir que pode arrancar em 2ª velocidade com a mesma facilidade com que arranca em 1ª...
ia para a xsr 700 sem qualquer dúvida
Quase 2 metros não deve ser fácil...Com essa estatura também diria que uma trail é o ideal, dependendo depois da capacidade de adaptação da propria moto à ergonomia pretendida.Eu tive uma velhinha FJ1200, bastante mais antiga do que essa FJR, mas basicamente o conceito é o mesmo. E compreendo perfeitamente que é a última moto em que apetece pegar para andar 20 kms em cidade. Pior ainda se andar com malas...
O preço que é pedido pela moto, tendo em conta que é em concessionário, tem poucos kms e está equipadissima (não lhe falta quase nada)...é um negócio tentador.Percebo que te sintas tentado com essa máquina. Resta saber se depois ficas mesmo satisfeito e não existe uma 6a moto... Espero mesmo que te satisfaça, o que acredito.
Lendo o teu histórico das motas que já tiveste tudo acima dos 50cv tirando a 125cc em que te inicias-te não sei até que ponto uma zontes seria uma boa escolha, dentro de cidade deve de ser uma maravilha pela sua leveza e pelos consumos, mas para ultrapassagens... ai torna-se mais difícil, mesmo para off-road vais ter sempre um sabor agridoce.Vai-te dar umas coisas e tirar noutras
Malta, já por várias vezes fico a "galar" esta montada e decidi pedir uma proposta "virtual" para ter umas ideias.. https://www.standvirtual.com/anuncio/kawasaki-versys-650-se-grand-tourer-ID8OMyL2.html#eb217e494cUsada, e a puxar para valores que não queria muito atingir, mas tendo em conta todo o equipamento que trás, já merece uma segunda vista de olhos... não é tão economica como a versys 300, mas também é outro motor, e as linhas deste modelo são muito bonitas mesmo. acho que foi por isso que fiquei vidrado na zontes 310x2 (partilham traços semelhantes, apesar da x2 ser uma fotocopia dos traços das h2r). Seria uma mota ágil na mesma (sem malas) que me permite aventurar-me nuns primeiros offroads ligeiros, boa citadina e boa para viagens também, pelo que vi nos DBs dela aqui no forum. se vier boa proposta, acho que vou lá acima comer uma francesinha!
Tenta fazer alguns Km na Versys antes de fazer a compra!Eu o ano passado tinha intenção de comprar uma Versys, depois de andar um dia inteiro com uma decidi pela V-strom650!!Pensa na Tracer 700, para a tua estatura talvez seja uma opção!
(...)Tenho alguns modelos em mente que estão em lista de espera para serem experimentados, mas no topo está os custos associados: combustível, IUC e manutenção ou reparação em caso de queda séria.Na minha opinião (se me permites) deverás ter isso em conta.É tudo muito bonito no stand e etc. mas depois de feitas as contas...
banco muito baixo para ti ( dos mais baixos das naked)
Citação de: Moto2cool em Abril 14, 2020, 20:40:51, 20:40banco muito baixo para ti ( dos mais baixos das naked)pelas especificações será apenas 5mm mais baixo que a minha fjr1300 (mas acredito que a medida seja só do banco na posição mais baixa, em que de facto sinto alguma tensão passado algum tempo a guiar).também acredito que com um banco bagster, melhore facilmente o conforto do condutor e passageiro eheh: https://www.louis.eu/artikel/bagster-seat-ready-comfort-variant-fuer-suzuki-sv-650-euro-4/60911000?list=3d7c37e980e17281274b258176d652fa&filter_bike_id=3382&filter_article_number=60911154acho que até conseguir fazer os belos dos test rides vou continuar nesta treta de apenas conseguir imaginar como seria, até voltei a equacionar as choppers por causa da posição mais estendida dos pousa pés (prevenindo um pouco também um possível pioramento da condição do joelho direito), mas tirando a Aquila 650 e a vulcan, não estou a ver mais nenhuma que possa servir o propósito.
Citação de: pete_vieira em Abril 15, 2020, 09:03:16, 09:03Citação de: Moto2cool em Abril 14, 2020, 20:40:51, 20:40banco muito baixo para ti ( dos mais baixos das naked)pelas especificações será apenas 5mm mais baixo que a minha fjr1300 (mas acredito que a medida seja só do banco na posição mais baixa, em que de facto sinto alguma tensão passado algum tempo a guiar).também acredito que com um banco bagster, melhore facilmente o conforto do condutor e passageiro eheh: https://www.louis.eu/artikel/bagster-seat-ready-comfort-variant-fuer-suzuki-sv-650-euro-4/60911000?list=3d7c37e980e17281274b258176d652fa&filter_bike_id=3382&filter_article_number=60911154acho que até conseguir fazer os belos dos test rides vou continuar nesta treta de apenas conseguir imaginar como seria, até voltei a equacionar as choppers por causa da posição mais estendida dos pousa pés (prevenindo um pouco também um possível pioramento da condição do joelho direito), mas tirando a Aquila 650 e a vulcan, não estou a ver mais nenhuma que possa servir o propósito.Sinceramente... não aconselho a VulcanS a ninguem com mais de 1,65m. Eu tenho 1.78m e pareço um bicho em cima dela. O meu cunhado, com 1,85m, parece um monstro em cima dela. Tu, com quase 2 metros... bom, vais chegar com facilidade ao chão, isso é um facto.Já percebi que gostas muito da XSR ( normalmente, quando é assim, a escolha já está feita ), mas vou dar opinião na mesma.Se o estilo da Vulcan te agrada, porque não uma cruiser... maior? Já se sabe, não vai ser muito manobravel ou economica em cidade, mas para gajos altos e grandes, são boas opções. Ou as power-cruisers, ou as maxi-trails.Existem várias opções no segmento cruiser e power-cruiser no mercado de usados. Em motos novas tambem... mas os valores já começam a subir um bocadinho.Os valores das usadas estão um bocadinhos inflacionados mas, procurando muito bem, encontram-se alguns bons negocios.Se, eventualmente, equacionares uma cruiser posso dar-te acesso a um grupo do Facebook dedicado a esse segmento, onde aparecem alguns negocios jeitosos esporadicamente.
pete_vieiraVou dizer a "ordem" da minha lista de "compra real":Tracer700 (modelo novo) - Gosto um pouco mais da frente e será confortável a dois sem ser pesada. VStrom 650 - sem sombra de dúvida este será um modelo que agradará à pendura.Depois..."sacrificando" a pendura:XSR700, MT700, CB650R, SV650 Royal Enfield interceptor 650 e Z650(estes modelos estão em standby porque tudo depende do conforto "a dois")Também gosto muito das aventureiras: Teneré, Africa Twin, X-ADV, KTM 790, etc. etc.Mas... para quilo que custam equacionava sempre estes modelos:Triumph Speed Twin, a CB1100RS ou a Z900RSMas sabes o que é curioso?Sei que quando começar a experimentar o coração vai-se sobrepor... e provavelmente até escolha outro modelo que não indiquei... eu que há 5 anos atrás nunca pensava comprava uma maxiscooter... Quero dizer com isto o seguinte: (para além do que escrevi em cima)Por mais conselhos que possas ouvir (ler) é experimentando que irás descobrir "aquela".É encontrando um compromisso entre as tuas viagens de fim-de-semana/férias: conforto e "pulmão" com dois em cima, e a utilização da mesma em cidade: ágil, económica e que possas controlar rapidamente em caso de emergência, em que possas colocar um pé no chão com confiança.Espero que encontres "a tal", o teu "Holy Grail" e que a compra da mesma não seja uma "dor de cabeça" ou depois de comprada, que não seja uma "dor na carteira".
e que possas controlar rapidamente em caso de emergência, em que possas colocar um pé no chão com confiança.
Achei mesmo agora esta, para gajos grandes:https://motorcycleonline.info/?p=15987&fbclid=IwAR2yCNS7aNAku8N9BnYQMRPyLTDa59M6NW_rIf-KK4bWPzHxcpZ5S3OXlpI
E como está a correr a venda da FJR?
Citação de: Nuno YB em Abril 21, 2020, 09:33:42, 09:33Achei mesmo agora esta, para gajos grandes:https://motorcycleonline.info/?p=15987&fbclid=IwAR2yCNS7aNAku8N9BnYQMRPyLTDa59M6NW_rIf-KK4bWPzHxcpZ5S3OXlpILá está, é uma mota que não me importaria de ter, se me fosse oferecida eheh. Eu gosto daquele tipo de motas "faz tudo", para máquina de devorar kms seguidos, a fjr1300 está impecável. quero algo mais ágil para me safar mais facilmente no transito, para pegar nela e ir acampar algures, ir para a serra curtir as curvas e até ir tirar um fim de semana a algum lado com a namorada à pendura.Entretanto entrei em contacto com o stand da Harley Davidson Lisboa, expus as minhas dimensões e as minhas questões sobre possíveis alterações à street rod (ou mesmo a street normal). Possivelmente um extensor de pedais e um guiador mais alto garante o conforto. Claro que para ter uma motinha daquelas queria depois fazer mais alterações (um silenciador para cada colector, tanque mais sportser, etc), e o rapaz aí já me começou a mandar para as iron 1200 ou forty eight. Claro que isso são motas que me são muito mais apelativas, mas para os €€ que pretendo investir logo ao inicio já saí um pouco fora do orçamento. Ainda assim, ficámos de combinar um sábado eu ir lá experimentar as motas que eles têm disponíveis para test ride e falar melhor (fiquei para já muito impressionado com o atendimento).Ao querer mudar de mota agora, prefiro não me endividar, ter uma mais barata que seja ágil como dizem que as street são, e ao longo do tempo ir modificando mais ao meu gosto.algo deste género (mas com uns double barrel na ponta, para dar aquela sinfonia distinta eheh):
Cheguei a ver alguns videos sobre a street, e um dos grandes pontos negativos era a colocação da cabeça do motor perto do banco que originava um grande desconforto para o utilizador
Boas Camarada, Andar de mota tem muito de emoção associado, mas também tem alguma razão. Dependendo da pessoa e do que se quer.Na minha opinião, deveria escolher 2/3 modelos que acha que assentam em 80/90% de utilização. Sei que é fácil falar e não há uma mota para tudo, há vários segmentos apropriados para alguns objectivos ou utilizações, pelo que a minha opinião não incide no mode x ou y, mas sim na maioria de utilização que o camarada dá à sua mota Boas curvas!
Companheiro pete_vieira,Peço desculpa só agora me intrometer no "debate" e aproveito para igualmente dar as boas vindas (também atrasadas) ao fórum.A FJR1300 é um sonho de moto para muita gente e é um bom "topo a atingir no motociclismo" antes da fase descendente derivada da idade e de problemas motores inerentes a essa idade(acontece ou acontecerá a todos - mau seria termos de deixar por completo o motociclismo e/ou trocar por um egiro de 4 rodinhas...).A FJR1300 é elástica/explosiva, desportiva qb e bem confortavel.A FJR1300 é excelente para passeios e viagens e não se dá mal em percursos urbanos com pelo menos 30/40km, abaixo disto pode ser talvez "um crime" [bem, nunca a experimentei, espero não estar a dizer baboseiras...]Se no momento que pensas em vender a moto te oferecerem um valor justo, força nisso mas depois ficarás sem aquele gostinho de quando quiseres ir passear até.... onde o GPS levar...Julgo que a escolha mais "inteligente" seria procurares talvez uma 2ªmoto na garagem, talvez uma scooter usada de 125cc ou mesmo até 250cc para os teus trajectos citadinos. Podes ainda simular várias companhias de seguro para 2 ou 3 modelos de scooter que aches piada e depois negociares igualmente o seguro da Super-Mãe lá da garagem e no fundo teres os custos totais ali dentro dos valores que aches justo... Mas lá está é uma sugestão tal como outras de outros companheiros, mas pelo menos eu sou a favor de manter a FJR1300... Para concluir que custa bastante ver alguém com estatura à altura da FJR1300 para se ver livre apenas por um "pormenor" não tão importante em motos de grande cilindrada... o consumo... Em passeios ela vinga-se e é bem económica!!! De qualquer das formas, a decisão será sempre tua e terei o máximo respeito por qual for a tua decisão final - mas fico com pena se te veres livre daquele avião...
Companheiro pete_vieira,Peço desculpa só agora me intrometer no "debate" e aproveito para igualmente dar as boas vindas (também atrasadas) ao fórum.A FJR1300 é um sonho de moto para muita gente e é um bom "topo a atingir no motociclismo" antes da fase descendente derivada da idade e de problemas motores inerentes a essa idade(acontece ou acontecerá a todos - mau seria termos de deixar por completo o motociclismo e/ou trocar por um egiro de 4 rodinhas...).A FJR1300 é elástica/explosiva, desportiva qb e bem confortavel.A FJR1300 é excelente para passeios e viagens e não se dá mal em percursos urbanos com pelo menos 30/40km, abaixo disto pode ser talvez "um crime" [bem, nunca a experimentei, espero não estar a dizer baboseiras...]
Se no momento que pensas em vender a moto te oferecerem um valor justo, força nisso mas depois ficarás sem aquele gostinho de quando quiseres ir passear até.... onde o GPS levar...Julgo que a escolha mais "inteligente" seria procurares talvez uma 2ªmoto na garagem, talvez uma scooter usada de 125cc ou mesmo até 250cc para os teus trajectos citadinos. Podes ainda simular várias companhias de seguro para 2 ou 3 modelos de scooter que aches piada e depois negociares igualmente o seguro da Super-Mãe lá da garagem e no fundo teres os custos totais ali dentro dos valores que aches justo... Mas lá está é uma sugestão tal como outras de outros companheiros, mas pelo menos eu sou a favor de manter a FJR1300...
Para concluir que custa bastante ver alguém com estatura à altura da FJR1300 para se ver livre apenas por um "pormenor" não tão importante em motos de grande cilindrada... o consumo... Em passeios ela vinga-se e é bem económica!!! De qualquer das formas, a decisão será sempre tua e terei o máximo respeito por qual for a tua decisão final - mas fico com pena se te veres livre daquele avião...
Mal comparado, este é um caso em que alguém compra um Mercedes S Class e depois quer trocar por um Fiat 600 porque tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento para o Mercedes