Autor Tópico: Organização de fios e cabos depois de uma customização  (Lida 3224 vezes)

Agosto 14, 2019, 10:13:22, 10:13
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FJGUZZI

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Olá a todos!

os desafios com a minha recent aquisição continuam... queria poder melhorar a minha posição de condução, portanto estava a pensar mudar o meu guiador.. mas os cabos nesta mota estão uma trapalhada, alguns nem dá para esticar muito mais... embora entenda pois passar de uma Nevada para esta estrutura foi muito radical e não deve ter sido fácil para quem a fez!



Queria poder fazer uma revisão total dos cabos e fios elétricos e estive a ler sobre as vantagens de introduzir um sistema da Motogadget...

Que dizem?

Recomendam um bom eletricista/mecânico especializado em motas custom que possa fazer um bom trabalho no re-arranjo de toda a cablagem e parte eletrica da mota? na zona do Norte (perto do Porto melhor)...

obrigado!
Jorge
Moto Guzzi enthusiast | want a V7 but for now pretty happy with a 350.

Agosto 14, 2019, 10:38:26, 10:38
Responder #1

2low

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Além da motogadget há mais fornecedores desses sistemas que pensas utilizar.
É normal já ser utilizado esses sistemas nas motos que estão a ser customizadas, uma vez que logo de inicio ficam completamente despidas para serem transformadas no chassis/quadro(s).

Existe vantagem na utilização desses sistemas mas a questão principal por não ser muito utilizado é o dinheiro:
- custo de todo o sistema
- custo mão de obra de "desmontagem" e "montagem"

A maior vantagem é conseguires mudar e transformar a zona dos 1001 relés e fusiveis por apenas uma caixinha que comanda tudo e nessa substituição geralmente os fios acabam por ficar todos mais arrumadinhos pois infelizmente não se consegue substituir os 1001 fios por apenas 1...
[mesmo que os relés estejam todos alinhados e minimamente arrumados, acabam por ocupar uma grande "área"]
Depois outra vantagem é que sendo essa "caixinha" digital já podes ganhar algumas funções que estão presentes apenas nas motos mais recentes...
Essas novas funções obviamente que não são ABS, controlo de tracção e semelhantes, pois essas têm módulos próprios e são comandadas pelo ECU ou lá como se chama a "BIOS" da moto...
Mas essas novas funções podem ser por exemplo:
.sistema de alarme integrado
.iluminação intermitente de aviso de perigo
.iluminação de estacionamento com faróis intermitentes
.iluminação de travagem pode ser controlada para continua ou em modo intermitente
.etc...

Quando estiver com meu mecânico eu depois vejo qual a marca que ele está a representar, que fica mais em conta que a motogadget.

Curiosidade:
- Essa buzina não tornaria a moto ainda mais bonita se fosse em preto ?
Pelo menos em preto, ajuda a realçar visualmente a cabeça do motor e os colectores...
« Última modificação: Agosto 14, 2019, 10:52:41, 10:52 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 14, 2019, 12:01:27, 12:01
Responder #2

dfelix

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Li duas vezes o que foi escrito e...
Não percebi o que pretendes fazer!
Não percebi a lógica da resposta do 2low!
 :D

Na foto está uma seta a apontar para a cablagem, pelo que presumo ser o que mais te incomoda.  :)
Quanto a isso... penso que há formas bem simples de resolver:

#1) Se a instalação estiver em bom estado e não pretendes gastar muito dinheiro, podes perfeitamente arrumar melhor os fios recorrendo a abraçadeiras plásticas para os juntar depois podes dar um melhor aspecto envolvendo por exemplo com espiral plástica deste tipo:



Uma manhã livre, alguma paciência e 5 euros em material é o suficiente para fazer a festa.

#2) Se a instalação está denificada ou demasiado velha e não inspira confiança, o ideal talvez seja substituir a mesma. E aí, aproveita-se para passar os fios todos por dentro de uma manga plástica.
Podes te aventurar tu mesmo.
Mas se não estiveres para aí virado, recomendo-te a Luís Alves Motos aí perto em Santo Tirso.
(Trabalham bem. Gostam de trabalhar com motos antigas. E nunca se armaram em "construtores" apesar de já terem feito por encomenda trabalhos para alguns que assumem como tal.)


Quanto aos sistemas da motogadget:
Eles têm os "m-unit" permitem substituir a maior parte da electrónica original da moto por algo mais moderno e sobretudo compacto.
Mas... não elimina as cablagens! Continua obviamente a ser necessário uma instalação para ligar tudo o que é luzes, interruptores, piscas, etc à unidade.
Logo, continua a existir fios.

Portanto, valerá a pena "investir" em motogadget nessa moto?
Muito honestamente não o faria. A tua moto está engraçada e será sempre um brinquedo porreiro para ir personalizando dentro do low budget.
E enquanto mantiveres essas ou outras tampas laterais, continuarás a ter espaço suficiente para a instalação eléctrica original dela. E mesmo que alguma coisa avarie ou precise de ser substituído, não vejo dificildade em se encontrar peças originais ou compatíveis.

trabalhos fantásticos de transformações a partir da Nevada 350, em que as tampas foram eliminadas e todo esse espaço foi devidamente "limpo"...
Nesses casos, a única solução para reduzir a instalação passa por um motogadget ou equivalente.
Só que... estamos a falar de transformações que não olham a orçamento. E que no final das contas feitas já se gastou mais do que se teria dado por uma V7 nova... sem que deixa por isso de ser uma humilde 350 com quase um quarto de século.
« Última modificação: Agosto 14, 2019, 12:05:08, 12:05 por dfelix »

Agosto 14, 2019, 15:09:30, 15:09
Responder #3

FJGUZZI

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Além da motogadget há mais fornecedores desses sistemas que pensas utilizar.
É normal já ser utilizado esses sistemas nas motos que estão a ser customizadas, uma vez que logo de inicio ficam completamente despidas para serem transformadas no chassis/quadro(s).

Existe vantagem na utilização desses sistemas mas a questão principal por não ser muito utilizado é o dinheiro:
- custo de todo o sistema
- custo mão de obra de "desmontagem" e "montagem"

A maior vantagem é conseguires mudar e transformar a zona dos 1001 relés e fusiveis por apenas uma caixinha que comanda tudo e nessa substituição geralmente os fios acabam por ficar todos mais arrumadinhos pois infelizmente não se consegue substituir os 1001 fios por apenas 1...
[mesmo que os relés estejam todos alinhados e minimamente arrumados, acabam por ocupar uma grande "área"]
Depois outra vantagem é que sendo essa "caixinha" digital já podes ganhar algumas funções que estão presentes apenas nas motos mais recentes...
Essas novas funções obviamente que não são ABS, controlo de tracção e semelhantes, pois essas têm módulos próprios e são comandadas pelo ECU ou lá como se chama a "BIOS" da moto...
Mas essas novas funções podem ser por exemplo:
.sistema de alarme integrado
.iluminação intermitente de aviso de perigo
.iluminação de estacionamento com faróis intermitentes
.iluminação de travagem pode ser controlada para continua ou em modo intermitente
.etc...

Quando estiver com meu mecânico eu depois vejo qual a marca que ele está a representar, que fica mais em conta que a motogadget.

Curiosidade:
- Essa buzina não tornaria a moto ainda mais bonita se fosse em preto ?
Pelo menos em preto, ajuda a realçar visualmente a cabeça do motor e os colectores...

Muito obrigado pelas considerações! Fico á espera de mais feedback...

Sim, a buzina vai ser mudada, está na lista de coisas a fazer...  :cool:
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Agosto 14, 2019, 15:18:29, 15:18
Responder #4

FJGUZZI

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Li duas vezes o que foi escrito e...
Não percebi o que pretendes fazer!
Não percebi a lógica da resposta do 2low!
 :D

Na foto está uma seta a apontar para a cablagem, pelo que presumo ser o que mais te incomoda.  :)
Quanto a isso... penso que há formas bem simples de resolver:

#1) Se a instalação estiver em bom estado e não pretendes gastar muito dinheiro, podes perfeitamente arrumar melhor os fios recorrendo a abraçadeiras plásticas para os juntar depois podes dar um melhor aspecto envolvendo por exemplo com espiral plástica deste tipo:



Uma manhã livre, alguma paciência e 5 euros em material é o suficiente para fazer a festa.

#2) Se a instalação está denificada ou demasiado velha e não inspira confiança, o ideal talvez seja substituir a mesma. E aí, aproveita-se para passar os fios todos por dentro de uma manga plástica.
Podes te aventurar tu mesmo.
Mas se não estiveres para aí virado, recomendo-te a Luís Alves Motos aí perto em Santo Tirso.
(Trabalham bem. Gostam de trabalhar com motos antigas. E nunca se armaram em "construtores" apesar de já terem feito por encomenda trabalhos para alguns que assumem como tal.)


Quanto aos sistemas da motogadget:
Eles têm os "m-unit" permitem substituir a maior parte da electrónica original da moto por algo mais moderno e sobretudo compacto.
Mas... não elimina as cablagens! Continua obviamente a ser necessário uma instalação para ligar tudo o que é luzes, interruptores, piscas, etc à unidade.
Logo, continua a existir fios.

Portanto, valerá a pena "investir" em motogadget nessa moto?
Muito honestamente não o faria. A tua moto está engraçada e será sempre um brinquedo porreiro para ir personalizando dentro do low budget.
E enquanto mantiveres essas ou outras tampas laterais, continuarás a ter espaço suficiente para a instalação eléctrica original dela. E mesmo que alguma coisa avarie ou precise de ser substituído, não vejo dificildade em se encontrar peças originais ou compatíveis.

trabalhos fantásticos de transformações a partir da Nevada 350, em que as tampas foram eliminadas e todo esse espaço foi devidamente "limpo"...
Nesses casos, a única solução para reduzir a instalação passa por um motogadget ou equivalente.
Só que... estamos a falar de transformações que não olham a orçamento. E que no final das contas feitas já se gastou mais do que se teria dado por uma V7 nova... sem que deixa por isso de ser uma humilde 350 com quase um quarto de século.

Obrigado pelo input!

Sim, acho que tem razão... vou "brincar" com os cabos visiveis na imagem que postei que é o que mais me preocupa de momento.

Em termos de electrónica, relays e fusiveis a coisa parace-me bem arranjada e presa como deve ser com cintas ao quadro pelo que por aí não parece que vá ter problemas pelo que "Motogadget - you can wait!"

Agradeço a referência ao Luis Alves, é aqui bem perto em Sto Tirso portanto ok, talvez lhe faça uma visita já na próxima semana quando entro de férias...

vou continuando a perguntar e a abusar do vosso tempo e conhecimento!

Jorge

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Agosto 14, 2019, 19:15:05, 19:15
Responder #5

2low

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(...)Não percebi a lógica da resposta do 2low!
(...)

(...)
Queria poder fazer uma revisão total dos cabos e fios elétricos e estive a ler sobre as vantagens de introduzir um sistema da Motogadget...

Que dizem?

Recomendam um bom eletricista/mecânico especializado em motas custom que possa fazer um bom trabalho no re-arranjo de toda a cablagem e parte eletrica da mota? na zona do Norte (...)

Dfelix, o sistema que o FJGuzzi perguntou será algo tipo:


ou


em vez de algo do tipo


Não me digas que não percebeste patavina...  :toma: ::P:
« Última modificação: Agosto 14, 2019, 20:30:49, 20:30 por 2low »
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Agosto 14, 2019, 19:34:01, 19:34
Responder #6

pjmartinho

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Pelo que entendi, e até por outros posts do FJGuzzi, o que ele pretende é colocar um guiador mais alto e está preocupado com o comprimento dos cabos e fios que poderão não ter comprimento suficiente para chegar à altura do novo guiador (ou posso ter entendido mal e não ser nada disto).

Se for esta a situação, os cabos elétricos podem ser "esticados" colocando acrescentos nos cabos. Quanto aos cabos do acelerador e embraiagem, já não faço ideia mas calculo que deverão ter de ser substituídos por cabos mais compridos e, talvez, o mesmo deve acontecer com a tubagem dos travões dianteiros.

Resta saber qual a "folga" que os cabos e tubagens existentes no momento têm e a altura do novo guiador... poder-se-á dar o caso de não ser preciso trocar nada tendo somente de se passar os mesmos por outro caminho.

Olhando a fotografia colocada no post inicial, diria que a tubagem dos travões dianteiros não precisa ser mexida pois eles fazem uma curva de tal forma grande pelo que têm "folga" suficiente para colocar a bomba principal uns 10cm mais acima do que está.

Agosto 14, 2019, 23:25:42, 23:25
Responder #7

FJGUZZI

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(...)Não percebi a lógica da resposta do 2low!
(...)

(...)
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Que dizem?

Recomendam um bom eletricista/mecânico especializado em motas custom que possa fazer um bom trabalho no re-arranjo de toda a cablagem e parte eletrica da mota? na zona do Norte (...)

Dfelix, o sistema que o FJGuzzi perguntou será algo tipo:


ou


em vez de algo do tipo


Não me digas que não percebeste patavina...  :toma: ::P:

Muito bem, é isso mesmo!

obrigado!
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Agosto 14, 2019, 23:28:50, 23:28
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Pelo que entendi, e até por outros posts do FJGuzzi, o que ele pretende é colocar um guiador mais alto e está preocupado com o comprimento dos cabos e fios que poderão não ter comprimento suficiente para chegar à altura do novo guiador (ou posso ter entendido mal e não ser nada disto).

Se for esta a situação, os cabos elétricos podem ser "esticados" colocando acrescentos nos cabos. Quanto aos cabos do acelerador e embraiagem, já não faço ideia mas calculo que deverão ter de ser substituídos por cabos mais compridos e, talvez, o mesmo deve acontecer com a tubagem dos travões dianteiros.

Resta saber qual a "folga" que os cabos e tubagens existentes no momento têm e a altura do novo guiador... poder-se-á dar o caso de não ser preciso trocar nada tendo somente de se passar os mesmos por outro caminho.

Olhando a fotografia colocada no post inicial, diria que a tubagem dos travões dianteiros não precisa ser mexida pois eles fazem uma curva de tal forma grande pelo que têm "folga" suficiente para colocar a bomba principal uns 10cm mais acima do que está.

É exatamente isso que pretendo para começar, colocal um guiador um pouco mais alto que me permita dar-lhe um ângulo para o aproximar mais do condutor. Amanhã vou tirar o depósito e o banco e ver como está a "folga" dos cabos que aparecem junto à coluna da direção, para ver se lhes posso dar mais folga e os juntar... depois vou ver qual é o aumento "seguro" de centimetros que posso puxar os cabos para poder colocar um guador novo.

até breve  :cool:
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Agosto 14, 2019, 23:47:19, 23:47
Responder #9

dfelix

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Muito bem, é isso mesmo!

Será mesmo isso?
É que gastar 250 a 300 euros no m-unit não elimina a necessidade de existir aqueles fios que indicaste com a seta!
Reaproveitando aqueles ou colocando uma instalação nova... continuam a ser necessários.

Daí que não percebo a lógica da coisa.
Mas felizmente o 2low percebeu.
 :)


Quanto ao guiador, não me parece que exista problema em colocar um mais alto.
Desde que não seja algo estilo "ape hanger".



 :D

Agosto 15, 2019, 00:54:11, 00:54
Responder #10

FJGUZZI

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Muito bem, é isso mesmo!

Será mesmo isso?
É que gastar 250 a 300 euros no m-unit não elimina a necessidade de existir aqueles fios que indicaste com a seta!
Reaproveitando aqueles ou colocando uma instalação nova... continuam a ser necessários.

Daí que não percebo a lógica da coisa.
Mas felizmente o 2low percebeu.
 :)


Quanto ao guiador, não me parece que exista problema em colocar um mais alto.
Desde que não seja algo estilo "ape hanger".



 :D

Para já e no imediato o "mesmo isso" quer dizer, rearranjar os cabos que estão assinalados na minha imagem!

a m unit pode esperar...

bom fim de semana!
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