Bem companheiro.Em primeiro lugar parabéns.Relativamente às alternativas que apontas posso dizer que são motas bem distintas e que não deves optar por nenhuma sem experimentar primeiro.Em segundo lugar isso do corpo é muito relativo, a Suzuki não te deixaria mal em circunstância alguma e o mesmo se passa com a GS, já o preço e o custo de manutenção são bem diferentes sem que na verdade se justifique.Quanto a uma 1000 ser demasiado grande, também é relativo, de qualquer forma é onde vais acabar mais cedo ou mais tarde... Eu que o diga que fiz 125, 250, 350, 500, 650, 850 e... qq dia vem uma mil e carqueijas, só não sei ainda qual será!A suzuki é uma mota racional. Sem ser excelente em nada, é uma mota que faz tudo bem e sem esforço. o consumo é comedido, a mota é confortável para o pendura e a mecânica é tão ou mais fiável que a BMW.Não há como experimentar uns quilómetros em cima delas, de preferência com a pendura. Primeiro para sentir o peso, a facilidade de manobra em trânsito, altura ao solo e muito, mesmo muito importante, é saber opinião da pendura. Acredita que se sonhas com aqueles passeios de mota e até mesmo aquela viagem épica, é bom que a pendura se sinta segura e confortável. Caso contrário viajas sozinho ou não viajas de todo!!!
Boas companheiroEu comecei com uma 400 de seguida passei para uma 600,depois uma 750 e pouco tempo depois foi uma 1200,como a idade foi passando actualmente tenho uma 750.Segue o teu instinto e faz alguns testes raid onde te sentires confortável e essa que deves comprar.Abraços
Já não é o primeiro caso que vejo de pessoas a reduzir de 1200 para 700 ou 800. Porque será que isso acontece?
Tenho sempre dificuldade em entender os tópicos a pedir ajuda para escolher uma moto porque eu arranjava em 2 minutos uma lista de motos para comprar. O problema é sempre outro pelo que o tópico seria mais do tipo "que banco vou assaltar"Não querendo dar conselhos a ninguém, acho que devemos pisar os degraus todos. Sair de uma 125 para uma 500 é top e nos primeiros tempos com certeza que apreciaras a nova moto.Posteriormente, se sentires a necessidade ou tiveres disponibilidade para tal, uma 800 ou 900 tambem serao um upgrade apreciado.Por fim, nada bate os modelos de 1200, sejam de que marca forem. Obviamente podem não ser os mais indicados para ir "ao fim do mundo" ou serem metidos em trilha s de grau de dificuldade medio para elevado. Ai uma "cabra do monte" faz milagres e não exigem tanta "arte" ao condutor.Pondera, testa e faz uma escolha
Obrigado por todos os pontos de vista Citação de: TMXR em Março 19, 2023, 14:42:42, 14:42Tenho sempre dificuldade em entender os tópicos a pedir ajuda para escolher uma moto porque eu arranjava em 2 minutos uma lista de motos para comprar. O problema é sempre outro pelo que o tópico seria mais do tipo "que banco vou assaltar"Não querendo dar conselhos a ninguém, acho que devemos pisar os degraus todos. Sair de uma 125 para uma 500 é top e nos primeiros tempos com certeza que apreciaras a nova moto.Posteriormente, se sentires a necessidade ou tiveres disponibilidade para tal, uma 800 ou 900 tambem serao um upgrade apreciado.Por fim, nada bate os modelos de 1200, sejam de que marca forem. Obviamente podem não ser os mais indicados para ir "ao fim do mundo" ou serem metidos em trilha s de grau de dificuldade medio para elevado. Ai uma "cabra do monte" faz milagres e não exigem tanta "arte" ao condutor.Pondera, testa e faz uma escolha Compreendo o teu ponto de vista, realmente a escolha é tão grande em termos de motas que fica difícil aconselhar alguém. Mas eu posso resumir sucintamente a minha questão:Será a V-Strom 650 suficiente para viagens esporádicas a dois? Ou será preciso algo acima, tipo uma GS850?Pelo que percebi até agora realmente terei que fazer um test ride para ter a certeza que faço uma boa escolha!
Citação de: BackBone em Março 19, 2023, 08:54:23, 08:54Já não é o primeiro caso que vejo de pessoas a reduzir de 1200 para 700 ou 800. Porque será que isso acontece?É simples e fácil de compreender "nao somos jovens toda a vida"Porque as motos de média cilindrada (se é que uma 800cc é média cilindrada) fazem tudo o que as grandes fazem e são mais divertidas e económicas.Se falarmos de motos de aventura então as médias cilindradas fazem "mais" do que as grandes.Uma Tuareg 660 ou KTM adventure 890, nas mãos de um motociclista médio, vai a lugares onde uma 1290SA ou 1250GS não chega.
Citação de: BackBone em Março 19, 2023, 21:19:33, 21:19Obrigado por todos os pontos de vista Citação de: TMXR em Março 19, 2023, 14:42:42, 14:42Tenho sempre dificuldade em entender os tópicos a pedir ajuda para escolher uma moto porque eu arranjava em 2 minutos uma lista de motos para comprar. O problema é sempre outro pelo que o tópico seria mais do tipo "que banco vou assaltar"Não querendo dar conselhos a ninguém, acho que devemos pisar os degraus todos. Sair de uma 125 para uma 500 é top e nos primeiros tempos com certeza que apreciaras a nova moto.Posteriormente, se sentires a necessidade ou tiveres disponibilidade para tal, uma 800 ou 900 tambem serao um upgrade apreciado.Por fim, nada bate os modelos de 1200, sejam de que marca forem. Obviamente podem não ser os mais indicados para ir "ao fim do mundo" ou serem metidos em trilha s de grau de dificuldade medio para elevado. Ai uma "cabra do monte" faz milagres e não exigem tanta "arte" ao condutor.Pondera, testa e faz uma escolha Compreendo o teu ponto de vista, realmente a escolha é tão grande em termos de motas que fica difícil aconselhar alguém. Mas eu posso resumir sucintamente a minha questão:Será a V-Strom 650 suficiente para viagens esporádicas a dois? Ou será preciso algo acima, tipo uma GS850?Pelo que percebi até agora realmente terei que fazer um test ride para ter a certeza que faço uma boa escolha!É mais do que suficiente, e quem te disser o contrário percebe tanto de motas como eu de máquinas de costura!Eu tive uma TRK que tem menos uns 20cv que a V-Strom e fiz muitos milhares de km a dois em que boa parte deles foram entre Porto e Baião, sempre por zona de serra passando pelo Marão e afins.Não houve uma única vez que eu ficasse preso atrás de algum carro por me faltar motor para ultrapassar, mesmo a subir bem... E olha que eu não sou leve, peso 110kg sem equipamento e a patroa uns 65kg também sem equipamento, portanto falamos de mais de 180kg só entre condutor e pendura. Fora malas.Experimenta antes de comprar, mas tens a minha garantia de que a Strom chega para tudo o que lhe possas querer dar que fazer.
d) foge das chinesas (CFMoto, Keeway, etc, etc), isto é, sai da frente delas e não penses nunca em meter-te em cima de uma (se não perderes a vida, perdes dinheiro a rodos, seja nas reparações necessárias, seja no mercado de usados).
Percebo que seja a tua opinião e respeito. Mas referir a questão das notas chinesas.....acho que tens que te atualizar e acima de tudo experimentar e perceber o que estás a fazer e não o que já vais com ideias pré feitas. . Boas curvas. Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
Pois. Se for uma moto BMW com motor Loncin, já ninguém se lembra disso e é o melhor do mundo. Se for uma Voge, marca da Loncin, já é chinês. É o que temos. Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
Quanto às Benelli o pessoal pelos vistos é maluco! É das que mais se vende....talvez porque estejam todos a precisar de tratamento....Há que comprar com emoção mas acima de tudo com razão. E nesse campo as chinesas começam a fazer o seu caminho. Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
Citação de: PMM em Março 21, 2023, 13:46:02, 13:46Quanto às Benelli o pessoal pelos vistos é maluco! É das que mais se vende....talvez porque estejam todos a precisar de tratamento....Há que comprar com emoção mas acima de tudo com razão. E nesse campo as chinesas começam a fazer o seu caminho. Enviado do meu 21061119DG através do TapatalkA questão das Benelli é que efetivamente os primeiros modelos da TRK em 2017 tiveram bastantes problemas.A suspensão efetivamente arreava, a mota desligava-se do nada em andamento, os discos bloqueavam de alguma maneira a roda, etc. No entanto, creio que em Março de 2018, todos esses problemas foram corrigidos e como forma da marca tentar recuperar a confiança dos clientes a garantia de todos os modelos novos passou de 2 para 3 anos.O problema é que ainda hoje, passados 5 anos de todos os problemas serem resolvidos, se continua a ouvir que as TRK isto e as TRK aquilo.
E quando decidi comprar choviam críticas por todo o lado e que vaticinavam o meu arrependimento.. Até agora nada tenho a dizer. Qualidade, Equipamento, economia e assistência. Portanto muitos falam do que não sabem.
Há 10 atrás concordaria com o comentário. Neste momento as coisas evoluirám e existe oferta chinesa com qualidade premium e com muita inovação tanto estética quanto técnica.Cfmoto, Voge, Zontes e ate Benelli são claros exemplos Os preços também já são o que eram, longe vão os anos em que uma Forza 125 custa 5 e uma Sym apenas 2,5. Mas não se pode ter o bolo e comê-lo
Citação de: TMXR em Março 21, 2023, 14:07:58, 14:07Há 10 atrás concordaria com o comentário. Neste momento as coisas evoluirám e existe oferta chinesa com qualidade premium e com muita inovação tanto estética quanto técnica.Cfmoto, Voge, Zontes e ate Benelli são claros exemplos Os preços também já são o que eram, longe vão os anos em que uma Forza 125 custa 5 e uma Sym apenas 2,5. Mas não se pode ter o bolo e comê-loSinceramente não percebo o fascínio das pessoas pelas motos chinesas. São baratas? São, mas também são medíocres. Se a moto for para suprir uma necessidade de transporte então qualquer coisa serve. Agora se a moto é comprada para tirar prazer aos fins de semana, ou em viagens, ou em pista quem quer uma moto medíocre? Eu certamente não quero.E os chineses não serão capazes de fazer boas motos? Certamente que sim, mas quando o fizerem vão pedir preços equivalentes ao que pedem hoje os fabricantes europeus e japoneses. O mercado é altamente competitivo, a produção é globalizada.Se estão à espera que um dia os chineses produzam uma moto tão boa quanto a actual Hornet 750 por menos do que os €7.800 que a Honda pede tirem o cavalinho da chuva.Um construtor chinês vai fazer uma moto melhor do que a S1000RR? Acredito perfeitamente mas vai custar acima dos €22.000.Já vi alguns projectos promissores de fabricantes chineses, um motor 3 cilindros de 800cc, outra marca que está a desenvolver um V4.Mas o que é vendido actualmente não prende a minha atenção nem durante 1s.Não há nenhuma moto chinesa actualmente à venda cujo o motor não seja medíocre, a ciclística insatisfatória e a estética sofrível. Nâo entendo quem adquire uma Benelli ou Zontes (ou outra) nova quando pelo mesmo preço pode comprar uma moto europeia ou japonesa semi-nova.Se um dia uma marca chinesa lançar uma moto capaz de rivalizar tecnica e esteticamente com a equivalente japonesa ou europeia então vou perder alguns minutos do meu tempo para analisar e considerar.
Citação de: TMXR em Março 21, 2023, 14:07:58, 14:07Há 10 atrás concordaria com o comentário. Neste momento as coisas evoluirám e existe oferta chinesa com qualidade premium e com muita inovação tanto estética quanto técnica.Cfmoto, Voge, Zontes e ate Benelli são claros exemplos Os preços também já são o que eram, longe vão os anos em que uma Forza 125 custa 5 e uma Sym apenas 2,5. Mas não se pode ter o bolo e comê-loSinceramente não percebo o fascínio das pessoas pelas motos chinesas. São baratas? São, mas também são medíocres. Se a moto for para suprir uma necessidade de transporte então qualquer coisa serve. Agora se a moto é comprada para tirar prazer aos fins de semana, ou em viagens, ou em pista quem quer uma moto medíocre? Eu certamente não quero.E os chineses não serão capazes de fazer boas motos? Certamente que sim, mas quando o fizerem vão pedir preços equivalentes ao que pedem hoje os fabricantes europeus e japoneses. O mercado é altamente competitivo, a produção é globalizada.Se estão à espera que um dia os chineses produzam uma moto tão boa quanto a actual Hornet 750 por menos do que os €7.800 que a Honda podem tirar o cavalinho da chuva.Um construtor chinês vai fazer uma moto melhor do que a S1000RR? Acredito perfeitamente que possa acontecer mas certamente vai custar acima dos €22.000.Já vi alguns projectos promissores de fabricantes chineses, um motor 3 cilindros de 800cc, outra marca que está a desenvolver um V4.Mas o que é vendido actualmente não prende a minha atenção nem durante 1s.Não há nenhuma moto chinesa actualmente à venda cujo o motor não seja medíocre, a ciclística insatisfatória e a estética sofrível. Nâo entendo quem adquire uma Benelli ou Zontes (ou outra) nova quando pelo mesmo preço pode comprar uma moto europeia ou japonesa semi-nova.Se um dia uma marca chinesa lançar uma moto capaz de rivalizar tecnica e esteticamente com a equivalente japonesa ou europeia então vou perder alguns minutos do meu tempo para analisar e considerar.
Citação de: Gentleman rider em Março 21, 2023, 20:15:41, 20:15Citação de: TMXR em Março 21, 2023, 14:07:58, 14:07Há 10 atrás concordaria com o comentário. Neste momento as coisas evoluirám e existe oferta chinesa com qualidade premium e com muita inovação tanto estética quanto técnica.Cfmoto, Voge, Zontes e ate Benelli são claros exemplos Os preços também já são o que eram, longe vão os anos em que uma Forza 125 custa 5 e uma Sym apenas 2,5. Mas não se pode ter o bolo e comê-loSinceramente não percebo o fascínio das pessoas pelas motos chinesas. São baratas? São, mas também são medíocres. Se a moto for para suprir uma necessidade de transporte então qualquer coisa serve. Agora se a moto é comprada para tirar prazer aos fins de semana, ou em viagens, ou em pista quem quer uma moto medíocre? Eu certamente não quero.E os chineses não serão capazes de fazer boas motos? Certamente que sim, mas quando o fizerem vão pedir preços equivalentes ao que pedem hoje os fabricantes europeus e japoneses. O mercado é altamente competitivo, a produção é globalizada.Se estão à espera que um dia os chineses produzam uma moto tão boa quanto a actual Hornet 750 por menos do que os €7.800 que a Honda pede tirem o cavalinho da chuva.Um construtor chinês vai fazer uma moto melhor do que a S1000RR? Acredito perfeitamente mas vai custar acima dos €22.000.Já vi alguns projectos promissores de fabricantes chineses, um motor 3 cilindros de 800cc, outra marca que está a desenvolver um V4.Mas o que é vendido actualmente não prende a minha atenção nem durante 1s.Não há nenhuma moto chinesa actualmente à venda cujo o motor não seja medíocre, a ciclística insatisfatória e a estética sofrível. Nâo entendo quem adquire uma Benelli ou Zontes (ou outra) nova quando pelo mesmo preço pode comprar uma moto europeia ou japonesa semi-nova.Se um dia uma marca chinesa lançar uma moto capaz de rivalizar tecnica e esteticamente com a equivalente japonesa ou europeia então vou perder alguns minutos do meu tempo para analisar e considerar.Respeito a tua opinião. Que mal pergunte....já experimentaste alguma durante um tempo razoável?Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
Respeito a tua opinião. Que mal pergunte....já experimentaste alguma durante um tempo razoável?
Citação de: PMM em Março 21, 2023, 20:18:19, 20:18Respeito a tua opinião. Que mal pergunte....já experimentaste alguma durante um tempo razoável?Acho que a cadeia KFC não é digna de estrela Michelin. Nunca entrei em nenhum restaurante da marca.Achas que se eu comer vezes suficientes nesses restaurantes vou mudar de opinião?
Não levo. Qualidade de acabamentos, soldaduras, qualidade dos plásticos, dos bancos e uma coisa importante, os pneus montados de origem .E isto sempre tendo em atenção o preço que estão a pedir. Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
Citação de: PMM em Março 21, 2023, 20:16:25, 20:16Não levo. Qualidade de acabamentos, soldaduras, qualidade dos plásticos, dos bancos e uma coisa importante, os pneus montados de origem .E isto sempre tendo em atenção o preço que estão a pedir. Enviado do meu 21061119DG através do TapatalkE envelheceu bem? Pergunto porque a maioria das Daelim que vejo não estão com grande aspecto.Muitas kymco e sym daquelas Gts carburadas também não.
Citação de: Gentleman rider em Março 21, 2023, 20:15:41, 20:15Citação de: TMXR em Março 21, 2023, 14:07:58, 14:07Há 10 atrás concordaria com o comentário. Neste momento as coisas evoluirám e existe oferta chinesa com qualidade premium e com muita inovação tanto estética quanto técnica.Cfmoto, Voge, Zontes e ate Benelli são claros exemplos Os preços também já são o que eram, longe vão os anos em que uma Forza 125 custa 5 e uma Sym apenas 2,5. Mas não se pode ter o bolo e comê-loSinceramente não percebo o fascínio das pessoas pelas motos chinesas. São baratas? São, mas também são medíocres. Se a moto for para suprir uma necessidade de transporte então qualquer coisa serve. Agora se a moto é comprada para tirar prazer aos fins de semana, ou em viagens, ou em pista quem quer uma moto medíocre? Eu certamente não quero.E os chineses não serão capazes de fazer boas motos? Certamente que sim, mas quando o fizerem vão pedir preços equivalentes ao que pedem hoje os fabricantes europeus e japoneses. O mercado é altamente competitivo, a produção é globalizada.Se estão à espera que um dia os chineses produzam uma moto tão boa quanto a actual Hornet 750 por menos do que os €7.800 que a Honda podem tirar o cavalinho da chuva.Um construtor chinês vai fazer uma moto melhor do que a S1000RR? Acredito perfeitamente que possa acontecer mas certamente vai custar acima dos €22.000.Já vi alguns projectos promissores de fabricantes chineses, um motor 3 cilindros de 800cc, outra marca que está a desenvolver um V4.Mas o que é vendido actualmente não prende a minha atenção nem durante 1s.Não há nenhuma moto chinesa actualmente à venda cujo o motor não seja medíocre, a ciclística insatisfatória e a estética sofrível. Nâo entendo quem adquire uma Benelli ou Zontes (ou outra) nova quando pelo mesmo preço pode comprar uma moto europeia ou japonesa semi-nova.Se um dia uma marca chinesa lançar uma moto capaz de rivalizar tecnica e esteticamente com a equivalente japonesa ou europeia então vou perder alguns minutos do meu tempo para analisar e considerar.Não estou a falar nesse segmento.Estou a falar no segmento de baixa cilindrada. Aí acho que há motos chinas (como dizem os espanhóis) a aparecer com produtos bonitos e de boa qualidade e preços tentadores. chamemos lhe motos apetecíveis.Se compraria? Não porque não são motos do segmento que eu compro.Também não, porque apenas compro de marcas que estao envolvidas no desporto motorizadoE também não, porque aquilo que eu compro são quase sempre os topos de gama que os Chineses não tem neste momento qualquer capacidade de fabricarE também não porque não sou hipocrita e nenhuma destas motos chinas tem o status que gosto que as minhas motos tenham Agora, olhando aqui para os companheiros que vem pergurtar se compram uma 500 ou uma 600 ou se compram uma moto com a delirante cilindrada de 800cc acho que uma TRk ou uma válico 525 serve tao bem ou melhor que uma cb500E até compraria uma Voge 300 rally. O companheiro Mustaine também comprou uma crf300 e tem um amigo que comprou uma 300 rally e aquilo anda o mesmo, vem mais equipado e custa menos que a Honda Reconheço o mérito na tua argumentação e não te tiro razao em algumas coisas que dizes mas neste segmento que descrevi não partilho da mesma opinião
Acredito.Mas essas pcx não são exemplo para nada. Sei de quem já tenha torrado o motor 2x de uma pcx mas não e a regras mas sim a exceção
OláEntre a duas que estás a pensar: a Suzuki sempre.650cc dão perfeitamente para viagens a dois a todo o lado com estrada pela frente.Se queres viajar acima dos 160 ou mais aí tens de optar por motas "maiores" para baixar consumos de uma viagem (se os consumos forem uma preocupação para ti).Com as 650, pagas menos de IUC, eventualmente menos consumo de combustível (depende do teu punho).Mas independentemente do que te digam... experimenta as duas... com a pendura... vê o conforto de ambos nas motas, sente a mota a andar "a dois", qual a melhor proteção aerodinâmica, como são as top cases (se vais viajar, transportar "tralha" é essencial), optas por uma topcase ou o trio?, etc. etc. etc.E considerar outras opções? Para viajar nesse "estilo" de mota estou a pensar numa mão cheia de outras marcas que poderão desequilibrar a tua balança.Se calhar ficarás surpreendido.... mas experimenta... deixa-te surpreender e apaixonar por aquilo que mais gostas de entre as duas...
Só um reparo a fazer ao post inicial:- uma 650/850 não são "mota grande" , são antes uma "mota não pequena"
Vieste aqui pedir conselhos e conselhos te darei:a) independentemente de queres ir para uma mota de cilindrada superior daqui a uns anos, por agora fica por uma 650 ou semelhante.b) se quiseres subir de cilindrada (provavelmente não vais necessitar) compra algo que dure anos, isto é, que tenha boa mecânica (japonesas) ou que perca pouco valor com o tempo (KTM e BMW, por enquanto).c) qualquer 650 japonesa no mercado dá para o que queres e sobra. tem a vantagem especial dos custos de manutenção, reparação e IUC serem mais baixos do que se subires de cilindrada ou fores para marcas mais caras (alemã e austríaca);d) foge das chinesas (CFMoto, Keeway, etc, etc), isto é, sai da frente delas e não penses nunca em meter-te em cima de uma (se não perderes a vida, perdes dinheiro a rodos, seja nas reparações necessárias, seja no mercado de usados).e) se estás a pensar em estilo trail, a V-storm e a Versys são as melhores opções.f) se preferias algo melhor, em termos de estética desportiva e andares maioritariamente sozinho, vê a NINJA 650. Foi a que adquiri faz agora quase um ano (está quase com 14.000 km, algumas tirada diárias de 500 e muitos km) e não estou minimamente arrependido. Embora, esteja a pensar subir para a Aprillia 650 porque a NINJA dificilmente passa os 200 km/h em AE (cada qual tem a sua utilização). Tirando esse facto (relevante para mim) nada tenho a apontar à NINJA. E têm em atenção que parece que tem uma posição de condução desportiva mas na verdade é, talvez, a última verdadeira sport tourer que existe no mercado (é só subires para cima de uma Honda CBR 650 e depois para cima da Ninja 650 e percebes logo a diferença entre uma sport tourer e uma desportiva). Agora só é solução se não tiveres mais de 1,80 m... acima disso ficas com as pernas e braços muito encolhidos.