Autor Tópico: Motos usadas... Mais caras em Portugal do que noutros países da Europa?  (Lida 12094 vezes)

Agosto 13, 2020, 14:43:41, 14:43
Responder #50

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto

Agosto 13, 2020, 14:46:51, 14:46
Responder #51

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
PCXs, MTs e afins os precos pedidos sao mais caros do que os pedidos no stand.



Ha uma coisa que as pessoas nao percebem: os extras instalados numa moto usada em nada a valorizam... podem facilitar o negocio, mas acrescentam valor à moto.



Mas este fenomeno nao é unico das motos:








Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 13, 2020, 15:15:48, 15:15
Responder #52

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, é verdade.
Isto é uma realidade que não se fica apenas pelas motos. Há de tudo no que toca a pedir valores absurdos...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.
Não sei se juntam as despesas todas que tiveram com a moto ao longo de x tempo e agora pretendem reaver tudo de uma só vez.. 
Deve ser isso... :)

Ou então total alheamento da realidade e do que significa um veículo usado.
Não é por ter uma top-case e uns handguards que subitamente uma moto com 1 ou 2 anos passa a valor mais do que nova 0 kms...  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 13, 2020, 15:38:23, 15:38
Responder #53

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.

Sobretudo de quem compra.

Agosto 13, 2020, 15:53:21, 15:53
Responder #54

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se não existe confusão para os aumentos brutais nos preços das motos novas porque raio é que faz confusão haver aumento dos preços das motos usadas?!
(estes aumentos das novas motos são bem superiores à "normal" inflacção do valor do dinheiro)

O dinheiro vai tendo ano após ano a sua taxa de inflacção homologa cada vez maior, se determinados bens ficam mais caros, nada impede que os usados também não se ajustem!
Comparar preços de motos usadas (de agora) com motos novas (de agora) é uma coisa mas comparar uma moto usada com 5 anos com o preço que ela custou à 5 anos atrás é outra coisa completamente parva!  (*)
São chamadas as tais contas à merceeiro que o forreta interessado na compra normalmente faz e que fica escandalizado muito facilmente em vez de perceber que ele é que é afinal um pobretanas.
Aqui tinha de aproveitar a deixa do Svitre de à uns meses atrás...  :lolol:

Tmaxer, sobre esse nanostation loco m2, através do kuantokusta.pt dá para perceber que os preços em novo pela internet variam entre 46€ e 79,90€, o que não impede que lojas fisicas possam vender bem mais para lá do que os 79,90€, assim não me surpreende que o tipo que está a vender tenha colocado em 50€. Mas lá está...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.

Sobretudo de quem compra.

O comprador tem todo o direito e liberdade de comprar ou não determinado produto se achar que não lhe convém.
Faz assim tanta confusão ?!


(*) houve malta que ficou tramada quando queria vender a sua kawasaki ou suzuki (ou outra marca) quando tinham o azar de a tentarem vender por exemplo dois anos após a terem comprado e coincidido com uma determinada mega-promoção do mesmo modelo que tornava a venda do usado bem aborrecido por se perder mais dinheiro do que se esperava...
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 16:00:10, 16:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 13, 2020, 16:18:10, 16:18
Responder #55

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, é verdade.
Isto é uma realidade que não se fica apenas pelas motos. Há de tudo no que toca a pedir valores absurdos...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.
Não sei se juntam as despesas todas que tiveram com a moto ao longo de x tempo e agora pretendem reaver tudo de uma só vez.. 
Deve ser isso... :)

Ou então total alheamento da realidade e do que significa um veículo usado.
Não é por ter uma top-case e uns handguards que subitamente uma moto com 1 ou 2 anos passa a valor mais do que nova 0 kms...  :-\



ha uma coisa que nao sei bem


Geralmente quem compra uma moto novo, paga o valor indicado e depois paga + 300 € de documentacao, nao é???


Alguem que ja tenha comprado uma moto nova que me elucide, por favor  :D ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 13, 2020, 16:47:47, 16:47
Responder #56

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Sim, é verdade.
Isto é uma realidade que não se fica apenas pelas motos. Há de tudo no que toca a pedir valores absurdos...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.
Não sei se juntam as despesas todas que tiveram com a moto ao longo de x tempo e agora pretendem reaver tudo de uma só vez.. 
Deve ser isso... :)

Ou então total alheamento da realidade e do que significa um veículo usado.
Não é por ter uma top-case e uns handguards que subitamente uma moto com 1 ou 2 anos passa a valor mais do que nova 0 kms...  :-\



ha uma coisa que nao sei bem


Geralmente quem compra uma moto novo, paga o valor indicado e depois paga + 300 € de documentacao, nao é???


Alguem que ja tenha comprado uma moto nova que me elucide, por favor  :D ::P:

Isso por acaso pode fazer diferença, principalmente nas 125CC.

No exemplo que pus acima pode escolher-se entre gastar 3350 numa nova ou 3060 numa usada com 3 meses e 1000 km mais um capacete. Como diz lá negociável espera-se que seja pelo menos mais 100 euros de baixa pelo que estamos a falar duma diferença de 400 euros em 3.000.

Claro que para alguns e quanto maior o valor de preço se estiver a falar, menos o custo do registo importa.

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 13, 2020, 16:57:04, 16:57
Responder #57

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sim, é verdade.
Isto é uma realidade que não se fica apenas pelas motos. Há de tudo no que toca a pedir valores absurdos...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.
Não sei se juntam as despesas todas que tiveram com a moto ao longo de x tempo e agora pretendem reaver tudo de uma só vez.. 
Deve ser isso... :)

Ou então total alheamento da realidade e do que significa um veículo usado.
Não é por ter uma top-case e uns handguards que subitamente uma moto com 1 ou 2 anos passa a valor mais do que nova 0 kms...  :-\



ha uma coisa que nao sei bem


Geralmente quem compra uma moto novo, paga o valor indicado e depois paga + 300 € de documentacao, nao é???


Alguem que ja tenha comprado uma moto nova que me elucide, por favor  :D ::P:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2689.msg59199#msg59199

 :pensador:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 13, 2020, 16:58:27, 16:58
Responder #58

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

O dinheiro vai tendo ano após ano a sua taxa de inflacção homologa cada vez maior, se determinados bens ficam mais caros, nada impede que os usados também não se ajustem!
Comparar preços de motos usadas (de agora) com motos novas (de agora) é uma coisa mas comparar uma moto usada com 5 anos com o preço que ela custou à 5 anos atrás é outra coisa completamente parva!  (*)

O comprador tem todo o direito e liberdade de comprar ou não determinado produto se achar que não lhe convém.
Faz assim tanta confusão ?!



Eu acho que ambas as comparações são legítimas. Eu se for agora pagar 5.000 euros por uma coisa que custou 5.000 euros há 5 anos, não quero.
Eu sei que o valor de 5.000 euros há 5 anos não é a mesma coisa que o valor de 5.000 euros hoje, ainda assim não acredito que essa valorização (financeira) seja superior à depreciação normal duma mota.

De qualquer forma, o que se tem falado aqui é a comparação usada vs nova agora. Claro que o comprador tem o direito de comprar se achar que lhe convém, mas como participantes no fórum devemos alertar para estas situações para quem nos leia pondere bem antes de comprar uma pcx ou uma GS usada vs nova.

Ainda mais, quem vende tem todo o direito de vender pelo preço que quiser. O risco de não vender é do próprio.

Sim, é verdade.
Isto é uma realidade que não se fica apenas pelas motos. Há de tudo no que toca a pedir valores absurdos...

Mas custa a perceber o que passa pela cabeça de algumas pessoas.
Não sei se juntam as despesas todas que tiveram com a moto ao longo de x tempo e agora pretendem reaver tudo de uma só vez.. 
Deve ser isso... :)

Ou então total alheamento da realidade e do que significa um veículo usado.
Não é por ter uma top-case e uns handguards que subitamente uma moto com 1 ou 2 anos passa a valor mais do que nova 0 kms...  :-\



ha uma coisa que nao sei bem


Geralmente quem compra uma moto novo, paga o valor indicado e depois paga + 300 € de documentacao, nao é???


Alguem que ja tenha comprado uma moto nova que me elucide, por favor  :D ::P:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2689.msg59199#msg59199

 :pensador:

Foi linkada uma intervenção minha, mas o comentário de não saber não era meu. (Não sei será coincidência)
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:16:57, 17:16 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 13, 2020, 17:09:45, 17:09
Responder #59

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

O dinheiro vai tendo ano após ano a sua taxa de inflacção homologa cada vez maior, se determinados bens ficam mais caros, nada impede que os usados também não se ajustem!
Comparar preços de motos usadas (de agora) com motos novas (de agora) é uma coisa mas comparar uma moto usada com 5 anos com o preço que ela custou à 5 anos atrás é outra coisa completamente parva!  (*)

O comprador tem todo o direito e liberdade de comprar ou não determinado produto se achar que não lhe convém.
Faz assim tanta confusão ?!



Eu acho que ambas as comparações são legítimas. Eu se for agora pagar 5.000 euros por uma coisa que custou 5.000 euros há 5 anos, não quero.
Eu sei que o valor de 5.000 euros há 5 anos não é a mesma coisa que o valor de 5.000 euros hoje, ainda assim não acredito que essa valorização (financeira) seja superior à depreciação normal duma mota.

De qualquer forma, o que se tem falado aqui é a comparação usada vs nova agora. Claro que o comprador tem o direito de comprar se achar que lhe convém, mas como participantes no fórum devemos alertar para estas situações para quem nos leia pondere bem antes de comprar uma pcx ou uma GS usada vs nova.

Ainda mais, quem vende tem todo o direito de vender pelo preço que quiser. O risco de não vender é do próprio.

Exactamente! Existe a liberdade de cada um! Do comprador e do vendedor!
Então para quê tanta confusão?!

Continuo a achar desnecessário um tópico que afinal só serve para discutir os tolos que vendem uma MT07 usada mais cara que uma moto nova excluindo o valor de documentação...
Mais valia adequar o nome do tópico... talvez fosse mais eficiente para os respectivos até num "search no google" terem acesso ao respectivo tópico e terem a liberdade de aqui virem explicar o porquê, outros para reclamarem e chamarem nomes e outros para alterarem os seus comportamentos desajustados com realidade...

Mas há ainda outra coisa que parece que é transversal a tudo... a conversa entre amigos e de fóruns...
...e se algum ouviu dizer que foi vendida uma MT07 usada ao preço de uma nova... quem não vai querer vender também a sua usada pelo preço do boato?!
Será que é isso que aconteceu e acontece?!

nota: ver também https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7811.msg96895;topicseen#new
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:35:12, 17:35 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 13, 2020, 17:43:28, 17:43
Responder #60

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Numa boa parte do negócios de motos novas consegue-se a oferta das despesas de documentação. Pelo menos sei de vários casos em que tal sucede.

Ou isso ou oferta de valor a descontar em equipamento.
Pelo menos tenho conhecimento de alguns casos em que tal sucedeu...

Ou seja, as motos novas muitas vezes saem pelo valor anunciado.

Nota: espero não haver motivo para discussão sobre a questão de trazer "ao barulho" a menção de valores absurdos para Nmax, PCX, MT's, etc...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 13, 2020, 17:53:47, 17:53
Responder #61

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Numa boa parte do negócios de motos novas consegue-se a oferta das despesas de documentação. Pelo menos sei de vários casos em que tal sucede.

Ou isso ou oferta de valor a descontar em equipamento.
Pelo menos tenho conhecimento de alguns casos em que tal sucedeu...

Ou seja, as motos novas muitas vezes saem pelo valor anunciado.

Nota: espero não haver motivo para discussão sobre a questão de trazer "ao barulho" a menção de valores absurdos para Nmax, PCX, MT's, etc...  :)


Pela minha experiência em duas motas e pela de vários amigos, regra geral os descontos são feitos em equipamento.

Quando comprei a TRK tive creio que 350€ de desconto em equipamento (que se calhar comprado numa loja online até ficaria 400€ mais barato, nem sei).
Quando comprei a Superlight foram perto de 400€ de desconto (que, uma vez mais, comprando lá fora se calhar iria dar ao mesmo).

Em ambos os casos houve recusa de negociar valor da mota, bem como de oferecer a primeira revisão.

Já no caso do carro é bem diferente: O meu carro tinha PVP de creio que ou 27500€ ou 28500€ e saiu do stand por 22400€.

Agosto 13, 2020, 17:59:44, 17:59
Responder #62

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
 :read.calm:

 :writing:

Eu o ano passado pensei seriamente comprar uma mota usada, ate 2/3 anos no máximo!

Eu explico assim as minhas contas!

Mota, ou carro quando sai do Stand desvaloriza 10%!

Podem dizer o contrario, mas no 1º km 10% já foi!

Deixou de ser nova!

No mínimo mais 1 ano de uso desvaloriza + 10%, e assim continua a desvalorizar ano a ano!!

Se nova custa 10 mil, até um ano teria que custar no máximo 9 mil, e com 2 anos 8.1 mil e com tres anos 7.29mil!

As que encontrei a venda, que novas com documentos custava 9280€ a mais barata com 2 anos custava 8.9mil!

Sim, porque uma com 6 meses custava 9750 porque tinha malas!

Respeitei as opiniões todas de quem estava a vender. e comprei nova!!!

Depois vejo pessoas dizer que a mota deles valem X porque estão no OLX a venda por Y!

O estar a venda por Y não significa que as vão vender!!!

Mas mais uma vez, as coisas valem o que alguém estiver disposto a pagar por elas!
Omnia tempus habent

Agosto 13, 2020, 22:22:20, 22:22
Responder #63

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Com as IPO às motas creio que muito vai mudar e o mercado de usadas vai sofrer um abanão.  :curtocircuito:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 13, 2020, 22:42:27, 22:42
Responder #64

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Com as IPO às motas creio que muito vai mudar e o mercado de usadas vai sofrer um abanão.  :curtocircuito:

Se as IPO não abanaram o mercado de usados de automóveis, acreditas que vá fazer assim tanta mossa no mercado de usados de motociclos?
Não me parece...
Mas se for como nos automóveis já a partir do 4º ano será considerado velho para a via publica e não vejo como isso venha a influenciar assim tanto os preços de usados...
Vai sim é primeiro obrigar a que a malta recorra à oficina do zé para montar o escape de origem para ir à inspecção e depois da inspecção voltar a colocar o escape XPTO.
Foi assim que aconteceu nos automóveis... (neste caso com pneus/jantes)

Os preços dos usados têm a ver com:
- oferta do modelo (teoricamente quanto maior a quantidade, por haver toda essa concorrência, seria expectável na sua maioria apresentarem valores mais baixos)
- procura do modelo (teoricamente um modelo mais procurado terá uma desvalorização menor)
- imagem da marca e preço em novo (não é preciso explicar)
- acessórios (teoricamente os acessórios são um extra que poderiam ou não ser contabilizados mas sim como ajuda para a venda de mas na prática há casos que o valor do usado contabiliza esses extras)
- idade ou valor histórico (determinados modelos que são reconhecidos os seus valores históricos, fazem com que o seu valor seja superior muitas das vezes a outros modelos novos)

E depois ainda há outras questões que podem actualmente ser retratados nos valores dos usados:
- a procura do modelo face ao atraso de entrega poderá facilitar interesse do mercado de usados recentes
- as questões financeiras de cada um pode facilitar igualmente o interesse de mercado de usados recentes ou não tão recentes
- outros motivos que apenas o dono possa se lembrar como válidos para influenciar o valor final do usado

Nos automóveis, quando apareceram as IPO, era recorrente haver menção "IPO feita" mas não me recordo de alguma ver ter influenciado o valor final ou ter alterado tanto os valores do usados...
Ao contrário das IPO, o mercado de usados importados isso sim... veio trazer ao mercado maior oferta, tendo os preços gerais baixado...

Mas sim... há um mercado residual que fará baixar significativamente os preços... as tais excentricidades que aparecem apenas no OLX, pseudo cafe-racers feitos na garagem própria um pouco todos os domingos quando a esposa não está por casa... aqueles modelos que terão dificuldade em passar na IPO por serem obviamente alterações às características do modelo...
Não esquecer ainda que os acidentes com motociclos por avarias derivadas de falta de manutenção são mesmo muito reduzidos...
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 22:53:23, 22:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 20, 2020, 10:48:27, 10:48
Responder #65

saurio33

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Gsxr750
  • Localidade: São João da Madeira
Bom tópico! Esta questão dos preços das motos usadas já me tinha suscitado algumas reações de incredibilidade pelos preços praticados. :bandeiraportugal:

Como tenho revistas da especialidade desde os anos 80, e das nacionais desde o seu lançamento, consigo ver o preço das motas novas à época. É de rir... motas com 20 anos ao preço de novas. Enfim.

Conforme se disse em comentários anterioridades, e na minha opinião, o preço está inflacionado porque o mercado é pequeno, a malta tem pouco graveto, existe o chico-esperto, e existem alguns anjinhos que se atiram de cabeça.

Vamos lá ver: se eu quiser trocar a minha moto, tenho de alinhar o preço pelas restantes. Se o preço é alto, também tenho de vender a minha por um preço que depois dê para comprar outra. E depois é tipo bola de neve...

O que não entendo são os preços de motas com poucos anos, em que pedem quase o mesmo de uma nova. Há até situações em que são mais caras que novas, porque a nova entrou em promoção. É ridículo e isso acaba por prejudicar o mercado.

Se eu até quero comprar uma moto, mas estão todas caras, mesmo aquelas que têm lugar na sucata, acabo por desistir e o mercado estagna. É o que acontece.

Vejo motos à venda agora mais caras que há 7 anos.

Por outro lado também não há linearidade nos preços. Na maior parte dos casos, não se vê motos em condições por menos de 2000 mil euros, seja que cilindrada for, ou a idade que tenha. Tanto faz ter 30 anos ou 15 anos. É tudo medido pela mesma bitola.

Por último, o preço das motos novas em Portugal costumava ser mais baixo que lá fora, porque cá as motos apenas pagam o iva, não haviam mais impostos. Agora não sei, mas o valor da legalização não é muito alto, para se refletir com relevância no preço final.

Eu já considero comprar moto usada no estrangeiro, porque aqui o preço não compensa.

Agosto 20, 2020, 11:08:36, 11:08
Responder #66

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
O que não entendo são os preços de motas com poucos anos, em que pedem quase o mesmo de uma nova. Há até situações em que são mais caras que novas, porque a nova entrou em promoção. É ridículo e isso acaba por prejudicar o mercado.

(....)

Infelizmente o que parece acontecer nalguns casos, quando o valor é superior ao de nova, é "apegarem-se" demasiado àquilo que pagaram em acessórios e depois querem ver replicado no preço de venda.

Admito que possa valorizar um bocado a moto, isso não meto em discussão.

Mas convenhamos que não se pode pensar que os acessórios instalados funcionam numa mesma base de desvalorização da moto. São aliás coisas bem diferentes e essa ideia tida por algumas pessoas depois resulta nesses preços que são pedidos... :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2020, 14:59:25, 14:59
Responder #67

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Mas nos acessórios também é um pouco assim!!

Eu desde criança que oiço dizer que usado por menos de 30% não vale a pena!

O pessoal compra, usa, e depois pede o valor de novo!

As vezes mais do que aparece em promoção na net!
Omnia tempus habent

Agosto 20, 2020, 15:16:15, 15:16
Responder #68

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A desvalorização em si ocorre sempre. :)

A questão é que a desvalorização dos acessórios não acompanha de forma igual - ao contrário do que algumas pessoas parecem fazer crer - aquela que ocorre num motociclo.
E muito menos me parece que (excepto casos que me recordo por exemplo em GS's) possa justificar determinados valores pedidos em motos usadas, quando estão nela aplicados. :nice:

Uma Versys 650 com 3 anos e 15.000kms não passa a valer enquanto usada +300€ por ter uma top-case que custou 350€.

A realidade é poder se calhar e quanto muito...ajudar ao fazer do negócio.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2020, 15:25:36, 15:25
Responder #69

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
E muito menos quando são linhas completas que custaram 2000€ em novas, cujo dono pensa que valem 1900€ após 3 anos de uso, e que na realidade só fazem com que o eventual comprador possa ficar com os documentos apreendidos na primeira operação STOP que apanhe.

O mesmo vale para os bacalhaus desaparecidos, piscas bonitões e afins. Tanta gente com tipo 300€ de material do AliExpress e afins que, na minha opinião, muitas vezes chegam até a desvalorizar a mota.

Agosto 20, 2020, 15:36:40, 15:36
Responder #70

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....) e que na realidade só fazem com que o eventual comprador possa ficar com os documentos apreendidos na primeira operação STOP que apanhe.

(....)

Nos tempos que correm, essa frase é tão verdadeira...  :-\

A coisa corre bem e os acessórios são levados em boa conta pelo proprietário...até ao momento em que umas centenas de euros de multa mostram que os decibéis que se fazem ouvir a boa distância, ou os micro espelhos que ficam bem visualmente, ou outra coisa qualquer, saem depois afinal bem mais caros do que se pensa.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2020, 19:05:35, 19:05
Responder #71

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Na minha perspectiva, e falando agora de extras menos ilegais🙂, acho que dependendo do interesse do comprador, podem vir a crescentar valor á mota. Eu, por exemplo, não dispenso top case e malas laterais numa mota ( descanso central, punhos aquecidos, vidro alto, GPS ,etc também seriam sempre bem-vindos).
Na hipótese de troca de mota esses extras tem que ser alvo de quantificação monetária a acrescentar ao valor médio comercial da mota.
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 20, 2020, 19:11:52, 19:11
Responder #72

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Na minha perspectiva, e falando agora de extras menos ilegais🙂, acho que dependendo do interesse do comprador, podem vir a crescentar valor á mota. Eu, por exemplo, não dispenso top case e malas laterais numa mota ( descanso central, punhos aquecidos, vidro alto, GPS ,etc também seriam sempre bem-vindos).
Na hipótese de troca de mota esses extras tem que ser alvo de quantificação monetária a acrescentar ao valor médio comercial da mota.


hehehe,  "extras menos ilegais".  Bem visto!  :D

Extras que são parte integrante de uma determinada versão, na minha opinião tem o seu valor, agora acessórios colocados depois, para mim valem zero.  Mas enfim, se há pessoal disposto a comprar acessórios usados ao "preço de novo", nada contra.
 Podem ser algo interessante para abrilhantar o negocio, mas em nada deveriam acrescentar ao valor pedido.
 Na minha perspectiva,  as coisas têm o seu valor no seu estado original.
 Alias, pelo preço que se veem acessórios usados nos sites compra e venda, acho que rendem bem mais vendidos á parte.


V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 21, 2020, 07:28:00, 07:28
Responder #73

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Na minha perspectiva, e falando agora de extras menos ilegais🙂, acho que dependendo do interesse do comprador, podem vir a crescentar valor á mota. Eu, por exemplo, não dispenso top case e malas laterais numa mota ( descanso central, punhos aquecidos, vidro alto, GPS ,etc também seriam sempre bem-vindos).
Na hipótese de troca de mota esses extras tem que ser alvo de quantificação monetária a acrescentar ao valor médio comercial da mota.


hehehe,  "extras menos ilegais".  Bem visto!  :D

Extras que são parte integrante de uma determinada versão, na minha opinião tem o seu valor, agora acessórios colocados depois, para mim valem zero.  Mas enfim, se há pessoal disposto a comprar acessórios usados ao "preço de novo", nada contra.
 Podem ser algo interessante para abrilhantar o negocio, mas em nada deveriam acrescentar ao valor pedido.
 Na minha perspectiva,  as coisas têm o seu valor no seu estado original.
 Alias, pelo preço que se veem acessórios usados nos sites compra e venda, acho que rendem bem mais vendidos á parte.

Concordando em termos gerais com o que dizes, apenas considero que as coisas usadas também tem o seu valor.
Imaginemos esta hipotética (e imaginada por mim agora mesmo🙂) situação:
Uma África Twin de 2016, estéticamente impecável, poucos kms, teria (hipotéticamente) um valor de 11000€. Agora imaginemos que esta mota tinha 2extras (em bom estado e com sinais de pouco uso) : descanso central e 3 malas originais Honda.
Não acham que faria perfeitamente sentido estar a ser vendida por 12000 ??
Uma mota usada ( como qualquer outra coisa usada) tem muitas variantes, como KMS, ano, aspeto exterior ( que o interior infelizmente muitas vezes é um tiro no escuro ), sinais evidentes de desgaste, etc, que fazem variar o seu valor monetário. Quanto aos extras que a mota traz, a mim faz sentido que acrescentem valor.
Claro que quem vende está no direito de pedir o valor que quiser, só compra quem quer😆😆.
Para terminar gostava de dizer que também estou de acordo que andam por aí muitos valores "exageradamente inflacionados"🤨🤨
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 21, 2020, 09:27:07, 09:27
Responder #74

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Antes de ter comprado novo ainda andei a pesquisar no mercado de usados.

Para aquilo que tinha definido como o "usado certo para mim", as propostas que encontrei, de diferentes marcas, estavam muito aproximadas ao valor dos mesmos modelos novos.

As campanhas que decorrem para a aquisição de novo, podem ser muito boas, quando por exemplo pode ser prolongada a garantia da fábrica ou oferta de equipamento, etc. etc.

Mas... concordo igualmente com o que o PBarros refere. Na minha pesquisa por mota, encontrei modelos que com mais um extra ou outro, o preço aproximava-se do novo, mas feitas as contas, pode compensar comprar usado.
« Última modificação: Agosto 21, 2020, 13:47:52, 13:47 por JViegas »

Agosto 21, 2020, 10:19:47, 10:19
Responder #75

CristianoAlves

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Himalayan
  • Localidade: Delães
Será por na GB, as motos terem guiador à direita e se venderem pior na Europa continental? :-)

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 21, 2020, 11:37:01, 11:37
Responder #76

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Uma África Twin de 2016, estéticamente impecável, poucos kms, teria (hipotéticamente) um valor de 11000€. Agora imaginemos que esta mota tinha 2extras (em bom estado e com sinais de pouco uso) : descanso central e 3 malas originais Honda.
Não acham que faria perfeitamente sentido estar a ser vendida por 12000 ??

Esses 12000 por uma AT de 2016 até nem é chocante considerando que nova custa quase 18000.
São 6000 de diferença.

Se abrires o standvirtual e procurares por NC's vais te aperceber que a diferença de preço para novas anda na casa dos 1500/2000. Se fizeres essa mesma pesquisa para as MT's encontras motos com mais de 4 anos com diferenças menores. E recentes que por terem extras (habitualmente o escape) chegam a estar mais caras que novas.

E isto dos extras é sempre muito relativo.
Porque quando compras novo há margem de negociação.


Agosto 21, 2020, 12:01:47, 12:01
Responder #77

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Uma África Twin de 2016, estéticamente impecável, poucos kms, teria (hipotéticamente) um valor de 11000€. Agora imaginemos que esta mota tinha 2extras (em bom estado e com sinais de pouco uso) : descanso central e 3 malas originais Honda.
Não acham que faria perfeitamente sentido estar a ser vendida por 12000 ??

Esses 12000 por uma AT de 2016 até nem é chocante considerando que nova custa quase 18000.
São 6000 de diferença.

Se abrires o standvirtual e procurares por NC's vais te aperceber que a diferença de preço para novas anda na casa dos 1500/2000. Se fizeres essa mesma pesquisa para as MT's encontras motos com mais de 4 anos com diferenças menores. E recentes que por terem extras (habitualmente o escape) chegam a estar mais caras que novas.

E isto dos extras é sempre muito relativo.
Porque quando compras novo há margem de negociação.



Isto mesmo.

Há uns tempos um amigo estava comprador de uma NC750x até 30000km que teria que já ter as 3 malas.

Ao mesmo tempo que procurava no OLX, foi à Honda pedir proposta. O melhor preço do OLX, com 20000km, estava 850€ mais barato do que nova com 0km.
Não é difícil decidir assim.

Agosto 21, 2020, 12:02:57, 12:02
Responder #78

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma AT de 2016 custava nova isso?  :pensador:

Quando andei na AT pela primeira vez e foi há uns anitos (penso que por essa altura de 2016), a de cx normal custava uns 13k e a de cx aut. + uns 1.000€.

Edit: após pesquisa percebi que até era menos de 13k... Na realidade desde 12.100€+desp.
« Última modificação: Agosto 21, 2020, 12:13:55, 12:13 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 30, 2020, 23:30:47, 23:30
Responder #79

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 03, 2020, 05:19:19, 05:19
Responder #80

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 27, 2023, 08:17:21, 08:17
Responder #81

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
As minhas desculpas por estar a exumar o tópico


O que me mete mais confusão no mercado de usados é a quantidade de motos com a volta de 30 mil kms que estão a venda e cuja data de fabrico anda ali a v9lta dos anos 2000

Ou seja, são motos que andam menos de 1000 kms por ano…. Durante os últimos 20 anos  :writing:



Basta pesquisarem por exemplo, Honda deauville no OLX…. Obviamente haverá quem tenha comprado e andado muito pouco e terá os kilometros justificado pelos carimbos no livro de revisões, mas tanta gente a andar tão pouco da que pensar se eventualmente a moto apenas ter 5 dígitos no odómetro e este ser de uma tecnologia fácil de burlar não estará relacionado.






Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 27, 2023, 10:34:26, 10:34
Responder #82

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O pessoal anda com a mota só nos tempos livres... um passeio ou dois por ano... os anos vão passando... acumulando-se anos e muito poucos kms... resultado: motas semi novas com poucos kms. (se bem que uma mota parada durante anos poderá exigir um maior cuidado na compra).