Autor Tópico: O que está atrás de cada marca?  (Lida 1539 vezes)

Fevereiro 13, 2021, 12:30:38, 12:30
Lida 1539 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A Motorad Magazine (Alemã) publicou um artigo engraçado sobre o que está atrás da designação de muitas das marcas que conhecemos e vou ter que aqui replicar com a respectiva tradução.

Artigo original: https://www.motorradonline.de/ratgeber/woher-markennamen-kommen/

Na Tradução automática do Google, vou reduzir às marcas mais conhecidas:

"AGV - significa Amisano Gino Valenza, as iniciais do fundador Gino Valenza e o primeiro estilo em Amisano. Fundado em 1947, faz parte da Dainese desde 2007.

Airoh - significa A mbition, I nnovation, R esilience, O n-Off, H eritage e foi fundada em 1997 a partir do Spa Locatelli que fazia para outras grandes marcas desde 1986 capacetes.

Arai - em homenagem ao fundador Hirotake Arai. Fundada em 1926 inicialmente para fabricar chapéus, foi uma das primeiras fabricantes japonesas de capacetes para motociclistas. Hoje ainda é propriedade da família de Akihito Arai.

Bell Sports - fundada em Bell, Califórnia em 1923 como Bell Auto Parts, fabricante de capacetes desde 1954 e fabricante de capacetes para motociclistas desde 1971.

Caberg - consiste na abreviatura Ca shi di Berg amo, que significa algo como capacetes de Bergamo. Fundado em 1974.

Aprilia - que leva o nome do Lancia Aprilia, o melhor carro do mundo para o fundador da empresa Alberto Beggio, fundada em Noale em 1945, de propriedade familiar até 2004, desde então parte do Grupo Piaggio.

Benelli - que leva o nome dos fundadores, os seis irmãos Benelli Giuseppe, Giovanni, Filippo, Francesco, Domenico e Antonio. Fundado em 1911.

Bimota - é formada pelas primeiras cartas dos três fundadores Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. Fundada em 1973 em Rimini, faliu em 2000. Reinício de 2005, desde 2019 a Kawasaki Motorrad detém 49,9 por cento das ações.

BMW Motorrad - Bayerische Motoren Werke, fundada em 1916 como Bayrisch Flugwerke BFW, rebatizada de BMW em 1917, fabricante de motocicletas desde 1923, carros somente desde 1927.

Cagiva - O nome da empresa foi formado como uma sigla do nome do pai dos irmãos Castiglioni e da sede da empresa: Castiglioni Giovanni Varese. Nesse ínterim, parte da Harley Davidson junto com Aermacchi e MV Agusta. Hoje não há mais construção de motocicletas, mas responsável como parte da MV Agusta por pequenos veículos elétricos.

Can-Am Motorcycles - o nome da empresa é baseado na abreviação americana para Canada America quando um projeto, série, estrutura e assim por diante é criado além da fronteira. Não é diferente com a Can-Am-Motorcycles e foi fundada em 1971 como uma subsidiária da Bombardier Recreational Products.

CF Moto - significa Zhejiang Chunfeng. Fundada em 1989 como fornecedora de peças, desde 1996 fabricante de motores, desde 2000 fabricante de motocicletas, hoje a maior exportadora chinesa de quadriciclos para a Alemanha. Estreita cooperação com a KTM na construção de motores e o grupo KSR para importação e vendas.

Ducati - em homenagem ao fundador da empresa Antonio Ducati, fundada em Bolonha em 1926, subsidiária 100% da Lamborghini desde 2012, pertencente à Audi AG e, portanto, ao Grupo Volkswagen.

Harley-Davidson - em homenagem aos fundadores William S. Harley e Arthur Davidson, fundada em 1903.

Held - em homenagem a Bruno e Edgar Held. Fundada em 1946 como uma loja de luvas, famosa desde 1983 pela primeira luva de corrida real, projetada para o pentacampeão mundial Toni Mang.

Capacetes HJC - em homenagem à empresa controladora Hong Jin-Crown Corporation na Coreia do Sul, fundada em 1971.

Honda - fundada em 1946 por Soichiro Honda, primeiro grande sucesso: a instalação de 500 antigos motores 50 cúbicos em uma moto masculina.

Husqvarna - fundada em 1689 em Husqvarna, Suécia, como fabricante de mosquetes, ativo como fabricante de bicicletas desde 1896, a primeira motocicleta em 1903, 1987 venda da divisão de motocicletas para a Cagiva, então propriedade da BMW Motorrad e atualmente parte da Pierer Mobility Group junto com KTM.

Hyosung - Mencionado pela primeira vez em 1977 após a mudança do nome da empresa de construção Hanyoung Industrial. A origem do nome Hyosung é desconhecida, mas também é um sobrenome comum na Coréia.

Indian Motorcycles - fundada em 1901, o nome Indian vem dos dias de pioneirismo romântico e simbólico nos EUA.

Kawasaki - nome do fundador da empresa Shōzō Kawasaki, fundada em 1878, a partir de 1952 também fez sucesso com motocicletas. A divisão de motocicletas foi separada da Kawasaki Heavy Industries desde 2020

KTM - fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz em Mattighofen, negociando como Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen de 1950 e conhecido como KTM por Kronreif Trunkenpolz Mattighofen de 1955 por meio da parceria de Ernst Kronreif. Fabricante de motocicletas de sucesso desde 1954.

Kymco - significa K Wang Y ang M otor Co rporation, fundada em 1963 em Taiwan.

Lambretta - originalmente o nome do modelo da scooter de maior sucesso do mundo feita pela Innocenti. Nomeado após o distrito de Lambrate de Milão. Hoje como uma marca independente do Grupo KSR em cooperação com a Innocenti.

LS2 - significa Liao System 2 e foi fundado em 1990 por Arthur Liao em Hashan, China.

Moto Guzzi - fundada em 1921 por Giorgio Parodi e Carlo Guzzi. Moto Parodi também teria soado bem.

Moto Morini - fundada em 1937 por Alfonso Morini e batizada em sua homenagem.

MV Agusta - fundada em 1945 como empresa independente por Domenico Agusta como Meccanica Verghera Agusta, que se traduz em algo como Operação Mecânica Agusta.

Capacetes Nexx - é uma marca do Grupo Nexxpro e foi fundada em 2001 por Helder Loureiro como fabricante de capacetes universais.

Nolan
- fundada em 1972 por Lander Nocchi, cujo nome abreviado e invertido constitui a empresa.

Norton Motorcycles - fundada por James Lansdowne "Pa" Norton em Wolverhampton em 1898.

Peugeot - fundada em 1810 pela família Peugeot como operadora de uma fábrica de óleo e uma fundição de ferro.

Piaggio - batizada em 1884 em homenagem ao fundador Rinaldo Piaggio, famoso por Vespa e Ape, hoje líder de mercado na construção de scooters na Europa.

Royal Enfield - RW Smith e Albert Eadie assumem a gestão da Townsend Cycle Company em Redditch em 1891, fundindo-se com a Royal Small Arms Company para formar a Royal Enfield em 1893 1901 a primeira motocicleta, portanto, um dos fabricantes de motocicletas mais antigos do mundo, que produz motocicletas continuamente há mais tempo.

Schuberth - fundada em 1922 por Fritz Schuberth como carpintaria de engradados de cerveja. No negócio de capacetes de 1929, 1954 com o Aero o primeiro capacete para motociclistas.

Shoei - surgiu em 1959 a partir do poliéster Kamato como fabricante de capacetes para canteiros de obras. Nomeado após SHO e EI, as primeiras letras da dinastia SHOwa então governante e as duas primeiras letras em EItoro

Suzuki - fundada em 1909 pelo filho de um plantador de algodão e carpinteiro treinado Michio Suzuki como uma empresa de teares que começou a construir veículos motorizados de duas rodas apenas em 1951. A primeira motocicleta, a "Colleda CO", surgiu em 1954.

Sym - abreviatura de Sanyang Motor, que significa três scooters solares, fundada em 1954.

Triumph Motorcycles - fundada em 1886 pelo alemão Siegfried Bettmann como empresa comercial de bicicletas com a marca "Triumph", e em 1888 com produção própria. A primeira motocicleta surgiu em 1902.

Vespa - significa vespa em italiano e alude ao forte corte lateral e aos faróis profundos das primeiras scooters Vespa da Piaggio.

Zontes - Outro nome artificial para estabelecer a marca premium de um fabricante chinês na Europa. Nesse caso, a Tayo Motorcycle Technology.
"
« Última modificação: Fevereiro 13, 2021, 12:33:35, 12:33 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 13, 2021, 13:36:22, 13:36
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Ou seja Itália Rules.

As únicas marcas que referes que produzem motas de qualidade é design superior são as Italianas, até a julgar pela cronologia as outras são todas imitação.

E vê tu que a única coisa boa da Triumph é ter raízes alemãs...

Tópico espectacular. Muito obrigado @2Low.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 13, 2021, 13:40:11, 13:40
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ou seja Itália Rules.

As únicas marcas que referes que produzem motas de qualidade é design superior são as Italianas, até a julgar pela cronologia as outras são todas imitação.

E vê tu que a única coisa boa da Triumph é ter raízes alemãs...

Tópico espectacular. Muito obrigado @2Low.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Repara que no filme The Great Escape com o Steve Mcqueen a moto usada para fugir aos Nazis era precisamente uma Triumph mascarada para parecer uma BMW...  :lolol:

Em todo o caso o modelo da minha moto, tem mais de japonês (Kawasaki) com infelizmente electrónica italiana do que propriamente algo alemão...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 13, 2021, 13:48:33, 13:48
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Ou seja Itália Rules.

As únicas marcas que referes que produzem motas de qualidade é design superior são as Italianas, até a julgar pela cronologia as outras são todas imitação.

E vê tu que a única coisa boa da Triumph é ter raízes alemãs...

Tópico espectacular. Muito obrigado @2Low.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Repara que no filme The Great Escape com o Steve Mcqueen a moto usada para fugir aos Nazis era precisamente uma Triumph mascarada para parecer uma BMW...  ol:

Em todo o caso o modelo da minha moto, tem mais de japonês (Kawasaki) com infelizmente electrónica italiana do que propriamente algo alemão...
OK, rendo-me.

Afinal a tua mota sempre tem alguma coisa boa. Neste caso a eletrónica.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 13, 2021, 15:11:01, 15:11
Responder #4

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 317
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Tópico espectacular :palmas: :palmas:

Excelente s curiosidades   :cool:

Fevereiro 13, 2021, 21:19:01, 21:19
Responder #5

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 13, 2021, 22:00:30, 22:00
Responder #6

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1440
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Engraçado sim senhor. Grandes pesquisas.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 13, 2021, 22:37:53, 22:37
Responder #7

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Obrigado pela partilha. Conceitos interessantes.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Fevereiro 14, 2021, 00:23:32, 00:23
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

 :palmas: :palmas:


Nem acreidito que o 2low se esqueceu do que esta por detras de FAMEL  :D :D :D

 :convivio:

 :D :D :palmas:

Fevereiro 16, 2021, 01:04:26, 01:04
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4889
Em todo o caso o modelo da minha moto, tem mais de japonês (Kawasaki) com infelizmente electrónica italiana do que propriamente algo alemão...

A electrónica da tua moto é keihin.
Não faço ideia o que tenha de italiano, já que as próprias italianas nessa altura começaram a virar japonesas.
Alguns relés e não me recordo se é o automático de piscas que é alemão (Bosch). 
Mas "made in" numa série de países do oriente.

Bom tópico.
Gosto quando escreves algumas coisas meio em brasileiro.  :D

« Última modificação: Fevereiro 16, 2021, 01:05:31, 01:05 por dfelix »

Fevereiro 16, 2021, 13:11:27, 13:11
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Em todo o caso o modelo da minha moto, tem mais de japonês (Kawasaki) com infelizmente electrónica italiana do que propriamente algo alemão...

A electrónica da tua moto é keihin.
Não faço ideia o que tenha de italiano, já que as próprias italianas nessa altura começaram a virar japonesas.
Alguns relés e não me recordo se é o automático de piscas que é alemão (Bosch). 
Mas "made in" numa série de países do oriente.

Bom tópico.
Gosto quando escreves algumas coisas meio em brasileiro.  :D

No inicio do post fui claro, tradução google.
Posso contudo perder tempo e ir reformular a coisa para tirar o cupim e a maminha... mas a picanha que fique!
 :D

Realmente já tinha visto que a ECU da minha moto era Keihin (reparei no site do tuneecu) mas fico ainda hoje a pensar que raio o meu mecânico quis dizer que a electrónica era italiana...
 :pensador:
Vi entretanto que a ECU da Sprint GT 1050 também é Keihin e que existem alguns sites que apresentam "tune da ECU" para lhe dar mais uns pozinhos...
Desconheço se na minha seja a mesma "caixa" com a mesma referência...

Será alguma coisa a ver com a injecção, que diga-se deu alguns problemas mais no modelo de apresentação de 2005... ?!

Mas se é Japonesa fico mais aliviado!  :D
« Última modificação: Fevereiro 16, 2021, 13:13:52, 13:13 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 18, 2021, 22:30:30, 22:30
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4889
Realmente já tinha visto que a ECU da minha moto era Keihin (reparei no site do tuneecu) mas fico ainda hoje a pensar que raio o meu mecânico quis dizer que a electrónica era italiana...
 :pensador:
Vi entretanto que a ECU da Sprint GT 1050 também é Keihin e que existem alguns sites que apresentam "tune da ECU" para lhe dar mais uns pozinhos...
Desconheço se na minha seja a mesma "caixa" com a mesma referência...

Será alguma coisa a ver com a injecção, que diga-se deu alguns problemas mais no modelo de apresentação de 2005... ?!

Mas se é Japonesa fico mais aliviado!  :D

O teu mecânico pode se ter enganado ou confundido.
Acontece.

As Triumph que surgiram a partir de 2005 passaram a adoptar Keihin e penso que mantém este fornecedor até ao presente.
Pelo menos as Tiger 1200 continuam a usar.

Não me recordo de alguma vez terem recorrido a electrónica italiana.
Só se for agora! O que duvido pois muitas italianas já nem usam material italiano.  :)

Antes da Keihin, a Triumph recorria aos franceses da Sagem.

Desconheço problemas electrónicos nas 1050 de 2005.
Pelo menos nas Speed. Os que tive foram derivado a desgaste e utilização e não propriamente avaria.
As Sprint é que nunca foi propriamente uma obra prima. Considerando o que a moto aquece é natural que alguns componentes definhem mais cedo que o previsto...  :-X