Autor Tópico: Inspeções  (Lida 9982 vezes)

Agosto 24, 2023, 18:33:03, 18:33
Responder #50

tonipig

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: ST4S
  • Localidade: Odivelas
Boas!

Aproveitando este tópico das inspeções, venho solicitar mais um esclarecimento a quem já tenha passado pelo mesmo...
Estou no processo de legalização de uma mota importada, que já está mesmo no fim... Só falta mesmo aguardar o agendamento para ir à inspeção (a ser feita na Azambuja)...
Pelo que me disse a senhora (muito simpática) do IMT, esta inspeção é obrigatória para todas as motas importadas... Ainda pensei que ia ter que largar mais algum €€ mas ela disse-me que está incluída nos 45€ que paguei ao IMT aquando da entrega de toda a papelada que já tinha... Depois desta inspeção, já posso (finalmente) ir pedir emissão do DUA e o processo fica definitivamente concluído...
Dito isto, alguém por aqui já foi fazer esta inspeção que o IMT agenda lá na Azambuja? Se sim, o que é que eles verificam? Devo preocupar-me com algum coisa em particular?
A mota está toda de origem excepto os escapes que vou trocar antes de ir (tenho uns Silmoto Italia instalados mas também tenho os de origem).

Antecipadamente obrigado.
Cumprimentos  8)

Agosto 24, 2023, 22:05:03, 22:05
Responder #51

Brnardo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Tiger 800 XRx
  • Localidade: Almada
Boa tarde, companheiro. A inspeção pode até ser obrigatória para todas as motas importadas. Não faço é a mínima ideia onde pode ser feita uma inspeção Cat B para motos, para atribuição de matrícula. O processo é iniciado pedindo a homologação do modelo, entregando no IMT da zona de residência, o certificado europeu de conformidade. No caso dos automóveis deve ser também anexa uma inspeção cat B, que julgo que seja o que está a referir, que será feita na Azambuja. Mas que eu saiba, tal não é realizada para motos, porque não há forma de ser feita. Deveria ser realizada num centro particular de inspeções. Paralelamente, deve-se criar a Declaração Aduaneira da Viatura, no portal das finanças. Terá um valor a pagar e a apresentação DAV já lhe permite fazer a matrícula nacional. Comigo foi assim, só tive inspeção para o carro.

Agosto 25, 2023, 12:09:05, 12:09
Responder #52

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
nos casos de importação, a inspeção é realizada "em qualquer centro de inspeção" mas é realizada por um técnico do imt, daí teres que aguardar pelo agendamento.
eles verificam a mota no geral, se tens tudo de origem e em boas condições de funcionamento, não tens nada com que te preocupar.
se não entregas-te o a declaração com o teste do ruído, será sim, um dos pontos que eles vão medir, por isso colocar o escape de origem fará todo o sentido.

Agosto 28, 2023, 09:36:52, 09:36
Responder #53

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
nos casos de importação, a inspeção é realizada "em qualquer centro de inspeção" mas é realizada por um técnico do imt, daí teres que aguardar pelo agendamento.
eles verificam a mota no geral, se tens tudo de origem e em boas condições de funcionamento, não tens nada com que te preocupar.
se não entregas-te o a declaração com o teste do ruído, será sim, um dos pontos que eles vão medir, por isso colocar o escape de origem fará todo o sentido.

Não é qualquer "em qualquer centro de inspeção".
É um centro de inspecção categoria B.
A página do IMT tem uma lista de centros que permite filtrar por esta categoria.


Setembro 26, 2023, 16:04:29, 16:04
Responder #54

tonipig

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: ST4S
  • Localidade: Odivelas
Boa tarde.
Agradeço as respostas em relação ao meu caso  :nice:
Está é difícil que venha o agendamento...  :(
Tenho matrícula atribuída desde 14/08 e, pelo que percebi, só é válida para efeitos de circulação, durante 60 dias...
Já mais alguém passou por este processo e também andou a arrastar-se este tempo todo?

Setembro 27, 2023, 09:49:52, 09:49
Responder #55

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Se vires que a inspeção tarda a ser marcada, vê se é possível uma prorrogação do prazo de circulação, para pelo menos não teres que parar a mota, ou correr o risco de seres mandado parar pela policia... e depois é mais um problema em cima.

Setembro 28, 2023, 00:26:48, 00:26
Responder #56

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vai ao IMTT e pergunta pela tua situação, e exige carimbo ou guia provisória com prazo alargado.

Quase certo que foi um dos casos que se extraviou e não deu seguimento...
Há lá departamentos no IMTT que são uma autentica nulidade, não pela aptidão dos funcionários mas porque há situações que têm por exemplo só um tipo ou dois a digitalizar documentos para cartas de condução e afins... (falta de pessoal e um erro resulta logo em grande dano...nem que seja em tempo)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 28, 2023, 09:05:41, 09:05
Responder #57

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se a matrícula e de 14/8 podem marcar a inspeção até 14/10.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 15, 2023, 16:56:10, 16:56
Responder #58

tonipig

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: ST4S
  • Localidade: Odivelas
Aproveito só para informar que o processo já foi concluído.
A inspeção foi no dia 9 de Novembro, passou sem stresses e 15 dias depois já pude ir ao IRN emitir o DUA. No dia 24 de Novembro a 'Duc' era oficialmente minha  :cool:
Obrigado a todos pelas infos  :nice:

Dezembro 18, 2023, 10:35:33, 10:35
Responder #59

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aproveito só para informar que o processo já foi concluído.
A inspeção foi no dia 9 de Novembro, passou sem stresses e 15 dias depois já pude ir ao IRN emitir o DUA. No dia 24 de Novembro a 'Duc' era oficialmente minha  :cool:
Obrigado a todos pelas infos  :nice:

ainda bem que correu tudo sem percalços. Agora é usufruir.