Autor Tópico: Capacetes...até que ponto podem ser tão diferentes na segurança oferecida?  (Lida 8327 vezes)

Março 21, 2017, 13:57:58, 13:57
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Sapiens21

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Capacetes...
...até que ponto podem ser tão diferentes na segurança oferecida?





Este tópico pode parecer um perfeito exemplo de Coffee Break, mas não poderia estar mais longe de ser algo sequer próximo disso...

Acontece que os capacetes actualmente à venda um pouco por todo o lado, não oferecem nem de perto um nível de segurança, resistência e durabilidade que os coloque ao nível uns dos outros.

E a verdade...verdadinha (passe a expressão), é que existem muitos capacetes que nem sequer deveriam ter a possibilidade de ser colocados num qualquer expositor de venda.

Mas a realidade é que estão e isso causa-me alguma estranheza.
Nomeadamente quando se sabe que p.ex. as lojas da China vendem capacetes de qualidade e protecção altamente duvidosas e a preços que captam facilmente a atenção de um consumidor pouco informado.

Uma pancada da cabeça contra outro objecto é um assunto demasiado sério para, na minha opinião, se proteger a mesma com preços de €19,90, num capacete todo reluzente e que até pode dizer na parte de trás ou mesmo na caixa - ?miraculosamente? - que cumpre os requisitos das normas Europeias.

Existe sempre quem ache que é tudo igual e que no fundo as enormes diferenças no custo estão na marca, ou porque se paga o seu "nome da moda", ou porque uns têm umas viseiras giras e outros não....enfim.
Parece haver justificações para tudo no sentido de dar a entender que um capacete muito barato à venda neste tipo de estabelecimentos, até cumpre com os mínimos exigíveis no que toca à protecção.

Mas querem saber o lado verídico da questão?

Então sem mais delongas vejam este vídeo que coloco de seguida e que apesar de parecer algo ridículo na sua execução, não deixa de mostrar sem artificialismos a diferença entre a resistência de um capacete Chinês e um capacete Japonês.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 21, 2017, 15:09:48, 15:09
Responder #1

dfelix

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O lixo testado no video certamente nem está homologado para ser utilizado nos mercados ocidentais.
Ainda assim, convém não esquecer que maior resistência não significa maior segurança!
 :)

Março 21, 2017, 15:18:15, 15:18
Responder #2

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Nos automóveis p.ex. a deformação programada está estudada e resulta comprovadamente na dissipação do impacto.

Num capacete, como o do caso retratado, uma hipotética deformação pode levar a que seja invadido o espaço da cabeça e com consequências imprevisíveis, pelo que a calota exterior terá mesmo de resistir a um forte impacto, sendo os materiais no seu interior a "fazer as vezes" de diminuir a força do impacto.

O capacete Chinês demonstra da forma mais caótica possível aquilo que não pode acontecer...ficando em pedaços.
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Dalai Lama

Março 21, 2017, 16:16:45, 16:16
Responder #3

dfelix

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Num capacete, como o do caso retratado, uma hipotética deformação pode levar a que seja invadido o espaço da cabeça e com consequências imprevisíveis, pelo que a calota exterior terá mesmo de resistir a um forte impacto, sendo os materiais no seu interior a "fazer as vezes" de diminuir a força do impacto.

Nos capacetes também!  :)
O que implica obviamente uma solução de compromisso.


Felizmente a nossa cabeça não encosta directamente na calota!
Existe ainda uma espessura considerável de outros materiais que oferecem alguma margem para deformação.

Esta questão da resistência/regidez/segurança foi uma das razões que levaram muitos fabricantes a abandonar o carbono como único material para estrutura da calota!
Quando surgiram foram um sucesso comercial!
O argumento da resistência, o baixo peso e sobretudo o aspecto tornavam o produto apelativo.
Mas quando começaram a surgir testes de impacto mais detalhados... a generalidade dos produtos obteve classificações muito inferiores a capacetes em plástico de menor orçamento!
O que gerou naturalmente enorme controvérsia.

No presente o carbono é utilizado com sucesso de forma quase vestigial no chamado "tricompósito".



E os capacetes que aparentam ser integralmente fabricados neste compósito... acabam por ser apenas uma folha aplicada exteriormente sob o veriz por razões cosméticas!



« Última modificação: Março 21, 2017, 16:20:31, 16:20 por dfelix »

Março 21, 2017, 16:58:41, 16:58
Responder #4

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Felizmente a nossa cabeça não encosta directamente na calota!
Existe ainda uma espessura considerável de outros materiais que oferecem alguma margem para deformação.

Por isso escrevi precisamente o que citaste...  :)

A resistência da calota propriamente dita (exterior que entra em contacto directo em caso de embate), terá de oferecer resistência e não um recuo excessivo do seu material (deformação fixa como o do vídeo no caso do capacete Chinês), o qual cabe em boa medida ao seu interior por forma a dissipar energia.

A utilização da palavra "compromisso" e que utilizas mais acima, tem no entanto relevância, pois o estudo, teste e concepção de um bom capacete, mesmo não se podendo dar à fracturação ou deformação fixa do seu material exterior, ainda assim com toda a certeza que leva em linha de conta  o minimizar da força, levando a que se dissipe não localmente mas por toda a calota.

No fundo, um bom capacete está estudado para a dinâmica de um impacto, sendo a combinação da tecnologia e de materiais que ajuda ao bom resultado.
Um capacete não é projectado para ser duro, mas para oferecer uma ligeira flexibilidade que lhe permita por um lado não invadir o interior em excesso e  por outro lado lado não fracturar mas sim dissipar energia, que de outro modo comprometeria por completo a segurança de quem o usasse.  :)
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Março 21, 2017, 18:29:33, 18:29
Responder #5

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O lixo testado no video certamente nem está homologado para ser utilizado nos mercados ocidentais.
Ainda assim, convém não esquecer que maior resistência não significa maior segurança!
 :)


O pior é que está e o pior é que as pessoas aliciadas pelo mega-preco compram e usam   :toma: :toma:



Isaac, o que queres dizer é que um capacete, para alem de ser feito e estudado para ter um fit otimo, sem causar alergias ou quaisquer reacoes á pele, tem de ter um bom fluxo de ar para permitir a normal respiracao do corpo e uma adequada temperatura no seu interior garantindo um uso confortavel, assim como a capacidade de limitar o embaciamento da viseira, tem de ter ainda outras boas caracteristicas de seguranca passiva tais como um bom ângulo, minima distorcao optica, uma boa insonorizacao que corte certo tipo de ruidos mas permita outros para uma boa percecpcao do meio circundante e que em caso de acidente tenha a importantíssima capacidade de isolar e desacelerar os impactos, limitando ou eliminando os possivel traumas ao nivel cranio-cerebral...


Se calhar 50 ou 100€ é capaz de ser pouco dinheiro para comprar tanta coisa... nao acham???  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 21, 2017, 19:05:56, 19:05
Responder #6

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(....)
Se calhar 50 ou 100€ é capaz de ser pouco dinheiro para comprar tanta coisa... nao acham???  :D :D

Claramente!
E por estranho que pareça, não faltam propostas a aliciar um cliente que pesa primeiro o factor custo irrisório e muuuito lá adiante as outras características, nomeadamente a sua boa construção e classificação em testes de segurança.
« Última modificação: Março 21, 2017, 19:17:36, 19:17 por Sapiens21 »
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Março 21, 2017, 21:06:25, 21:06
Responder #7

Moto2cool

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De facto em segurança é preciso sopesar bem o preço em relação aos benefícios. Não consigo imaginar no ambiente das motas dinheiro mais bem empregue
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Março 21, 2017, 21:18:55, 21:18
Responder #8

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É verdade, mas não deixa de igualmente ser verdade que existem capacetes no mercado com 5 estrelas e com um custo que pode chegar possivelmente a 1/3 de outros com menos estrelas nos teste de impacto.

É um facto!

Claro que os que se vendem em lojas da China estão numa classe completamente à parte e o que custam vale aquilo que são...um bela b#sta!
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Março 21, 2017, 21:30:30, 21:30
Responder #9

TMXR

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Sim... ha capacetes de 150€ que tem a mesma classificacao sharp do que outros de 350 ou 500.


mas depois, quando ouves os donos falar, a insonorização, durabilidade, etc nao sao os mesmos  :nice:
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Março 21, 2017, 21:41:17, 21:41
Responder #10

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Por exemplo o Caberg Duke, tem 5 estrelas, qualidade razoável e custa pelos 175 € passe a publicidade da qual não tenho proveito :) )
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Março 21, 2017, 22:48:10, 22:48
Responder #11

dfelix

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Por isso escrevi precisamente o que citaste...  :)

Citar também não é o mesmo que discordar...  ;)

Se calhar 50 ou 100€ é capaz de ser pouco dinheiro para comprar tanta coisa... nao acham???  :D :D

Por um capacete seguro é perfeitamente possível.
Já por um capacete com todos esses atributos que descreveste começa a ser mais dificil.

Relativamente ao "fit"... é algo que varia imenso entre marcas.  :(


...e classificação em testes de segurança.

Isso dos "testes de segurança" parece-me um tema encarado por vezes de forma ingenuamente excessiva.

Não existem muitas entidades a efectuar.
E a única de disponibiliza os dados detalhados para consulta é a SHARP, que com todo o mérito se tornou numa bíblia do assunto.

Vejo muitas vezes gente a referir-se a capacetes como poucas estrelas como sendo "pouco seguros".
E isto é um bocadinho discutível.

Os testes da SHARP são bastante minuciosos. O que é excelente!
Mas todo este nível de detalhe permite identificar diferenças entre capacetes que na sua generalidade são já por si bastamte seguros!

Optar por um capacete com mais estrelas SHARP é perfeitamente legítimo.
Mas como uma espécie de descargo de consciência.
Pois numa situação de acidente qualquer capacete com certificação/homologação ECE/DOT/SNELL cumpre os requisitos.
Mais estrelas SHARP só permitem recordar a linda face do cadáver.  :D



Março 22, 2017, 12:35:53, 12:35
Responder #12

cgomes

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Tenho a convicção de que os capacetes não têm de ter um custo elevado para serem suficientemente bons em termos de segurança. Todavia acredito que alguns pormenores, que podem adicionar melhorias, justificarão alguma diferença no custo.
Recomendo, a quem me interroga sobre o assunto, que a escolha recaia sempre num produto com o qual se sinta confortável e que ofereça um bom nível de protecção.
Excelente tópico.

Março 22, 2017, 17:59:17, 17:59
Responder #13

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Sem ser fundamentalista e tendo consciência que resistência ao impacto é apenas um dos vetores de segurança, nesse aspecto acho os Sharp indispensáveis no meu processo de escolha

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Março 22, 2017, 22:51:29, 22:51
Responder #14

dfelix

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Março 24, 2017, 12:44:31, 12:44
Responder #15

JViegas

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Considero os testes SHARP um bom ponto de partida para a escolha de um capacete que para além de ser resistente ao choque/queda deve igualmente ter boas referências relativamente ao que o companheiro TMAxer refere mais em cima.

É claro que não existe capacete 100% protetor quando a velocidade é alta ou o acidente grave.

No entanto não creio que um capacete barato tenha as mesmas características que um que custo mais alto, aliás como todos nós assim acreditam.

A questão pode igualmente ser vista sobre outro prisma: porque é que aparecem tantos capacetes low-cost?

Será para um cliente que comprou agora uma mota/scooter para dar umas voltitas e um investimento tão alto não faz parte do "plano" ou na stand tinham por lá uns capacetes bem fixes, mas no chinês existe mais barato.

Dou outro exemplo: já comprei material motard no LIDL (passo a publicidade) mas nunca um capacete. A semana passada houve uma promoção em capacetes abertos e híbridos (open face), estive com um destes na mão (não experimentei), e até o achei com qualidade.

Mas a qualidade chega para me salvar em caso de acidente?
E em viagens longas, a sua insonoridade está bem conseguida?

Acho que deveriam existir mais testes (não só de resistência) mas igualmente à insonorização, por exemplo.

Março 24, 2017, 23:18:14, 23:18
Responder #16

dfelix

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No entanto não creio que um capacete barato tenha as mesmas características que um que custo mais alto, aliás como todos nós assim acreditam.

Que características? Segurança?
É que por exemplo o Nitro Aikido custa 70 EUR, o Lazer Bora por 80EUR, o Caberg V2 407 e Caberg Trip por 90 EUR  têm 5 estrelas da SHARP!

Acho que deveriam existir mais testes (não só de resistência) mas igualmente à insonorização, por exemplo.

Concordo contigo.
Há critérios que entram na classificação que passam um pouco despercebidos como por exemplo o ângulo de visão e a própria reacção da viseira no caso do impacto.

Mas infelizmente não existe nenhuma classificação para o conforto.
E por conforto não me refiro apenas à insonorização, como a ventilação e peso.






Ao contrário do que muita gente acredita, o custo do capacete não é proporcional à segurança.
E a segurança é apenas uma característica. E como dá para perceber pelos exemplos anteriores não é o que torna caro de produzir.

O que pode tornar um capacete caro?

- O peso!
Produzir um capacete leve implica recorrer a outros materiais habitualmente mais caros e aplicá-los garantido a resistência e capacidade de absorção adequada.
E embora assim que criada descoberta a receita seja possível produzir em série baixado o custo, há necessidade de amortizar o tempo de desenvolvimento do produto.

- A variedade de tamanhos de calota!
A generalidade dos low-cost utiliza um tamanho único de calota para todos os tamanhos do XS ao XXL variando apenas a espessura de espuma no interior.
Se para grandes cabeças isto não é incómodo, para malta pequena os capacetes tendem a ser volumosos e mais pesados.
Os fabricantes mais "premium" oferecem normalmente 3-4 tamanhos de calota.  A Arai por exemplo tem 5!! O que significa uma calota diferente para cada dois números.
Isto significa menores produções de cada tamanho ao invés duma grande produção que permite adaptar a todos. 

- A qualidade dos interiores!
Hoje em dia todos os capacetes têm forros transpiráveis e hipoalergenicos.
Mas os próprios materiais usados (alguns produzidos sob patente de entidades como 3M e Dupont) a forma como são cozidos, ou mesmo produzidos para serem laváveis afecta drasticamente o preço.

- A qualidade dos acessórios
Existem muitos formatos e materiais utilizados nas entradas de ar e encaixes de viseira.
Naturalmente que uma peça básica em plástico, em alguns casos utilizado a própria construção do capacete e viseira é mais barata de produzir que apêndices em alumínio ou mesmo carbono.

- A pintura / serigrafia
Há sempre uma diferença de preço considerável entre um capacete de cor simples e um capacete com pintura.
Não só por existir um passo extra na produção. Como pelo facto de algumas pinturas serem realizadas por estúdios/artistas que recebem royalties.
(ex da drudi performance ou rage designs)

- Marketing/Publicidade/Patrocínios
Apesar da publicidade nos meios habituais não ser elevada, a generalidade das marcas premium patrocinam pilotos nas mais variadas modalidades. E isso tem um custo.
Para pagar milhões ao Rossi, a AGV tem de os ir buscar a algum lado, certo? :)
(E curiosamente a AGV já foi uma marca low budget)
« Última modificação: Março 24, 2017, 23:19:17, 23:19 por dfelix »

Março 25, 2017, 08:02:19, 08:02
Responder #17

Moto2cool

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Acho que ninguém discute o enorme leque de opções que existem à disposição dos consumidores conforme a disponibilidade da sua carteira. Mas é importante frisar que em termos de segurança ao impacto existem opções baratas ou pelo menos suportáveis podendo ser menos justificáveis a opção por adquirir capacetes de origem duvidosa para a diferença de preço deixa de ser centenas para poucas dezenas de euros
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Março 25, 2017, 09:12:14, 09:12
Responder #18

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Sim, entre ter um capacete da loja da China (que nem sei como estão à venda) e um de marca mas low cost, eu também não vejo como pode haver duvidas.

Mas pronto, isto cada cabeça sua sentença... 8)
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Março 25, 2017, 21:45:35, 21:45
Responder #19

Luis Salgueiro

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Nesta 'história' dos capacetes, embora haja consenso acerca de certas marcas e modelos,  é mais 'cada cabeça sua sentença' , este modelo (por ex.)  é dito oferecer boa segurança e boa insonorização  :D :
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Março 25, 2017, 23:07:00, 23:07
Responder #20

Sal

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Nesta 'história' dos capacetes, embora haja consenso acerca de certas marcas e modelos,  é mais 'cada cabeça sua sentença' , este modelo (por ex.)  é dito oferecer boa segurança e boa insonorização  :D :
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Mas não é nada confortável

Março 26, 2017, 08:37:16, 08:37
Responder #21

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Capacete amarelo e auscultadores laranja, cumpre os requisitos de visibilidade :)
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Março 26, 2017, 13:42:31, 13:42
Responder #22

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Nesta 'história' dos capacetes, embora haja consenso acerca de certas marcas e modelos,  é mais 'cada cabeça sua sentença' , este modelo (por ex.)  é dito oferecer boa segurança e boa insonorização  :D :


Depende do contexto de utilização... :)

Esse tipo de capacete, para uso por parte de um motociclista, pouco permitiria salvaguardar a zona da face de quem o usasse...em caso de acidente.

Da mesma forma, um capacete se ciclista, por muito bom que seja, também tem as suas falhas em caso de queda.
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Março 27, 2017, 11:08:22, 11:08
Responder #23

JViegas

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Voltando à questão da insonorização, uma vez que um capacete "barulhento" também provoca sérios danos a médio/longo prazo devido à exposição sonora, acredito que por vezes a escolha de um capacete não se coadune com a o tipo de montada do motociclista.

Imaginem um capacete de características desportivas, não fará será adequado ao uso por quem tem uma máquina para estrada e terra, logo pela posição de condução não permitirá ao seu utilizador um uso pleno do equipamento.

Acredito que plenamente que não é só as 5 estrelas que encarecem o preço, tal como o companheiro dfelix refere, e que os campeonatos de velocidade ou outra modalidade relacionada com as duas rodas encareça o custo de aquisição de um capacete, estando aqui associada a questão de marketing ou fama que um determinado piloto obtenha no seu percurso desportivo.

Bom post. Tenho aprendido bastante.

EDIT: nesta questão dos capacetes, até seria interessante organizar um evento de visita a uma fabrica de capacetes. Já alguém visitou uma? Sabem se é possível visitar?
« Última modificação: Março 27, 2017, 11:14:32, 11:14 por JViegas »

Março 27, 2017, 14:07:54, 14:07
Responder #24

dfelix

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Imaginem um capacete de características desportivas, não fará será adequado ao uso por quem tem uma máquina para estrada e terra, logo pela posição de condução não permitirá ao seu utilizador um uso pleno do equipamento.

Uma má insonorização só se torna incómodo quando é por um periodo de tempo prolongado...
Mas resolve-se facilmente.

Em casas como o AKI, Leroy e outras facilmente se arranja disto...



É baratissimo. E dá perfeitamente para guardar debaixo do banco.
(Há umas que já trazem uma caixinha)

Provavelmente até nas lojas dos chineses...
Embora por vezes a diferença de preço para umas a sério (ex as da 3M) talvez não justifique tendo em conta o conforto.






Março 27, 2017, 14:40:04, 14:40
Responder #25

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No que toca à insonorização, com muito poucos €€€'s se compram no Ebay...há preços para todos os gostos e muita variedade.  :nice:  Nos chineses não compro disso!  :)

Além dos ear plugs da referida e muito conhecida marca 3M, quem quiser pode pesquisar igualmente pelos Oxford Ear Soft FX que ficará bem servido.  :nice:
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Março 27, 2017, 17:29:56, 17:29
Responder #26

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Pois, tenho uns desses comprados nos chineses, antes tinha uns de silicone da Decathlon
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Março 28, 2017, 11:06:37, 11:06
Responder #27

JViegas

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Comprei os meus numa farmácia a 3 € com 10 ou 15, já não me lembro, andam na maxi para as viagens longas.

Setembro 07, 2018, 01:08:30, 01:08
Responder #28

dfelix

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Costumava embirrar um pouco com o canal FortNine pois apesar da excelente edição, os conteúdos não tinham muito sumo. E por vezes discutíveis.
Mas a qualidade tem subido drasticamente e ultimamente bastante informativos, demonstrando que o puto tem feito o trabalho de casa.
 :nice:
« Última modificação: Setembro 07, 2018, 03:06:05, 03:06 por dfelix »

Outubro 27, 2018, 13:33:51, 13:33
Responder #29

Nuno YB

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Nem vou falar dos capacetes dos chineses ou do Lidl. Mas vou falar da qualidade dos capacetes no geral. O que acaba por inflacionar o preço dos capacetes são os seguintes factores:
1- a marca.
2- material do casco.
3- material do interior.
4- os "extras" ( óculos de sol, viseiras preparadas para pinlock, preparação para intercom, etc. ).
5- a classificação dada nos crash-tests e testes feitos pelas revistas da "especialidade" ( estas classificações, na minha opinião, são "suspeitas" e ninguém me tira da cabeça que são influenciadas pelas próprias marcas ).

Olhando no geral, que capacete nos protege a cabeça num impacto a 150Km/hora? Nenhum! Mesmo que o capacete seja "topo" de gama e não se abra como uma melancia, o "chocalho" sofrido pelo cérebro é mais que suficiente para nos matar. Ou seja, nem o mais caro capacete do mundo nos salva. Isto, no caso de um impacto na cabeça. Numa queda, até mesmo a 300Km/hora, já existem diferenças entre capacetes mais caros e capacetes mais baratos. A abrasão a que estão sujeitos, ao roçar no alcatrão, é melhor tolerada por certos materiais do que por outros.

Dissecando os vários factores:
1- a marca vai sempre ter influencia no preço. Um AGV feito em termoplástico injectado vai ser sempre mais caro que um MT tricomposito ou de carbono ( não falo de todos os modelos, claro, mas existem casos destes ). Isto porque dá mais "pinta" ter um AGV "igual" ao do Rossi do que um capacete espanhol...
2- o material do casco. Capacetes de carbono ou tricompositos são mais resistentes que os de plástico injectado, logo mais caros. Mas não é só por serem mais resistentes, são mais caros também porque a fibra de carbono, a aramida e os outros materiais dos tricompositos são também mais caros que o plástico ou a resina.
3- material interior. Materiais substituíveis, de fácil remoção, anti-alergicos e laváveis são mais dispendiosos que uma esponja forrada a tecido que é colada ao esferovite interior... acho que aqui não há duvidas do porquê aumentarem o valor do capacete.
4- os extras. Aqui há uns anos, não havia pinlocks nem "óculos" na grande maioria dos capacetes. Hoje em dia, todas as marcas os usam, em quase todos os modelos. Se, no caso dos "óculos, acho dispensável, no caso do pinlock foi um grande avanço. Seja como for, melhorias nos capacetes, sejam elas mais ou menos uteis, implicam sempre um acréscimo justificado do valor.
5- as classificações dos testes. Não me vou alongar muito neste aspecto, já vejo vídeos há muitos anos e já leio revistas há muitos mais. Noto, claramente, uma tendência para certas marcas e certos modelos terem sempre melhores criticas e resultados do que outras marcas ou modelos.

Resumindo, a cabeça é importante. O que se usa para a proteger, é importante. Capacetes da GearBest ( nunca testei ) ou do Lidl ( já testei um Crivit, modular, e posso dizer que acima dos 100Km/hora tem uma circulação de ar assombrosa... entra vento por tudo quanto é junta e buraco de parafuso ), estão fora da minha lista e deveriam estar fora da lista de qualquer pessoa que sobe para uma moto. Mas também acho que pagar certas quantias por um capacete... começa a ser descabido. E existem capacetes que custam mais de 3500€ https://www.motardinn.com/equipamento-moto/arai-rx-7-gp-rc/579531/p . E este capacete de 3500€ vale os 3500€ porquê? Vai-me proteger a cabeça a 150 á hora? Dá a volta ao mundo a raspar no alcatrão? Conduz a moto sozinho? Tira café e faz sandes mistas? Para mim, é impensável e descabido. Podem dizer que só não o compro porque não tenho dinheiro para o comprar... e têm razão, numa parte, não tenho mesmo dinheiro para comprar um capacete que custa quase tanto como a minha moto e, mesmo que o tivesse, não o comprava.

Com este texto todo não estou a desvalorizar ou a desconsiderar as marcas que os fabricam e vendem ou quem os compra e usa, atenção. É apenas a minha opinião.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 17, 2018, 07:45:03, 07:45
Responder #30

Sapiens21

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Num teste também fora do que é comum (à martelada), é demonstrado neste recente vídeo colocado a circular a diferença entre um capacete realmente barato e de qualidade duvidosa....um capacete que indicam como sendo "standard" e com um preço acessível....e por fim um capacete que custa umas notas.  :)

Todos eles jet....vejam os resultados.  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Outubro 27, 2019, 19:48:42, 19:48
Responder #31

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Este aqui garantidamente estará entre o mais seguro que existe...

Trata-se do Shark utilizado pelo Miguel Oliveira no MotoGP da Austrália e que...por razões meteorológicas adversas, o levaram a uma queda a alta velocidade, ditando mesmo a paragem do programa do MotoGP para o restante dia.

Andou aos trambolhões depois de cair no final da recta da meta. Imaginem a velocidade a que seguia....  :o



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Outubro 28, 2019, 12:33:13, 12:33
Responder #32

danteMdie

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Aproveito também para deixar aqui este link para os mais distraídos:
https://sharp.dft.gov.uk/

Compraram capacetes há relativamente pouco tempo e na viseira vinha colocado um sticker com algumas estrelas a dizer "sharp rating"? Refere-se a esta organização/instituição que faz testes de queda aos capacetes.

Os ratings vão de 1 a 5 estrelas (sendo 5 o mais seguro). Não irão encontrar os modelos mais recentes porque as coisas levam o seu tempo, mas podem encontrar versões imediatamente anteriores que muitas das vezes até trazem praticamente a mesma calota.

Este site ajudou-me especificamente porque ao passar de uma 125cc para uma 600cc, senti que devia apostar na segurança e talvez o meu capacete não fosse o melhor. Estudei várias alternativas e cheguei a algumas conclusões interessantes que podem ou não ser consensuais.

Se têm 500-600€ para gastar num capacete e conseguem logo arranjar um Schuberth, Shoei ou um AGV dos mid high ranges (tipo Veloce ou Corsa), normalmente não há muito para recear. No entanto, dada a minha €poca que requer mais algum cuidado a nível de € pensei em analisar alternativas e em marcas conhecidas, mas não tanto por serem assim "premium".

A minha grande preferência era o Shoei NXR que custa 460€, preço PVP. Linhas desportivas, levíssimo, forro de qualidade - é um Shoei, é bom. Supus que teria o rating máximo a nível de segurança. Enganei-me.  https://sharp.dft.gov.uk/helmets/shoei-nxr/

Curiosamente, o modelo da gama imediatamente inferior - o RYD - mais talhado para sports tourer até e ligeiramente mais barato (ronda os 400€ PVP), consegue ser superior. https://sharp.dft.gov.uk/helmets/shoei-ryd/

Seja como for, são dois excelentes capacetes. São Shoei, ninguém fica mal servido.
Ainda assim, a minha busca era por algo mais "affordable" portanto continuei a procurar. Estava essencialmente em busca de algo com segurança e acabei por começar a analisar a HJC e aí surge uma situação ainda mais curiosa.

O actual topo da gama, é o RPHA 11. Desportivo, para condução desportiva. Por 400€ ainda levamos uma viseira escurecida e o pinlock insert. Para "topo de gama" até nem está mau até que reparei que nos crash tests, só recebeu 3 estrelas a nível de segurança - essencialmente as falhas estão nas laterais - https://sharp.dft.gov.uk/helmets/hjc-rpha-11/

Acabei por encontrar um modelo descontinuado recentemente mas com óptimos preços em lojas online - o FG-ST. Por 150€, consegui arranjar um capacete com 5 estrelas a nível de segurança que me deverá chegar a casa nos próximos dias. Naturalmente não tem o mesmo requinte de um capacete de uma marca mais premium, mas não irá falhar naquilo o que me interessa mesmo - segurança. - https://sharp.dft.gov.uk/helmets/hjc-fg-st/

Acabei por deixar aqui um testamento e não era bem o que estava a contar sinceramente, mas a realidade é que os preços de capacetes por vezes podem induzir o pensamento "por este preço isto tem de ser bom", quando na realidade pode não ser bem bem assim.

Fica a reflexão : p


Outubro 28, 2019, 12:38:40, 12:38
Responder #33

Sapiens21

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https://sharp.dft.gov.uk/

Compraram capacetes há relativamente pouco tempo e na viseira vinha colocado um sticker com algumas estrelas a dizer "sharp rating"? Refere-se a esta organização/instituição que faz testes de queda aos capacetes.
(....)

Temos por cá um tópico sobre o tema.  :nice: :nice:

AQUI: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=837.msg9031#msg9031

Mas valeu pela boa intenção e descrição subsequente que deixaste, em forma de alerta.   :cool:
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Outubro 28, 2019, 12:48:18, 12:48
Responder #34

danteMdie

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Ups, distracção da minha parte. Ainda assim, a ideia era mesmo alertar para o facto de preço não ser tudo.
Talvez para alguns isso já seja "o normal" mas pelo que me parece há muito sangue novo aqui nas hostes do motociclismo (incluindo eu : p ) portanto senti que devia partilhar.

Outubro 28, 2019, 13:03:48, 13:03
Responder #35

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E fizeste bem, como disse.

Pode sempre valer a pena a menção, pois a opção por um bom capacete...ao invés de se olhar somente ao custo a pensar que "é tudo igual", é informação que fica e um dia pode ser aproveitada por alguém.

Mesmo os modelos descontinuados a que te referes mais atrás na tua intervenção, por norma com grandes baixas no preço, valem inteiramente a pena face a outros em que o apelo vem somente do preço ultra-baixo.

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Outubro 28, 2019, 13:53:04, 13:53
Responder #36

dfelix

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Ups, distracção da minha parte. Ainda assim, a ideia era mesmo alertar para o facto de preço não ser tudo.
Talvez para alguns isso já seja "o normal" mas pelo que me parece há muito sangue novo aqui nas hostes do motociclismo (incluindo eu : p ) portanto senti que devia partilhar.

Habitualmente o "sangue novo" é que que coloca o "rating sharp" como critério #1 na escolha do capacete.
 ;)

Outubro 28, 2019, 14:01:36, 14:01
Responder #37

Moto2cool

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O FG-ST, como o Duke, por exemplo, são bons exemplos de capacetes de elevada segurança a preços acessíveis.
Não quero dizer que são os melhores mas em testes de impacto mostraram bem a sua resistência
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
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Outubro 28, 2019, 15:06:34, 15:06
Responder #38

dfelix

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Há uns dias tropecei aqui no que parece ser mais um dos muitos exemplos que tenho observado sobre este tema.
Daquelas coisas que deixa a pensar ...
E no fim ainda se fica mais confuso!  :D



Vale a pena ver o video primeiro.
Não aborda os ratings da SHARP propriamente ditos, mas faz uma uma análise bastante exaustiva comparando dois capacetes com a respectiva ECE 22.05.
Um deles é um "low cost" de marca pouco conhecida, fabrico em termoplástico que custa cerca de 60 libras!
O outro é um Arai em compósito de fibras que custa cerca de 440 libras.

Depois de se ver o vídeo e ter uma noção das diferenças visíveis relativamente à construção dos mesmos, não deixa de ser irónicas as classificações da SHARP:

Box BX1 (60 libras, termoplástico) : 4 estrelas SHARP (link)
Arai Rebel (440 libras, compósito de fibras) : 3 estrelas SHARP (link)

Depois de ver o vídeo, a primeira coisa que me ocorre é fugir de capacetes como aquele BOX.
E a última coisa que se espera é que aquela casca de noz obtenha uma classificação superior ao Arai!
 :D

Outubro 28, 2019, 16:37:27, 16:37
Responder #39

danteMdie

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Se me dissessem "olha, só tens estes dois capacetes: o Box ou o Arai. Tens de comprar e pagar por um deles" naturalmente que ia pelo Arai.

Agora, a review também é "enganadora". Na física nem sempre 1+1 são 2. Quando cortas um capacete a meio, vais destruir a estrutura e a consistência/robustez vai ser danificada.

Portanto, facilmente se conclui que o Arai tem melhor construção externa, melhores materiais na calota, melhores materiais no forro e muito provavelmente melhor aerodinâmica. O que não se conclui é se a forma do capacete foi desenvolvida de forma a proteger de forma eficaz a zona lateral (têmpora) - que é precisamente onde o rating da Sharp incide negativamente.

Aliás, basta pesquisar 5 minutos para perceber que a maior parte dos capacetes têm índices máximos de segurança na zona frontal, superior e traseira. É comum a parte lateral ser a que traduz o menor nível de protecção.

Obviamente que para escolher um capacete se tomam vários pontos em consideração e mesmo o exemplo que eu dei acima do HJC RPHA 11 (tem 3 estrelas), é de um capacete usado por pilotos profissinais de SBK portanto têm de ser bons. Agora, eu diria que os testes que são feitos são universais e caraças, até o governo do UK está associado a isto, portanto não tenho grandes razões para duvidar disto : p

I mean, qual seria o objectivo de "favorecer" um "BOX" qualquer?

Julho 09, 2020, 20:47:39, 20:47
Responder #40

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Tão importante quanto a segurança do próprio capacete (ou até mais) é a necessidade de o mesmo estar correctamente colocado e apertado.

Nos últimos dias a esta parte o Fernando Alvim tem dado a cara pela segurança rodoviária. Julgo que já terão visto também na televisão..

"Usar ou não usar, não é questão"

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Julho 10, 2020, 14:14:16, 14:14
Responder #41

Moto2cool

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É sempre chocante nesta altura do campeonato ainda estar a promover o uso do capacete.
Já devíamos ir nas luvas, nas botas, no casaco...etc.
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Julho 10, 2020, 15:09:16, 15:09
Responder #42

ThatsMe

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É sempre chocante nesta altura do campeonato ainda estar a promover o uso do capacete.
Já devíamos ir nas luvas, nas botas, no casaco...etc.

Sem duvida.

E sinceramente, não me lembro da última vez que vi alguém sem capacete... Talvez velhotes nas aldeias, mas pouco mais.

Deviam era promover o uso de luvas, casaco com proteções e... Calças! Nem falo de proteções nas calças... Simplesmente calças! Já perdi a conta aos ubereats de calções, aos domingueiros de t-shirt e afins. Isso custa-me muito ver.

Ainda na semana passada fui a Baião e cruzei-me com um casal no que parecia ser uma Versys mais antiga, ambos de t-shirt em plena AE.

Julho 10, 2020, 15:51:34, 15:51
Responder #43

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Julgo que a questão está até para lá do próprio uso do capacete.

Tem que ver com a sua correcta colocação (o vídeo aborda isso!)...ou seja, devidamente apertado por baixo do queixo para que a eficácia seja (num infortúnio) a maior possível.

Não serão assim tantos casos, mas nas camadas mais novas e que saem das escolas secundárias sobretudo nas suas 50cc, já vi algumas cenas de "artistas".

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Abril 26, 2021, 23:28:09, 23:28
Responder #44

Joao_Cruz

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Ora vamos lá adicionar alguma informação do que fazer, depois de ter chegado ao limite da vida útil de um capacete:



Abc

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Abril 27, 2021, 00:30:58, 00:30
Responder #45

2low

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Ora vamos lá adicionar alguma informação do que fazer, depois de ter chegado ao limite da vida útil de um capacete:



Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Deveria ser mais fácil a reciclagem dos materiais para a sustentabilidade ir além do "apenas motorização mais ou menos amiga do ambiente"...

Mas este vídeo pode induzir a erro porque acaba por ter um fim semelhante a outros videos que demonstram a falta de qualidade e falta de segurança dos capacetes de plástico da china.
Aqui é só um "fetiche de destruição de capacetes em final de vida"  :D
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Agosto 11, 2022, 11:29:43, 11:29
Responder #46

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Estava a ver por capacetes da Shoei quando dei com um vídeo no YouTube (recente) que me captou a atenção pelos testes comparativos que fizeram entre 2 modulares de preço bastante distinto...um Shoei Neotec 2 VS um KYT Convair Modular.

Estamos a falar de uma diferença de preço de 3.5x, entre um e outro.

Andaram literalmente à martelada aos capacetes e no final foram cortados.

No final sentaram-se para as conclusões. :read.calm:
É interessante... :)

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Agosto 11, 2022, 18:45:47, 18:45
Responder #47

2low

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Ainda ninguém falou da recente apreensão por parte da Asae de quase 4.000 capacetes de uma marca portuguesa por não estarem conforme certificação europeia?

https://motojornal.pt/asae-apreendeu-3-665-capacetes-na-zona-de-aveiro/
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/asae-apreendeu-3665-capacetes-por-falta-de-seguranca-no-distrito-de-aveiro-15078183.html
https://www.asae.gov.pt/espaco-publico/noticias/comunicados-de-imprensa/asae-apreende-3665-capacetes-por-falta-de-seguranca.aspx

3.665 capacetes para um valor total de 95.650€ dá qualquer coisa como 26€ por capacete, isto será o custo talvez de produção ou então será um dos motivos principais da apreensão...
« Última modificação: Agosto 11, 2022, 18:50:31, 18:50 por 2low »
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Agosto 11, 2022, 19:32:46, 19:32
Responder #48

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Estive agora a pesquisar em vários sites sobre isto e não falam em marca, nem que se trata de produto nacional.
Mas também me pode ter escapado... :)

Será que se referem aos CMS? :pensador:

Ou tratava-se de 2 armazéns onde eram guardados capacetes vindos de fora e para comercialização por cá?
Li referências a documentação de homologação da Alemanha, por isso também a minha dúvida.
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Dalai Lama

Agosto 11, 2022, 21:10:29, 21:10
Responder #49

dfelix

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Estive agora a pesquisar em vários sites sobre isto e não falam em marca, nem que se trata de produto nacional.

Tenho as mesmas questões.
Nunca falam na marca. E num artigo em que que aparece parcialmente um capacete em foto.. desfocaram.

Não entendo esta abordagem da comunicação social ocultar informações que podem ser uteis a muita gente que provavelmente é lesada sem saber...