Autor Tópico: HJC RPHA 90S  (Lida 1295 vezes)

Outubro 27, 2022, 20:01:14, 20:01
Lida 1295 vezes

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Como fiquei deslumbrado com os 125€ que recebi (e para os quais todos vós contribuiram), resolvi ir às compras e comprei este capacete.



Como o meu Scorpion 920GT já tem 5 anos de uso, e as espumas já estão bastante acamadas, já começa a ficar um pouco largo motivo pelo qual pensei em trocar de capacete. Armado em rico depois de receber os 125€, comecei a ver capacetes que, nas reviews que entopem a internet, dizem que são relativamente silenciosos... rápidamente fiquei reduzido a Shoei, Schuberth e HJC RPHA e acabei por escolher este ultimo.

Foi só uma questão de escolher a cor que, no caso ficou pelo branco mate, e fazer a compra... 1 semana depois chegou a casa.

Só posso dar as primeiras impressões pois ainda não andei de mota com ele.

À primeira vista, e a olhometro, parece mais leve que o Scorpion (no autocolante no capacete diz q pesa 1562g). O abrir e fechar da queixeira tem um som mais "sólido" que o Scorpion e, tendo homologação P/J não tem nenhum "travão" visivel para segurar a queixeira na posição de aberto, mas tem um ressalto relativamente forte que o fixa nessa posição. Já vem com pinlock na caixa, enquanto que para o Scorpion tive de o comprar à parte.

Tem viseira solar que, quando comparada com a do Scorpion, tem uma tonalidade diferente e desce um pouco mais.



Só tem 2 entradas de ar na frente, e a saida na parte traseira do capacete pode ser fechada quando der jeito e são tudo botões on/off sem posições intermédias.



Ao nivel de acabamentos, a qualidade dos materiais aparenta ser boa e tem um toque suave, contudo tem um pormenor estupido... tem um autocolante plastico cosido ao forro o que impede a absorção de transpiração naquela zona  >:(



As patilhas que acompanham o fecho do capacete dão a volta à cara, não ficando o fecho em contacto com a pele.



Como tudo não são rosas, tem um pormenor que apesar de ser bem intencionado, duvido que resulte bem quando for utilizado com luvas e que é o fecho de segurança da mola da viseira.



A viseira ao descer, tem uma mola (ao estilo de um gancho) que faz com que fique presa na posição de fechado mas, a HJC resolveu colocar uma segurança na segurança e que é aquela patilha preta (muito pequena) que se vê na foto anterior. Depois de fechar a viseira, se quiser garantir que ela não abre a todo o custo, é necessário empurrar aquela patilha para o lado e, para voltar a abrir a visieira fazer o processo inverso. Em teoria parece bem, mas duvido da aplicação prática com as luvas calçadas pois a patilha é mesmo pequena, ao ponto de achar que era um elemento decorativo (de gosto duvidoso) que ali estava.

Como só faço prognósticos depois do jogo, só me resta colocar o pinlock e sistema de intercom no capacete e ir testa-lo para ver como se comporta e ver se é assim tão silencioso como dizem para depois voltar e dar a minha opinião fundamentada (mesmo não sendo a verdade universal).

Novembro 05, 2022, 19:02:20, 19:02
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Após ter feito cerca de 120Kms com este capacete já posso dar algumas impressões iniciais sobre o mesmo, embora estes quilometros tenham sido feitos em 3 tiradas de cerca de 40kms cada e a velocidades que variaram entre velocidades "normais" e "obscenas"  ;)

De facto é mais silencioso do que o Scorpion que tenho... não é uma diferença do dia para a noite mas, ainda assim, é notória. A diferença é de tal forma que ouço bastante menos o barulho do motor e este "silencio" é causado pela quase ausência de zonas por onde o ar possa entrar para dentro do capacete, vindo da parte de baixo. A aba que fica na parte de baixo da queixeira vem quase até ao pescoço e, as "abas laterais" (perto das correias do fecho) encostam literalmente ao pescoço pelo que sobra pouco "espaço" para o vento entrar o que reduz significativamente o barulho dentro do capacete.

Um acessório que vem com capacete é uma "gola" para a zona da nuca que não cheguei a instalar. Imagino que se a colocar, o silêncio dentro do capacete ainda seja maior mas receio que em dias mais quentes vá fazer com que a "mioleira" fique a cozer mas é uma questão de experimentar.



Esta falta de entrada de ar para dentro do capacete, para mim, tem um inconveniente... os meus óculos ficam embaciados com grande facilidade se andar a velocidades de 20/30Kms tendo que abrir a viseira no ultimo dente para deixar entrar algum ar. Se não usar óculos, este problema já não acontece e o pinlock faz o seu trabalho em não deixar embaciar a viseira.

Quanto às entradas de ar do capacete, funcionam muito bem. Aliás, funcionam bem demais pois andando a "velocidades obscenas" tive de fechar a entrada superior pois, além do frio que sentia na cabeça, o barulho que vinha "dali de cima" era incomodativo. Com o Scorpion ando sempre com a entrada superior aberta, faça frio ou faça calor e, com este tive de a fechar pois a cabeça estava a ficar gelada. Ainda fechei a saida de ar na traseira mas não notei nenhuma diferença substâncial. Dito isto, no capitulo do arrefecimento da cabeça está aprovado  :nice:

A qualidade dos materiais interiores é bastante boa e confortável... só dispenso o "cheiro a novo" que tem pois acho um cheiro enjoativo mas isto já é "nitpicking".

Uma coisa que notei logo assim que liguei o intercomunicador, foi que os espaços para colocação dos auscultadores estão mais adapatados à minha fisionomia do que no Scorpion. Ao ligar a musica, tive de baixar o volume pois parecia que estava numa discoteca. Normalmente, no Scorpion, ando com o som no máximo ou 1 "click" abaixo do máximo e neste HJC tive de colocar o volume do som quase a meio pois os auscultadores estão "mesmo em frente" aos ouvidos e se aumentar o volume deixo de ouvir o motor da mota e o barulho do transito circundante.

Quanto aos óculos de sol, cumprem a sua função em condições. Desce um pouco mais que o Scorpion e tem um cor azulada enquanto o anterior era acinzentado.

Relativamente ao peso, sente-se mais leve na cabeça do que o Scorpion.

Tem uma desvantagem em relação ao Scorpion... a visão lateral é mais reduzida. Não é uma diferença abismal, mas necessito virar mais o pescoço para fazer o "shoulder check" e, uma coisa que é inutil, é aquela patilha preta que serve de travão ao travão da viseira... sem luvas já dificil empurrar a patilha para o lado e, com luvas, é para esquecer  >:(

Posto isto, entendo agora a diferença entre um capacete "budget friendly" e um capacete "não budget friendly" pois este custando quase 4 vezes mais, não é 4 vezes melhor, mas é substâncialmente melhor.
« Última modificação: Novembro 05, 2022, 19:11:31, 19:11 por pjmartinho »

Novembro 07, 2022, 09:42:30, 09:42
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pensava que com essa ventilação no topo não fosse tão quente assim...

Pelo que leio pareceu-me que tiveste alguma dificuldade em abrir a parte frontal do capacete (par ao tornar num capacete aberto) devido ao sistema de travão do mesmo?

Parece-me que eles (HJC) alteraram o sistema de fecho na 2ª geração (Rapha 91).




Novembro 07, 2022, 14:32:39, 14:32
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não, nada disso... a ventilação funciona muito bem pois deixa entrar bastante ar... até tive de a fechar a entrada de ar de cima pois estava a ficar com a cabeça gelada. Agora, um bocado acima das velocidades legais, começa a fazer barulho mas isso pode ser por o para-brisas da minha mota atirar com o ar para aquela zona do capacete. Provavelmente numa mota onde se apanhe o vento mais "limpo" faça menos barulho.

A parte frontal do capacete abre, e fecha, bem e sem problemas... os problemas são com a tranca da tranca da viseira... é aquela pecinha preta que está numa foto lá para trás. Se vires a fotografia onde aparece o capacete na totalidade, no fecho da viseira tem uma pecinha preta muito pequena. Essa peça fucniona como tranca do fecho da viseira e é para esquecer tentar desliza-la para o lado (tranca e destranca desta forma) usando luvas.

O sistema de abertura da parte frontal é identico a muitos outros que por aí andam... é aquela patilha vermelha que está na zona do queixo e funciona sem stresses.

A minha dúvida com o aquecimento da cabeça tem a haver com a "gola" para a zona da nuca que já acabei por colocar e protege mesmo essa zona, não deixando apanhar frio. Se causar calor durante os meses de verão, fácilmente se tira dali.

Março 11, 2023, 19:18:55, 19:18
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Passados 4 meses de uso já posso dar uma opinião mais fundamentada deste capacete. No geral posso dizer que é um capacete bastante bom... confortável, cómodo e com boa insonorização, mas nem tudo são rosas.

Uma coisa que já me arrependi foi ter ter comprado na cor branco mate, pois suja-se com bastante facilidade onde qualquer dedada fica logo marcada e os mosquitos agarram-se com muito mais facilidade ao capacete. A zona circundante dos botões do intercom está toda mascarrada devido às luvas tocarem no capacete quando uso os botões assim como a zona da queixeira onde agarro para a fechar.





Tendo dupla homologação, a mola que segura a queixeira na posição de aberta é demasiado forte sendo necessário fazer bastante força tanto para a prender "lá em cima", como para a puxar para baixo. O Scorpion que tenho, não tendo dupla homologação, e com uma mola mais fraca, nunca caiu a queixeira mesmo andando em pisos bastante degradados. Acho que esta força desta mola é um bocado "overkill"... pode ser que com o uso a coisa melhore.

O corta vento que está na zona do queixo é bastante grande chegando quase ao pescoço (quando o capacete está fechado) o que ajuda à insonorização pois deixa entrar pouco ar para dentro do capacete mas, tem o inconveniente de bater no micro do intercom sempre que fecho o capacete. Já puxei o micro mais para trás de forma a não ficar com a haste muito comprida mas, mesmo assim, o corta vento continua a bater lá mesmo estando o micro bastante recuado.





As molas que seguram a queixeira na posição de fechado também são bastantes fortes o que obriga a fechar o capacete com uma certa "violência", quase como se estivesse a fechar o portão de uma quinta, para garantir que a queixeira fica bem fechada de ambos os lados. Já me aconteceu fechar a queixeira de forma suave e ela só ficou presa de um lado, só tendo dado conta disso pois ouvia mais barulho do vento de um lado do capacete do que do outro lado.

Fora isto, considero este capacete bastante bom valendo o dinheiro que custa... só não o voltaria a comprar em branco mate  :animated-smileys-angry-049:

Março 11, 2023, 20:28:49, 20:28
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Branco mate custa um pouco a limpar nao é?
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 11, 2023, 20:45:43, 20:45
Responder #6

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Tem de ser limpo com cuidado para não polir a zona onde se esfrega.

Aquilo que mais me desagrada nesta cor é a facilidade com que se suja. Qualquer dedada com a mão transpirada fica logo marcada.