Autor Tópico: Shark CityCruiser (capacete aberto)  (Lida 1079 vezes)

Abril 17, 2023, 11:14:17, 11:14
Lida 1079 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para os que se lembram ou já leram por aqui, troquei de mota. Comprei uma scooter (125cc) e já andava ao tempo para comprar outro capacete.
Usava um AGV K3-SV que me durou imensos anos.

Como andava a pensar em comprar para este Verão que vem aí um capacete aberto, vulgo "jet", comecei a pesquisar pelas diferentes marcas existentes, mas nunca me decidi a sério para comprar um. Considero que um capacete aberto/"jet", apesar de prático, leve e mais arejado, não apresenta o nível de proteção que um integral.

No entanto ao verificar que o Shark CityCruiser era um capacete aberto/"jet" mas com um pouco mais de proteção na zona da face, achava-o uma boa opção mas caro para um capacete em policarbonato (+-200 €)...mas... cada vez que pesquisava mais sobre capacetes abertos e considerava cada vez mais o uso de um, uma vez que apenas irei circular na cidade a velocidades inferiores a 100 kms/h, este Shark "saltava-me" sempre à vista como sendo um bom compromisso para maior proteção num capacete aberto/"jet".

Há umas semanas o preço do capacete baixou para cerca dos 150€.
E comecei a pensar no mesmo como alternativa séria.

Este fim-de semana fui comprar um à Motocard depois de ter visto que tinham uma campanha de dois dias no qual o preço do capacete baixou para os 127,39€.

A medida é o L (50/60cm)

Primeiras impressões:
1 - Leve, mas não tanto : 1450gr para os 1500gr (acho) do AGV K3, no entanto é mais pequeno do que o AGV parecendo-me melhor "desenhado".
2 - Boa adaptação à minha cabeça que é mais oval do que redonda, justo sem apertar... vamos ver agora com o uso o que vai alargar.
3 - O visor prende muito bem, nas zonas laterais e tem diversos níveis de regulação na sua abertura.
4 - O tecido interior é muito bom, melhor que o AGV, (mas temos que ter em conta que o AGV já tem alguns anos em cima), mas tem muito boa qualidade bem como nas costuras que nem se notam.
5 - Mais arejado (claro é aberto/"jet") na zona do queixo mas na zona da cabeça, como tem apenas uma abertura no topo, senti diferença comparado com o AGV que tem 3 aberturas independentes. Vamos ver como será nos dias mais quentes e no meio do trânsito, pois tem uma abertura maior do que as três do AGV. É de melhor acionamento do que o sistema do AGV, que exigia um maior esforço para acionar as 3 aberturas, principalmente a do topo.
6 - O campo de visão é enorme. Muito bom mesmo. Consigo ter melhor perceção do fluir do trânsito, principalmente nas mudanças de faixa de rodagem.
7 - Os óculos escuros internos cobrem muito bem a zona dos olhos e não são tão escuros como os do AGV, no entanto é um escuro que filtra muito bem o excesso de luz solar. Consigo circular perfeitamente sem usar os meus óculos escuros.

Irei atualizando conforme o uso do mesmo vá aumentando.








Abril 18, 2023, 03:30:53, 03:30
Responder #1

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Belo capacete, mas mesmo abaixo de 100 km/h, se calha a pouca sorte de cair de cara ao chão, a por exemplo 40 km/h, esse alguém fica sem dentes e nariz na mesma...

Capacete é daquelas coisas que pessoalmente apenas uso integral, seja de que tipo for...

Mas esse pelo menos protege as orelhas!!!   :)

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 18, 2023, 09:35:34, 09:35
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
 :smiley:

Sim sim concordo contigo... e sempre fui adepto dos integrais, sempre protege lateralmente os "couratos", agora se caio de frente lá vai a boca e os dentes.

Abril 21, 2023, 07:57:14, 07:57
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Todos aqui viram as fotos de como ficou o meu HJC IS17, quando tive o meu acidente.
Dito isto, nem vou opinar sobre capacetes abertos.
Olha, muita sorte e saude, os olhos bem abertos.  :chopper:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 22, 2023, 10:38:05, 10:38
Responder #4

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
A minha preferência é sempre os Jet para a cidade pois como o Jviegas diz o campo de visão é enorme, permitindo sentir melhor tudo o que está ao nosso redor. E esse pormenor também ajuda a evitar que otros nos mandem ao tapete.
Depois modulares e nunca tive um integral.
Só me pronunciei pois também estive a ver o mesmo capacete. Não comprei nada porque nao tinham o meu tamanho, Mas pareceu muito bom.
O risco de ficarmos só com as orelhas em bom estado, é assim mesmo🤕

A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 24, 2023, 09:42:52, 09:42
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim concordo António

Este capacete protege um pouco mais em caso de embates laterais.
É claro que se for de frente nada existe para impedir os danos na queixo.

Depois de uma semana a usar o mesmo noto que está mais acomodado à minha cabeça mas ainda o sinto justo (tenho sempre que ajeitar as orelhas pois ficam dobradas)  :smiley:
O campo de visão é extraordinário. Tenho uma maior perceção quando olho para "o lado" o que me dá uma maior garantia nas manobras.

Esta semana as temperaturas irão subir, vamos ver como será no aspeto de "arejamento" na cabeça devido ao capacete ter apenas uma abertura em cima.

Abril 24, 2023, 12:21:38, 12:21
Responder #6

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Esta semana as temperaturas irão subir, vamos ver como será no aspeto de "arejamento" na cabeça devido ao capacete ter apenas uma abertura em cima.

Tem 2 aberturas... 1 em cima e outra, muito grande, na parte da frente  ;)

Abril 26, 2023, 10:17:42, 10:17
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
 :smiley:

O "problema" é engolir algum bicho que entre pela entrada de ar da "parte da frente"... loool