Para os que se lembram ou já leram por aqui, troquei de mota. Comprei uma scooter (125cc) e já andava ao tempo para comprar outro capacete.
Usava um AGV K3-SV que me durou imensos anos.
Como andava a pensar em comprar para este Verão que vem aí um capacete aberto, vulgo "jet", comecei a pesquisar pelas diferentes marcas existentes, mas nunca me decidi a sério para comprar um. Considero que um capacete aberto/"jet", apesar de prático, leve e mais arejado, não apresenta o nível de proteção que um integral.
No entanto ao verificar que o Shark CityCruiser era um capacete aberto/"jet" mas com um pouco mais de proteção na zona da face, achava-o uma boa opção mas caro para um capacete em policarbonato (+-200 €)...mas... cada vez que pesquisava mais sobre capacetes abertos e considerava cada vez mais o uso de um, uma vez que apenas irei circular na cidade a velocidades inferiores a 100 kms/h, este Shark "saltava-me" sempre à vista como sendo um bom compromisso para maior proteção num capacete aberto/"jet".
Há umas semanas o preço do capacete baixou para cerca dos 150€.
E comecei a pensar no mesmo como alternativa séria.
Este fim-de semana fui comprar um à Motocard depois de ter visto que tinham uma campanha de dois dias no qual o preço do capacete baixou para os 127,39€.
A medida é o L (50/60cm)
Primeiras impressões:
1 - Leve, mas não tanto : 1450gr para os 1500gr (acho) do AGV K3, no entanto é mais pequeno do que o AGV parecendo-me melhor "desenhado".
2 - Boa adaptação à minha cabeça que é mais oval do que redonda, justo sem apertar... vamos ver agora com o uso o que vai alargar.
3 - O visor prende muito bem, nas zonas laterais e tem diversos níveis de regulação na sua abertura.
4 - O tecido interior é muito bom, melhor que o AGV, (mas temos que ter em conta que o AGV já tem alguns anos em cima), mas tem muito boa qualidade bem como nas costuras que nem se notam.
5 - Mais arejado (claro é aberto/"jet") na zona do queixo mas na zona da cabeça, como tem apenas uma abertura no topo, senti diferença comparado com o AGV que tem 3 aberturas independentes. Vamos ver como será nos dias mais quentes e no meio do trânsito, pois tem uma abertura maior do que as três do AGV. É de melhor acionamento do que o sistema do AGV, que exigia um maior esforço para acionar as 3 aberturas, principalmente a do topo.
6 - O campo de visão é enorme. Muito bom mesmo. Consigo ter melhor perceção do fluir do trânsito, principalmente nas mudanças de faixa de rodagem.
7 - Os óculos escuros internos cobrem muito bem a zona dos olhos e não são tão escuros como os do AGV, no entanto é um escuro que filtra muito bem o excesso de luz solar. Consigo circular perfeitamente sem usar os meus óculos escuros.
Irei atualizando conforme o uso do mesmo vá aumentando.