Autor Tópico: Campanha Rodoviária-finalmente  (Lida 4824 vezes)

Maio 13, 2019, 23:34:00, 23:34
Lida 4824 vezes

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
É triste, muito triste mesmo, que com o índice de sinistralidade que existe em Portugal, tão pouco se invista na prevenção e em anúncios informativos.
Este foi um dos que vi nos últimos....5 anos? Ou mais
Será que o dinheiro das multas finalmente vai ser bem aplicado e vão reduzir os acidentes?
Este anuncio saiu na revista Motos deste mês.

Maio 13, 2019, 23:35:00, 23:35
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Maio 14, 2019, 01:35:27, 01:35
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Este foi um dos que vi nos últimos....5 anos? Ou mais

O sapiens já tinha lançado esse tema aqui.

A campanha que durante algumas semanas passou na TV está porreira comparativamente à maioria das que surgiram nos últimos anos.

Maio 14, 2019, 09:45:34, 09:45
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O tempo bom está a chegar, mais pessoal a conduzir de mota. Todas as campanhas de alerta/informação é sempre bem vinda.

Arriscaria a dizer que em vez de se gastarem milhares em campanhas (são uteis atenção), porque não utilizar algum do dinheiro para alugar/disponibilizar um espaço e dar formação ao maior numero de motociclistas (mais experientes e menos experientes) sobre conduzir um veículo em duas rodas?

Workshops sobre equipamento, primeiros socorros, circulação em cidade ou em vias rurais, manutenções simples, direitos sobre seguros em caso de acidente, etc. etc.

Porque não convidar blogers ou vblogers para que partilhem experiencias sobre viagens, equipamentos.

Envolver os motoclubes mais representativos para que em eventos partilhem das suas experiências com os mais novos numa escola secundária.

Ai sim, sentir-me-ia mais feliz por os meus impostos estarem a ser bem usados.

Mais uma vez repito: sou a favor de todas as campanhas de sensibilização na TV, jornais, revistas e internet. Sou ainda a favor de uma policia formativa para além de punitiva.

Maio 14, 2019, 20:59:42, 20:59
Responder #4

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Devia ser obrigatório gastar todo o dinheiro de multas em prevenção
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 14, 2019, 23:19:33, 23:19
Responder #5

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Este foi um dos que vi nos últimos....5 anos? Ou mais

O sapiens já tinha lançado esse tema aqui.

A campanha que durante algumas semanas passou na TV está porreira comparativamente à maioria das que surgiram nos últimos anos.
Desculpem, não tinha visto esse tópico. Será bom então encerrar este e seguimos com a conversa no outro, right?
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Julho 04, 2019, 00:02:19, 00:02
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aqui fica esta indicação da 'Operação Moto' da GNR, que já iniciou e vai continuar até ao dia 12/Julho...



https://observador.pt/2019/07/03/operacao-moto-da-gnr-para-fiscalizar-veiculos-de-duas-rodas-ate-dia-12/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 04, 2019, 00:09:52, 00:09
Responder #7

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
GNR vai estar "atenta ao uso do capacete, às manobras perigosas, excessos de Velocidade, não utilização de equipamentos de proteção, sistemas de iluminação e matrícula."

E fora desse prazo dado? Podemos voltar à selva?

Also,

"atenta ao uso do capacete"

"não utilização de equipamentos de proteção,"

Tipo o quê? Capacete?

Julho 04, 2019, 00:39:29, 00:39
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com a indicação de "equipamentos de proteção" e o estarem atentos a tal, presumo que seja mais numa de aconselhamento aos motociclistas...

Pelo menos será o que se depreende do indicado na notícia do link:

"(....)Além da fiscalização, a GNR vai também realizar ações de sensibilização dirigidas aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor, (....)"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 04, 2019, 07:39:58, 07:39
Responder #9

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Ontem vi GNR numa rotunda perto do meu local de trabalho. Achei que estivessem a mandar parar carros comerciais compra costuma ser habitual. Depois vi esta notícia e fiquei desconfiado.

A fiscalização é importante, resta saber com que rigor vão atuar e se só vão para motas ou se vão mandar parar quem vai ao telemóvel (por exemplo).

Confesso que ao chegar a essa rotunda só não passei ao lado de um carro porque me apertou. Não sei se a GNR iria deixar passar.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Julho 04, 2019, 07:55:26, 07:55
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
A fiscalização é importante, resta saber com que rigor vão atuar e se só vão para motas ou se vão mandar parar quem vai ao telemóvel (por exemplo).
(....)

É o mais certo.

O estarem focados num tipo de acção (neste caso localizada no tempo), não implicará necessariamente que se "desliguem" de infracções rodoviárias que possam ocorrer mesmo à frente dos seus olhos. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 04, 2019, 13:03:42, 13:03
Responder #11

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Aproveito para deixar aqui um testemunho de algo que aconteceu há 2 meses de algo que aconteceu com um amigo.

Tinha eu a minha 125cc há pouco e decidi ir com ele fazer a N108 (freixo - entre-os-rios) à noite para ganhar algum calo. Naturalmente, eu tinha a mota nem há um mês portanto tinha de andar com mais calma, mas ele estava numa de acelerar, ignorar limites de velocidade, linhas contínuas e aproveitou para treinar cavalos e éguas.

Felizmente não aconteceu nada, mas no caminho de regresso, senti que tinha um carro sempre atrás de mim durante cerca de 20 minutos. Eu nunca passei dos 80/90, portanto não foi nada de extraordinário, mas o meu amigo só baixou a essas velocidades para curvar.

No final, decidi parar na Galp do Freixo para falar com ele e combinar coisas para o resto da noite e o tal carro foi ter connosco à bomba. Tratava-se de um polícia fora de serviço.

O polícia identificou-se devidamente e - por benevolência - não autuou o meu amigo. No entanto, chamou-lhe à atenção de que a 45kmh ele tinha tido um acidente que o deixou meses incapacitado e deu-lhe um autêntico sermão e muito bem.

Acima de tudo, acho que a polícia não deve estar SÓ na caça à multa. É preciso foco em ajudar efectivamente as pessoas a não cometerem erros estúpidos. Além disso, temos sempre bons circuitos em Portugal.

Julho 06, 2019, 14:19:50, 14:19
Responder #12

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Naquela estrada é difícil ultrapassar quem vai a 80/90, pois causa da sinalização horizontal.
O polícia esteve muito bem, mas é difícil incutir bom senso a quem o não tem.
Não acredito muito em campanhas de sensibilização, o pessoal que arrisca continuará a arriscar até ter um susto e aí as consequências podem ficar já estabelecidas :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 10, 2019, 19:27:27, 19:27
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O Jornal de Notícias publicou ontem isto que podem ver (relativo aos acidentes), com destaque dado logo na primeira capa:



Um pouco enigmática esta escolha de título...  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 13:15:30, 13:15
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Afinal a culpa é dos médicos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 11, 2019, 13:22:21, 13:22
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Conseguiste ter acesso à notícia?

É que o título de destaque não tem nada que ver com a explicação que é dada nas linhas logo por baixo, o que causa a dúvida que me parece ser enigmática...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 13:31:44, 13:31
Responder #16

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Li a notícia, a parte dos médicos foi a brincar mas tem a sua lógica. Como o jornal descobriu que houve redução de mortos na estrada e a caminho do hospital, para dizer que estavam a morrer mais teve que se atirar aos hospitais :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 11, 2019, 13:43:36, 13:43
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nesse caso é (mais um) caso de mau jornalismo, aqui no caso em concreto com tendência a modificar o foco da razão para a diminuição dos acidentes e colocando a tónica - ou pelo menos a sua percepção inicial - num aumento da mortalidade a acontecer nos hospitais, com as culpas por sua vez a recair igualmente no pessoal hospitalar.

Enfim...  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 15:26:43, 15:26
Responder #18

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
"Malditos médicos e enfermeiros...sempre em greve e depois os mortos morrem mesmo!"

 :lolol: :lolol: :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 07, 2020, 17:54:36, 17:54
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Caros companheiros,

Entre o dia de hoje (07/Julho) e o dia 13 de Julho, irão decorrer várias ações de sensibilização e de fiscalização rodoviária, por parte da GNR e...dirigidas especialmente aos motociclistas.

Segundo é indicado, o propósito é o de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego.

Fica aqui o link com a informação desta intitulada "Operação Moto":

https://www.radioboanova.pt/autoridades-realizam-operacao-moto-especialmente-atentas-aos-motociclos-a-partir-de-hoje/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 07, 2020, 20:03:41, 20:03
Responder #20

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Chamou-me a atenção, entre outras coisas " ...a não circulação entre filas de veículos..." Querem acabar com as motas nas cidades
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 07, 2020, 20:40:58, 20:40
Responder #21

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
À 1ª vista não me parece que o foco seja multar quem fura o trânsito, mas sim sensibilizar para os perigos, ver quem leva o capacete no braço (costumo cruzar com um que leva o capacete na testa para poder ir a fumar).
Já passaram a publicidade na TV, o Alvim é a cara da campanha.

Julho 07, 2020, 22:03:19, 22:03
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os militares da GNR, no âmbito desta operação que tem a duração de cerca de 1 semana, estarão:

"(....) especialmente atentos ao uso de capacete, manobras perigosas, excesso de velocidade, não utilização de equipamentos de proteção, estado dos pneus, sistemas de iluminação e matrícula, condução sem habilitação legal, condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas."

São coisas que no fundo já fazem no âmbito da sua acção de fiscalização, mas que neste período em especial, é capaz de levar a uma abordagem mais...interessada. :)

Sobre a fiscalização do estado dos pneus, se acaso calhar algum motociclo com pneus como aqueles que vi numa scooter 125 há poucos dias (a caminho de slicks)
....  :o
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 13, 2020, 08:25:14, 08:25
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Malta, mantenham-se muito atentos pois começa hoje  e com duração até ao dia 19/Agosto, uma nova operação rodoviária sob o lema:

'Viajar Sem Pressa'

É altamente provável uma presença massiva da GNR nas estradas do país, com um dos focos a recair no controlo da velocidade.

Fica o aviso. Atenção...  :policia: :zangadoregras:

Podem ver esta peça jornalística de há pouco na SIC Notícias...

https://sicnoticias.pt/pais/2020-08-13-Operacao-Viajar-sem-pressa-da-GNR-de-13-a-19-de-agosto
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 08:29:39, 08:29 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2020, 11:58:24, 11:58
Responder #24

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Malta, mantenham-se muito atentos pois começa hoje  e com duração até ao dia 19/Agosto, uma nova operação rodoviária sob o lema:

'Viajar Sem Pressa'

É altamente provável uma presença massiva da GNR nas estradas do país, com um dos focos a recair no controlo da velocidade.

Fica o aviso. Atenção...  :policia: :zangadoregras:

Podem ver esta peça jornalística de há pouco na SIC Notícias...

https://sicnoticias.pt/pais/2020-08-13-Operacao-Viajar-sem-pressa-da-GNR-de-13-a-19-de-agosto

Só por acaso, fui dar uma volta nesse fim de semana. Sabia da operação e alertei o meu "colega" para ter atenção ás viaturas paradas á beira da estrada, embora nem eu nem ele sejamos gajos de grandes velocidades.

Curiosidade: em quase 270klms feitos, nem uma patrulha, nem um radar...   :pensador:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 20, 2020, 12:25:30, 12:25
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ou meteram o pessoal massivamente nas A.E., ou os locais por onde vocês passaram eram na sua grande maioria estradas secundárias e IC's (que são por acaso as que eu gosto), ou o pessoal da autoridade gosta de fazer a coisa bem pela fresca e quando a temperatura eleva voltam ao posto...ou foi afinal uma campanha rodoviária sem grande diferença de umas patrulhas rodoviárias normais, mas que serviram para colocar títulos nos jornais e telejornais.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2020, 12:25:38, 12:25
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
...embora nem eu nem ele sejamos gajos de grandes velocidades.

Nem é preciso.
Os radares moveis em regra geral são colocados onde nem te apercebes que vais em excesso de velocidade.