Autor Tópico: Ajuda para 1ª Mota  (Lida 1703 vezes)

Junho 21, 2023, 14:37:09, 14:37
Lida 1703 vezes

underznight

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: 300 GS
  • Localidade: Braga
Boa tarde Malta,

Vejo que é um assunto muito popular neste fórum e aqui está mais um a pedir a vossa opinião  :smiley:


Pequena introdução:

Sou um jovem de 28 anos, nunca tive grande interesse por motas e se conduzi alguma provavelmente deverá ter sito uma scooter de algum amigo à uns belos anos atrás. Apesar deste "desinteresse" pelas motas durante estes anos todos ultimamente tem crescido um "bichinho" dentro de mim de dar umas voltas de mota ao fim de semana para "arejar" a cabeça.
Sei que o que vou dizer pode para alguns ser uma comparação estúpida (e provavelmente com razão visto eu não ter experiencia absolutamente nenhuma em conduzir uma mota) mas após ter descoberto o canal do Youtube que devem conhecer "Itchy Boots" comecei a comprar andar de mota a andar de ski, calma sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, no entanto o ski é o único desporto que pratico (1 semana por ano) onde consigo "limpar" a cabeça e não pensar em mais nada a não ser o caminho e trajeto que tenho de seguir e daí a minha comparação entre ski/mota (e corrijam-me se estou totalmente enganado).

Pondo isto decidi arriscar nesta aventura e comecei por onde toda a gente começa, a procura da minha 1ª mota e eis uns fatores que tomei em conta para esta decisão (obviamente com muita recolha de informação na internet pois de motas não percebo absolutamente nada).

1º Fator: Objetivo da mota.

O meu objetivo da mota não é uma mota para andar no dia-a-dia mas sim uma mota para fazer um passeio por caminhos de terra numa manha de fim de semana seja sozinho ou com grupos de amigos/eventos. Claro que poderei também andar por estrada normal, por isso tem de ser algo que sirva para ambos.

2º Fator: Preço!

Visto ser novidade e ainda não ter a certeza da minha paixão pelas motas decidi começar por baixo, então defini um orçamento para uma primeira mota a rondar os 5000€/6000€.

3º Fator: Potência.

Decidi optar por algo que fosse o suficiente para aquilo que quero fazer, e visto ser algo "básico" sem grandes aventuras de longas viagens optei por uma 300cc.

4º Fator: Peso e tamanho da mota.

Sei que vai de encontro com a potencia da mesma, daí uma 300cc penso ser uma mota equilibrada para começar com um peso relativamente "baixo".


Com estas decisões tomadas cheguei a 2 opções e aí vão elas:

1ª Opção: Honda crf300 Rally (também conhecida como "Alaska" pela Itchy Boots)  :D



2ª Opção (e a que estou mais inclinado) Voge 300 Rally




Minha análise e o porque de estar mais inclinado para a Voge 300 Rally:

Primeiramente é o preço, estamos a falar de uma diferença de cerca de 1000€ de uma mota para a outra, onde a Voge vem bastante mais equipada que a Honda. Sei que é uma marca chinesa, mas pondo esse "preconceito" de parte, grande parte das reviews que li e vi aqui pela internet tem sido bastante positivo, e pessoas experientes que conduziram ambas as motas dizem serem bastante similares valorizando até a suspensão da Voge em relação à Honda. Também me informaram que as peças e manutenção da Voge são mais económicas que da Honda (não tendo obviamente certezas disto).
Pondo isto decidi ver as 2 motas ao vivo e a cores, e o meu único contra da Voge é realmente a sua altura, pondo-me em cima dela senti logo um "friozinho" na barriga  :-X Tendo eu 1 metro e 75cm, estando a mota no seu descanso tinha de ficar em "bicos de pés" de um dos lados, visto o outro nem sequer apoiar no chão. No entanto o vendedor disse-me que já é possível reduzir a altura dessa mota, o que não tendo eu experiencia nenhuma não sei se realmente vale a pena e se afetará num futuro (acreditando no meu crescimento da habilidade a conduzir a mesma e em futuras aventuras) afetar o desempenho da mesma.

Com isto, obviamente primeiro irei ter de tirar a carta de condução, ao qual já me inscrevi e estou ansioso por começar esta nova aventura. E espero que após algumas aulas consiga ganhar alguma noção que me ajude a escolher entre as duas opções anteriores  :scooter:

Quero desde já agradecer a quem perdeu o seu tempo para ler este post, e, se possível, recolher algumas opiniões de mais experientes  :nice:










 

Junho 21, 2023, 15:30:45, 15:30
Responder #1

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Viva,

Posso apenas dizer-te que se procuras uma moto de aventura "pequena", a Royal Enfield Himalayan seria a minha escolha. É um pouco mais polivalente do que a Honda (bastante mais confortável do que a CRF), super suave (o motor 400cc não vibra nada) e se segues a Itchy Boots, verás que a Hima é (foi) a moto preferida dela, e com razão. A CRF é mais uma moto focada no enduro "light", e a RE é mais completa. Gostei das duas mas para uma utilização de moto única a RE é melhor, na minha opinião. Acresce que é uma delícia de usar na terra, tem um torque super fácil de usar, é uma moto quase anti-estúpido.  :cool:
Das três que mencionas nunca andei na Voge, portanto não posso opinar com conhecimento de causa quanto a essa.
« Última modificação: Junho 21, 2023, 15:36:25, 15:36 por VCS »

Junho 21, 2023, 16:28:23, 16:28
Responder #2

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Também me quero iniciar fora de estrada mas estou à espera que a KTM lance finalmente as 390 Enduro/ 390 Adventure R.

Prevejo que a 390 Enduro venha a custar em redor dos €7.000 (a que me interessa) e a 390 Adventure R uns €8.000 mas creio que valha a pena a diferença para as Honda ou Voge mencionadas pois serão motos muito mais capazes, com mais motor e muito melhores suspensões.

Contudo admito ter uma perspectiva diferente da tua pois, apesar de verde no TT, tenho bastante experiência na estrada. Se é a tua primeira moto, a Honda ou a Voge devem chegar. E mesmo que uses uns meses e depois vendas nunca perderás muito dinheiro.

A Royal Enfield Himalayan não é uma moto de todo-o-terreno, é muito pesada e muito limitada de suspensões para poder ser considerada aopta para andar fora de estrada. É uma moto hipster para ir ao café.


Junho 21, 2023, 17:09:40, 17:09
Responder #3

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

A Royal Enfield Himalayan não é uma moto de todo-o-terreno, é muito pesada e muito limitada de suspensões para poder ser considerada aopta para andar fora de estrada.


É uma opinião. Andar fora de estrada não é necessariamente andar a fazer saltos à MX. A minha opinião tem por base a experiência que tive alugando uma.



É uma moto hipster para ir ao café.

Eu acho difícil imaginar uma moto menos hipster para ir ao café, mas pronto...  :convivio:


Junho 21, 2023, 17:29:51, 17:29
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Uma moto com carácter, robusta e simples mecânica garantido fiabilidade e um a'vontade para a deixar cair para o lado - pegar nela - andar de novo...
...até por ser leve e ter um binário que garante fazer quase tudo em 4ª  :yeah:

Obviamente que não tem as melhores características (suspensão/amortecimento/travões) para o offroad mais duro mas...
Extremamente divertida e de simples condução merecia um pouco mais de respeito!



Mas claro, não é a melhor moto para o offroad, só que... também consegue!
 :D :convivio:

nota: e se não tem uma desvalorização semelhante a uma BMW não sei não... pelo menos têm mantido o preço...

nota2: o unico senão é mesmo se se pretende uma moto mais polivalente e que permita circular também em estradas sem ter que se andar em andamento pastelão, pois aí... infelizmente é um modelo limitado, não tão diferente do que uma boa 125cc (das não tão recentes) não consiga fazer!

(EDITADO posteriormente) nota3: para malta pequena a Royal Enfield está ali à altura, já a concorrência mais apta para o offroad como a Voge300rally como a Honda CRF300 são motos bem altas e a Voge tem o banco a mais de 90cm altura!
« Última modificação: Junho 21, 2023, 18:02:11, 18:02 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 21, 2023, 17:41:04, 17:41
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Eu tenho a minha CRF300 L a venda se tiver interesse. So precisa colocar o vidro e a protecao carter para ficar semelhante a uma Rally



Eu iria mesmo para a Voge 300 Rally, pelo diferencial de preco para a CRF 300 rally

Ou entao como o 2low indica, uma Himalayan tambem nao vai decepcionar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 22, 2023, 10:11:23, 10:11
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem vou dar a minha opinião que nunca experimentei nenhuma mota que referes.

Sendo a primeira mota e não sei se tens carta de condução ou se ainda a vais tirar, tendo em conta que existe a intensão de conduzir "fora de estrada", optava sempre por algo com uma boa suspensão... e tentava sempre experimentar as duas motas que pretendes e se calhar a Royal Enfield, pois o que é bom para mim pode não ser para ti ou o que pode não ser bom para mim pode ser excelente para ti.

E porque é que falo na suspensão?
Repara que a Noraly preparou a sua mota. A mota não está em stock. E bens vês o tratamento que ela lhe está a dar na sua aventura agora pela Africa (outra vez).

Essas motas irão sempre ser mais altas. Podem baixar quando te sentas em cima delas mas serão sempre mais altas pela razão que necessitam de maior percurso na sua suspensão para aguentar as irregularidades da estrada/piso.

Outra questão que deves prever e se segues a Noraly, sabes que fora de estrada o risco de queda é sempre superior, logo proteções na mota obrigatórias, considerando até que a experiência é pouca ou nenhuma.

Não gastes tudo na mota. O equipamento é igualmente essencial e quase "obrigatório" se vais andar por "terras e montes".

Boas escolhas.

Junho 22, 2023, 20:03:35, 20:03
Responder #7

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva meu caro!
Nunca andei na Honda CRF 300 nem na Voge 300 Rally, porém, como já indicaram alguns companheiros, poderá acrescentar à lista a Royal Enfield Himalyan.
A meu ver, é uma mota que poderá enfrentar uns caminhos de terra batida e até tem a opção para desligar o ABS da roda traseira ( acho que é comum em todas elas).
A meu ver, a RE peca em força, pois é a que apresenta uma relação peso x potência pior comparando com as outras, mas por outro lado, acredito que seja a mais confortável.

Caso queria saber um pouco mais sobre este modelo, e se me permitirem, deixo aqui o meu parecer em relação a este modelo:
&t=676s

Tudo de bom!

Julho 29, 2023, 15:36:35, 15:36
Responder #8

underznight

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: 300 GS
  • Localidade: Braga
Agradeço a resposta de todos.
Optei por uma BMW GS 310 para a minha primeira mota  :)

Que comece a aventura!  :scooter: :nice:

Julho 31, 2023, 12:26:38, 12:26
Responder #9

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 116
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Boa escolha!
Boas curvas! ;)

Agosto 01, 2023, 09:41:04, 09:41
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Felicidades com a máquina. Depois vai atualizando.

Agosto 02, 2023, 10:27:19, 10:27
Responder #11

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Agradeço a resposta de todos.
Optei por uma BMW GS 310 para a minha primeira mota  :)

Que comece a aventura!  :scooter: :nice:

Parabéns pela máquina!  :confetti:
Bons km em cima dela agora  :cool: