Autor Tópico: Versão M da BMW estende-se ás motos.  (Lida 1078 vezes)

Setembro 27, 2019, 21:16:46, 21:16
Lida 1078 vezes

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
BMW Motorrad vai apostar numa gama “M” para as suas motos
Depois do “teste” bem sucedido com a pacote M para a nova S1000 RR, a BMW Motorrad já pensa em algo mais. O fabricante alemão quer replicar o que já acontece com os seus automóveis e está a trabalhar numa gama desportiva de alguns modelos: M 1000 RR, M 1000 XR e M 1300 GS.

Os automóveis BMW com a sigla M são já bem conhecidos dos aficionados do mundo das quatro rodas e da marca alemã, que tem nos famosos M as versões mais exóticas e performantes de alguns dos seus modelos automóveis.

A ideia de que a BMW Motorrad poderia aplicar a mesma receita às motos alemãs não é nova, mas até à chegada da nova S1000 RR nunca chegámos a ver real interesse em criar uma BMW Motorrad com a sigla M.

A nova S1000 RR equipada com o pacote M, que entre outras coisas conta com as magníficas e ultraleves jantes em fibra de carbono e uma eletrónica especial, serviu de teste para perceber o que os motociclistas procuram.


E a verdade é que esse teste está a ter resultados muito positivos. De tal forma os resultados são positivos que as mais recentes informações divulgadas pelo website Motorcycle.com apontam para a chegada iminente de uma gama de motos M composta por três modelos.

O departamento BMW Motorsport ficará encarregue de preparar e melhorar as especificações de alguns dos modelos que fazem parte da atual gama da BMW Motorrad: S1000 RR, S1000 XR e ainda a R1250 GS.

De acordo com o referido website, a BMW Motorrad patenteou os seguintes nomes: M 1000 RR, M 1000 XR, e ainda a M 1300 GS, este último o mais “especial” pois deixa no ar duas hipóteses para a maxitrail alemã.

Estas três motos da futura gama M da BMW Motorrad deverão contar com um esquema de cores e gráficos exclusivo e relativo à BMW Motorsport, virão equipadas com uma série de extras como sistema de escape, para além de receberem componentes específicos, fabricados em materiais exóticos, que visam melhorar as prestações dos modelos de série que servem de base para estas preparações M.


Em relação às motos cujo nome foi agora revelado nas patentes, a maior surpresa é a M 1300 GS.

Ao contrário da M 1000 RR e M 1000 XR, que percebemos perfeitamente a sua relação com as motos base, a M 1300 GS não utiliza o mesmo nome da R1250 GS. A verdade é que a BMW Motorrad poderá querer uma de duas coisas: ou mantém o motor boxer na mesma cilindrada e o M 1300 GS serve apenas uma função comercial, ou então a M 1300 GS poderá receber um motor boxer que vê a sua cilindrada aumentar ligeiramente para melhores performances.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/45303-bmw-motorrad-vai-apostar-numa-gama-m-para-as-suas-motos/?fbclid=IwAR2Vr8FIc2Ad143UKYy0O88RMDQdeSF6-1TpnEt-WmPgtw6ZsEaKDckmICA
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 27, 2019, 21:46:50, 21:46
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Estou já cliente de uma M1300 GS... ja tive um M3 e foi o carro que me deixou mais saudadades   :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 27, 2019, 23:27:49, 23:27
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Parece apenas um truque de marketing em que a BMW deverá abandonar a sigla HP, passando-a a uma sigla com renome bem conhecido... M...
"The acronym HP would probably be abandoned, commercially perhaps less expendable compared to the better known M."
Com tudo o que a HP já significava dentro dos modelos de motociclos da marca... aplicações em carbono, pinturas próprias, aperfeiçoamentos aerodinâmicos, performances melhoradas, etc...

Sobre a M1300GS parece que é mesmo uma subida de cilindrada e não apenas marketing visual (autocolante) mantendo o actual 1250cc...
https://translate.google.com/translate?hl=&sl=it&tl=en&u=https%3A%2F%2Fwww.omnimoto.it%2Fnews%2F373300%2Fbmw-motorrad-serie-m-brevetto%2F&sandbox=1
Será que conseguem chegar aos 150cv ?!

E nada garante que por acaso até não venham uns quantos modelos turbinados...
"(...)BMW could also be considering supercharged versions."

https://motorbikewriter.com/bmw-planning-supercharged-m-bikes/

Isto agora teria piada era que o preparador/transformador Alpina fizesse modelos próprios também de motociclos...
...e ver a concorrência da Mercedes com modelos AMG...
  :yeah: :yeah: :yeah:

E depois aparecia o "Diácono dos Remédios" Francisco Ferreira (apresentador do minuto verde do diário da manhã rtp) e diria algo como:
 "é preciso é que as marcas venham dar o exemplo das pegadas ecológicas e não o oposto e que estão a demonstrar..."
 :tornarseanjinho: :lolol:
« Última modificação: Setembro 27, 2019, 23:47:04, 23:47 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 27, 2019, 23:50:21, 23:50
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem... sabendo que a sigla "M" se refere na marca a modelos de elevadíssimo desempenho em estrada, até consigo compreender perfeitamente a vontade de imprimir prestações ainda mais marcantes numa S1000RR, ou numa 1000XR. Mesmo que presentemente se associe, nos automóveis, aqui e acolá também a acessórios pimp my ride.

E sim...tenho presente que as HP existem tanto nas S1000RR, como nas GS's.

Mas...no que toca a uma GS, parece-me um pouco estranho aquilo que significaria uma "M" .
Mas posso estar a ver mal a coisa.  :-X
Ah...e de certeza que vendia na mesma!  :writing:

Que me perdoem pelo exemplo, mas seria talvez como pegar num Hummer e rebaixá-lo como um desportivo, colocar-lhe uns apêndices aerodinâmicos todos extra size e um motor(zão) cheio de potência.
Parece-me que no presente a GSA lhe enche mais as medidas e prossegue a linhagem aventureira.

Já agora... nas maxiscooters da marca, nomeadamente a C650 Sport, também entendia perfeitanente a opção por uma preparação "M".  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 27, 2019, 23:55:43, 23:55
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Bem... sabendo que a sigla "M" se refere na marca a modelos de elevadíssimo desempenho em estrada, até consigo compreender perfeitamente a vontade de imprimir prestações ainda mais marcantes numa S1000RR, ou numa 1000XR. Mesmo que presentemente se associe, nos automóveis, aqui e acolá também a acessórios pimp my ride.

E sim...tenho presente que as HP existem tanto nas S1000RR, como nas GS's.

Mas...no que toca a uma GS, parece-me um pouco estranho aquilo que significaria uma "M" .
Mas posso estar a ver mal a coisa.  :-X
Ah...e de certeza que vendia na mesma!  :writing:

Que me perdoem pelo exemplo, mas seria talvez como pegar num Hummer e rebaixá-lo como um desportivo, colocar-lhe uns apêndices aerodinâmicos todos extra size e um motor(zão) cheio de potência.
Parece-me que no presente a GSA lhe enche mais as medidas e prossegue a linhagem aventureira.

Já agora... nas maxiscooters da marca, nomeadamente a C650 Sport, também entendia perfeitanente a opção por uma preparação "M".  :nice:

Tens o X6  M... deve ser algo do genero.


Nao sei o que é... mas seja o que for... vai passar ca pela garagem  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 28, 2019, 00:16:06, 00:16
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se o X6 fosse algo de origem já com alguma pretensão(zita) de Adventure, seria essa a sua conversão "M".  :nice:

Mas sendo esse um modelo puramente de estrada em todas as suas versões, julgo que se afasta um pouco (estou a ser simpático na escolha de palavras) do cenário da GS, no caso das motos. :)

Mas os Alemães como sabem vender a GS e bem, o que posso dizer é que mesmo que hipoteticamente tenha uma versão Custom GS, vai acabar por ser um sucesso.  :zangadoregras:

Nota: se a ideia da Custom GS algum dia aparecer na realidade (e a R18 não vale) , não l€varei muito pelos direitos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2020, 12:25:58, 12:25
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul


Esta M1300GS cativa mas tendo na insígnia (não confundir com um modelo de automóvel da opel) um mítico M... prevê-se infelizmente que o preço faça deste modelo apenas para alguns...

A outra aptidão que irá captar a atenção são para já os especulados 160cv que esta "besta" irá disponibilizar...
(anteriormente falava-se em 150cv...)
E pela imagem está bem apetrechada de argumentos técnicos...
Em que o autocolante "mpower" é capaz de transmitir ainda um extra de 10cv de puro sorriso!
 :o :o :o

Fonte: https://moto-station.com/moto-revue/actu/kardesign-imagine-la-bmw-m1300gs-un-flat-tres-bad/475980

Se não se ligar a preços... será uma directa concorrente da S1000XR e Multistrada 1260S, se o objectivo for apenas um utilizador da moto...

nota pessoal: querem ver que o dfelix vai trocar a sua velha besta por esta nova, da mesma marca ? (apesar de estilos ligeiramente diferentes)
« Última modificação: Maio 23, 2020, 12:31:36, 12:31 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 23, 2020, 14:10:34, 14:10
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A adopção do M e sobretudo da insignia... é uma derradeira azeitice!
Espero que a divisão motorrad da marca, que sempre trabalhou com enorme dependência do sector automóvel, continue a ter o bom senso e aplicar as designações HP2/HP4 para as suas versões high performance.