No passado fim de semana de 19 e 20 de Setembro, decorreu uma feira de veículos eléctricos ali junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e já lá estavam esses postos de abastecimento de carga rápida... pelo menos era possível ver o produto final se bem que desconfio que a instalação tão débil que estava a alimentar toda a feira pareceu que faltou pouco para um incendio... ou seja... esses carregadores de carga rápida deveriam só estar capazes de carga mínima como alguém pode ter em casa...
O aspecto do posto, é muito semelhante aos cubos publicitários que existem um pouco espalhados por todo o país (já vi em Faro, Porto, Lisboa), onde podemos tirar uma foto de grupo e enviar para o nosso email... e não sei se este posto tenha essas mesmas capacidades multimédia...
Julgo que quem estava a "publicitar" esses novos carregadores era mesmo a Zeev.
:offtopic:
Com as novas recentes broncas em redor do Tesla model 3 perder o para choques traseiro e respectiva tampa inferior aerodinâmica traseira, em situações de lençóis de agua (e juntando todas as broncas anteriores), eu diria para as pessoas que estejam a pensar adquirir um veiculo eléctrico que se foquem na concorrência da Tesla para minimizar futuros aborrecimentos... os novos Jaguar dizem que estão muito bons!
(....) a Tesla com a sua rede de carregadores rápidos inovou mais uma vez e já hoje permite viajar por toda a Europa a 0.30€ o KWh com carregamentos a 150 KW e em breve a 300 KW, (....)
Em matéria de EVs existe a Tesla e os outros. Problemas de juventude existem, mas não nos esqueçamos que para uma marca que constrói carros há dez anos, está a fazer o que nunca nenhuma marca conseguiu até hoje no mundo automóvel.
A potencialidade de um destes carregadores eléctricos permitiria levar uma bateria de 77kWh dos 5% aos 100% numa questão de brevíssimos minutos (apenas em teoria e caso houvesse no mercado um veículo que permitisse receber tamanha potência de carregamento).
Felizmente a electrónica faz, dentro do possível, essa gestão.Por falar em 5 anos...como funcionam as inspeções nos carros eléctricos? Têm as mesmas regras e prazos que as dos com motores de combustão?
Tal como as percentagens exibidas ao condutor não correspondem ao "total" da bateria.
A longevidade das baterias é algo que surpreendeu bastante.
Tenho conduzido um Zoe com pouco mais 100.000km, carregado quase diariamente até aos 100% que agora na revisão dos 5 anos o checkup indicou 98% do seu estado/ciclos.
(...)
-As cargas rápidas são também limitadas pelo “carregador” ou inversor internos e casos existem em que á posteriori se verificou a necessidade de diminuir por questões de segurança (e de longevidade?) a potência de carga máxima de alguns EVs. O inverso também é pouco aconselhável (mais uma vez entra em jogo a qualidade global da gestão de baterias de cada EV), carregar por longos períodos a 6 ou 8 A, em AC portanto, pode causar stress acentuado alem de diminuir substancialmente a eficiência da carga (perdas que em alguns casos podem ser superiores a 20%).
-A carga rápida DC a 50 KW ou mais, repetidamente, é menos stressante para as baterias se realizada em recargas intermédias entre 30/40 e 60/70% e as baterias de maior capacidade terão um C, relação da intensidade de carga com a capacidade total, mais favorável alem de uma maior longevidade porque hipoteticamente para o mesmo numero de ciclos farão mais quilómetros em igualdade de circunstâncias.
Não sou expert na matéria mas é o que tenho aprendido visto não existir volta a dar, dentro de alguns anos, poucos, os fósseis desaparecem. corrijam o que estiver errado ou completem. ;)
A grande questão de energia vindo de grafenos carbonos e afins é a quantidade de materiais disponíveis.
Existe o Petróleo e barões do Petróleo porque se descobriu que havia muito no planeta, para centenas e centenas de anos.
Perfeito era conseguirmos produzir energia com água salgada. (Não é com a força do mar, isso é muito limitado também).
As baterias estão a evoluir muito, mais do que os restantes componentes de um EV. Já há tecnologia que permite longevidade das baterias para alem da própria duração dos restantes componentes, suspensão, chassis, e toda a estrutura.
A grande questão de energia vindo de grafenos carbonos e afins é a quantidade de materiais disponíveis.
Existe o Petróleo e barões do Petróleo porque se descobriu que havia muito no planeta, para centenas e centenas de anos.
Perfeito era conseguirmos produzir energia com água salgada. (Não é com a força do mar, isso é muito limitado também).
O carbono não é propriamente um elemento raro!
Acontece é que há anos que o grafeno foi anunciado como a direcção mais viável para novas gerações de baterias.
Ocasionalmente surge a notícia de que "é agora"... mas depois nunca se fala mais disso.
Os barões do petróleo vão continuar a ser durante muito tempo.
Porque ele irá continuar a ser necessário para muitos sectores.
Tal como as próprias petrolíferas são das que mais têm investido em renováveis e alternativas.
É por isso que hoje em dia se chama sector da energia.
A teorias da conspiração na maior parte dos casos são respostas fáceis para temas complicados.As baterias estão a evoluir muito, mais do que os restantes componentes de um EV. Já há tecnologia que permite longevidade das baterias para alem da própria duração dos restantes componentes, suspensão, chassis, e toda a estrutura.
Nesse caso não são as baterias a evoluir... mas os sistemas de gestão dos mesmos. :)
Tem piada falarmos da evolução das baterias dos EV e sobretudo colocar a Tesla num pedestal quando os veículos usam módulos que simplesmente acomodam "pilhas" 18650 e agora 21700 que são formatos tão genéricos como as A, AA, AAA.
As baterias ou pilhas têm evoluido em capacidade, mas a tecnologia viável continua a depender do litio.
E este é um grande problema quando quer vender algo como "ecológico".
E claro, para não falar de que uma 21700 com 4000mAh custa na casa dos 6-7 euros.
Os milhares que um EV leva explica o preço.
Uma solução que não dependesse do litio certamente baixaria este custo assim como a pegada ecológica da produção das mesmas.
As 18650 e outros formatos não são mais que medidas mas a sua eficácia e composição é muito diferente entre marcas desde há muitos anos, já em 2010 me recordo de comparações entre ...