Clube Português Motociclismo

GERAL => Tecnologia / Gadgets na área do Motociclismo => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Outubro 22, 2020, 16:08:31, 16:08

Título: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 22, 2020, 16:08:31, 16:08
Supercarregadores portugueses capazes de (impressionantes!) 600kW e tecnologias inovadoras




(https://img.interempresas.net/fotos/2594099.png)





Esta novidade quando hoje a li confesso que me encheu de orgulho nacional... :bandeiraportugal:

Isto porque temos uma empresa portuguesa a dar cartas no que toca a carregadores de veículos eléctricos e com tecnologia de ponta!!

Não, não é a Efacec e que também anda nestas andanças e com sucesso.

Trata-se de uma outra empresa portuguesa (de nome "i-charging") que concebeu uma nova gama de carregadores capazes de, pela primeira vez, chegar até uns impressionantes 600kW.

Para se perceber a importância disto, basta dizer que neste momento, no mercado Mundial, não há nenhuma que se consiga aproximar.


Pedro Moreira da Silva é o CEO desta ainda nova empresa sedeada no Porto e numa recente entrevista a um site nacional (Observador) explicou que os “supercarregadores portugueses” já estão a ser notícia lá fora.

E a solução desta empresa i-charging não passa só por disponibilizar "potência bruta", como podem ler por exemplo neste artigo (https://observador.pt/2020/10/22/supercarregadores-portugueses-surpreendem-mercado-com-600-kw-e-mais-tecnologia).


Deixo o site da empresa para darem uma olhada por lá... https://www.i-charging.pt/
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: 2low em Outubro 22, 2020, 18:12:09, 18:12
No passado fim de semana de 19 e 20 de Setembro, decorreu uma feira de veículos eléctricos ali junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e já lá estavam esses postos de abastecimento de carga rápida... pelo menos era possível ver o produto final se bem que desconfio que a instalação tão débil que estava a alimentar toda a feira pareceu que faltou pouco para um incendio... ou seja... esses carregadores de carga rápida deveriam só estar capazes de carga mínima como alguém pode ter em casa...

O aspecto do posto, é muito semelhante aos cubos publicitários que existem um pouco espalhados por todo o país (já vi em Faro, Porto, Lisboa), onde podemos tirar uma foto de grupo e enviar para o nosso email... e não sei se este posto tenha essas mesmas capacidades multimédia...

Julgo que quem estava a "publicitar" esses novos carregadores era mesmo a Zeev.

 :offtopic:
Com as novas recentes broncas em redor do Tesla model 3 perder o para choques traseiro e respectiva tampa inferior aerodinâmica traseira, em situações de lençóis de agua (e juntando todas as broncas anteriores), eu diria para as pessoas que estejam a pensar adquirir um veiculo eléctrico que se foquem na concorrência da Tesla para minimizar futuros aborrecimentos... os novos Jaguar dizem que estão muito bons!
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Lourenço em Outubro 22, 2020, 19:43:43, 19:43
No passado fim de semana de 19 e 20 de Setembro, decorreu uma feira de veículos eléctricos ali junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e já lá estavam esses postos de abastecimento de carga rápida... pelo menos era possível ver o produto final se bem que desconfio que a instalação tão débil que estava a alimentar toda a feira pareceu que faltou pouco para um incendio... ou seja... esses carregadores de carga rápida deveriam só estar capazes de carga mínima como alguém pode ter em casa...

O aspecto do posto, é muito semelhante aos cubos publicitários que existem um pouco espalhados por todo o país (já vi em Faro, Porto, Lisboa), onde podemos tirar uma foto de grupo e enviar para o nosso email... e não sei se este posto tenha essas mesmas capacidades multimédia...

Julgo que quem estava a "publicitar" esses novos carregadores era mesmo a Zeev.

 :offtopic:
Com as novas recentes broncas em redor do Tesla model 3 perder o para choques traseiro e respectiva tampa inferior aerodinâmica traseira, em situações de lençóis de agua (e juntando todas as broncas anteriores), eu diria para as pessoas que estejam a pensar adquirir um veiculo eléctrico que se foquem na concorrência da Tesla para minimizar futuros aborrecimentos... os novos Jaguar dizem que estão muito bons!

2low tão mauzinho  :D Em matéria de EVs existe a Tesla e os outros. Problemas de juventude existem, mas não nos esqueçamos que para uma marca que constrói carros há dez anos, está a fazer o que nunca nenhuma marca conseguiu até hoje no mundo automóvel. Este ano serão 500 000 veículos com várias fábricas a iniciar produção brevemente.
Estão na frente e inovam, puxam por todo o sector. Melhor eficiência em baterias (com novidades a aparecer e novas fábricas), maior eficiência de motores. Longevidade e custos de manutenção/fiabilidade acima dos concorrentes. Os seguidores, Hyundai/Kia e agora a Volkswagen têm ainda de trabalhar um pouco para entrarem no mesmo campeonato. Depois a Nissan, Renault. Outros mais exóticos existem.
Podemos não gostar do Elon e da sua filosofia  ;).
Ao preço a que ficam os carregamentos fora de casa e a idiotice de modelo de negócio implantado em Portugal (estávamos á frente e acabámos como o pior) a Tesla com a sua rede de carregadores rápidos inovou mais uma vez e já hoje permite viajar por toda a Europa a 0.30€ o KWh com carregamentos a 150 KW e em breve a 300 KW, potência de carregamento que as restantes marcas na generalidade nem aceitam nem nada que se pareça. A rede Ionity cobra 0.79€ KW. Na rede nacional, á excepção de dois locais do Hipermercado Continente, conseguiram que os carregamentos ficassem mais caros que o "malvado" diesel e em alguns mesmo ao preço da gasolina e a uma rapidez de carregamento muito inferior, em AC a 22KW máximo e em DC a 50KW máximo.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 22, 2020, 20:27:05, 20:27
(....) a Tesla com a sua rede de carregadores rápidos inovou mais uma vez e já hoje permite viajar por toda a Europa a 0.30€ o KWh com carregamentos a 150 KW e em breve a 300 KW, (....)

Um pouquinho mais...

A 350kW para ser mais preciso.  :)

https://www.autoevolution.com/news/tesla-supercharger-stations-will-soon-handle-350-kw-150493.html


--------------------------------


Quanto ao futuro, a massificação dos eléctricos trará mais destas inovações.

A potencialidade de um destes carregadores eléctricos permitiria levar uma bateria de 77kWh dos 5% aos 100% numa questão de brevíssimos minutos (apenas em teoria e caso houvesse no mercado um veículo que permitisse receber tamanha potência de carregamento).

Mas é bom ver este tipo de inovações...

Assim como é bom ver a concorrência a mexer-se.

O Grupo VW por exemplo, investiu quantias astronómicas na investida dos eléctricos e nos contratos com empresas líderes como a LG Chem ou a super desejada Rimac (mas valores mesmo fora do normal) e dentro de poucos anos acredito que esteja a dominar por completo o mercado dos eléctricos.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: dfelix em Outubro 23, 2020, 11:44:25, 11:44
Em matéria de EVs existe a Tesla e os outros. Problemas de juventude existem, mas não nos esqueçamos que para uma marca que constrói carros há dez anos, está a fazer o que nunca nenhuma marca conseguiu até hoje no mundo automóvel.


Ninguém lhes retira o mérito.
Mas parece-me que se estão a tornar numa espécie de Apple dos EV.
Com tudo o que de bom e mau isso implica.

A potencialidade de um destes carregadores eléctricos permitiria levar uma bateria de 77kWh dos 5% aos 100% numa questão de brevíssimos minutos (apenas em teoria e caso houvesse no mercado um veículo que permitisse receber tamanha potência de carregamento).


A potencialidade é enorme...
O problema é depois a factura corresponder a alguns euros de electricidade e dezenas em taxas de carregamento.
 :-\
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 23, 2020, 12:11:31, 12:11
Sem ter visto estatísticas, acredito que a esmagadora maioria dos carregamentos em veículos eléctricos esteja a ser feito na habitação (parte deles com wall box).
E nessas circunstâncias o custo é, como se sabe, baixíssimo.

Já num super carregador como este até 600kW (ou deveria chamar-lhe hiper carregador), os custos não deviam ser nada baratos. E sim, percebo a questão das "taxas" associadas...  :you.bet:

Em teoria e se fosse possível um veículo receber aquela potência de forma constante (que não existe é bom perceber!) poderia chegar-se a pouco mais do que o tempo de abastecer um veículo de combustão.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: MotardFeio em Outubro 23, 2020, 12:33:24, 12:33
As baterias usadas nos carros à venda ainda têm de evoluir um bocado para aceitar cargas dessa magnitude.

Mas o caminho faz-se caminhando.

E o destino não são baterias muito boas, é a produção "local".

Não existem reservas de minério suficientes (conhecidas) para trocar todos os carros a combustão por carros a baterias.

E friso carros a baterias, não falo de carros com motor eléctrico. Assuntos distintos.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Rodrigues1 em Outubro 23, 2020, 14:16:28, 14:16
Sempre ouvi dizer que não aconselham cargas rápidas.

Confesso que desconheço se também se aplica ás baterias dos veículos elétricos modernos ou se era apenas as convencionais.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 23, 2020, 14:25:45, 14:25
Julgo que continua a ser desaconselhado quando se faz uso frequente desse tipo de carregamentos.

O que não quer dizer que dentro de meia dúzia de anos a coisa venha a ser completamente diferente, até porque a velocidade com que se verificam evoluções nesta área é surpreendente...
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Lourenço em Outubro 23, 2020, 21:04:38, 21:04
As cargas rápidas são realizadas em DC. As baterias atuais dos EVs estão preparadas para tal, mas:

-Existem, e aqui há diferenças na respetiva qualidade, veículos que pré aquecem as baterias á temperatura ideal para receber ou dispensar carga e inversamente as arrefecem com sistemas ativos, de preferência líquidos ou seja, a gestão é feita de tal forma que estarão á temperatura ideal (baterias são essencialmente complexos químicos) para receber e dispensar em qualquer situação climatérica ou de utilização. Há ainda, infelizmente Evs que não arrefecem com sistema líquido as baterias e depois de uma tirada em AE a sua capacidade de receber carga é reduzida drasticamente com o consequente aumento de tempo de carga e não há carregador que valha ou pura e simplesmente recusam recarregar enquanto não arrefecem. Este detalhe da temperatura determina a longevidade das mesmas, ou seja, o número total de ciclos antes de chegarem a uma redução de capacidade substancial, 75% ou menos.

-Carregar a 100% é de qualquer maneira a evitar se não vai utilizar imediatamente a seguir de forma a que a bateria fique o menor tempo possível com carga de 100%.

-A carga alem dos 80% é mais lenta (no caso de cargas pagas ao minuto fica mais caro) e o stress químico é exponencialmente maior.

-A gestão das baterias, (BMS, Battery Management System e de forma mais alargada a todo o sistema, EMS, energy management system) é diferentemente eficaz conforme os veículos e em alguns, para balanceamento das células é recomendável uma carga a 100% periodicamente, conforme indicações.

-Ainda pior que a carga a 100% regular é descer frequentemente abaixo dos 20%.

-Três pequenas cargas de 40 a 70% são preferíveis a uma de 5 a 90%.

-Duas cargas de 40 a 70% mais uma de 30 a 70% perfazem um ciclo de carga e é uma forma de preservar a bateria ao contrário de uma carga de 0 a 100%. A bateria terá uma longevidade superior no primeiro caso de figura, ou seja, completará mais ciclos tanto mais se o sistema de gestão do veículo elétrico em questão for eficaz e há grandes diferenças.

-As cargas rápidas são também limitadas pelo “carregador” ou inversor internos e casos existem em que á posteriori se verificou a necessidade de diminuir por questões de segurança (e de longevidade?) a potência de carga máxima de alguns EVs. O inverso também é pouco aconselhável (mais uma vez entra em jogo a qualidade global da gestão de baterias de cada EV), carregar por longos períodos a 6 ou 8 A, em AC portanto, pode causar stress acentuado alem de diminuir substancialmente a eficiência da carga (perdas que em alguns casos podem ser superiores a 20%).

-A carga rápida DC a 50 KW ou mais, repetidamente, é menos stressante para as baterias se realizada em recargas intermédias entre 30/40 e 60/70% e as baterias de maior capacidade terão um C, relação da intensidade de carga com a capacidade total, mais favorável alem de uma maior longevidade porque hipoteticamente para o mesmo numero de ciclos farão mais quilómetros em igualdade de circunstâncias.

Não sou expert na matéria mas é o que tenho aprendido visto não existir volta a dar, dentro de alguns anos, poucos, os fósseis desaparecem. corrijam o que estiver errado ou completem. ;)
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: dfelix em Outubro 26, 2020, 04:33:05, 04:33
Felizmente a electrónica faz, dentro do possível, essa gestão.
Tal como as percentagens exibidas ao condutor não correspondem ao "total" da bateria.

A longevidade das baterias é algo que surpreendeu bastante.
Tenho conduzido um Zoe com pouco mais 100.000km, carregado quase diariamente até aos 100% que agora na revisão dos 5 anos o checkup indicou 98% do seu estado/ciclos.

Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Pianoman em Outubro 26, 2020, 06:54:30, 06:54
Felizmente a electrónica faz, dentro do possível, essa gestão.
Tal como as percentagens exibidas ao condutor não correspondem ao "total" da bateria.

A longevidade das baterias é algo que surpreendeu bastante.
Tenho conduzido um Zoe com pouco mais 100.000km, carregado quase diariamente até aos 100% que agora na revisão dos 5 anos o checkup indicou 98% do seu estado/ciclos.
Por falar em 5 anos...como funcionam as inspeções nos carros eléctricos? Têm as mesmas regras e prazos que as dos com motores de combustão?
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 26, 2020, 07:33:06, 07:33
Sim, claro.  :)
O ser um veículo elétrico não o isenta dessa responsabilidade e a única coisa que não é testada, por aquilo que sei, são naturalmente as....emissões.  :)

Tudo o resto que actualmente é verificado num centro de inspecção a um veículo de combustão, também o é num veículo eléctrico e com a mesma periodicidade.

Ou seja, aos 4 anos e depois disso de 2 em 2 anos até o veículo perfazer 8 anos. Chegado ao oitavo ano, o processo passa a ser anual.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: MotardFeio em Outubro 26, 2020, 13:51:45, 13:51
(...)
-As cargas rápidas são também limitadas pelo “carregador” ou inversor internos e casos existem em que á posteriori se verificou a necessidade de diminuir por questões de segurança (e de longevidade?) a potência de carga máxima de alguns EVs. O inverso também é pouco aconselhável (mais uma vez entra em jogo a qualidade global da gestão de baterias de cada EV), carregar por longos períodos a 6 ou 8 A, em AC portanto, pode causar stress acentuado alem de diminuir substancialmente a eficiência da carga (perdas que em alguns casos podem ser superiores a 20%).

-A carga rápida DC a 50 KW ou mais, repetidamente, é menos stressante para as baterias se realizada em recargas intermédias entre 30/40 e 60/70% e as baterias de maior capacidade terão um C, relação da intensidade de carga com a capacidade total, mais favorável alem de uma maior longevidade porque hipoteticamente para o mesmo numero de ciclos farão mais quilómetros em igualdade de circunstâncias.

Não sou expert na matéria mas é o que tenho aprendido visto não existir volta a dar, dentro de alguns anos, poucos, os fósseis desaparecem. corrijam o que estiver errado ou completem. ;)

Bom resumo, só não tenho a certeza acerca destes dois últimos parágrafos, e não digo que estejam errados atenção.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 28, 2020, 07:42:26, 07:42
De facto um excelente resumo, Lourenço.  :nice:

Se bem que, nos próximos tempos o que agora se sabe quanto ao "comportamento" ou "ressentir" dos efeitos de carregamento das baterias, é algo que pode mudar muito repidmente.

Uma das tecnologias que está a ser explorada (de entre outras que já se falou no fórum como as baterias sólidas), é a das baterias orgânicas.

Poderão ser um dos caminhos futuros dos veículos elétricos, pois ao contrário das conhecidas até agora, de composição metálica, estas orgânicas operam em grafite, que é um composto de carbono puro, com a vantagens (além de uma grande redução do peso, claro) também na componente ambiental, já que se trata de baterias de carbono neutro para a natureza, pois a grafite é 100% reciclável por compostagem.

A outra vantagem e por aquilo que li é não depender de minerais como lítio, cobalto ou cobre.
Muito simplesmente isto pode traduzir-se em custos substancialmente inferiores.

Para já ainda está em desenvolvimento laboratorial, mas a tecnologia com grafite é promissora, se bem que levará sempre alguns anos até um estado de desenvolvimento ideal para o mercado, como por exemplo terem baixa deterioração com vários carregamentos, ou tempos de carga rápidos, ou mesmo a nível de durabilidade a longo prazo.

Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: MotardFeio em Outubro 28, 2020, 08:50:44, 08:50
Nanotubos! Já se anda de roda disso com resultados promissores, assim que os barões do Petróleo puserem mão nisso, as coisas vão acontecer!
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: dfelix em Outubro 28, 2020, 10:25:40, 10:25
A grande promessa não é o grafeno?

Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: saraiva em Outubro 28, 2020, 10:38:08, 10:38
A grande questão de energia vindo de grafenos carbonos e afins é a quantidade de materiais disponíveis.

Existe o Petróleo e barões do Petróleo porque se descobriu que havia muito no planeta, para centenas e centenas de anos.

Perfeito era conseguirmos produzir energia com água salgada. (Não é com a força do mar, isso é muito limitado também).
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Lourenço em Outubro 28, 2020, 11:41:25, 11:41
As baterias estão a evoluir muito, mais do que os restantes componentes de um EV. Já há tecnologia que permite longevidade das baterias para alem da própria duração dos restantes componentes, suspensão, chassis, e toda a estrutura. Já existem baterias cujo numero de ciclos permitem não centenas de milhar mas milhões de km, e que depois, estas baterias quando abaixo de determinado limite, ainda fazem alguns anos de segunda vida a armazenar fotovoltaico domestico ou outro, mesmo que com capacidades de menos de 60% da inicial; baterias com maior densidade, menos caras financeira e ambientalmente, com maior autonomia e rapidez de carga, estes dois últimos aspetos fundamentais para o presente dos veículos eléctricos e hoje já não são entraves.

Já estamos no ponto de questionar para quê colocar baterias em automóveis que permitem realizar 3 Milhões de quilómetros, fará sentido só em determinados casos ou de forma estacionária.

Esperemos que as motos apareçam com ofertas ainda mais alargadas o que irá acontecer com o aumento de densidade e redução de custos embora já haja exemplos de custos de exploração vantajosos.

A par disso o hidrogénio verde avança e será a opção fundamental no misto de opções energéticas, mesmo nas moveis, e não só para os pesados e grandes.

Depois, muito depois, talvez para os meus netos em idade de reforma, todos sonhamos com a fusão nuclear, também tem avançado  ;) mas aí vai ser um caos, quando a energia for de borla ou quase, em abundância, a ordem mundial vai ter de mudar, a humanidade não está preparada para tal sacrilégio.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: dfelix em Outubro 28, 2020, 16:03:41, 16:03
A grande questão de energia vindo de grafenos carbonos e afins é a quantidade de materiais disponíveis.

Existe o Petróleo e barões do Petróleo porque se descobriu que havia muito no planeta, para centenas e centenas de anos.

Perfeito era conseguirmos produzir energia com água salgada. (Não é com a força do mar, isso é muito limitado também).

O carbono não é propriamente um elemento raro!
Acontece é que há anos que o grafeno foi anunciado como a direcção mais viável para novas gerações de baterias.
Ocasionalmente surge a notícia de que "é agora"... mas depois nunca se fala mais disso.

Os barões do petróleo vão continuar a ser durante muito tempo.
Porque ele irá continuar a ser necessário para muitos sectores.
Tal como as próprias petrolíferas são das que mais têm investido em renováveis e alternativas.
É por isso que hoje em dia se chama sector da energia.

A teorias da conspiração na maior parte dos casos são respostas fáceis para temas complicados.

As baterias estão a evoluir muito, mais do que os restantes componentes de um EV. Já há tecnologia que permite longevidade das baterias para alem da própria duração dos restantes componentes, suspensão, chassis, e toda a estrutura.

Nesse caso não são as baterias a evoluir... mas os sistemas de gestão dos mesmos.  :)

Tem piada falarmos da evolução das baterias dos EV e sobretudo colocar a Tesla num pedestal quando os veículos usam módulos que simplesmente acomodam "pilhas" 18650 e agora 21700 que são formatos tão genéricos como as A, AA, AAA.

As baterias ou pilhas têm evoluido em capacidade, mas a tecnologia viável continua a depender do litio.
E este é um grande problema quando quer vender algo como "ecológico".

E claro, para não falar de que uma 21700 com 4000mAh custa na casa dos 6-7 euros.
Os milhares que um EV leva explica o preço.
Uma solução que  não dependesse do litio certamente baixaria este custo assim como a pegada ecológica da produção das mesmas.

Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Lourenço em Outubro 28, 2020, 23:07:38, 23:07
A grande questão de energia vindo de grafenos carbonos e afins é a quantidade de materiais disponíveis.

Existe o Petróleo e barões do Petróleo porque se descobriu que havia muito no planeta, para centenas e centenas de anos.

Perfeito era conseguirmos produzir energia com água salgada. (Não é com a força do mar, isso é muito limitado também).

O carbono não é propriamente um elemento raro!
Acontece é que há anos que o grafeno foi anunciado como a direcção mais viável para novas gerações de baterias.
Ocasionalmente surge a notícia de que "é agora"... mas depois nunca se fala mais disso.

Os barões do petróleo vão continuar a ser durante muito tempo.
Porque ele irá continuar a ser necessário para muitos sectores.
Tal como as próprias petrolíferas são das que mais têm investido em renováveis e alternativas.
É por isso que hoje em dia se chama sector da energia.

A teorias da conspiração na maior parte dos casos são respostas fáceis para temas complicados.

As baterias estão a evoluir muito, mais do que os restantes componentes de um EV. Já há tecnologia que permite longevidade das baterias para alem da própria duração dos restantes componentes, suspensão, chassis, e toda a estrutura.

Nesse caso não são as baterias a evoluir... mas os sistemas de gestão dos mesmos.  :)

Tem piada falarmos da evolução das baterias dos EV e sobretudo colocar a Tesla num pedestal quando os veículos usam módulos que simplesmente acomodam "pilhas" 18650 e agora 21700 que são formatos tão genéricos como as A, AA, AAA.

As baterias ou pilhas têm evoluido em capacidade, mas a tecnologia viável continua a depender do litio.
E este é um grande problema quando quer vender algo como "ecológico".

E claro, para não falar de que uma 21700 com 4000mAh custa na casa dos 6-7 euros.
Os milhares que um EV leva explica o preço.
Uma solução que  não dependesse do litio certamente baixaria este custo assim como a pegada ecológica da produção das mesmas.

A gestão das baterias nos diversos níveis evolui e é muito diferente conforme as marcas e modelos auto e esta é a parte mais "fácil", mas as baterias também evoluem e esta é a parte mais difícil.
Entre as baterias atuais de um Nissan, de um VW ou de um Tesla há uma diferença enorme.

As 18650 e outros formatos não são mais que medidas mas a sua eficácia e composição é muito diferente entre marcas desde há muitos anos, já em 2010 me recordo de comparações entre Samsung e LG, posteriormente as Sony, onde as diferenças de numero de ciclos e capacidade de descarga eram flagrantes chegando eu mesmo a constatar pessoalmente a diferença, principalmente no formato 18650, com circuito de proteção ou sem, (o Boummm e fagulhas que faziam quando explodiam também era diferente  ;)) isto com o mesmo hardware. Hoje já se fabricam baterias com células 4680, "enroladas" e com composição inovadora, uma marca, as outras daqui a alguns anos vão seguir. Quando começarmos a explorar o lítio português ele já não será tão importante nas novas células.

Edito/acrescento:

Estes carregadores com estas potências são de certa forma uma antecipação ao que para aí vem. Em matéria de carregamentos o que hoje são picos amanhã serão médias.
Há poucos veículos eléctricos no presente que possam carregar a tal potência, são mesmo muito poucos os que vão até e alem de uma recarga a 50KW depois de atingida 80% da capacidade de carga da bateria, teremos a Porsche e Tesla e conseguir manter uma curva de carga minimamente flat até aos 80%, é uma incapacidade de quase todos.
A Porsche optou por aumentar a tensão das suas baterias dos normais 400V para 800V através de transformador DC/DC, outros vão seguir, com este método ou dividindo o pack em dois criando um paralelo. Aumentando a tensão diminuem a intensidade, abrindo caminho para cargas com mais potência.
O "mercado" estava mais familiarizado com os 230/400V mas de facto há vantagens em duplicar e até triplicar. Depois da bateria resta converter de novo a corrente DC de saída para AC utilizada nos motores e aqui o filme não muda.


Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: dfelix em Outubro 29, 2020, 12:39:55, 12:39
As 18650 e outros formatos não são mais que medidas mas a sua eficácia e composição é muito diferente entre marcas desde há muitos anos, já em 2010 me recordo de comparações entre ...

Sem dúvida.

Mas acho que isto permite logo à partida desmistificar que as "baterias da Tesla" e muitos outros EV são essencialmente um "rack" que acomoda pilhas de formatos genéricos.
E não "rocket science" como muita gente pensa.

Obviamente que nestes formatos genéricos existem diferentes especificações.
Afinal, estas "pilhas" evoluem no sentido de a satisfazer um vasto número de utilizações... sendo os EV apenas uma delas.

Tudo o resto é negócio.
Se a Panasonic consegue fornecer algo com as especificações pretendidas mais barato que a Samsung, LG ou outro fabricante... siga pra bingo!
Se o custo pode ser ainda reduzido anexando um fabricante (como a Maxwell)... melhor.

Mas isto é a parte financeira da coisa...
No final, são apenas pilhas acomodadas num caixote.
E é graças a isso que podem ser recicladas para outras utilizações.
Título: Re: Supercarregadores portugueses até 600kW e tecnologias inovadoras...
Enviado por: Lourenço em Novembro 09, 2020, 21:31:26, 21:31
ISQ ganha contrato de 2,7 milhões em projeto europeu de fusão nuclear

Muito bom, apesar de tudo e como país não "nuclear" estamos em pequena escala com mérito na próxima e mais importante etapa na senda da energia limpa e abundante.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/isq-ganha-contrato-de-27-milhoes-em-projeto-europeu-de-fusao-nuclear-661500 (https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/isq-ganha-contrato-de-27-milhoes-em-projeto-europeu-de-fusao-nuclear-661500)