Fui conhecer de perto as Husqvarna's Vitpilen 401 e 701...
Passei pelo concessionário Moto Spazio e dei logo de caras com estas duas propostas da Husqvarna.
Desde já e para facilitar, vistas de frente a que está à direita é a Vitpilen 401 e à esquerda a Vitpilen 701.
E é impossível ficar-lhes indiferente... impossível.
Trata-se de modelos onde se percebem claras parecenças no design (ou não fossem ambas Vitpilen = "white arrow"), mas ainda assim cada uma com detalhes que as diferenciam e que se podem perceber perfeitamente pelas fotos que tirei.
Estas Vitpilen são uma abordagem muito bem conseguida no mercado, juntando uma certa classe conseguida com o minimalismo nas linhas...mas juntando a dose certa de algum arrojo e modernidade.
São motos que não procuram a extravagância no que concerne ao design, conseguindo sim (na minha opinião!) uma junção digna de nota entre um certo estilo retro com a modernidade e ar jovial.
É algo que dita a tendência da marca e que a demarca também da KTM, já que ambas pertencem ao mesmo grupo.
Esta presença e esta marca distinta percebida nestas Husqvarna, é algo que merece justos parabéns dados ao centro de Design Kiska, na Suécia.
Quanto a dados técnicos é algo que uma pesquisa facilmente esclarece, mas de qualquer forma aqui ficam...
A Vitpilen 401...A Vitpilen 401 conta com o motor monocilíndrico de 373cc já conhecido da marca Austríaca KTM, capaz de alcançar 37Nm de torque e uma potência de 44cv, o que é muito relevante para esta cilindrada.
Conta com caixa de 6 velocidades, sistema ride-by-wire e um peso baixíssimo, o que de certeza lhe permite oferecer uma relação peso-potência suficiente para tornar a condução entusiasmante.
Deixo uma crítica para a capacidade do depósito e que se fica por uns excessivamente comedidos 9,5L.
O preço, para um motociclo desta cilindrada, não é baixo...
Digamos que já com as despesas fica por aproximadamente 7.650€, preço chave na mão.
Sim...é verdade. Custa mais que p.ex. uma MT-07 ou Z650.
A Vitpilen 701...Quanto à Vitpilen 701 tem como propulsor um motor monocilíndrico, refrigerado a líquido de 692,7cc, alcançando um pico de potência máximo de 75cv, assim como 72Nm de torque às 6750 rpm.
Tal como na 401, também esta 701 conta o sistema ride-by-wire no sentido de fornecer potência da forma mais imediata possível.
Além disso, a 701 tem já controlo de tracção.
Quanto a intervalos de manutenção, a marca indica que este monocilíndrico apenas terá de visitar a oficina a cada 10.000 kms.
O depósito de combustível...bem...sobe um pouco a capacidade face à 401, ou seja, nesta são 12L, mas mesmo assim não me convence por aí além. O estilo falou mais alto...
Quanto ao preço...o preço chave na mão ultrapassa um pouco os 11.700€.
Como dizem os Ingleses..."
It's not cheap, I can tell you that..."
Se gosto destas Husqvarna's???
Sim...bastante!
São claramente uma "lufada de ar fresco" num mercado maioritariamente preenchido por modelos com formas ousadas, design cheio de ângulos e muita agressividade de linhas.
Estas Husqvarna's merecem de forma justa um grande Like!