Autor Tópico: Fui conhecer de perto as Husqvarna's Vitpilen 401 e 701...  (Lida 1875 vezes)

Dezembro 24, 2018, 18:59:53, 18:59
Lida 1875 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fui conhecer de perto as Husqvarna's Vitpilen 401 e 701...






Passei pelo concessionário Moto Spazio e dei logo de caras com estas duas propostas da Husqvarna.

Desde já e para facilitar, vistas de frente a  que está à direita é a Vitpilen 401 e à esquerda a Vitpilen 701.

E é impossível ficar-lhes indiferente... impossível.

Trata-se de modelos onde se percebem claras parecenças no design (ou não fossem ambas  Vitpilen = "white arrow"), mas ainda assim cada uma com detalhes que as diferenciam e que se podem perceber perfeitamente pelas fotos que tirei.

Estas Vitpilen são uma abordagem muito bem conseguida no mercado, juntando uma certa classe conseguida com o minimalismo nas linhas...mas juntando a dose certa de algum arrojo e modernidade.

São motos que não procuram a extravagância no que concerne ao design, conseguindo sim (na minha opinião!) uma junção digna de nota entre um certo estilo retro com a modernidade e ar jovial.
É algo que dita a tendência da marca e que a demarca também da KTM, já que ambas pertencem ao mesmo grupo.

Esta presença e esta marca distinta percebida nestas Husqvarna, é algo que merece justos parabéns dados ao centro de Design Kiska, na Suécia.

Quanto a dados técnicos é algo que uma pesquisa facilmente esclarece, mas de qualquer forma aqui ficam...


A Vitpilen 401...

A Vitpilen 401 conta com o motor monocilíndrico de 373cc já conhecido da marca Austríaca KTM, capaz de alcançar 37Nm de torque e uma potência de 44cv, o que é  muito relevante para esta cilindrada.
Conta com caixa de 6 velocidades, sistema ride-by-wire e um peso baixíssimo, o que de certeza lhe permite oferecer uma relação peso-potência suficiente para tornar a condução entusiasmante.
Deixo uma crítica para a capacidade do depósito e que se fica por uns excessivamente comedidos 9,5L.
O preço, para um motociclo desta cilindrada, não é baixo...
Digamos que já com as despesas fica por aproximadamente 7.650€, preço chave na mão.
Sim...é verdade. Custa mais que p.ex. uma MT-07 ou Z650.



A Vitpilen 701...

Quanto à Vitpilen 701 tem como propulsor um motor monocilíndrico, refrigerado a líquido de 692,7cc, alcançando um pico de potência máximo de 75cv, assim como 72Nm de torque às 6750 rpm.
Tal como na 401, também esta 701 conta o sistema ride-by-wire no sentido de fornecer potência da forma mais imediata possível.
Além disso, a 701 tem já controlo de tracção.
Quanto a intervalos de manutenção, a marca indica que este monocilíndrico apenas terá de visitar a oficina a cada 10.000 kms.
O depósito de combustível...bem...sobe um pouco a capacidade face à 401, ou seja, nesta são 12L, mas mesmo assim não me convence  por aí além. O estilo falou mais alto... :)
Quanto ao preço...o preço chave na mão ultrapassa um pouco os 11.700€.
Como dizem os Ingleses..."It's not cheap, I can tell you that..."

Se gosto destas Husqvarna's???

Sim...bastante!

São claramente uma "lufada de ar fresco" num mercado maioritariamente preenchido por modelos com formas ousadas, design cheio de ângulos e muita agressividade de linhas.

Estas Husqvarna's merecem de forma justa um grande Like! :nice:







"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 26, 2018, 22:21:26, 22:21
Responder #1

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Embora não correspondam exactamente ao meu "tipo" de mota (gosto de nakeds mas estas são um pouco despidas demais) estas duas meninas e as irmãs (svartpilen) parecem-me muito bem. E concordo contigo quando dizes que é impossível ficar indiferente!
Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Dezembro 26, 2018, 22:27:06, 22:27
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ao vivo resultam ainda melhor do que em fotos.

Eu gostei bastante do que vi. Existe algum minimalismo de linhas que as torna diferentes de um mercado maioritariamente preenchido por motos de design agressivo.

Aliás, apesar da KTM e da Husqvarna andarem "de mãos dadas", acabam por elas próprias seguir caminhos de design diferentes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 26, 2018, 22:53:02, 22:53
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Aquele guarda lamas lá atrás com os piscas espetados para os lados é que  :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:

Dezembro 26, 2018, 23:01:07, 23:01
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para dar um ar clean à traseira da moto, puxaram-nos para ali..  :)
« Última modificação: Dezembro 26, 2018, 23:31:20, 23:31 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2018, 03:34:33, 03:34
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Estou à espera de ver a primeira com top case.
 :D

Dezembro 27, 2018, 07:40:23, 07:40
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2018, 07:51:36, 07:51
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com isto foi o suficiente para ir consultar a página oficial da marca no sentido de perceber os extras que disponibilizam e se acaso lá estaria alguma top-case que me fizesse revirar os olhos de desgosto...

Mas felizmente não! :)

A marca tem duas soluções: ou uma bolsa do tipo "tank bag", ou um "rear bag" que é uma solução bem mais aceitável do ponto de vista do design, já que desta forma não se vê com um "mamarracho" de material rígido pendurado lá atrás.



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2018, 09:44:56, 09:44
Responder #8

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia

Dezembro 27, 2018, 11:13:15, 11:13
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já vi a 701 ao vivo. E como diz o companheiro pjmartinho, o guarda lamas com os piscas em baixo é que... :confused:

Gosto do depósito apesar da reduzida capacidade do mesmo, mas para conseguirem uma relação de peso potência assim o tiveram que construir.

É uma mota para apreciadores do género, uma lufada de ar certamente.


Dezembro 27, 2018, 11:38:08, 11:38
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nem de propósito...

Os Espanhóis testaram ambas (401 e 701) há apenas 4 semanas atrás.  :nice: :nice:



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 15, 2019, 20:54:40, 20:54
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O assunto é um pouco paralelo às Husqvarna's do tópico, mas não deixa de ter relação bastante próxima com as mesmas, nomeadamente porque a marca, depois das 701 e 401, vai iniciar a comercialização das Vitpilen e Svartpilen... 250!

Sim, isso mesmo.

Por via do acordo que une a KTM com a Bajaj (recordo que a Husqvarna está sob a alçada da KTM), está a ser dada a indicação em vários websites do sector de que vão ser comercializadas a partir de Fevereiro de 2020!!

Porém, se és dos que até te vias como comprador de uma destas 250, tira daí a ideia, pois não chegarão à Europa.  ;)

A imagem e dimensões de facto até me aparenta estar muito próxima às 401, mas a sua comercialização fica-se pelo gigante mercado da Índia.








Um dos links que falam sobre as mesmas: https://www.rideapart.com/articles/387087/ktm-bajaj-vitpilen-svartpilen-250-india/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 15, 2019, 21:10:08, 21:10
Responder #12

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Já tive oportunidade de as olhar de perto, estão em exposição na Lismotor. Tanto a 401 como a 701 são motas de dimensões reduzidas, muito compactas, num estilo neo-retro que ou se adora ou se odeia, os esquema de cores disponíveis também é reduzido e para mim nada apelativo.
Os preços estão em linha com a concorrência, aproximadamente 6000€ para a 401 e 10.000€ para a 701 e esse é um dos seus maiores problemas porque por estes valores há muita oferta com mais "sumo" e para todos os gostos porque estas na verdade vêm pobres na oferta. 🤔
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 18, 2019, 10:13:56, 10:13
Responder #13

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
São bonitas, para mim, e não duvido que deam bastante gozo a conduzir, tendo em conta as diferenças da 401 para a 701.

Mas os preços... sei que a exclusividade se paga, sem duvida, mas deveriam oferecer um bocadinho mais, para fazer valer mesmo os € gastos...

Há outras motos mais capazes, mais equipadas e com componentes de qualidade com valores mais justos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...