Os exemplos que deste são uma realidade quando se olha para trás.Aquilo que escrevi e o sentido da possível mudança, retrata portanto um período temporal distinto (daqui para a frente).
O Patrol deu lugar (em termos de vendas) ao "Juke" e ao "Qashqai" da moda...e pode muito bem surgir algo semelhante no que toca aos motociclos.
Para ser sincero conheço 1 companheiro entre ene deles que fez downsizing..mas apenas esse porque se considera maluco da cabeça e porque diz que se nao o fizesse já se tinha metido em alhadas... Mas de resto só tou a ver o downsizing por poucos motivos..um deles em relação à idade (mas que aí entra sempre outro tipo de moto, não só o downsizing a nivel de motorização) ou alguém que não se adaptou a alguma máquina em especifico...
Mas de resto só tou a ver o downsizing por poucos motivos..um deles em relação à idade (mas que aí entra sempre outro tipo de moto, não só o downsizing a nivel de motorização) ou alguém que não se adaptou a alguma máquina em especifico...
Eu concordo com o Isaac. Há neste momento uma tendência clara das marcas no downsizing, ou no lançamento de motores de menor cilindrada, se o primeiro termo vos fizer confusão.
Haverá sempre espaço para motores grandes, mas quem fizer da moto uma utilização com racional económico faz todo o sentido.
como é óbvio uma GS300 não será uma moto barata, mas se calhar quem a vai usar todos os dias para ir para o trabalho ou para ir lavrar mato ao fim de semana sem ter de levar a cada às costas não precisa de uma GS1200.
Achas mesmo que uma destas baby Trail 125cc seria uma escolha adequada para uma utilização no dia-a-dia que implicasse te deslocares do Seixal para trabalhar em Lisboa?Será mesmo uma opção mais competente para os 10-12km de IP7/A2 entre o Fogueteiro e ponte numa 125cc que a tua CB500X? (....)
Foi lapso e querias dizer 300cc-350cc?
Independentemente disto, julgo que existe um pequeno "preconceito" generalizado - e não apenas neste fórum - com aquilo que é conseguido com este tipo de motorização.
...mas isto está muito alicerçado no pensamento de que existe um decréscimo muitíssimo notório no agrado da condução.
A Versys X-300 p.ex. tem 40cv, o que para este tipo de motorização não me parece nada mau.
E se as marcas enveredarem por soluções turbocharger nesta cilindrada (o que não é descabido e é no fundo isso que poderá trazer o melhor do "downsizing"...), então não vejo por que não conseguir-se um tipo de utilização perfeitamente apto a diferentes utilizadores.
(....)Também pode existir uma "sobrevalorização" exagerada - e muito evidente neste fórum - quanto a este tipo de motorização. (....)
Mas para já... ainda está tudo no papel.
O downsizing nos carros nao funcionou e está a ser abandonado pela maioria dos fabricante.
...e isso quebra muitas das vendas de motos e os fabricantes terem a necessidade de cada vez oferecerem ofertas mais racionais para captar novos clientes.
A possibilidade de assim se conseguir estancar a subida na cilindrada e extrair de motores mais pequenos (...e de maior procura, é bom dizê-lo) igual ou superior potência, não é algo que se retira do acaso! Mas veremos o que nos reservam os próximos anos.
A mim parece-me que a única evidência é a de se dar proporção a alguns comentários que se ficam, na sua maioria, pela racionalidade do uso quotidiano de certas motorizações. Confundir isso com sobrevalorização, é pegar em partes e fazer disso um espelho inexistente do fórum.
Normalmente são usados para extrair um pouco mais de sumo em motas de cilindrada alta(embora os haja para motas de volume pequeno) mas claro que tudo isto é aftermarket.
-uma outra kawa nos anos 80 que a teve tinha 750cc e 112cvs...
E todas estas teem algo em comum: São alta cilindrada e o objectivo não será certamente fazer melhores consumos, muito menos para serem mais racionais...