Autor Tópico: Os cães...e as motos!  (Lida 4491 vezes)

Setembro 29, 2017, 13:39:00, 13:39
Lida 4491 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os cães...e as motos!






Quem nunca passou por uma cena de um cão se atravessar ao nosso caminho, ou tentar morder quando conduzimos, ou ladrar ali mesmo a meros centímetros dos nossos pés ou caneles porque não gosta...sei lá...do barulho do escape??  :D

Na verdade e para quem está do lado de fora, parece ter a sua piada, mas leva a situações de condução complicadas e potencialmente capazes de provocar um acidente. E aí perde por completo a piada.  :-X

Deixo-vos aqui um vídeo que retrata este problema e que se pode relevar a qualquer momento e vindo ao nosso encontro quando menos se espera.

A perigosidade de um cão se atravessar repentinamente e em modo "fúria/raiva", venha ele por detrás de um carro, de uma casa, de uns arbustos ou whatever, pode levar também a que a surpresa ou amedrontar faça perder o controlo, pelo que a concentração deve estar a 100%, se preciso for reduzindo a velocidade (ou aumentá-la conforme o caso), manter o controlo da moto e buzinar para de alguma forma levar o cão a desviar-se da roda.

É um assunto bastante sério este e não faltam casos de motociclistas (e ciclistas) que foram ao chão por causa disto.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 29, 2017, 14:17:22, 14:17
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

É um assunto bastante sério este e não faltam casos de motociclistas (e ciclistas) que foram ao chão por causa disto.


O Joaquim Agostinho que o diga (se pudesse ) .

Setembro 29, 2017, 16:32:46, 16:32
Responder #2

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Um vídeo sobre "Angry dogs" [cães furiosos] com mais "hungry dogs" [cães esfomeados] do que outra coisa...

Esqueçamos o trocadilho e uma razão que nunca me havia ocorrido para a escolha de escapes ruidosos.

Cães e estradas é coisa que não "gruda", quase sempre resulta mal para os canídeos. O resultado da contenda entre os cães e as rodas só fica mais equilibrado quando se trata de duas rodas... aqui, o cúmulo do azar é um tipo ser simultaneamente motociclista e carteiro... as duas excepções ao código canino de ser "o melhor amigo do homem".

Na cidade, saem de debaixo de uma carro estacionado e é a surpresa, o susto?, travagem ou acção na direcção, qualquer delas instintiva e não planeada, o caldo perfeito para resultar em consequências trabalhosas. "De quem é o cão?", ninguém sabe, mas tem coleira, está no olho que o dono o deixou "jardinar" por ali para não ter de apanhar nada do chão... algumas ruas do nosso país são a cara chapada desses donos.

No campo, aí "é mato": cães abandonados.
Na "melhor" das hipóteses, guardas de vivendas ou quintinhas com ordem de soltura... e aqui, como a "marca" do cão tem de ser a condizer com o estatuto da propriedade, o melhor que pode acontecer ao motociclista é o bicho não ter um feitio "furtivo" e vir a ladrar desde longe... se me fiz entender.

De bicicleta é tudo isto e mais a impossibilidade de fugir depressa.

Há uns tempos, as matilhas de cães na Serra da Arrábida faziam notícia até na imprensa nacional. Matilhas com dezenas de cães de todas as raças percorriam a Serra da Arrábida e chegavam a entrar nas praias e sentavam-se, quais gaivotas, à espera de uma sobra. O pior eram quando andavam pelas estradas da serra onde é normal encontrar ciclistas solitários.
Entretanto, nunca mais os vi.
A propósito, conhecem alguma animosidade dos javalis em relação às motas?



« Última modificação: Setembro 29, 2017, 16:37:43, 16:37 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 29, 2017, 17:13:10, 17:13
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A presença de animais na estrada e o seu comportamento imprevisível é realmente uma forte dor de cabeça para as duas rodas, podendo mesmo ser muito perigoso em certas condições. No carro o problema não é tão real porque se ele se mete na frente... Temos pena!
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 29, 2017, 20:52:47, 20:52
Responder #4

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A presença de animais na estrada e o seu comportamento imprevisível é realmente uma forte dor de cabeça para as duas rodas, podendo mesmo ser muito perigoso em certas condições. No carro o problema não é tão real porque se ele se mete na frente... Temos pena!

Temos pena e os bate-chapas esfregam as mãos!!

Setembro 29, 2017, 21:22:02, 21:22
Responder #5

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A última foi um gato  na a16 os eu a 120 kmh,travei a fundo e testei o ABS era quase uma da manhã ....
membro numero 16

Setembro 30, 2017, 13:08:50, 13:08
Responder #6

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Gatos é complicado...nunca se sabe como reagem. Já tive uma situação à noite em que o gato estava em cima do muro, assustou-se e resolveu atirar-se para a minha frente em vez de fugir. Felizmente, não se passou nada.
Com os cães é diferente. Nunca se deve passar perto de um cão a correr, de bicicleta, moto ou carro. Os animais, no caso  de carro ou moto, não deveriam estar à beira da estrada, mas isso já se sabe como é. Hão de reparar que raramente eles se irão atirar para a vossa frente. Parece assim, mas na realidade nào, daí que o reduzir muito a velocidade ou ficar em marcha lenta, não é boa ideia. O ideal é apenas reduzir ligeiramente e continuar a nossa marcha, com os olhos na trajectória que queremos. O focar das nossas atenções e olhar para eles é má ideia. Claro que me refiro aos cães que se levantam e ladram às rodas, não aqueles que do nada aparecem no meio da estrada.

Setembro 30, 2017, 20:35:59, 20:35
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os gatos são bastante imprevisíveis e acontecem coisas estranhas com os bichanos a atravessar uma rua.

É comum voltarem para trás, quando vai algum veículo a passar.
É estranho, mas é o que muitas vezes fazem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 03, 2018, 14:02:31, 14:02
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Depois de ver este vídeo, passou-me pela cabeça mudar o título para "Os carneiros...e as motos"!

« Última modificação: Dezembro 03, 2018, 22:17:04, 22:17 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 03, 2018, 22:09:24, 22:09
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Há um vídeo por aí em que é uma cobra que ataca o motociclista... Medo......
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 25, 2022, 17:07:41, 17:07
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O caso mais recente de acidente com um animal na estrada, não foi com um cão como indica o título deste tópico criado há uns anos...mas sim com um javali.

E foi fatal.  :(

Ocorreu hoje

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/motociclista-morre-apos-despiste-e-colisao-contra-javali-em-evora?ref=Exclusivos_CmaoMinuto
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2022, 19:04:26, 19:04
Responder #11

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
O caso mais recente de acidente com um animal na estrada, não foi com um cão como indica o título deste tópico criado há uns anos...mas sim com um javali.

E foi fatal.  :(

Ocorreu hoje

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/motociclista-morre-apos-despiste-e-colisao-contra-javali-em-evora?ref=Exclusivos_CmaoMinuto

Infelizmente, nem todas as estradas no país têm proteção lateral, que a meu ver, serve também com uma espécie de barreira para impedir que os animais se atravessem à frente de carros ou motas.
Talvez, a construção destas barreiras conseguiria impedir esta fatalidade, porém o investimento é prioritário em radares e outras tretas  :zangadoplus:

Agosto 25, 2022, 21:27:23, 21:27
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Era um caminho municipal, que é como quem diz...uma daquelas estradas quase desertas onde passa um veículo só de vez em quando.

Logo por azar, esse motociclista estava a passar nesse preciso momento em que um desses valentes bichos se atravessa.
Há coisas que desafiam a compreensão... :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2022, 14:32:28, 14:32
Responder #13

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não se podem isolar todas as estradas deste país sob pena de a bicheza começar a morrer mais ainda, e qualquer dia comes gafanhotos.

Foi mesmo muito azar passar ali naquele momento...

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 12, 2022, 12:14:55, 12:14
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
antes das minhas férias, penso que em junho passado, vinha numa estrada municipal, a conduzir normalmente e ao chegar a uma rotunda, faço o normal: reduzo, cedo passagem a um carro que já estava dentro da rotunda e inicio o meu trajeto dentro da rotunda, ao sair na saída pretendida, quando estou a acelerar, sai-me ao caminho um cão de porte médio, que quase me mordeu a perna direita e me atirava ao chão.

Ainda me desviei e acelerei imediatamente, deixando o cão para trás... que fixadamente corria a ladrar para a roda de trás.

Quem era o dono? De onde veio? como é que apareceu?

Nada vi. Abananado segui viagem.

Setembro 12, 2022, 21:11:31, 21:11
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O unico episodio que tive com um cao foi de enlatado, ja ocorreu ha uns anos e acabou mal.


Estava a lavar o meu carro e depois de terminar decidi dar apenas uma volta ao quarteirão para cair a agua e ajudar a secar o carro. A volta ao quarteirão não e mais do que uns 150 metros e as 2 primeiras esquerdas sao a descer e as outras 2 a subir.

Como o objetivo era apenas fazer a agua cair, deixei o carro ir ate a 2 curva sem sequer acelerar a uma velocidade máxima de 10 kmh. Logo na 1a curva surge um cão que já por diversas vezes me tinha perseguido a ladrar e a rosnar ameaçadora sempre que me tinha cruzado com ele de bicicleta. O cão era de raça pequena, tipo um cruzado rafeiro de pinscher o que torna um pouco aborrecido porque estas raças de cães pequeno sao um bocado desconfiados e raivosos, geralmente sendo mais traiçoeiros do que cães de raças maiores.

Como vinha a muito baixa velocidade ainda dei uma travagem porque o cão armado em kamikaze surgiu do meu lado direito, ladrando e rosnando, eu quase parei e entretanto não sei o que aconteceu que senti o cão bater na parte de baixo do carro e sair pelo lado esquerdo ficando a ladrar no meio da estrada e ao mesmo tempo rodar feito maluco, tentando morder a sua própria cauda.

Ja tinha tido diversos episódios com esse cão e fiquei a olhar pelo espelho retrovisor em absoluto descredito pelo que tinha acontecido e pela ausência de responsabilidade do dono em deixar um cão com este problema andar solto na rua.

Entretanto completei a volta ao quarteirao, estacionei o carro e segui a minha vida e nem pensei mais neste episodio.


Passado uns bons meses, sou abordado por um individuo que apenas conhecia de me cruzar com ele na rua que me abordou um pouco agressivamente, acusando-me de matar o cão dele por forma cruel e premeditada. Apos dar muitas voltas a minha memoria, lembrei-me do episodio e acabei por por perguntar ao dono se não seria o cão que corria atras de carros, motos e bicicletas.. ao que ele se calou e confirmou que sim, que o cao tinha aquele problema e que testemunhas lhe tinham dito que eu tinha passado a baixa velocidade e que o cão tinha ido a correr atras do carro e que entretanto se tinha enfiado debaixo do carro, com os fins trágicos que ja descrevi.

Entretanto o dono mudou a narrativa, afinal o problema tinha sido eu não ter parado e deixado o cão a morrer no meio da rua. La tive de explicar ao Sr que quando vi o cão ele estava vivo, a ladrar de forma furiosa a tentar morder a própria cauda. Ficou um silencio estranho. Por um lado fiquei chateado por aquela pessoa ter sido irresponsável ao deixar um cão na via publica que ele sabia e reconheceu ter um problema e saber que poderia ter provocado um acidente com um motociclista ou um ciclista... e por outro fiquei chateado por ter estado envolvido na morte de um animal. Tambem ja tive caes e sei o amor que temos pela "bicharada" e que tinha provocado dor naquela pessoa.


Desde essa altura, sempre que vejo cao ou gato quase que paro, porque é impossível prever aquilo que os animais vão fazer a seguir... e porque geralmente os donos apenas se chegam a frente quando e para reclamar danos, quando sao os animais provocam estragos, nunca ninguem se acusa como dono
« Última modificação: Setembro 12, 2022, 21:13:33, 21:13 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 12, 2022, 22:22:36, 22:22
Responder #16

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Os cães ...!

Já lá vai perto de 4 anos que um cão mudou a minha vida .

12 de Dezembro de 2018.

 Estava a ser um belo dia de passeio de moto e no regresso e em Tunes levei com um cão ....sim levei não embati , porque só senti um embate na perna direita quando eu seguia a trás de um veiculo pesado e moto saiu debaixo de mim num pestanejar ....
Um obrigado aos populares que me prestaram auxilio e INEM



1ª cirurgia .... :wtf:


2ª cirurgia ... 21 meses depois .


Em Fevereiro de 2022 voltei a estrada de 2 rodas.

Hoje em dia tenho 2  scooters , Honda Forza 300 modelo 2013/17 a onde já me vou sentido a vontade devido a altura do acento , mesmo com pendura embora com alguma fraqueza na perna já com a Vespa GTS 300 2016 andar com a pendura tenho alguma dificuldade em parado  devido a altura do acento .


Setembro 13, 2022, 01:01:26, 01:01
Responder #17

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Animais na estrada são sempre um perigo imprevisível.

No fórum da Kawasaki que eu costumava seguir um tipo no interior dos EUA um belo dia num passeio sozinho numa estrada que atravessava uma floresta foi literalmente passado a ferro por um veado que ao tentar saltar a estrada para chegar á floresta levou o motociclista á sua frente. Ele só acordou quando os tipos do INEM lá do sítio o foram buscar ao final de uma ravina. Segundo um dos profissionais de emergência lhe disse ele só estava vivo por usar equipamento completo. Mas foram várias cirurgias e anos de fisioterapia para andar de novo e ficar em estado decente.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk


Setembro 13, 2022, 23:21:28, 23:21
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mesmo já sendo grandes, os veados macho que vemos na península ibérica não se comparam a esses dos States.

Esses nos States podem chegar a 350kg.
São enormes.

Um tipo ir tranquilo da vida na sua moto e levar com um bicho desses em pleno salto, é uma sorte sair vivo. :o
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama