Autor Tópico: Ajuda 1ª Moto  (Lida 4317 vezes)

Setembro 19, 2023, 13:07:13, 13:07
Lida 4317 vezes

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Boa tarde a todos.
Estou neste momento a tirar a carta A.
Tenho 34 anos.
Não tenho muita experiencia a andar de mota tirando umas pequenas voltas ao fim de semana numa 125cc da minha irmã.
Já lá vão os tempos que com 17 anos andava em motas de colegas (50;125;250) pelo meio do monte em que era só benzer no inicio e rezar para não me espatifar :lolol:

Decidi avançar agora porque o bichinho começou a crescer, mas não percebo nada de motos 🙈.
O objetivo principal seria para dar umas voltas ao fim de semana com a mulher, para ir para o trabalho tenho viatura da empresa, mas o que não invalida que caso esteja bom tempo não vá de mota 👍 que são cerca de 50Km ( quase sempre em autoestrada).

Queria a vossa opinião a cerca de tipo de mota, cilindrada e outros aspetos que achem relevantes   😀

Idade 34anos
Altura 1.75
Peso: 72kg

Estou indeciso entre as street (Naked) e as adventure (turismo) - Para andar em estrada.
Queria comprar uma moto minimamente boa e para durar uns bons anos ( não sou pessoa de andar sempre a trocar ou a procurar), prefiro investir mais um bocado mas ficar bem servido (dentro das minhas limitações)

Tenho andado a ver novas:
Vogue
QJ motor
Honda









 






Setembro 19, 2023, 14:06:23, 14:06
Responder #1

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 50
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Sinceramente, se vais fazer auto-estrada, esquece as naked..
Vê a gama 500cc adventure que ficas bem servido, escolhe uma leve para não intimidar muito e tenta fazer teste as motas (o mais importante).
Além de que a tua mulher vai agradecer se for uma adventure...(a minha mulher não senta o *Modere a sua linguagem* na minha..)
Boa sorte!

Setembro 19, 2023, 15:05:22, 15:05
Responder #2

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Para andar com pendura e AE partilho da opinião de que é preferível uma adventure/trail.
Maior conforto e capacidade de carga essencialmente.

Setembro 19, 2023, 15:38:33, 15:38
Responder #3

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Obrigado.
sim também estou mais inclinado para as adventure. Penso que ganho em conforto e em versatilidade da moto.
Tenho noção que o que vai contar no final para a decisão é o coração e como me sinto em cima da mota.
Porque acima de tudo temos de gostar do que vamos comprar ;D
Até agora só me sentei (não andei) na QJ 550; 700 e na 800 e por incrível que pareça a 800 apesar de mais pesada pareceu-me mais leve a manobrar parada.  🙈 (mas o preço já é um pouco puxado)
Será da posição de condução da mesma ou o centro de gravidade???
Tem sugestões de motos que se enquadram para o que procuro.

Dado importante valor: Não queria gastar mais de 6000€ mas o coração pode falar mais alto como já referi queria mota para uns bons anos. Na loucura das loucuras 9000€ teto máximo ( não sei se será possível os 9000€ mas vamos sonhar )
 

Setembro 19, 2023, 22:00:16, 22:00
Responder #4

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Sou suspeito, mas nessa gama de preços (9K) e como primeira mota, só me ocorre a DL650 ✌️

Setembro 19, 2023, 23:15:49, 23:15
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A Voge 900 que vai sair no final do mes com motor BMW 900. Deve andar na casa dos 9 mil

Voge 525 DSX, um pouco mais do que os 6 mil mas super bem equipada


Voge 300 DS, para um inicio mais suave, tanto na carteira como no acelerador
« Última modificação: Setembro 19, 2023, 23:19:46, 23:19 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2023, 10:07:18, 10:07
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Com pouca experiência não "abusaria" na cilindrada...

Não é pela potência, pois tudo depende da cabeça e punho do condutor.
Mas o peso, a altura (se chegas bem com os pés ao chão), comodidade do pendura, etc. etc. serão fatores, que na minha opinião, deves ter em conta.

Se vais conduzir com pendura recomendo os 500cc como mínimo.
Experimenta sempre motas 300cc com a pendura, para teres uma ideia. Não esperes, naturalmente milagres.

Esquece as naked para viagens longas (eu tive uma), é sempre mais incomodo viajar do que as "aventura".

Não esquecer o equipamento. Ponto fundamental para quem anda de mota. Não te adianta gastar o "guito" todo na maquina e depois fica curto para umas calças ou calçado (que geralmente é onde o pessoal "corta" mais).

Setembro 20, 2023, 12:59:45, 12:59
Responder #7

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Esquece as naked para viagens longas (eu tive uma), é sempre mais incomodo viajar do que as "aventura".

Só um pendura pode dizer isso.

Para o condutor uma naked é uma moto mais confortável do que uma aventura por uma única razão, ruído.

Umas melhores, outras piores mas todas as motos aventura geram muito ruído devido à colocação do vidro. O que as torna muito desconfortáveis.

Já  uma naked não tem esse problema. Como o ar que bate no capacete não foi remexido é muito mais serena.

E sinceramente uma naked só começa a ser desconfortável depois dos 130km/h. E algumas, com um vidro, vão bem até aos 160/170km/h.

Se falarmos de conforto para pendura então, infelizmente, as modernas naked têm traseiras muito curtas.

Setembro 20, 2023, 20:38:31, 20:38
Responder #8

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Esquece as naked para viagens longas (eu tive uma), é sempre mais incomodo viajar do que as "aventura".

Só um pendura pode dizer isso.

Para o condutor uma naked é uma moto mais confortável do que uma aventura por uma única razão, ruído.

Umas melhores, outras piores mas todas as motos aventura geram muito ruído devido à colocação do vidro. O que as torna muito desconfortáveis.

Já  uma naked não tem esse problema. Como o ar que bate no capacete não foi remexido é muito mais serena.

E sinceramente uma naked só começa a ser desconfortável depois dos 130km/h. E algumas, com um vidro, vão bem até aos 160/170km/h.

Se falarmos de conforto para pendura então, infelizmente, as modernas naked têm traseiras muito curtas.

depende do vidro. experimenta por um com spoiler que é da noite para o dia.

viagens uso sempre tampões, por isso ruido é coisa que para mim está controlado

Setembro 20, 2023, 21:32:34, 21:32
Responder #9

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
depende do vidro. experimenta por um com spoiler que é da noite para o dia.

Estou a falar de motos de origem porque, evidentemente, também numa naked se pode colocar um vidro enorme e eliminar o vento.

viagens uso sempre tampões, por isso ruido é coisa que para mim está controlado

também uso sempre tampões mas mesmo com tampões é notório o maior ruído das motos de aventura.

curiosamente em todas as motos aventura que andei fiquei com uma certeza de que colocaria um vidro aftermarket mais baixo e não mais alto pois será a melhor forma de melhorar o conforto acústico.

E eu sei que a nossa altura influencia muito a experiência.

Setembro 21, 2023, 10:17:27, 10:17
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ao referir-me a uma naked (em alternativa à moto de "aventura" que o Pedro indica) é pela posição que a pendura tem que assumir quando se senta.

Ainda fiz algumas viagens com a CB650R, algumas com a pendura, e tinha quase sempre algumas queixas por parte da posição "mais recuada" das pernas.

Mas é como diz cabe mais à pendura avaliar. Existirão certamente pessoas que não se importarão.

Quanto ao vento: o que notei foi o vento "limpo" que recebia no capacete quando tinha sempre ruído no capacete devido ao vidro da mota anterior.

O vento no peito também incomodava mas a velocidades acima dos 130/150.

Setembro 21, 2023, 11:23:30, 11:23
Responder #11

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Ao referir-me a uma naked (em alternativa à moto de "aventura" que o Pedro indica) é pela posição que a pendura tem que assumir quando se senta.

Não é o que está aqui dito:

Esquece as naked para viagens longas (eu tive uma), é sempre mais incomodo viajar do que as "aventura".

Eu só achei pertinente desfazer este mito de que motos naked não servem para viajar porque quem criou o tópico nunca teve moto e pode acreditar que assim é quando está longe de ser a verdade.

Uma naked com uma posição de condução neutra e um banco confortável é sempre mais confortável e fácil de conduzir do que uma moto de aventura.

Claro que se for para ir de Lisboa ao Porto sempre a 200km/h uma naked não é a melhor moto mas para isso um carro será sempre uma melhor opção (mesmo quando comparado a uma Goldwing). E começa a ser questionável a viabilidade de fazer isso com a aparecimento de radares de velocidade média.

Para um uso normal da moto então as naked fazem muito sentido. Mesmo em viagens muito longas.

O maior defeito de viajar com uma naked para mim é nunca conseguir ter o capacete ou blusão limpo, ficam sempre cheios de mosquitos  :D

Como já foi falado, é pena que, em nome da estética, a maior parte das nakeds modernas sacrifique espaço para pendura e/ou bagagens com traseiras demasiado curtas.

E não nos vamos esquecer de um factor determinante, a versão naked é sempre a moto mais barata dentro da família e isso é um ponto muito importante a favor deste tipo de motos.

a MT07 é a mais barata das suas irmãs com motor CP2

Idem para a Trident 660, Tuono 660, MT09, GSX-8S, etc, etc
« Última modificação: Setembro 21, 2023, 11:30:27, 11:30 por Gentleman rider »

Setembro 21, 2023, 14:13:25, 14:13
Responder #12

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
E que tal adicionar à lista alguma "desportiva" mais confortável?
Uma mota que tenho visto com alguma frequência é a Kawasaki Ninja 650, aquilo com umas malas laterais (extras vendidos no próprio site da Kawasaki - https://www.kawasaki.pt/pt/accessories/luggage/Ninja_650/2023?UidCat=0214WUYYHEU4PA&UidSubCat=0603WlhZXFhaWllYWFpZWllZXV9bUVlcRhgcRTg8&CodeBaseInternal=0183LTBeXVgj&Uid_Model=08E3X1xcCVsKDFxYCQpdXF0OWgoMDFlcDlELWF5bXV0KDFs&Uid=089CDF9fX14LX1haWFhQXAxfUAoOCwpcCVpaCV9QC1FdXQ4 ) e um vidro ligeiramente maior do que o original, parece-me uma mota perfeita para fazer uns kms com algum conforto (comparando-a com a naked) e não acho que é uma mota "muito agressiva" para 1ª mota. Só vejo que para o passageiro o banco poderá ser pequeno e o facto de  não ter suspensão invertida à frente, poderá comprometer na questão do conforto principalmente em piso mais acidentado.

As nakeds são confortáveis até um certo ponto, nomeadamente em autoestrada, onde acima de 130km/h o vento já começa a fazer alguma pressão no peito... e como alguns companheiros já referiram, se for para andar com passageiro, há que ter em conta que os bancos são mais pequenos e menos almofadados (a meu ver as nakeds mais confortáveis são: CB300R, CB650R, Trident 660, MT 09 e poucas mais). Em contrapartida, são as melhores para deslocamentos diários, principalmente para andar no meio do trânsito urbano, pois são leves e com uma distância entre eixos curta, o que no início são fatores que há que ter em conta.

A meu ver, motas do tipo trail ou cross over também são boas opções, mas, se o percurso for maioritariamente citadino acho que será demasiado peso para andar no para arranca ou mesmo para andar entre os carros

Setembro 22, 2023, 19:02:59, 19:02
Responder #13

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Obrigado a todos os membros pelas respostas e esclarecimentos.  :confetti:
Já percebi que o principal é experimentar todas as motas que me agradem para depois decidir com qual me sinto melhor e mais confortável.
Mas podem continuar a mandar as que consideram melhores opções (que agradeço todas as vossas partilhas) que quando tiver a carta na mão e poder começar a testar também venho dar o meu fed-back 👌
 

Setembro 25, 2023, 08:54:17, 08:54
Responder #14

Rapdias

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Marca Motociclo: Apeado (há 8 anos, mas não para breve)
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Palmela
Boas,
Concordo com as sugestões amigo.
Eu tb diria uma Suzuki Vstrom 650/800, Yamaha Tracer 7, Triumph Tiger 660, e a minha preferida (são gostos e opiniões  ;)) a Honda NC750X.

Boa sorte e bons teste drives. Vamos querer feedbacks  :nice:

Outubro 22, 2023, 22:29:27, 22:29
Responder #15

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro,

Como podes ver opiniões não faltam.
A minha recomendação é : pega na patroa, escolhe duas ou três motas que te encham as medidas, (de preferência de estilos diferentes) e vai dar uma volta para testar.

Relativamente às naked, com vidro ou sem ele, uma coisa é certa. Ficam horríveis com top case e uma mota confortável para o pendura não dispensa o encosto para as senhoras.

Eu posso afirmar com segurança porque a minha senhora tem me acompanhado por longas viagens de mota.

Para andar sozinho e leve, basta sacar as malas e o top case e já ando completamente à vontade.

E agora só para largar aqui também a minha poia...

Já consideraste a mota mais bonita do mercado?

Procura por Moto Guzzi V85TT
Tem tudo o que procuras e mais qq coisa.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 23, 2023, 09:21:34, 09:21
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Procura por Moto Guzzi V85TT




Esse modelo da muitos problemas na bomba de agua  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 23, 2023, 16:42:34, 16:42
Responder #17

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Companheiro,

Como podes ver opiniões não faltam.
A minha recomendação é : pega na patroa, escolhe duas ou três motas que te encham as medidas, (de preferência de estilos diferentes) e vai dar uma volta para testar.

Relativamente às naked, com vidro ou sem ele, uma coisa é certa. Ficam horríveis com top case e uma mota confortável para o pendura não dispensa o encosto para as senhoras.

Eu posso afirmar com segurança porque a minha senhora tem me acompanhado por longas viagens de mota.

Para andar sozinho e leve, basta sacar as malas e o top case e já ando completamente à vontade.

E agora só para largar aqui também a minha poia...

Já consideraste a mota mais bonita do mercado?

Procura por Moto Guzzi V85TT
Tem tudo o que procuras e mais qq coisa.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk


O Companheiro "só" quer gastar 9k e tu pedes para considerar uma mota de elitista?!?  :toma: :toma: :corrida: :corrida: :corrida:
Omnia tempus habent

Outubro 23, 2023, 19:01:44, 19:01
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
por 9 mil euros, a melhor moto de longe é a Voge 900 que esta mesmo a sair, com o motor bicilindrico 900 da BMW
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 23, 2023, 21:55:58, 21:55
Responder #19

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente


Procura por Moto Guzzi V85TT




Esse modelo da muitos problemas na bomba de agua  ::P:

Bolas, a bomba de agua só avariou uma vez, a mota nunca parou, aliás ainda nem a mandei arranjar e já foi à Áustria e voltou... é mesmo vontade de falar mal! :chavebocas:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 23, 2023, 21:58:41, 21:58
Responder #20

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro,

Como podes ver opiniões não faltam.
A minha recomendação é : pega na patroa, escolhe duas ou três motas que te encham as medidas, (de preferência de estilos diferentes) e vai dar uma volta para testar.

Relativamente às naked, com vidro ou sem ele, uma coisa é certa. Ficam horríveis com top case e uma mota confortável para o pendura não dispensa o encosto para as senhoras.

Eu posso afirmar com segurança porque a minha senhora tem me acompanhado por longas viagens de mota.

Para andar sozinho e leve, basta sacar as malas e o top case e já ando completamente à vontade.

E agora só para largar aqui também a minha poia...

Já consideraste a mota mais bonita do mercado?

Procura por Moto Guzzi V85TT
Tem tudo o que procuras e mais qq coisa.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk


O Companheiro "só" quer gastar 9k e tu pedes para considerar uma mota de elitista?!?  :toma: :toma: :corrida: :corrida: :corrida:
outro a falar mal da Guzzi!!! Mota elitista! diz o gajo da GS! :nempenses:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 29, 2023, 11:45:08, 11:45
Responder #21

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Boa tarde a todos.
Estou neste momento a tirar a carta A.
Tenho 34 anos.
Não tenho muita experiencia a andar de mota tirando umas pequenas voltas ao fim de semana numa 125cc da minha irmã.
Já lá vão os tempos que com 17 anos andava em motas de colegas (50;125;250) pelo meio do monte em que era só benzer no inicio e rezar para não me espatifar :lolol:

Decidi avançar agora porque o bichinho começou a crescer, mas não percebo nada de motos 🙈.
O objetivo principal seria para dar umas voltas ao fim de semana com a mulher, para ir para o trabalho tenho viatura da empresa, mas o que não invalida que caso esteja bom tempo não vá de mota 👍 que são cerca de 50Km ( quase sempre em autoestrada).

Queria a vossa opinião a cerca de tipo de mota, cilindrada e outros aspetos que achem relevantes   😀

Idade 34anos
Altura 1.75
Peso: 72kg

Estou indeciso entre as street (Naked) e as adventure (turismo) - Para andar em estrada.
Queria comprar uma moto minimamente boa e para durar uns bons anos ( não sou pessoa de andar sempre a trocar ou a procurar), prefiro investir mais um bocado mas ficar bem servido (dentro das minhas limitações)

Tenho andado a ver novas:
Vogue
QJ motor
Honda
Não sei se é importante para ti mas eu considerava o intervalo de manutenção. Algumas fazem a cada 6K km (ou anual) e outras fazem a 12K km (ou anual). Só faz diferença se nalgum ano fizeres mais de 6K km e aí tens que fazer 2x a revisão na marca (ao preço que for), para manter a garantia. Fora da garantia podes fazer tu ou ou quem escolheres. Outro aspecto é a rede de manutenção: as marcas chinesas têm uma rede menor e as peças podem ser mais demoradas.

Como já foi dito, testar as motas é fundamental para pelo menos eliminares as que não mexem contigo. Mas eu sugeria:
Versys 650 - confortável, fiável mas acima dos 9K €
TRK702 /X - confortável, barata, mas com revisões a cada 6K. Versão estrada (assento mais baixo e pneus de estrada tubless) ou off-road (assento mais alto, pneus offroad com câmara e descanço central). Algo pesada para trânsito urbano.
QJ SRT - igual à TRK702X e um pouco mais volumosa devido às crash bars.
NC750x - confortável, muito económica, fiável
CB500X - confortável, muito económica, fiável
Estas oferecem alguma proteção aerodinâmica e podem ainda levar com acessórios para melhorar o conforto.

Se o teu dinheiro não é fácil de obter, a minha última sugestão é pesquisa: muito! Não só as long-term reviews (quer as "patrocinadas" por concessionários, quer as de proprietários), como os ratings de satisfação, de vários países (o clima e estradas são diferentes - por exemplo uma review onde chove ou neva frequentemente atesta a fiabilidade, qualidade de construção e propensão à ferrugem). Também ler o manual do proprietário ajuda, assim como a seção da manutenção programada (quando e o quê).

Novembro 17, 2023, 19:04:22, 19:04
Responder #22

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Muito obrigado pela vossa ajuda. 🙏
Para quem se está a iniciar neste mundo das motos não e fácil escolher com tanta oferta que existe no mercado.
Depois de ponderar muito e muita pesquisar decidi optar por uma Voge 525DSX.
Em primeiro lugar porque na minha opinião a moto está muito bonita e muito bem equipada.
No final o preço falou mais alto.
Visto que me estou a iniciar neste mundo achei que uma 500cc seria suficiente, para ganhar calo e o preço face às restantes motos do mercado está muito apetecível.
Agora é esperar que ela se porte bem e não de dores de cabeça visto que é uma motorização nova. 🙏
Agora vem a próxima dor de cabeça 😔
Capacete modelar
Casaco
Luvas

Tem algumas dicas dos pormenores que devo ter em atenção para comprar estes equipamentos.
Costuras, marcas , construção, proteção...........
Ou modelos (series) que  considerem com uma boa relação qualidade preço.
Valores que não queria ultrapassar (para além da moto tenho outras contas (crédito habitação com taxa variável 😤).
Capacete 100€-200€
Casaco. 100€-200€
Lugar 60€

Mas se acharem um valor baixo para os equipamentos e tiverem outras sugestões agradeço.
Muito obrigado a todos pelo vosso contributo 😀🙏




Novembro 18, 2023, 09:07:03, 09:07
Responder #23

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Para quem se está a iniciar neste mundo das motos não e fácil escolher com tanta oferta que existe no mercado.
Depois de ponderar muito e muita pesquisar decidi optar por uma Voge 525DSX.
Em primeiro lugar porque na minha opinião a moto está muito bonita e muito bem equipada.
No final o preço falou mais alto.
Visto que me estou a iniciar neste mundo achei que uma 500cc seria suficiente, para ganhar calo e o preço face às restantes motos do mercado está muito apetecível.
Agora é esperar que ela se porte bem e não de dores de cabeça visto que é uma motorização nova.
Agora vem a próxima dor de cabeça
Capacete modelar
Casaco
Luvas

Tem algumas dicas dos pormenores que devo ter em atenção para comprar estes equipamentos.
Costuras, marcas , construção, proteção...........
Ou modelos (series) que  considerem com uma boa relação qualidade preço.
Valores que não queria ultrapassar (para além da moto tenho outras contas (crédito habitação com taxa variável ).
Capacete 100€-200€
Casaco. 100€-200€
Lugar 60€

Mas se acharem um valor baixo para os equipamentos e tiverem outras sugestões agradeço.
Muito obrigado a todos pelo vosso contributo
Não te esqueças dos pés. Calçado adequado.  A malta esquece sempre que os pés é o primeiro apoio que usamos para nos aguentarmos.

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 18, 2023, 09:14:42, 09:14
Responder #24

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Companheiro,

Como podes ver opiniões não faltam.
A minha recomendação é : pega na patroa, escolhe duas ou três motas que te encham as medidas, (de preferência de estilos diferentes) e vai dar uma volta para testar.

Relativamente às naked, com vidro ou sem ele, uma coisa é certa. Ficam horríveis com top case e uma mota confortável para o pendura não dispensa o encosto para as senhoras.

Eu posso afirmar com segurança porque a minha senhora tem me acompanhado por longas viagens de mota.

Para andar sozinho e leve, basta sacar as malas e o top case e já ando completamente à vontade.

E agora só para largar aqui também a minha poia...

Já consideraste a mota mais bonita do mercado?

Procura por Moto Guzzi V85TT
Tem tudo o que procuras e mais qq coisa.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk


O Companheiro "só" quer gastar 9k e tu pedes para considerar uma mota de elitista?!?  :toma: :toma: :corrida: :corrida: :corrida:
outro a falar mal da Guzzi!!! Mota elitista! diz o gajo da GS! :nempenses:


Agora sou gajo mas é de XR  :D :D :D 




Quanto a moto, excelente escolha!!!! ontem dei uma volta numa  :nice:



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 18, 2023, 18:49:39, 18:49
Responder #25

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Muito obrigado pela vossa ajuda. 🙏
Para quem se está a iniciar neste mundo das motos não e fácil escolher com tanta oferta que existe no mercado.
Depois de ponderar muito e muita pesquisar decidi optar por uma Voge 525DSX.
Em primeiro lugar porque na minha opinião a moto está muito bonita e muito bem equipada.
No final o preço falou mais alto.
Visto que me estou a iniciar neste mundo achei que uma 500cc seria suficiente, para ganhar calo e o preço face às restantes motos do mercado está muito apetecível.
Agora é esperar que ela se porte bem e não de dores de cabeça visto que é uma motorização nova. 🙏
Agora vem a próxima dor de cabeça 😔
Capacete modelar
Casaco
Luvas

Tem algumas dicas dos pormenores que devo ter em atenção para comprar estes equipamentos.
Costuras, marcas , construção, proteção...........
Ou modelos (series) que  considerem com uma boa relação qualidade preço.
Valores que não queria ultrapassar (para além da moto tenho outras contas (crédito habitação com taxa variável 😤).
Capacete 100€-200€
Casaco. 100€-200€
Lugar 60€

Mas se acharem um valor baixo para os equipamentos e tiverem outras sugestões agradeço.
Muito obrigado a todos pelo vosso contributo 😀🙏





Faltam aí umas botas! E idealmente calças também.

Dezembro 11, 2023, 21:07:33, 21:07
Responder #26

luishcorreia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: GTR1400
  • Localidade: Lisboa
Nova Transalp da Honda

Janeiro 07, 2024, 18:31:44, 18:31
Responder #27

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Boa tarde a todos e um bom ano.
A mota já chegou 👍
E tenho o exame de condução para a próxima semana 🙏
Mas ainda me faltam algumas coisas importantes no que toca a equipamento de proteção 👍
Já tenho capacete (shark), luvas e casaco (TRY moto).
Fui ver calças á TRY mas não me ficavam bem que não sou muito alto ( parecia um saco)
É normal as calças de moto ficarem com esse efeito penso que deveriam ficar mais justas.
E também ando a procura de calçado adequado.
Tem algumas dicas de marcas ou modelos com boa relação qualidade preço.
E o que ter em atenção em relação a esses equipamentos.
Obrigado a todos 👍🙏


Janeiro 08, 2024, 09:22:25, 09:22
Responder #28

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Boa tarde a todos e um bom ano.
A mota já chegou 👍
Obrigado! ;) Para ti também.
E o que a malta gosta, fotos?!  :tornarseanjinho:

Janeiro 08, 2024, 17:02:16, 17:02
Responder #29

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Boa tarde a todos e um bom ano.
A mota já chegou 👍
E tenho o exame de condução para a próxima semana 🙏
Mas ainda me faltam algumas coisas importantes no que toca a equipamento de proteção 👍
Já tenho capacete (shark), luvas e casaco (TRY moto).
Fui ver calças á TRY mas não me ficavam bem que não sou muito alto ( parecia um saco)
É normal as calças de moto ficarem com esse efeito penso que deveriam ficar mais justas.
E também ando a procura de calçado adequado.
Tem algumas dicas de marcas ou modelos com boa relação qualidade preço.
E o que ter em atenção em relação a esses equipamentos.
Obrigado a todos 👍🙏


Pedro1989 se queres uma opção diferente sem teres que doar um rim:  https://www.motolovo.com/en/

E fazem uns jeans por medida com proteções e reforcos na casa dos 100€
Omnia tempus habent

Janeiro 08, 2024, 18:41:27, 18:41
Responder #30

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Obrigado vou ver 🙏👍

Janeiro 19, 2024, 13:29:11, 13:29
Responder #31

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Boa tarde a todos.
Estou neste momento a tirar a carta A.
Tenho 34 anos.
Não tenho muita experiencia a andar de mota tirando umas pequenas voltas ao fim de semana numa 125cc da minha irmã.
Já lá vão os tempos que com 17 anos andava em motas de colegas (50;125;250) pelo meio do monte em que era só benzer no inicio e rezar para não me espatifar :lolol:

Decidi avançar agora porque o bichinho começou a crescer, mas não percebo nada de motos 🙈.
O objetivo principal seria para dar umas voltas ao fim de semana com a mulher, para ir para o trabalho tenho viatura da empresa, mas o que não invalida que caso esteja bom tempo não vá de mota 👍 que são cerca de 50Km ( quase sempre em autoestrada).

Queria a vossa opinião a cerca de tipo de mota, cilindrada e outros aspetos que achem relevantes   😀

Idade 34anos
Altura 1.75
Peso: 72kg

Estou indeciso entre as street (Naked) e as adventure (turismo) - Para andar em estrada.
Queria comprar uma moto minimamente boa e para durar uns bons anos ( não sou pessoa de andar sempre a trocar ou a procurar), prefiro investir mais um bocado mas ficar bem servido (dentro das minhas limitações)

Tenho andado a ver novas:
Vogue
QJ motor
Honda

Tracer 700 na minha opinião

Janeiro 19, 2024, 13:31:50, 13:31
Responder #32

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Muito obrigado pela vossa ajuda. 🙏
Para quem se está a iniciar neste mundo das motos não e fácil escolher com tanta oferta que existe no mercado.
Depois de ponderar muito e muita pesquisar decidi optar por uma Voge 525DSX.
Em primeiro lugar porque na minha opinião a moto está muito bonita e muito bem equipada.
No final o preço falou mais alto.
Visto que me estou a iniciar neste mundo achei que uma 500cc seria suficiente, para ganhar calo e o preço face às restantes motos do mercado está muito apetecível.
Agora é esperar que ela se porte bem e não de dores de cabeça visto que é uma motorização nova. 🙏
Agora vem a próxima dor de cabeça 😔
Capacete modelar
Casaco
Luvas

Tem algumas dicas dos pormenores que devo ter em atenção para comprar estes equipamentos.
Costuras, marcas , construção, proteção...........
Ou modelos (series) que  considerem com uma boa relação qualidade preço.
Valores que não queria ultrapassar (para além da moto tenho outras contas (crédito habitação com taxa variável 😤).
Capacete 100€-200€
Casaco. 100€-200€
Lugar 60€

Mas se acharem um valor baixo para os equipamentos e tiverem outras sugestões agradeço.
Muito obrigado a todos pelo vosso contributo 😀🙏

Para capacete talvez um scorpion

Março 20, 2024, 22:53:04, 22:53
Responder #33

Pedro1989

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 525 DSX
  • Localidade: Santa maria da feira
Obrigado a todos.
A carta já está tirada e a mota já anda na estrada  há duas semanas👍 (voge 525dsx) , por enquanto ainda me estou a habituar á mota ( visto não ter grande experiência). Mas para já estou contente com a escolha qualidade/ preço. ( Se bem que ainda só tem 250km).
Equipamento: casaco ( TRY moto) , botas ( Alpinestar), calças (ganga com proteção) , luvas ( Alpinestar) e capacete (Scorpion) .
Que dicas / conselhos tem para um novato nestas andanças?
Limpeza, manutenção, segurança, equipamento etc....

Março 21, 2024, 09:16:26, 09:16
Responder #34

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Que corra tudo bem!

Andar sempre equipado, faça chuva ou sol, sempre em segurança!

Atenção às rotundas que são falsas, e joga pelo seguro, o resto a experiência vai te dando.....

 :cool:

Março 22, 2024, 09:13:08, 09:13
Responder #35

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Como complemento ao nfkart:
- Atenção às calçadas, principalmente em dias de chuva;
- Gravilhas;
- ...

Agora fotos da tua máquina!!!  :feliz:

Março 22, 2024, 09:27:04, 09:27
Responder #36

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Cuidado com aquela sensação que aparece de vez em quando: de que já controlamos a mota... que já a tramos por "tu" e que controlamos tudo o que se passa à nossa volta.
Condução defensiva, porque a viagem só termina quando desligas o motor e podes estar com quem mais estimas vivo.

Março 22, 2024, 10:54:06, 10:54
Responder #37

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Obrigado a todos.
A carta já está tirada e a mota já anda na estrada  há duas semanas👍 (voge 525dsx) , por enquanto ainda me estou a habituar á mota ( visto não ter grande experiência). Mas para já estou contente com a escolha qualidade/ preço. ( Se bem que ainda só tem 250km).
Equipamento: casaco ( TRY moto) , botas ( Alpinestar), calças (ganga com proteção) , luvas ( Alpinestar) e capacete (Scorpion) .
Que dicas / conselhos tem para um novato nestas andanças?
Limpeza, manutenção, segurança, equipamento etc....
Também como novato, o que eu te posso dizer:
- hábitua-te bem ao peso da mota. Vê sentado nela e parado a inclinação que consegues suportar. Com ela desligada, empurra-a caminhando ao lado dela.
- treina a travagem só com o travão da frente sem afundar muito a suspensão.
- treina a travagem só com o travão de trás e por só o pé esquerdo no chão.
- testa a caixa de velocidades em reduções, para serem o mais suave possíveis. Em piso molhado pode fazer diferença.
- excesso de confiança é o inimigo n1. Diverte-te mas está sempre preparado para o pior.

Março 22, 2024, 11:24:03, 11:24
Responder #38

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Conhece a mota sem conhecer os limites da mesma. A experiência ganha-se com quilómetros em cima.
Alivia a pressão dos pulsos e disfruta das viagens.

Março 23, 2024, 06:20:33, 06:20
Responder #39

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A minha poia é a Triumph Tiger 800, boa moto e motor qb, modelo com muito poucas queixas na marca, e poderá se encaixar perfeitamente na premissa de alargar a vida útil enquanto proprietário da mesma tal como encaixar também na premissa do valor disponivel, e nos usados com estes valores até são relativamente recentes.

 :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin