GERAL > Tudo sobre a segurança!

O ABS pode considerar-se um "salva vidas"?

(1/5) > >>

Sapiens21:
O ABS pode considerar-se um "salva vidas"?


http://www.bosch-motorcycle.com


Presentemente são inúmeros os modelos de scooters ou motos que têm o conhecido sistema de segurança na travagem - ABS (Anti-lock Braking System). Aliás, quase que aposto que estarão até mesmo em maioria os que aqui no fórum têm este sistema instalado no seu motociclo.

Na teoria todos sabem que ajuda ao evitar do bloqueio das rodas numa travagem forte, mas na prática serão muito menos os que têm conhecimento de como tudo se passa...

Numa explicação directa e fácil de assimilar, pode dizer-se que por via da utilização de sensores colocados no módulo do sistema ABS, são monitorizadas permanentemente as rodas durante uma travagem forte.

Assim que uma das rodas mostra qualquer tendência para bloquear e, por via disso, também a perda da necessária motricidade, o sistema intervém imediatamente e num espaço de tempo na ordem dos milésimos de segundo leva a um precioso reduzir da pressão da travagem nas rodas.

Mas....e é aqui que está a ciência do sistema, esta redução rapidamente dá lugar à pressão, num ciclo repetitivo e a alta velocidade de coloca pressão/tira pressão, o qual quase se pode ilustrar como um "bombear de força" na travagem de forma meticulosa e impossível de reproduzir àquela velocidade por qualquer ser-humano.
Este ciclo é repetido individualmente em cada roda várias vezes por segundo, num contínuo controlo electrónico e extremamente preciso.

Desta forma, não se perde o controlo da direcção ou, pior ainda...o controlo total do motociclo, com consequências imprevisíveis.

No entanto, existe algo importante a referir para que tudo se desenrole sem falhas e levando a que o processo de entrada em funcionamento do ABS decorra sem problemas....

E ao referir importante, estou mesmo a colocar enfâse na situação, pois tal deve ser tomado como uma regra!!
Durante uma travagem para uma qualquer imobilização de emergência (atravessar repentino de peões na faixa de rodagem, p.ex.), não se deve aliviar a pressão nos travões, nem ter receio nas pulsações sentidas quando o mesmo está a actuar.

No fundo, é deixar que o mesmo actue e faça o seu trabalho, deixando-nos a hipótese de poder - dentro das possibilidades - ter alguma direccionalidade para nos desviarmos de um obstáculo.

O resultado disto, na prática e em contexto real, tem ajudado muitos motociclistas a chegar a casa com uma história para contar...e não fazendo parte da mesma pelos piores motivos.

Não sendo um "anjo da guarda" ou um "salva vidas" para tudo e mais alguma coisa, como lhe chamei no titulo deste tópico, ainda assim ajuda e muito na nossa segurança.  :)

Deixo-vos com um muito interessante vídeo que vos convido a ver com atenção.


João_Santos:
Sim e não. Se olhar-mos apenas para a estabilidade sim. Se pensar-mos no prolongamento da travagem, absolutamente não.

Eu apanhei um susto monumental em Coimbra num teste drive a uma N-Max que com o prolongar da travagem fiquei branco a olhar para a traseira de um táxi.

João :scooter: :scooter:

Sapiens21:
João, vê então este vídeo levado a cabo por profissionais e em que é analisado de forma repetida o desempenho de uma unidade com ABS vs uma unidade sem ABS.


Ora se profissionais e mais do que habituados a técnicas de travagem não conseguem fazer distâncias mais curtas do que o ABS, dá que pensar...  :)

mneves:

--- Citação de: João Santos em Dezembro 14, 2016, 07:55:15, 07:55 ---Sim e não. Se olhar-mos apenas para a estabilidade sim. Se pensar-mos no prolongamento da travagem, absolutamente não.

Eu apanhei um susto monumental em Coimbra num teste drive a uma N-Max que com o prolongar da travagem fiquei branco a olhar para a traseira de um táxi.

João :scooter: :scooter:

--- Fim de Citação ---
Sim e  vi  num manual da sym que a distância  de travagem pode aumentar  , por isso sempre ouvi dizer que para quem sabe o melhor é  sem abs.
Mas é  uma mais valia.

João_Santos:
Referi-me concretamente ao caso da N-Max, que foi a única situação critica que vivi.

Quanto ao vídeo e não querendo pôr em causa os protagonistas, sempre li e por experiência própria, em automóveis, que o ABS prolonga a travagem. Quem sabe este vídeo não passa de mero marketing da Bosch.  :-\ :-\

Em minha opinião em Motos de 125 e é apenas a minha opinião, pela experiência que tenho, não concordo com a instalação de ABS nas 125.

Concordo mais na Obrigatoriedade de quem se inicia nas Motos com carta de carro, fazer um curso de pilotagem de Motos.

João  :scooter: :scooter:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa