Autor Tópico: A influência do álcool  (Lida 4676 vezes)

Julho 27, 2017, 15:49:38, 15:49
Lida 4676 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Está provado cientificamente que o álcool provoca alteração da coordenação motora e diminui os reflexos. Quando sob influência de álcool, ou de qualquer outra substância psicoativa, é considerada uma infracção e impedimento para conduzir veículos. Na fiscalização, o condutor é submetido a testes de alcoolemia por aparelhos homologados.

Aos olhos da lei, um condutor está bêbado quando tem mais de 0,5 grama de álcool por litro de sangue, um pouco mais de duas latas de cerveja para uma pessoa que pese cerca de 70 quilos. Neste cálculo deve-se levar em conta o metabolismo individual. Saiba o que significa isso em bebidas, por tipo e doses.
Graus de gravidade das infracções

A condução sob influência de álcool, quando a taxa de álcool no sangue for igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 0,8 g/l, constitui uma contra-ordenação grave. Caso esteja compreendida entre os 0,8 g/l e os 1,2 g/l, a contra-ordenação cometida é muito grave. Caso a taxa de álcool no sangue seja igual ou superior a 1,2 g/l já é considera-se crime, sendo punido com pena de prisão até um ano.

Segundo alguns estudos, para um individuo do género masculino e com aproximadamente 70 quilos, o corpo tem tendência a comportar-se da forma descrita abaixo, com determinadas quantidades e tipos de álcool.
A influência do álcool:
- Um copo de cerveja ou uma taça de vinho: 0,2 g/l – O indivíduo fica um pouco mais confiante, mas ainda está em condições de conduzir. O volume de álcool não é suficiente para causar alterações neurológicas.
- Uma dose de uísque ou um copo de cerveja: 0,3 g/l – A noção da distância e da velocidade fica alterada. Um carro que parece longe pode estar um pouco mais perto do que você julga.
- Duas taças de vinho ou dois copos de cerveja: 0,4 g/l – Os reflexos ficam comprometidos e o indivíduo perde a capacidade de responder rapidamente a situações de perigo, por exemplo, demora mais para desviar de um obstáculo inesperado
- Duas doses de uísque ou duas latas grandes de cerveja: 0,6 g/l – Sensação de euforia. O indivíduo perde a noção de perigo. O risco de acidentes duplica nestas circunstâncias.
- Quatro taças de vinho ou quatro copos de cerveja: 0,8 g/l – Sensação de calor e rubor facial, perdendo muita coordenação motora e a noção dos detalhes. Ainda consegue conduzir, mas as suas reacções erráticas e muito mais lentas.
- Quatro doses de uísque ou quatro latas grandes de cerveja: 1,2 g/l – O indivíduo está intoxicado. Não consegue fazer o raio correto de uma curva, nem seguir na sua faixa de forma correta.
- Cinco latas de cerveja ou uma garrafa de vinho: 1,5 g/l – Você é incapaz de se concentrar no trânsito. Perde a memória e a capacidade de julgamento. Está a um passo de adormecer ao volante ou entrar em coma alcoólico.

Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o processo de absorção inicia-se de imediato e o álcool entra directamente no sistema circulatório, atingindo rapidamente o cérebro, afectando as capacidades cognitivas e perceptivas do condutor, em especial a visão e a audição.

O álcool reduz o campo visual, a capacidade de exploração visual, provoca a visão dupla e redução da capacidade de readaptação após encandeamento. Também afecta a capacidade de reacção, aumenta a descoordenação motora e a capacidade de avaliação das distâncias, promove a tendência para a sobrevalorização das capacidades e, consequentemente aumenta o risco de acidente.

O ideal é nunca conduzir depois de beber, ou nunca beber se for conduzir. Caso saiba que ultrapassou o limite, deixe o seu carro estacionado e chame um táxi, sai mais barato e especialmente muito mais seguro.

Fonte: http://www.circulaseguro.pt

Julho 27, 2017, 16:09:04, 16:09
Responder #1

Black

  • Visitante
Nunca sabemos se o taxista bebeu ou não!  :enlatado:

Mas sim!
Convém não viver com esse peso na consciência se algo ocorrer...  :wtf:

Julho 27, 2017, 17:45:53, 17:45
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Só sai mais barato chamar o táxi se fôssemos multados ou tivéssemos um acidente.
Multiplicando a probabilidade de um destes dois acontecidos sucederem com o custo envolvido provavelmente não fica mais barato ir de táxi se estivermos a uma distância considerável do destino.
Mais barato fica sempre não beber :) 
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 27, 2017, 17:48:46, 17:48
Responder #3

Black

  • Visitante
Gosto do teu raciocínio.
Melhor mesmo, muito mais barato (até porque não gastas dinheiro nas bebidas) é não beber!

Julho 27, 2017, 18:50:16, 18:50
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Só sai mais barato chamar o táxi se fôssemos multados ou tivéssemos um acidente.


Os sócios da ACP podem sempre optar por chamar o Gregório:D



(não sei se o serviço ainda existe, mas escolha do nome é de mestre!)

Julho 27, 2017, 18:52:57, 18:52
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(...)Caso saiba que ultrapassou o limite, deixe o seu carro estacionado e chame um táxi, sai mais barato e especialmente muito mais seguro.


 :D

O grande...mas mesmo grande problema nisto, é que a tomada de consciência (ou o assumir) de que se ultrapassou o limite, só acontece num reduzido número de condutores.

E eu sei do que falo....
Ouço dessas "confissões" regularmente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 27, 2017, 21:31:47, 21:31
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386


Nunca sabemos se o taxista bebeu ou não!  :enlatado:


Provavelmente sim :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 29, 2019, 17:05:43, 17:05
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já tem uns tempinhos, mas este exemplo está intimamente relacionado com o título deste tópico.

A influência da álcool (claro que em doses até para lá do próprio excesso...)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 10, 2020, 18:44:34, 18:44
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desculpem por remexer neste tópico que já tem algum tempo, mas talvez seja o mais adequado.

E faço-o para colocar uma notícia bem recente do nosso país quanto aos aciedentes mortais e onde 20.9% dos condutores tinha taxa de 0.5g/L de álcool no sangue, ou superior.

Basicamente, por cada 100 acidentes mortais, 21 dos casos o condutor tinha uma taxa de álcool no sangue proibida por lei.

Se bem que...a bem da verdade, para alguns condutores a taxa de álcool no sangue permitida nem pode ir além dos 0,2 g/L.

https://automais.autosport.pt/noticias/acidentes-com-condutor-alcoolizado-representam-mais-de-20-de-mortes-na-estrada/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2020, 19:09:03, 19:09
Responder #9

Rodrigues1

  • Visitante
Hoje ás 14,30 h

Não se brinca em serviço  ;D


Outubro 11, 2020, 19:24:26, 19:24
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Deixaram-te tirar a foto ao aparelho a marcar 0,0, ou tratou-se de uma situação diferente e que não metia propriamente autoridade?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2020, 19:26:01, 19:26
Responder #11

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
 :cool: :cool:
De carro ainda era capaz de beber uma mini... :blush:
Mas de mota, visto as minhas habilidades motociclísticas não serem muito boas :-\, nem uma " pinga" de álcool.... :nempenses: :nempenses:
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 11, 2020, 20:52:00, 20:52
Responder #12

Rodrigues1

  • Visitante
Deixaram-te tirar a foto ao aparelho a marcar 0,0, ou tratou-se de uma situação diferente e que não metia propriamente autoridade?  :)

O aparelho é meu, quando vou conduzir seja carro ou mota não saio de casa sem medir primeiro

Naquelas alturas em que bebo um copo a mais se passar de 0.4 podem ir andando.

Ao medir várias vezes depois de beber começo a conhecer a conhecer o meu limite em termos de graduação.

Agora sei que 300 ml de branco ou tinto ou 4 cervejas médias marca 0,4

Portanto tudo o que é a mais já sei que o melhor é apanhar ar um bocado

Apesar de medir 0,5 e saber que estou em condições de conduzir pois cada organismo tem a sua capacidade de tolerância ao álcool prefiro esperar que baixe antes de conduzir, nunca sabemos o que se irá passar depois
« Última modificação: Outubro 11, 2020, 21:12:50, 21:12 por Rodrigues1 »

Outubro 11, 2020, 21:56:38, 21:56
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uau...

Não sabia que o aparelho era teu.
Só por curiosidade minha, isso é coisa para custar quanto?

Num evento do fórum e meramente por piada, um dia destes seria interessante levares isso contigo.  :chiuuuu:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 12, 2020, 09:49:32, 09:49
Responder #14

Rodrigues1

  • Visitante
Uau...

Não sabia que o aparelho era teu.
Só por curiosidade minha, isso é coisa para custar quanto?

Num evento do fórum e meramente por piada, um dia destes seria interessante levares isso contigo.  :chiuuuu:

Custou 42 € com um saco de 25 boquilhas

Se levarem as boquilhas tudo bem é que terá de ser uma para cada teste porque se for sempre a mesma logo de seguida engana o aparelho.

Eu uso a mesma boquilha vários dias mas só faço o teste uma vez por dia depois de almoço o que dá tempo para o álcool ( se tiver ) evaporar.

Nem sempre o uso, só quando desconfio que ultrapassou a dose dos 0.5 até porque por natureza não sou amante de bebedeiras, fico satisfeito com duas cervejas e fico por aí mas há dias em que perdemos a conta  :tornarseanjinho:

Não tentem ser mais espertos que a máquina com artimanhas para a enganar porque não resulta, poderão sentir alívio nas tonturas para fazerem o 4 á maneira mas o álcool está lá e a máquina vai sorrir para voçês. :D


Outubro 12, 2020, 10:25:07, 10:25
Responder #15

Rodrigues1

  • Visitante
Para mim este aparelho é um dos mais fiáveis com apenas 3% de erro, com idioma PT. e muito simples de usar.

Comprei na Norauto no ano passado mas creio que já não têm em stock no entanto se pretenderem comprar um é procurar na net por CDP2500 Zaphir

Outubro 12, 2020, 16:21:26, 16:21
Responder #16

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Agora sei que 300 ml de branco ou tinto ou  marca 0,4


Não duvidando e sendo até lógico, porque 1% não é assim tanto, curioso marcar o mesmo, uma vez que em mim, o efeito é bastante diferente. Com dois copos de branco não se passa nada, com dois copos de tinto já noto qualquer coisita..

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 12, 2020, 19:04:55, 19:04
Responder #17

Rodrigues1

  • Visitante

Agora sei que 300 ml de branco ou tinto ou  marca 0,4


Não duvidando e sendo até lógico, porque 1% não é assim tanto, curioso marcar o mesmo, uma vez que em mim, o efeito é bastante diferente. Com dois copos de branco não se passa nada, com dois copos de tinto já noto qualquer coisita..

Isso vai de encontro ao que eu afirmei

Enquanto uns consegue fazer um 4 com 0,8 outros nem se levantam no entanto a quantidade de álcool no sangue é a mesma.

Também não me dou muito bem com o tinto, prefiro o branco porque não azeda no estômago.

O que importa não é como nos sentimos mas sim se levamos dinheiro suficiente para a multa