Autor Tópico: Para quando?  (Lida 3795 vezes)

Dezembro 24, 2020, 07:51:12, 07:51
Lida 3795 vezes

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas.
É  consabido que Portugal adora pseudo copiar os bons exemplos da Europa setentrional, aplicando e adaptando conceitos que nos soam a estranho mas que depois se entranham.
Desta vez falo-vos do obrigatoriedade do uso de stickers no capacete, por terras gaulesas.
Parece-me bem.
4 stickers reflectores devem respeitar determinadas dimensões.
Mais pormenores no site desta empresa www.Vfluo.fr , onde comprei dois punishers, uma STar e dois salut motard.
Os punishers de cor preta foram directamente para a parte de trás do meu capacete...nexx xr2.
A estrela e os dois saluts aguardam a chegada da mt125...sendo que estes últimos estão pensados para os espelhos retrovisores.
Afinal, on salut les compagnons de route!
Abreijos



Dezembro 24, 2020, 10:30:33, 10:30
Responder #1

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Em tempos foi obrigatório o uso de fitas reflectoras no capacete, e na minha opinião ainda bem que deixou de ser...

Se a questão é ser visto, podes optar por isso no blusão que usas. Agora gastar centenas e centenas de euros num capacete com o grafismo que gosto, para depois lhe esperar com “logo 4” autocolantes... não obrigado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Dezembro 28, 2020, 09:35:58, 09:35
Responder #2

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Os pretos, tendo em conta o grafismo de certos capacetes, até não ficaria mal.
Até porque se podem cortar e colar como se quer ( não em França, onde obedecem a uma certa legislação, claro ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 28, 2020, 17:04:57, 17:04
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Desta vez falo-vos do obrigatoriedade do uso de stickers no capacete, por terras gaulesas.

Já foi obrigatório.
Deixou de ser porque as directivas europeias assim não o exigem.
Os países onde continua ou passou a ser obrigatório é por legislação local.

Parece-me bem.

A mim não.
Enfeitem-se à vontade.
Mas não me obriguem a isso.

A iluminação da minha moto cumpre perfeitamente as necessidades de ser visto por quem vai minimamente atento.
Para os que vão com os olhos no telemóvel, não vão ser uns reflectores foleiros no capacete que fará diferença.
A não ser que seja para encontrar o meu cadáver numa noite de chuva em zona sem iluminação.


Dezembro 28, 2020, 18:03:27, 18:03
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Desta vez falo-vos do obrigatoriedade do uso de stickers no capacete, por terras gaulesas.

Já foi obrigatório.
Deixou de ser porque as directivas europeias assim não o exigem.
Os países onde continua ou passou a ser obrigatório é por legislação local.

Parece-me bem.

A mim não.
Enfeitem-se à vontade.
Mas não me obriguem a isso.

A iluminação da minha moto cumpre perfeitamente as necessidades de ser visto por quem vai minimamente atento.
Para os que vão com os olhos no telemóvel, não vão ser uns reflectores foleiros no capacete que fará diferença.
A não ser que seja para encontrar o meu cadáver numa noite de chuva em zona sem iluminação.

 :offtopic:
Não pretendo ser racista (de maneira alguma) mas em plena cidade já por pouco ia atropelando por duas ocasiões distintas dois peões de origem africana que tinham escolhido talvez mal a combinação da roupa (tenis pretos, calças pretas, casaco preto) para um dia com aquelas características e ainda por mais com avaria na iluminação publica... o que vale é que vinha dentro dos limites de cidade (adequado às condições existentes) e tive oportunidade de travar sem grande aparato mas... (ficando o susto) nem sequer na passadeira era assim tão visível o peão... portanto... a iluminação publica por vezes é bem mais importante do que qualquer acessório que possamos utilizar e não é por acaso que na Holanda todas as Autoestradas e Estradas no geral sempre tenham sido iluminadas pelo menos desde anos 70/80...

(provavelmente na mesma situação uma outra pessoa sem ser de origem africana teria o mesmo problema com roupas semelhantes)
« Última modificação: Dezembro 28, 2020, 18:12:48, 18:12 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 28, 2020, 18:18:38, 18:18
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
... e não é por acaso que na Holanda todas as Autoestradas e Estradas no geral sempre tenham sido iluminadas pelo menos desde anos 70/80...

Em Portugal, nos anos 70 e inicio dos 80 (nos tempos em que a A1 acabava em Aveiras e a A2 acabava em Setubal) as autoestradas eram iluminadas... mas depois acabou-se o dinheiro para pagar as contas da luz.

Dezembro 28, 2020, 20:12:16, 20:12
Responder #6

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Não me parece que o problema da iluminação publica seja nas auto-estradas. As passadeiras com iluminação seria mais importante assim como as estradas nacionais em cruzamentos e entroncamentos.

Sobre as fitas no capacete tudo ajuda mas o problema é a solução técnica. As fitas alteram o comportamento mecânico do capacete. Seria melhor utilizar tintas reflectoras de origem pelos fabricantes se fossem obrigados ao mesmo. Assim não era necessário utilizar o highViz vulgo "pirilampos" que como utilizador frequente  notei muito a diferença comparando com o casco branco que utilizo agora.

Não crítico quem quer andar "low profile" assim como o revés mas que mais visibilidade é mais segurança não tenho duvidas! Seja por material de proteção individual ou pela iluminação na via pública.


Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 31, 2020, 02:08:19, 02:08
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Isso o ideal mesmo era pôr um pirilampo laranja em cima do capacete, igual aos empilhadores.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 31, 2020, 09:14:07, 09:14
Responder #8

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
"pirilampo"....  :lolol:

De facto, mais visibilidade é mais segurança e nunca é demais, não discuto.

Questões estéticas e alteração das propriedades do capacete à parte, questiono-me sobre os reais ganhos de ter uma fita reflectora com 10x2cm num capacete?

Numa situação de via secundária sem iluminação, um veículo no mesmo sentido de circulação e que se aproxime de nós a ~100kms/h:
- a partir de que distância conseguirá visualizar o pequeno "traço" no capacete e perceber que circula ali "algo"?
- a partir desse momento, quantos segundos necessita perceber que tem que abrandar / desviar / ultrapassar à queima?
- nesses segundos vs. o efectuar a acção necessária, quantos metros percorre até se encontrar no nosso espaço?
- comparativamente e neste âmbito, uma pequena luz activa em led seria ordens de grandeza mais eficaz ou o problema seria o mesmo?


 :pensador:

Dezembro 31, 2020, 09:49:15, 09:49
Responder #9

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu tenho este capacete da Skwal 2 da Shark e, na minha opinião, consegue juntar essa função de ser visto com o design do capacete:



Foi o meu primeiro capacete. Tem aquela viseira escura interior para o sol e trazia pinlock. Na altura paguei 170€ por ele.

Quando troquei de mota achei melhor trocar de capacete também porque com a CBR percebi que o capacete não era o tamanho correcto. Comprei um capacete substancialmente mais caro e uma das maiores diferenças que notei foi o peso. Sinceramente não sei se o peso do Skwal é acima da média ou não e isso importa um pouco para viagem longas.

Não sei se já levou alguns updates. Sei que numa altura havia com luz branca também.

Acredito que a Shark tenha alguma patente sobre isso mas por acaso achava que a introdução dos LEDs em tudo e mais alguma coisa levasse a uma maior aposta dessa tecnologia nos capacetes também.

Abril 19, 2021, 09:46:55, 09:46
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sinceramente não sei se o peso do Skwal é acima da média ou não e isso importa um pouco para viagem longas.

Segundo o que está aqui andará na casa do 1.55kg o que é um peso perfeitamente aceitável para um capacete de plástico nesta gama de preço.

Para baixar 200 gramas já se tem de entrar em segmentos mais premium cujo preço também salta lá para cima.

Acredito que a Shark tenha alguma patente sobre isso mas por acaso achava que a introdução dos LEDs em tudo e mais alguma coisa levasse a uma maior aposta dessa tecnologia nos capacetes também.

Não me parece que colocar leds justifique uma patente...
Até porque se o objectivo for segurança, não faz sentido que outros construtores tenham de pagar para implementar a ideia.
Diria que não há mais opções porque... talvez não há assim tanta procura por algo com essas caracteristicas.
(no meu caso é razão para já não querer)

Já agora... aquilo carrega como?
Tens de deixar à carga? Ficha usb ou algo do genero?

Abril 19, 2021, 11:42:13, 11:42
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Já existem pelo menos duas ou três marcas que têm um acessório de colocar no tardoz do capacete com luz LED atrás, mas são soluções que acrescentam uns 200g ao capacete e também são acessórios salientes...
A luz LED também aquece e não é pouco, por muito que se pense o contrário, e os perfis metálicos normalmente colocados atrás têm esse efeito "refrescante", daí também o formato destes "acessórios salientes".

Atendendo que os casacos e luvas e botas já têm reflectores, além dos que as motos actualmente já têm... será que é assim tão imprescindível os reflectores extra no capacete?
Eu nesta linha de pensamento acredito que deveria haver era maior formação nas pessoas em geral para terem noção da existente de motociclos/bicicletas e dos próprios peões, com medidas de acalmia do trânsito reduzindo as velocidades nos centros urbanos - "HEIL!"  :D 8)

(Bom dia!)
« Última modificação: Abril 19, 2021, 11:43:16, 11:43 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 19, 2021, 12:14:31, 12:14
Responder #12

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Viva

Tenho uma dessas luzes num capacete. Foi oferecido e não podia recusar. É da CosmoBike. Confesso que nunca usei pois agora uso pouco aquele capacete. Aquilo realmente dá nas vistas...o que é bom para o efeito que se pretende mas ....um pouco pimba.

Como faço viagens por estradas secundárias durante a noite tenho alguma preocupação com o ser visto sobretudo com chuva e/ou nevoeiro. Os refletores no vestuário não têm expressão ou grande expressão, vá. Na FJR optei por colocar um led junto à matricula que funciona com o travão. É porreiro para aquele pessoal que gosta de andar a mexer no telemóvel acordar e ajuda mesmo a ser visto. Claro que me estou a candidatar a que "alguém vestido de azul" me venha chatear mas até agora correu bem.

Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Abril 19, 2021, 14:51:09, 14:51
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Na FJR optei por colocar um led junto à matricula que funciona com o travão. É porreiro para aquele pessoal que gosta de andar a mexer no telemóvel acordar e ajuda mesmo a ser visto. Claro que me estou a candidatar a que "alguém vestido de azul" me venha chatear mas até agora correu bem.


Abril 19, 2021, 15:15:31, 15:15
Responder #14

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Fogo :) eu a ver se passava despercebido. Pois, é isso mesmo. Mas é por motivos de segurança... Ver se imprimo aquela foto em que uma street twin (acho que é uma) levou com uma carrinha por trás...e nesse acidente morreu até a filha de um agente da autoridade. Pode ser que me compreendam :)  e sejam tolerantes.
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Abril 19, 2021, 16:43:40, 16:43
Responder #15

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já agora... aquilo carrega como?
Tens de deixar à carga? Ficha usb ou algo do genero?
Tenho ideia que é micro USB. Não tenho a certeza. Talvez mini. De qualquer forma sim é USB. Aquilo tem lá espaço para a pilha e espaço para ter um mini cabo para ligar um carregador normal. Mas não tem indicador nem limitador de carga completa por isso se aquilo ficasse ligado durante muito tempo era meio caminho andado para perder a funcionalidade.

Aquilo para andar a noite era porreiro mas agora só o uso quando levo penduras que não tenham capacete.

Abril 19, 2021, 18:43:47, 18:43
Responder #16

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sinceramente não sei se o peso do Skwal é acima da média ou não e isso importa um pouco para viagem longas.

Segundo o que está aqui andará na casa do 1.55kg o que é um peso perfeitamente aceitável para um capacete de plástico nesta gama de preço.

Para baixar 200 gramas já se tem de entrar em segmentos mais premium cujo preço também salta lá para cima.

Acredito que a Shark tenha alguma patente sobre isso mas por acaso achava que a introdução dos LEDs em tudo e mais alguma coisa levasse a uma maior aposta dessa tecnologia nos capacetes também.

Não me parece que colocar leds justifique uma patente...
Até porque se o objectivo for segurança, não faz sentido que outros construtores tenham de pagar para implementar a ideia.
Diria que não há mais opções porque... talvez não há assim tanta procura por algo com essas caracteristicas.
(no meu caso é razão para já não querer)

Já agora... aquilo carrega como?
Tens de deixar à carga? Ficha usb ou algo do genero?

Com um painel solar.  :lolol:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas