Autor Tópico: Comparativo Improvável - 2020 Ducati Panigale V4 S vs. 2005 Suzuki GSX-R 1000  (Lida 1328 vezes)

Agosto 21, 2021, 23:40:20, 23:40
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SARider

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Achei piada a este video, não pelas marcas em sí, mas pelo facto de ser com uma moto com 15 anos.
 Num mundo cada vez mais de consumismo, será que no final de contas,  menos é mais?
 Será que necessitamos mesmo de tantos gadgets (excepção feita a items de segurança) para passar uns bons momentos em  2 rodas?
 
&ab_channel=RevZilla

 :convivio:

« Última modificação: Agosto 21, 2021, 23:48:52, 23:48 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 22, 2021, 09:00:43, 09:00
Responder #1

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Ora aí está um vídeo bem interessante...

Nem eles estavam à espera que a Suzuki com 15 anos e +50.000 milhas fosse mais rápida em 1.5seg por volta...nem eu julgava que viesse a ser esse o resultado.

Mesmo com todos os ajustes electrónicos da Ducati e equipamento de topo, além de terem posteriormente colocado pneus idênticos (Pirelli) nas duas motos e ainda terem feito a rotação de pilotos, os resultados mantiveram-se sólidos na vitória...da moto com 15 anos!

A conclusão que eles próprios indicaram de que a ficha técnica não conta a história toda, mesmo quando uma das motos apresenta uma potência bem mais elevada...demonstra ser pura realidade.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2021, 14:45:25, 14:45
Responder #2

nfkart

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Agosto 22, 2021, 21:54:37, 21:54
Responder #3

TMXR

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Bastante fácil de explicar e entender….

Conseguiam homologar a nível mundial um modelo com 15 anos? Não!

Estas motos actuais tem um sem número de regras ambientais e de segurança que precisam cumprir e isso acarreta peso extra e uma seria perca de potência… tanto que para fazer face a essa perca de potência os fabricantes precisaram aumentar as cilindradas base


E se fizessem um comparativo entre uma 600 de há 15 anos e uma de 2020? Aí e que as diferenças seriam bem mais gritantes
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 22, 2021, 23:31:31, 23:31
Responder #4

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(....) e isso acarreta peso extra e uma seria perca de potência… tanto que para fazer face a essa perca de potência os fabricantes precisaram aumentar as cilindradas base
(....)

Tudo muito certo e é verdade que no geral é isso que ocorre, mas....

Aqui é a V4S a ter muito mais potência que a 'velhinha' GSX-R, além de ter menor peso.

Aliás, estamos a falar de uma diferença de potência na ordem de uns relevantes 40cv mais coisa menos coisa, favoráveis à Ducati.
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Dalai Lama

Agosto 22, 2021, 23:40:28, 23:40
Responder #5

SARider

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Bastante fácil de explicar e entender….

Conseguiam homologar a nível mundial um modelo com 15 anos? Não!

Estas motos actuais tem um sem número de regras ambientais e de segurança que precisam cumprir e isso acarreta peso extra e uma seria perca de potência… tanto que para fazer face a essa perca de potência os fabricantes precisaram aumentar as cilindradas base


E se fizessem um comparativo entre uma 600 de há 15 anos e uma de 2020? Aí e que as diferenças seriam bem mais gritantes

No final explicam uma das razões plausíveis para a prestação em pista, e teria a ver com a suspensão traseira da V4. Continua a ser uma maquina espetacular... isso não foi posto em causa.  :)

 Não sei como seria o mesmo exercício GSX-R 2005 Vs GSX-R 2021? ou entre a V4 2021 e a sua homologa de 2005 (seria a 999, certo?) :pensador:
  Poderiamos tentar imaginar o resultado, mas na realidade não é muito relevante para a conclusão final.
 
 A ideia que me ficou presente no final  do video (por isso achei super interessante) é que "1001" menus e configurações, gadgets e interfaces electronicos entre nós e a máquina, não se traduzem necessariamente em maior gozo.

Se é Ducati, Suzuki, ou outra qualquer marca, a verdade é que os fabricantes parecem estar a apostar cada vez mais em transformar as suas maquinas  em "electrodomésticos", e o pior é  que pessoal parece disposto a pagar cada vez mais por isso... e claro, os bancos a financiar o processo... é quase um filme cómico.
 O pessoal quer é TFTs, Full led, Bluetooth, wi fi, menus, configs e botões com fartura, cornering ligths, quick shifter... ufff!  é muito á frente...  :D
V-Strom650XT
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Agosto 22, 2021, 23:55:04, 23:55
Responder #6

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Yep...

E deixa lá ver se dentro de uns anos não vai ocorrer nas motos o mesmo que no próximo ano vai abranger automóveis novos (fabricados a partir de 6/Julho)...

Logo a encabeçar uma longa lista de gadgets, eu destacaria o ISA (Intelligent Speed Assistence).  :chiuuuu:

Se a Comissão Europeia assim vier a decidir, nas motos novas poderá ocorrer dentro de uns anos a obrigação dos fabricantes em colocarem um limitador de velocidade automático e que cruza informações do GPS com dados locais da via em que o condutor circula, impedindo-o de exceder os limites de velocidade.  :oops:
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Dalai Lama

Agosto 23, 2021, 20:58:19, 20:58
Responder #7

TMXR

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Sem dúvida que sim, se não tiver tft, BT, app, modos de condução, etc está numa posição muito ingrata, sobretudo se estiver a combater no segmento de topo de gama da categoria



Os modos de condução e a moto configurável funciona muito bem, mas agora falo pela multistrada e não pela V4, precisas sempre de dar o teu toque pessoal, sobretudo na suspensão. O resto e uma questão de gosto, confiança e dos pneus que tens montados.

Em estrada e cidade, os modos funcionam muito bem e a moto muda muito o carácter conforme aquilo que se escolhe, mas pelos muitos anos que tenho de experiência na competição (4 rodas) em pista o que funciona e tudo desligado e se tiveres a oportunidade tirar catalisadores, canisters e sistema de admissão secundárias e uma centralina de competição excelente.

E a questão da massa (peso) que em pista e muito penalizante  e depois e a questão da electrónica que influencia tanto a gestão do motor que me arrisco a dizer que em circunstâncias algumas a moto está a entregar tudo o que o motor tem para dar, nem que seja por uma questão de limitações de parâmetros anti poluição, a electrónica corta o desempenho do motor.
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