Autor Tópico: Comparativo Naked - Yamaha MT-09 SP vs Ducati Monster vs BMW F 900 R  (Lida 1903 vezes)

Setembro 02, 2021, 21:21:14, 21:21
Lida 1903 vezes

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Setembro 03, 2021, 21:01:29, 21:01
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Continua a fazer-me confusão o design frontal da MT.

A geração anterior, para mim, estava bem mais apelativa.

Ao lado das outras duas propostas aqui do comparativo, parece 'alienígena'.

Já no que toca a desempenho, isso já sao contas de outro rosário e mesmo a sonoridade está muito boa.

Sobre a BMW adoro o interface intuitivo do painel de instrumentos. Muito bom e de grande qualidade de gráficos.  :nice:

Quanto à Ducati, parece que tiveram alguns sustos. :)
Mecânica sempre pronta a debitar adrenalina para o condutor, com a frente a ser algo 'leve'...
Design, no geral, bem conseguido.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 03, 2021, 22:05:39, 22:05
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Continua a fazer-me confusão o design frontal da MT.

A geração anterior, para mim, estava bem mais apelativa.

Ao lado das outras duas propostas aqui do comparativo, parece 'alienígena'.

Já no que toca a desempenho, isso já sao contas de outro rosário e mesmo a sonoridade está muito boa.

Sobre a BMW adoro o interface intuitivo do painel de instrumentos. Muito bom e de grande qualidade de gráficos.  :nice:

Quanto à Ducati, parece que tiveram alguns sustos. :)
Mecânica sempre pronta a debitar adrenalina para o condutor, com a frente a ser algo 'leve'...
Design, no geral, bem conseguido.

Não sei se acontece também contigo mas eu não consigo gostar de motociclos de farol único central, mesmo com linhas modernas ou futuristas, excepto os modelos mais tradicionais convencionais à antiga, o farol redondo...
Na altura de apresentação desta nova MT09 foi "chocante" por estarmos habituados ao farol duplo tipo "óculos de sol" mas agora, passados uns tempos, já consigo "aceitar" melhor este design renovado e do conjunto destas três nakeds aquela que até acho mais feia é mesmo a BMW, isto se olharmos à frente da moto... E agora até já não consigo gostar tanto da anterior MT09...
Tanto a MT09 como a F900R, a olhar ao pormenor as suas ópticas frontais, surgem locais de fixação para talvez aplicação de viseiras para os modelos carenados que talvez usem estas mesmas ópticas...
Há portanto talvez um aspecto mais descurado no design relativo à óptica e suporte de "painel de bordo", talvez na optimização de custos de produção, que desta forma pouco desenvolvida fica com as respectivas zonas de fixação ali à mercê dos amigos do alheio e que já se ouviu falar em alguns fóruns do que tem sucedido a alguns modelos da BMW em que os TFT "desaparecem"... e repor pode ser uma daquelas dores de cabeça que podem chegar ao milhar de euros... Mas não se deve esquecer que a MT09 sofre do mesmo mal...

No geral a Ducati parece-me ser a mais equilibrada em tudo apesar do que uns possam falar tão bem da MT09 e outros tão bem da F900R.
Mas se para uns a Ducati desenvolvou um produto interessante, tem contudo que lidar com os "aborrecidos" que deixaram de ter acesso ao quadro de treliça...

De resto as três motos têm sonoridades cativantes mas distintas (tipos de motorização) e "as panelas" aftermarket podem ainda melhorar mais a coisa...

Para finalizar, tanto em termos estéticos como em termos mecânicos igualmente distintos das outras três propostas, talvez a nova Suzuki GSX-S950 devesse estar ali no comparativo...
(A GSX-S1000 não é deste campeonato mas pela diferença de ~2000€ poderá ser uma melhor proposta?!)
E veja-se que essa estética da óptica frontal é uma tendência que veio para ficar uns bons tempos... e destas 4 motos referenciadas no video e no meu comentário anterior, só a Ducati acaba por ainda ser a proposta com design mais "tradicional"...






« Última modificação: Setembro 03, 2021, 23:19:34, 23:19 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 04, 2021, 10:02:58, 10:02
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se, por 'farol único central' te estiveres a referir a um pequeno círculo como aquele que se vê nesta geração da MT, então não gosto de facto.

Já se for um farol de 'dimensões normais', como por exemplo o que está presente na proposta da Ducati, então o meu gosto muda radicalmente.

Tem que ver essencialmente na forma como (não) 'encaixa' no meu gosto pessoal a miniaturização do farol, numa tentativa de agressividade de linhas e arrojo estético a reboque desse pequeno farol em LED envolto por carenagens plásticas de cor preta...que a mim não me convence por aí além.  :confused:

Mas isto da estética tem muito que se lhe diga...
O que para mim não é interessante a nível de design, para outro será. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 10:24:57, 10:24
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não fazem o comparativo com a melhor moto do segmento: Triumph Speed/Street triple  :???:


Essa monster já estive sentado em cima dela mas acho que tem muita falta de presença face a 821
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 06, 2021, 22:21:26, 22:21
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Peço desculpa, mas a melhor do segmento é a KTM 890R / 1290R, e essa tb ficou de fora...  :festa:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 06, 2021, 22:49:40, 22:49
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Peço desculpa, mas a melhor do segmento é a KTM 890R / 1290R, e essa tb ficou de fora...  :festa:


Estamos em desacordo... mas por muito pouco  :D :D :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 06, 2021, 23:45:05, 23:45
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Peço desculpa, mas a melhor do segmento é a KTM 890R / 1290R, e essa tb ficou de fora...  :festa:

A ausência da 890 é uma grande falta a par da Street Triple.
Mas concordo com o TMaxer, no que diz respeito à Street.
Está uns furos acima. Sobretudo a RS.

A 1290 não joga neste campeonato.
Para concorrer com essa a Yamaha tem a MT-10. A BMW tem a S1000R.
E a Ducati tem... a Streetfighter V4!


Setembro 06, 2021, 23:46:25, 23:46
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
EDITADO: Entretanto o dfelix já aqui comentou pelo que serve para complemento ao seu comentário.

Lá estão vocês a misturarem o trigo e o joio...

Existe o grupo daquelas que vocês falam, as hyper-streetfighters (+/- 150cv<220cv):
(obviamente que aqui separam-se dois grupos... as de 200cv e depois as outras...)
Ducati Streetfighter V4/V4S
KTM 1290 Super Duke R
Triumph Speed Triple 1200RS
BMW S1000R
Yamaha MT10
Suzuki GSX-S1000
Kawasaki ZH2
...etc...

E depois estas que se estão a falar no patamar abaixo (+/- 90cv<130cv):
Yamaha MT09
KTM 890 Duke R
Ducati Monster
BMW F900R
Suzuki GSX-S950
Kawasaki Z900 (pouco falada mas deverá fazer brilharete)
...etc...
« Última modificação: Setembro 07, 2021, 00:07:56, 00:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 07, 2021, 17:56:09, 17:56
Responder #9

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A Monster 1200 R tem 150 cv (ou 160?) - pode entrar no carrossel das hyper-mega-zordossauros-rex???

Estamos a falar de duas, quase três classes diferentes, é verdade.

Só falei na 1290 porque é a minha preferida, a mais divertida e a Speed já subiu a parada para a mesma fasquia de potência, com a sua personalidade vincada, ao que tenho lido e visto.

Parece-me no entanto, que para a estrada, a melhor ainda continua a ser a aprilia, passados estes anos todos - mas é feia...

Na pista, a streetfighter deve levar a taça, sem quaisquer dúvidas.

As outras não se chegam a elas, só em situações muito muito particulares.

Eu agora sou fã dos V2, mas confesso que os V4 também me fazem correr o sangue mais depressa!!!
Os 4 em linha já deram o que tinham a dar, para o meu gosto.

Estamos numa época dourada!
Tanto em trail's como em naked's.

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 07, 2021, 18:05:47, 18:05
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A Monster 1200 R tem 150 cv (ou 160?) - pode entrar no carrossel das hyper-mega-zordossauros-rex???

Estamos a falar de duas, quase três classes diferentes, é verdade.

Só falei na 1290 porque é a minha preferida, a mais divertida e a Speed já subiu a parada para a mesma fasquia de potência, com a sua personalidade vincada, ao que tenho lido e visto.

Parece-me no entanto, que para a estrada, a melhor ainda continua a ser a aprilia, passados estes anos todos - mas é feia...

Na pista, a streetfighter deve levar a taça, sem quaisquer dúvidas.

As outras não se chegam a elas, só em situações muito muito particulares.

Eu agora sou fã dos V2, mas confesso que os V4 também me fazem correr o sangue mais depressa!!!
Os 4 em linha já deram o que tinham a dar, para o meu gosto.

Estamos numa época dourada!
Tanto em trail's como em naked's.

Tens bom gosto!
 :nice:


Sobre as nakeds e hypernakeds e streetfighters e o NEOcatano, realmente conseguem-se subdividir em pelo menos 3 ou 4 grupos e ainda sem falar das de entrada de gama que nem sequer foram mencionadas... as de cilindrada abaixo de 850cc, tipo Z650, MT07, CB650R...e lá está depois ainda há o subgrupo de mesmo entrada tipo CB500F e afins...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 07, 2021, 18:51:33, 18:51
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A Monster 1200 R tem 150 cv (ou 160?) - pode entrar no carrossel das hyper-mega-zordossauros-rex???

Houve tempos que as Monster existiam numa oferta muito diversificada.
As 600/620/696/696/etc faziam se reprensentar como "gama de entrada da marca"
Mas existiu também as S4/S4R/S4RS para competir com outras naked mais espevitadas.

Com o ressurgimento das streetfighter, a linha Monster acaba por só satisfazer um tipo de cliente mais conservador.
Tipo... aquele cliente que prefere uma XSR a uma MT. Ou uma Z900RS a uma Z900... 
Mas no contexto Ducati.

Mesmo assim, certamente será um instantinho até a Monster 1200 como nós a conhecermos ser substituída por uma nova na orientação desta "937" do comparativo. Sem treliça, mais leve e maneável, etc.

Também não estranharia o surgimento duma Streetfighter V2, baseada na Panigale V2.

Portanto, não é de admirar que a Ducati apresente em catálogo 3 familias de nakeds distintas.
No entanto, para comparar com as representantes de outras marcas para esse segmento das nakeds de topo, a Streetfighter V4 será sempre a convocada.


De qualquer forma, é positivo que uma Monster surja como concorrente duma MT-09 no presente.
A 821 nunca teve essa hipótese.