Autor Tópico: Primeira mota  (Lida 1283 vezes)

Setembro 16, 2022, 16:43:17, 16:43
Lida 1283 vezes

Silvas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom DL650 XT (2021)
  • Localidade: Porto
Boas pessoal do CPM,

Decidi iniciar a carta de mota há uns tempinhos e estando agora a terminá-la ando a ver as opções de compra para uma primeira mota.
O estilo adventure adequa-se mais ao uso que lhe tenciono dar (trabalho de casa logo não vai ter forte uso diário, seria mais para uns passeios de fim de semana).

Não tenho amor à camisola a nenhuma marca em específico portanto decidi fazer um levantamento do segmento das adventure +- 500 que tendo em conta o que tenciono gastar, vai bastante ao encontro do que procuro.

Sem mais demoras eis as candidatas:
  • MACBOR XR5 (todos os extras + cases) - 7859€
  • VOGE 650DSX (todos os extras + cases) - 8554€
  • BMW 750GS (alguns extras, sem cases) - 12.210€
  • HONDA CB500X (todos os extras + cases) - 10.335€
  • TIGER TRIUMPH SPORT 660 (extras + cases) - 12.702€
  • KAWASAKI VERSYS 650 GRAND TOURER (todos os extras + cases) - 12.190€

Conhecidos da área e reviews que tenho vindo a ler (inclusive algumas de posts feitos aqui do fórum, por exemplo https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7622.0) têm-me feito sentir muito bem acerca da Macbor XR5 e visto que vem com os extras todos e kit de malas por +650€, para uma primeira mota face ao valor parece ser uma aposta sensata.

Dito isto, poderá também valer mais a pena investir desde já inicialmente um pouco mais e subir de patamar para uma Triumph, Versys, ou BMW. Estas marcas com certeza que mantêm muito mais o valor a longo prazo, especialmente comparado com uma marca chinesa como caso da Macbor. Porém também pode ser um pouco pedalada a mais para uma primeira mota, digam-me vocês sff.

E é isto, gostava de algumas segundas opiniões. Muchas gracias!

Setembro 16, 2022, 17:33:07, 17:33
Responder #1

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
São todas boas escolhas, dependendo do ponto de vista...  ;)

A Macbor é produzida na China mas é Espanhola.
Atenção que umas são 500 cm3, outras 650 cm3 e outras 750 cm, não pagam o mesmo IUC...

Já agora porque razão a VOGE 650 e não a 500?

Pessoalmente para 1ª mota, se o critério fosse o preço escolheria a Macbor XR5 ou a VOGE 500...
Se pretendesse algo mais conceituado no mercado seria a Honda CB500X.
As outras considero um investimento elevado para 1ª mota.

A fiabilidade estará presente em qualquer modelo, à partida...  ;)

Setembro 16, 2022, 17:46:39, 17:46
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A escolha factor preço/características, optaria pela voge 650.
A escolha factor irracional do coração, optaria pela Tiger 660.
A escolha factor lógica de manter mais tempo uma mota sem perder valor, optaria pela gs750.
A escolha cb500x é o compromisso lógico nas 500's não fosse o preço estragar a equação...
Neste conjunto optaria pela macbor apenas se o dinheiro fosse curto mas não deixa de ser uma boa 1a moto.

Experimenta ir a todos os stands para ver de perto qual delas mais te sentes confortável e depois olha para os preços para comparar entre os modelos que mais gostaste de estar sentado...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 16, 2022, 18:21:19, 18:21
Responder #3

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Nesse grupo preço/potencia, já viste a Tracer 7,  V-Strom 650 ou a NC750?
 Em usado mantém bem o valor, em especial a tracer.

 :convivio:
« Última modificação: Setembro 16, 2022, 18:40:16, 18:40 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Setembro 16, 2022, 19:37:55, 19:37
Responder #4

Silvas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom DL650 XT (2021)
  • Localidade: Porto
São todas boas escolhas, dependendo do ponto de vista...  ;)

A Macbor é produzida na China mas é Espanhola.
Atenção que umas são 500 cm3, outras 650 cm3 e outras 750 cm, não pagam o mesmo IUC...

Já agora porque razão a VOGE 650 e não a 500?

Pessoalmente para 1ª mota, se o critério fosse o preço escolheria a Macbor XR5 ou a VOGE 500...
Se pretendesse algo mais conceituado no mercado seria a Honda CB500X.
As outras considero um investimento elevado para 1ª mota.

A fiabilidade estará presente em qualquer modelo, à partida...  ;)

Certo a Macbor tem papel é uma empresa espanhola, mas é de fabrico chinês e ainda é uma marca relativamente recente no mercado. Além disso ainda não tenho feedback relativamente ao serviço pós-venda...

Quanto à Voge 500 não a coloquei ali pelo mesmo motivo que não coloquei a Benelli TRK. Todos os comparativos que vi apontavam para que a XR5 saísse como vencedora das 3. Além de que a XR5 é a mais leve e a que consome menos. Já a 650 ponderei por causa do preço e ser de uma cilindrada um pouco maior, ainda que monocilíndrica.

Concordo com as outras terem um valor elevado para primeira mota, também fiquei um pouco com esse feeling.

Setembro 16, 2022, 19:45:04, 19:45
Responder #5

Silvas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom DL650 XT (2021)
  • Localidade: Porto
A escolha factor preço/características, optaria pela voge 650.

Entre escolhas de preço/características, também estou um pouco entre essa e a XR5. Se chegar a isso a decisão vai ter de ser feita com o test drive.

A escolha factor irracional do coração, optaria pela Tiger 660.
O raio da mota é linda e ronca bem, não diria melhor

A escolha factor lógica de manter mais tempo uma mota sem perder valor, optaria pela gs750.
A escolha cb500x é o compromisso lógico nas 500's não fosse o preço estragar a equação...
Neste conjunto optaria pela macbor apenas se o dinheiro fosse curto mas não deixa de ser uma boa 1a moto.

Experimenta ir a todos os stands para ver de perto qual delas mais te sentes confortável e depois olha para os preços para comparar entre os modelos que mais gostaste de estar sentado...

A cb500x quase que coloco de parte porque para além do preço, as specs de tanto uma TRK, Voge 650, ou XR5 parecem ser quase iguais ou melhores e a um preço muito mais acessível. A cb500x perde nos 2000€-3000€ que são precisos pagar nos extras para igualar as outras.

Já a gs750, essa está lá cima no topo das escolhas caso vá para a loucura.

Obrigado pelo feedback  ;)

Setembro 16, 2022, 19:49:11, 19:49
Responder #6

Silvas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom DL650 XT (2021)
  • Localidade: Porto
Nesse grupo preço/potencia, já viste a Tracer 7,  V-Strom 650 ou a NC750?
 Em usado mantém bem o valor, em especial a tracer.

 :convivio:

A NC750 saiu da lista quando o preço ficou ali no campo da Gs e da Tiger. Se bem que gostei bastante do facto da NC vir com um espaço para capacete extra na zona do tanque, mas suspeito que isso seja algo que dê mais jeito a alguém que utilize a mota diariamente e precise de espaço sem ter que montar a top case.

Quanto às outras, vou ver. Agradecido pelas sugestões!  ;)

Setembro 19, 2022, 09:58:28, 09:58
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na minha opinião e para a lista apresentada escolheria assim:
500cc
CB500x sem os extras comprados na Honda.

650cc
Tiger sem os extras comprados na Triumph.

São dois "campeonatos" completamente diferentes um do outro (500cc vs 650cc)

 

Setembro 20, 2022, 10:50:33, 10:50
Responder #8

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Se quiseres podes ler sobre esta mota no separador BMW, que está lá um DB da minha versão 40 anos antes de ter ido para a sucata. Estava linda...enfim uma pena, mas pronto já foi.

BMW 750GS (alguns extras, sem cases) - 12.210€

Os 77cvs falam pouco da performance da mota. De facto, como deves saber o motor é 850cc, portanto pouco binário perde para a F850GS. É um motor cheio.

Package eletrónico, ecrã TFT e acabamentos de uma forma geral deixam as restantes a léguas. Super confortável, fazia na boa um depósito cheio a depósito vazio sem problemas, optimas prestações, é verdadeiramente uma all rounder impecável (também come terra se quiseres)

A nível de condução, não sei como se compara com as outras, mas sei que é a F750GS é uma mota, no meu ver, sem falhas. A única coisa obrigatória que tens que fazer é meter um vidro alto em condições. Recomendo o MRA touring windshield que é o que tenho na minha mota atual.

Setembro 20, 2022, 23:40:01, 23:40
Responder #9

andrepinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: rkv
  • Localidade: porto
Tens aí uma salada de frutas low cost e high cost.

A minha opinião vai ser neutra, experimenta a que poderes e aquela te sentires melhor, olha compra. Não esquecer também custos de manutenção e reparação

Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk


Setembro 21, 2022, 20:13:52, 20:13
Responder #10

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Eu vejo uma Macbor XR5 todos os dias ao pé de casa e realmente impressiona a qualidade dos componentes vs custo.
Agora, como já alguem disse e concordo, sendo uma moto acessível não deixa de ser dinheiro e a assistência / presença no mercado é ainda uma incógnita, é demasiado cedo para saber onde estará a marca daqui a 3, 5 ou 10 anos. Se é que ainda existe. Tudo isso influi no valor de mercado da moto na altura de vender. Compensa? Só o próprio pode saber.

Vou dar um exemplo também para se perceber que isto não é matemática: Eu tive 2 LML (feitas na fábrica que um dia foi uma joint venture com a Vespa na Índia) e houve uma altura no nosso mercado, há uns 10 anos, em que se vendiam como pães quentes. Havia quem encomendasse contentores de LML... Entretanto talvez há uns 4 anos a LML faliu e a assistência deixou de ser assegurada. Muitas peças são compatíveis com a Vespa PX, mas nas 4 tempos não é bem assim. A verdade é que, contra todas as expectativas, elas continuam a ter um valor de mercado interessante, mesmo com alguma falta de peças específicas...

Anyway, a escolha segura desse leque inicial é, na minha opinião, a CB500. Fácil, fiável, acessível, sem grandes invenções, com assitência oficial em todo o país, e com valor seguro na hora de vender.

Para mim a TRK está a meio da ponte. Há muitas e já tem implantação no mercado, mas acho-a demasiado (e desnecessariamente) pesada e volumosa para primeira moto (a de jante grande à frente), especialmente se a estatura do condutor não for acima da média...
« Última modificação: Setembro 21, 2022, 20:18:31, 20:18 por VCS »