Autor Tópico: Expedição CPMoto a Marrocos — inscrições abertas  (Lida 489 vezes)

Janeiro 25, 2026, 18:43:05, 18:43
Lida 489 vezes

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1967

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

Infelizmente não. Pelo menos… não ainda.

A verdade é que ninguém aqui está a organizar uma expedição a Marrocos, nem aos Picos da Europa, nem aos Pirenéus. Mas todos sabemos que podíamos muito bem estar. Porque condições não nos faltam: motas, vontade, estradas por explorar e, acima de tudo, gente que gosta de andar de mota acompanhado, mesmo quando o destino não é assim tão longe.

Portugal continua a ser um país extraordinário para andar de mota. Clima, estradas secundárias, paisagens e uma cultura de estrada que, apesar de tudo, ainda resiste. E talvez por isso mesmo, às vezes esquecemo-nos de como passeios bem ajustados à realidade de cada um podem ser tão ou mais marcantes do que grandes viagens planeadas ao detalhe. Não é preciso ir longe, nem gastar muito. Muitas das melhores voltas começam cedo, acabam com uma refeição simples e ficam na memória por causa das pessoas, não dos quilómetros.

Durante anos criaram-se hábitos que iam muito além da mota: da Primeira bifana do ano ao Almoço de Natal, dos passeios combinados quase em cima da hora aos grupos mais pequenos que se juntavam para fazer aquela viagem de sonho que andava sempre “em estudo”. O confinamento não nos tirou só tempo de estrada; tirou-nos rotinas de convívio que ainda não recuperámos totalmente. E talvez esteja na altura de voltar a olhar para isso sem grandes planos nem anúncios formais.

Também se foi criando a ideia de que só certas motas servem para passear ou viajar. A realidade costuma ser bem mais simples.

Quando há vontade de ir, companhia boa e o passeio é pensado à medida do grupo, qualquer mota serve. Não tem de ser a mota perfeita, nem a mais equipada. Tem de ser a que está na garagem e nos dá vontade de sair.

E quando se começa a pensar assim, a conversa muda. Deixa de ser “isto é complicado” para passar a ser “isto é possível”. Uma volta cá dentro, um salto aos Picos da Europa, aos Pirenéus… ou até algo maior, como Marrocos, feito entre amigos, planeado com calma, sem intermediários, canalizando o dinheiro para a viagem em si e não para quem a vende.

Não se trata de organizar nada agora. Trata-se apenas de voltar a falar de motas como ponto de encontro. De recuperar aquelas conversas simples que começavam com um “e se…” e acabavam com datas, trajetos e a malta na estrada.

Fica só a pergunta, deixada assim, sem compromisso: se nos próximos meses fosses sair de mota em grupo, qual seria o passeio que gostavas mesmo de fazer? Não o mais caro. O mais fácil de acontecer.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 25, 2026, 18:56:09, 18:56
Responder #1

Joao_Cruz

• 1561

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,

Eu voltaria a fazer a EN-2, na boa, com companheiros do CP Moto.
Ia já,  já  em Vespa ou Tracer.
E vocês?

Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk

Janeiro 25, 2026, 19:24:41, 19:24
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18479

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parabéns pela iniciativa, João. (Se realmente acontecer e sair da vontade): :palmas:

Tenho a certeza que todos os que te acompanhassem nessa expedição, iriam ficar totalmente satisfeitos...não só pelo passeio em si, mas também pela liderança, experiência e orientação na expedição.

« Última modificação: Janeiro 25, 2026, 19:27:18, 19:27 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 25, 2026, 23:58:22, 23:58
Responder #3

2low

• 5452
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Boas,

Eu voltaria a fazer a EN-2, na boa, com companheiros do CP Moto.
Ia já,  já  em Vespa ou Tracer.
E vocês?

Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk

Fazer N2 e rota norte seria espetacular.
É uma questão de se combinar.

Sobre marrocos... um dia tb quero fazer mas obviamente não será nem com esta moto nem com este seguro...
Vou acompanhando o topico.

Até lá se não houver nada... sempre podemos ir até à expomoto (ver eventos) em conjunto.
Eu vou!
« Última modificação: Janeiro 25, 2026, 23:59:44, 23:59 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Janeiro 26, 2026, 22:00:31, 22:00
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1148

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Para já só me posso comprometer em pensar sériamente no tema! Vamos ver daqui a uns dias o feedback!

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 28, 2026, 19:52:03, 19:52
Responder #5

JoãoPVCarvalho

• 1967

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Então e uma ida à Exponor não? e juntar com a malta do Norte do País?
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 28, 2026, 22:46:07, 22:46
Responder #6

Joao_Cruz

• 1561

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios

Janeiro 30, 2026, 06:36:53, 06:36
Responder #7

2low

• 5452
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Para quem tiver interesse numa "expedição a  marrocos" e que não queira esperar por uma do cpmoto, a royal enfield organiza esta expedição incluindo uma himalayan 450 aluguer, os valores não são para todos...

Mais info: https://www.royalenfield.com/uk/en/rides/marquee-rides/moroccan-odyssey-2026/

Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)