Autor Tópico: Comparativo Honda CB650R vs Triumph Trident 660  (Lida 3370 vezes)

Março 15, 2021, 19:36:37, 19:36
Lida 3370 vezes

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Março 16, 2021, 15:35:46, 15:35
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Assisti com muita atenção este comparativo, que me parece ter sido transmissor da realidade da convivência na utilização destas motas.

São notórias as diferenças entre modelos, que na minha opinião, não diminui em nada nenhuma das motas.

O que recomendo sempre a alguém que procure por estes modelos é que experimente ambas. E a MT, a SV e a Z.

Convivo diariamente, há um ano, com uma CB650R, vindo de uma 300cc. A versão 2019 (sem a atualização das suspensões que a mesma já teve por parte da Honda) - Obrigado Honda !!!  :napodeser:

É um motor muito linear, sem a "explosão" das rotações "baixas" que a Tridente permite, vai com "calma" (se é que se pode chamar assim), até que "acorda" por volta das 8 mil rpm. E aí, é uma outra mota.

Ou seja, posso ir em 6ª velocidade com o fluir do trânsito citadino e sem o receio de sair a "cavalgar" desenfreadamente se lhe torcer o punho.
Há quem goste... há quem não goste.

A CB também não vai a "bater motor" em mudanças baixas. Nada disso. Naturalmente temos que adaptar a mudança ao fluir do trânsito.

A CB (na minha opinião) é mota para ir com a mudança alta (6/7 mil) numa sequência de curvas, enquanto que a Tridente será para ir a meter mudanças "a torto e a direito" a gozar plenamente a estrada. Vai do estilo/gosto de cada um na sua condução.

Mas não se enganem, pois a CB também permite (dentro dos meus parcos conhecimentos) pura diversão nas curvas. A diferença é que eu adoro ouvir aquele motor a subir de regime, transformando-se numa máquina devoradora de kms. 4 cilindros "rules".  :yeah:

Março 16, 2021, 21:25:15, 21:25
Responder #2

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Março 16, 2021, 21:49:50, 21:49
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
É um motor muito linear, sem a "explosão" das rotações "baixas" que a Tridente permite, vai com "calma" (se é que se pode chamar assim), até que "acorda" por volta das 8 mil rpm. E aí, é uma outra mota.

Num "motor linear" a entrega é progressiva.
Ou seja, não existe esse fenómeno de a certo regime "acordar".
Na realidade, o caso da Trident. E dos triples em geral.

Os motores que "acordam" em altas habitualmente na gíria designam-se por "pontudos".


Março 16, 2021, 22:16:30, 22:16
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Assisti com muita atenção este comparativo, que me parece ter sido transmissor da realidade da convivência na utilização destas motas.

São notórias as diferenças entre modelos, que na minha opinião, não diminui em nada nenhuma das motas.

O que recomendo sempre a alguém que procure por estes modelos é que experimente ambas. E a MT, a SV e a Z.

Convivo diariamente, há um ano, com uma CB650R, vindo de uma 300cc. A versão 2019 (sem a atualização das suspensões que a mesma já teve por parte da Honda) - Obrigado Honda !!!  :napodeser:

É um motor muito linear, sem a "explosão" das rotações "baixas" que a Tridente permite, vai com "calma" (se é que se pode chamar assim), até que "acorda" por volta das 8 mil rpm. E aí, é uma outra mota.

Ou seja, posso ir em 6ª velocidade com o fluir do trânsito citadino e sem o receio de sair a "cavalgar" desenfreadamente se lhe torcer o punho.
Há quem goste... há quem não goste.

A CB também não vai a "bater motor" em mudanças baixas. Nada disso. Naturalmente temos que adaptar a mudança ao fluir do trânsito.

A CB (na minha opinião) é mota para ir com a mudança alta (6/7 mil) numa sequência de curvas, enquanto que a Tridente será para ir a meter mudanças "a torto e a direito" a gozar plenamente a estrada. Vai do estilo/gosto de cada um na sua condução.

Mas não se enganem, pois a CB também permite (dentro dos meus parcos conhecimentos) pura diversão nas curvas. A diferença é que eu adoro ouvir aquele motor a subir de regime, transformando-se numa máquina devoradora de kms. 4 cilindros "rules".  :yeah:

Na minha opinião vai também ao encontro do que o próprio vídeo indica ali pelo minuto ~18:10 em que "se for alguém que pretende uma mais sport vai para a CB650R e se for alguém que pretende uma condução mais relaxada vai para a Triumph" pois apesar do que tu indicas, o comportamento do 3 cilindros de menos cavalos, entrega-te maior binário em rotações bem mais baixas e na prática acontece ao contrário do que tu poderias julgar que fosse...
Acredito que se experimentares entretanto uma 3 cilindros (ou mesmo 2 cilindros) possas verificar essas diferenças e "alterar discurso" ou adequar um pouco mais à realidade.
Ambas são excelentes motos e realmente são muito parecidas no que oferecem, tal como no inicio do vídeo também o tipo diz.
A questão das mudanças, mais fácil tu andares a meter mudanças na tua moto que propriamente na Triumph (no video na CB650R chegou mesmo a meter umas vezes a 2º ao limite enquanto na Triumph foi praticamente sempre em 3ª/4ª) que para um trajecto semelhante, poderá fazer a mesma coisa sem recorrer tanto a redução de caixa, ao contrário do que poderias pensar que fosse...
Mas é normal as pessoas confundirem o facto de se conseguir andar calminho em 5ª/6ª a 40/50kmh com rotações baixas (ou pelo barulho mais ou menos agudo/grave) e sem soluços com essa ideia talvez errada que as 3 cilindros pedem mais caixa... no video dá para ver que na realidade acontece o contrário... assim que se mete uma 2ª, aquilo sobe nas rotações para onde ela tem o binário... e poderá tornar mais ou menos perigoso porque depois poderás a andar a um regime que normalmente não te sentirias confortável...
A 3 cilindros é mais dócil e amiga nisso... porque é talvez mais previsível e por ter o binário cá mais em baixo vais andar sempre num regime com força sem apanhares sustos porque não estarias à espera... acho eu de que...
Mas Viegas, também gosto da tua moto e não estou a falar mal dela... e estou apenas a mencionar um comportamento diferente ...
De futuro, experimenta uma 3 cilindros e uma 2 cilindros para sentires as diferenças e talvez encontrares algo que gostes ainda mais!
A vantagem de uma moto "mais elástica (ou linear)" como a 3 cilindros ou 2 cilindros é que não necessitando de andar a meter tantas mudanças para era puxar ainda mais, acabas por ter consumos talvez mais baixos do que uma tradicional 4 cilindros.
Vá... mas continua a aproveitar bem essa tua excelente moto!  :cool: :convivio:

EDITADO: vai ao encontro do que o Dfelix entretanto escreveu ...

LeoLopes, obrigado pela partilha.
Este é um comparativo não para perceber qual a melhor mas qual a que se adequa a cada um dos potenciais compradores...
Porque ambas são excelentes motos e não têm quase nenhuns pontos negativos.
Vai mesmo partir do gosto de cada um, esse tipo de condução ligeiramente diferente (como diz no vídeo, a entrega do motor é diferente).
Gosto deste tipo de comparativos mais porreiros e sem ser os típicos do "bota a baixo", porque nisso só teria de fazer uma comparação entre uma qualquer moto e uma qualquer automóvel...e ganhava sempre a moto!  :yeah:
« Última modificação: Março 16, 2021, 22:37:27, 22:37 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 16, 2021, 23:57:51, 23:57
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Duas belas máquinas e...bem bonitas. :nice:

Da capacidade do bloco da Trident, desconheço pois nunca andei.
Mas imagino que seja excepcional e o vídeo de facto ilustra tratar-se de uma moto bem adaptada para quem procura uma condução mais 'relaxada', segundo dizem.

Alguns pormenores da mesma, acho-os muito bem conseguidos.

Quanto à CB650R...nessa andei. E por 2x...
Modelo que sucedeu à CB650F e em que também andei.

Do que me recordo do teste que fiz à CB650R e especificamente quanto à elasticidade, considero que tem uma 3a relação de caixa que parece dar para tudo.

Honestamente, a elasticidade que me demonstrou permite ficar-se com ideia de não ser necessário trocar relação, mesmo se a velocidade for muito muito baixa.
Se é preciso rodar punho, responde de imediato e quando damos por nós, estamos a circular a uma velocidade muito para lá do permitido.

Com uma ou outra, o sorriso de orelha a orelha é mais que certo. :)
E o preço parece perfeitamente ajustado em ambas.  :cost:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 17, 2021, 07:43:17, 07:43
Responder #6

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bom bom era a Hornet 600 de 2002!!!! E das azuis, que andavam mais.

 :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Quem não sonhava com uma CBR 600 ligeiramente descafeinada e mais barata???
E aquela ponteira por cima, enfim...

 :backup.to.topic:

A CB 650 R é uma "sucessora" da Hornet, mas amansada.
Menos uns cavalitos, um bocadinho mais de baixas, ABS e cenas electrónicas, e estilizada para uma imagem "retrocool".
Acho que são motos ideais para quem compra uma primeira moto "grande". O 4 em linha é muito suave em baixas, tem médias aceitáveis e depois em altas tem sumo para quando já se tem mais confiança e unhas maiores.

A MT-07 veio baralhar tudo e tomar conta desta franja de mercado, com mais irreverência, um motor mais alegre, mas que perde pulmão no final da escala do conta-rotações.

Portanto, para uma qualquer estradinha de montanha, neste momento escolheria a mt/07, se fosse para "tirar-tempos" numa pista, era um 4 em linha que escolheria - dentro da escolha actual e desta gama de potências.

Pessoalmente, adoro um bom 4 em linha (o da XX é maravilhoso), mas um bom V2 com binário "à grande" e capacidade de alongamento nas rotações - bate tudo no factor diversão.

O 3 em linha, tá algures ali pelo meio... para o meu gosto, nem é carne nem é peixe. Para uns é tofú, para outros marisco.

Com isto tudo quero deixar no ar a ideia que mesmo bom é um gajo poder experimentar várias tipologias de motor e ciclística para poder sentir o que melhor se encaixa a dada altura da vida nas suas necessidades/vontades.

É um bom dilema esse!!!!

p.s.: não descartes comprar uma moto em 2ª mão em bom estado, fazeres uns 6 meses ou 1 ano nela, pôr à venda e passar para outro tipo, repetir as vezes que fôr necessário até achares aquele compromisso que te satisfaz.

Boa sorte na escolha!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 18, 2021, 12:15:18, 12:15
Responder #7

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
A trident veio baralhar no bom sentido.

Preço/qualidade/equipamento, tratando-se de um triple no meio de 2 ou 4 cilindros, muito dificil de bater.

Felizmente é escolher pelo gosto, e há para tudo e para todos

Boas curvas Camaradas  :scooter:

Março 18, 2021, 13:33:45, 13:33
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Hoje de volta ao trabalho lembrei-me deste tópico e decidi seguir por uma estrada com algumas curvas encadeadas para tirar mais algumas impressões, comparando-as com o test drive do vídeo.

De facto, e com confiança (a minha vai aumentando gradualmente) no encadeamento das curvas, com a trajetória correta e desde que trazendo a mudança correta (3ª nas mais lentas, 4ª nas mais rápidas) sente-se a mota "plantada" no chão em que vai comendo curva atrás de curva.

Penso que com a Tridente, mais leve, será mais "fácil" o encadeamento, mas isso tinha sempre que experimentar e ganhar mais "calo" nas mãos.

Sapiens21, provavelmente não me expressei melhor: em trânsito lento, chegar a uma rotunda, por exemplo, fazer a mesma, etc. etc. a 3ª velocidade é usada por mim 98% das vezes. A 2ª apenas quando o trânsito fica mais "lento" por exemplo quando se junta a um semáforo e tu vais-te chegando à fila e ela começa a andar.

Agora (e ainda hoje experimentei) quando lhe dás "gás" os 150 aparecem num instante e ainda faltam mudanças para meter.  :diabolico: Não é um comportamento que apoio ou que tenha regularmente, mas ao utilizar a sua potência nos regimes altos ficamos depressa a saber que a mota nos diz: "Eu ainda estou aqui!"