Quando aperto o travão/travões só aperto a embreagem para baixar de mudança.
Estás a fazer correctamente.
O vídeo é confuso e induz em erro.
Além de que não parece tomar em consideração alguns pontos importantes:
- Na realidade a embraiagem só "gasta" quando é accionada. Pois é neste momento que os discos entram em fricção.
- O motor auxilia a travar. Isto pode facilmente ser constatado se forem numa velocidade constante e meterem uma abaixo. Se continuarem com dúvidas metam abaixo quantas restarem.
- O motor evita a roda bloquear. E isto é particularmente evidente em motos sem ABS.
- Libertar a "tracção" da roda traseira interfere drasticamente com a ciclística. (há um vídeo porreiro
aqui que na
minha opinião o gajo foi ao charco sobretudo por ter accionado a embraiagem quando panicou durante a travagem)
- Os travões dependem sobretudo a eficiência térmica do disco e pastilhas. Esta é uma das razões porque em estradas de montanha muitas vezes surgem a indicações para "travar com o motor". E uma das razões porque muitos turistas se espetam com carros alugados na Madeira.