Autor Tópico: Uso da embreagem nas travagens  (Lida 4439 vezes)

Novembro 10, 2019, 16:18:23, 16:18
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tiagofo20

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Este video deixou-me confuso. Vocês usam a embreagem sempre que travam?

Quando aperto o travão/travões só aperto a embreagem para baixar de mudança. Nunca fico com a embreagem apertada mais do que uns 5 segundos para não acelerar o desgaste, daí ficar confuso no vídeo. Acho estranho depois ter de largar a embreagem sem saber bem qual a mudança que devo ter engatada.

Também já vi um outro vídeo que vai ao encontro do que diz este, ao mencionar que nas motas, ao contrário dos carros, não se deve travar com o motor.


Novembro 10, 2019, 16:59:23, 16:59
Responder #1

TMXR

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o motor nao serve para travar... para travar tem de usar os travoes.


Podes ajustar a velocidade deixando de acelerar e fazendo com que a inercia do motor e a resistência mecanica, de rolamente e aerodinamica te faca perder velocidade... e também podes e deves ir baixando de caixa durante a perca de velocidade pois o motor precisa de manter-se dentro da sua gama de rotacoes utilizáveis e a dinamica desta acao vai-te ajudar a manter o veiculo mais estavel (mas nao se o fizerem bruscamente).

O que pode estragar é precisamente reduzir a caixa de um forma violenta, reduzindo para uma mudanca demasiado baixa pois colocaras muito stress na embraiagem e nos veios, e toda essa energia para alem de ir causando desgastes ou ate provocar uma quebra (seja na caixa ou no motor por sobre rotacao) pode fazer perder o controlo do veiculo por fazer patinar a roda (ou rodas) de tracao


A embraiagem serve para mudar de relacao de caixa e para parar e arrancar... se a usares como travao ela vai ceder com o uso.


Quanto ao travar, podes e deves travar sem usar a embraiagem, a menos que vás parar ou precises de mudar de caixa durante a duracao da travagem


Travar sem usar a embraiagem nao faz menhum, quando nao usas a embraiagem esta esta solidaria com o volante do motor e com a caixa.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 10, 2019, 17:02:27, 17:02
Responder #2

JoãoPVCarvalho

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Se fores travar a fundo até compreendo o conceito que descrevem no vídeo, em caso de travagem para reduzir a velocidade até uso a caixa para reduzir sem bloquear...
De modo que me parece que a descrição do vídeo não está correcta.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 11, 2019, 13:49:22, 13:49
Responder #3

Moto2cool

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A redução de caixa (usar mudança mais baixa) é uma forma de auxiliar a travagem (travar com o motor).
Tanto se pode usar numa situação de emergência ( graves diferenças de velocidade podem provocar danos) para ajudar a eficácia dos travões na redução de velocidade, como quando se circula em planos muito inclinados para evitar sobreuso dos travões.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 11, 2019, 18:18:07, 18:18
Responder #4

dfelix

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Quando aperto o travão/travões só aperto a embreagem para baixar de mudança.

Estás a fazer correctamente.

O vídeo é confuso e induz em erro.
Além de que não parece tomar em consideração alguns pontos importantes:

- Na realidade a embraiagem só "gasta" quando é accionada. Pois é neste momento que os discos entram em fricção.

- O motor auxilia a travar. Isto pode facilmente ser constatado se forem numa velocidade constante e meterem uma abaixo. Se continuarem com dúvidas metam abaixo quantas restarem.

- O motor evita a roda bloquear. E isto é particularmente evidente em motos sem ABS.

- Libertar a "tracção" da roda traseira interfere drasticamente com a ciclística. (há um vídeo porreiro aqui que na minha opinião o gajo foi ao charco sobretudo por ter accionado a embraiagem quando panicou durante a travagem)

- Os travões dependem sobretudo a eficiência térmica do disco e pastilhas. Esta é uma das razões porque em estradas de montanha muitas vezes surgem a indicações para "travar com o motor". E uma das razões porque muitos turistas se espetam com carros alugados na Madeira.