Autor Tópico: Burlas na Internet…Atenção, podia suceder contigo!  (Lida 6789 vezes)

Maio 27, 2016, 13:38:20, 13:38
Lida 6789 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Burlas na Internet…Atenção, podia suceder contigo!




Este tópico é criado como forma de alerta e vem no seguimento de uma notícia que não é nova, mas que infelizmente se mantém tão ou mais actual nos dias que correm! E isso para mim é o bastante para reactivar um alerta que deve estar constantemente presente na nossa cabeça.

O exemplo que abaixo se transcreve integralmente foi relatado pormenorizadamente por um leitor da publicação portuguesa AutoHoje e que o fez no sentido de servir como alerta!
Diz respeito a um veículo automóvel, mas acreditem….todos os dias há tentativas do género relativamente a motociclos que são colocados em sites de vendas gratuitos.

Diariamente existem tentativas para obtenção ilícita de dinheiro, todos os dias existem burlas que levam pessoas honestas a cair na teia de trocas de palavras cordiais e facilitadoras, todos os dias há pessoas que, a meros 5Kms de nossa casa ou noutro país a 5.000Kms de distância, se dedicam a aliciar e a enganar sem escrúpulos quem está numa venda com boa fé.

Leiam este exemplo e se algum dia venderem o vosso motociclo pela Internet, tenham atenção…muita atenção ao tipo de propostas que são feitas!


---------------------------------------------------------------


Fonte do exemplo dado: http://www.autohoje.com/

Divulgamos os métodos, os dados e o nome usado por um burlão que faz carreira nos sites de classificados de automóveis a vender automóveis a bons preços. Conheça o “envolvimento” e a conversa que manteve por e-mail com um leitor do Autohoje.

De boa-fé e na perspectiva de fazer um bom negócio com um carro de marca conceituado, o leitor do Autohoje (devidamente identificado e que nos relatou com pormenor a história ao telefone) encetou uma comunicação por e-mail com um vendedor burlão, do qual divulgamos os dados e métodos para ficar atento e não negociar com este tipo de falsos vendedores.

1º Contacto (leitor da AutoHoje)

To: (retirado)
Mensagem:

Caro José Viveiros,

Estou interessado em adquirir-lhe a carrinha.
Precisava antes disso dialogar consigo alguns pormenores.
Peço o favor de me ligar ou enviar-me o seu contacto, uma vez que o número que anuncia tem apenas 8 digitos (falta o 9º).
Gostava também de receber mais fotos (interiores, motor, etc) para agendarmos um encontro.


Resposta vendedor:

Em 21/11/2014 11:53, \"Jose Costa\" < >'; document.write(''); document.write(addy_text62332); document.write('<\/a>'); //-->\n ; escreveu:

Boa tarde,

O carro ainda esta a venda: 2010 BMW 318 d Touring, por 9.550€, 73.000 kms.
Segue em anexo as fotos do carro.
Viatura está exatamente como nas fotos, tem inspeção em dia, está impecável e tem livro de revisões feitas na marca.
O carro tem estado numa garagem, está em boas condições, de motor e carroçaria.
Atualmente moro no Reino Unido e o carro está no Reino Unido também. Eu quero vender o carro em Portugal, porque o carro tem os documentos em português e matricula portuguesa. Toda a documentação está legal, sem encargos nem qualquer outro tipo de taxas.
O transporte de Inglaterra para Portugal ficará a meu cargo.
O preço do carro será de 9.550€, mas com tudo incluído como disse anteriormente : viajem e o registo de propriedade e documentos do carro com a devida inspeção.
Muito obrigada pela disponibilidade e atenção.
Aguardo sua notícia suas brevemente

Com os melhores cumprimentos
Jose



Resposta comprador (leitor da AutoHoje):

Boa tarde sr. Costa

Obrigado pelas fotos enviadas.
Como lhe falei mantenho interesse na carrinha!
Como sugere que eu possa verificar a integridade mecânica da viatura?
Pode indicar uma morada para que eu tente contratar um mecânico que faca verificação em meu nome?

Um abraço



Resposta vendedor:

No dia sábado, 22 de Novembro de 2014, Jose Costa < >'; document.write(''); document.write(addy_text35245); document.write('<\/a>'); //-->\n ; escreveu:

Boa noite,
Antes de mais obrigado pela sua resposta!
Gostaria de confirmar que posso arranjar a entrega do veículo em Portugal. Tenho um acordo com uma empresa de transportes que vai entregar o carro em Portugal. O transporte da viatura até Portugal demora 3 dias.
A empresa será totalmente responsável pelo processo: a entrega do carro, pagamento e a passagem de proprietário.
 
Para poder entregar o carro e reservá-lo em seu nome você deve pagar 30% à empresa, este montante está incluído no preço total do carro. Quando o carro chegar na morada indicada vai ter um período de inspeção de 3 dias para testar o veículo.
Os restantes 70%, serão pagos no final dos 3 dias depois de testar o carro. O pagamento vai ser feito através de transferência bancária.

Se está interessado neste veículo e quer comprá-lo, agradeço que me enviasse um e-mail com seus dados: nome, endereço, cidade, código postal, N º de BI, N º de Telemóvel. A empresa vai entrar em contacto consigo com todos os pormenores e a declaração de venda. Deixo o meu contacto para mais informações +44 7448 751 097.
Agradeço uma resposta da sua parte em breve!

Com os melhores cumprimentos
Jose



Resposta comprador (leitor da AutoHoje):

Date: Mon, 24 Nov 2014 02:05:57 +0000

Subject: Re: 2010 BMW 318 d Touring, por 9.550€, 73.000kms
From: (retirado)
To: (retirado)

Boa noite

Deixo-lhe de seguida os meus dados:
(Retirado)
Preciso lhe colocar as seguintes questões:

1. Em que zona do Reino Unido se encontra?
2. Aceita que eu envie alguém em meu nome ver o carro antes de você o enviar?
3. Como pode compreender não posso adiantar-lhe cerca de 3k€ sem ter certeza que vou gostar do estado de conservação do carro. Posso arranjar alguém que vá ao seu encontro? Caso esteja em condições Mecânicas e legais como indica até sou capaz de viajar para ser eu a trazer o carro pela estrada.

Cumprimentos



Resposta do vendedor:

2014-11-24 10:43 GMT+00:00 Jose Costa < >'; document.write(''); document.write(addy_text77583); document.write('<\/a>'); //-->\n ;:

Bom dia,

Eu vivo em Nottingham.
Compreendo a sua proposta, mas a única maneira de fazermos o negócio é através da companhia de transporte, porque eu não estou na cidade neste momento e não podemos marcar um encontro para ver o carro pessoalmente.

O carro já está na custódia da empresa de transportes pronto para entrega. A empresa é responsável também por viajem, o registo de propriedade e documentos do carro com a devida inspeção. Parece-me a melhor forma de fazermos o negócio em segurança para ambas as partes. Se está interessado neste veículo e quer comprá-lo, agradeço que me enviasse um e-mail com seus dados:

Nome completo:
Endereço completo:
Cidade:
Código Postal:
País:
N º de Telemóvel:
E-mail:
N º de BI:
NIF:

Não vai ter que se preocupar, a empresa vai trazer o carro na morada que o Sr. Indicar.
Obrigada pela disponibilidade e aguardo uma resposta em breve para iniciar o negócio.
Com os melhores cumprimentos

Jose



Resposta do comprador (leitor da AutoHoje):

Date: Mon, 24 Nov 2014 12:31:58 +0000
Subject: Re: 2010 BMW 318 d Touring, por 9.550€, 73.000kms
To: (retirado)

Bom dia,

Tenho pena dessa dificuldade. Como se vai precaver o Sr. de fazer chegar o carro até a mim e depois eu verificar que tem alguma particularidade mecânica que me faz desistir do negócio?
Pode dar-me o contacto da transportadora (UK + PT)?

Obrigado



Resposta do vendedor:

From: Jose Costa < >'; document.write(''); document.write(addy_text69588); document.write('<\/a>'); //-->\n ;
Date: 2014-11-24 13:53 GMT+00:00
Subject: RE: 2010 BMW 318 d Touring, por 9.550€, 73.000kms
To: (retirado)

Boa tarde Sr,

No caso de o veículo não estar em ótimas condições o valor dos 30% também será reembolsado.
Da minha parte pode ficar descansado sou uma pessoa honesta e tudo vai correr bem.
O nome da empresa é www.uship.com, uma das maiores empresas aqui no Reino Unido.
Email: uship@europe.com
Tel :  +44 (7424) ******
Se está interessado neste veículo e quer comprá-lo, agradeço que me enviasse um e-mail com seus dados:
Nome completo:
Endereço completo:
Cidade:
País:
N º de Telemóvel:
E-mail:
N º de BI:
NIF:

Não vai ter que se preocupar, a empresa vai trazer o carro na morada que o Sr. Indicar.
Obrigada pela disponibilidade e aguardo uma resposta em breve para iniciar o negócio.

Com os melhores cumprimentos
Jose



Ligação telefónica directa

O comprador apercebendo-se que podia ser um esquema fraudulento não respondeu ao vendedor.

Um dia depois da última comunicação, o vendedor ligou ao comprador (uma ação muito rara neste tipo de crime) falando em português com sotaque italiano, a pressionar para enviar os 30% do valor do veículo. O comprador manteve-se firme na sua decisão de não pagar sem ver em que condição se encontrava a viatura. O burlão percebeu que o negócio não se podia concretizar e desligou o telefone.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2016, 17:08:18, 17:08
Responder #1

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tentaram comigo através do olx,e sabem de onde? Da China...
membro numero 16

Julho 24, 2016, 18:39:19, 18:39
Responder #2

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A quantidade enorme de e-mails fraudulentos é impressionante.

Mas como é lógico nunca abro nenhum e-meil suspeito.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 24, 2016, 09:40:14, 09:40
Responder #3

celinho99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX e NC750x
  • Localidade: Quarteira
A quantidade enorme de e-mails fraudulentos é impressionante.

Mas como é lógico nunca abro nenhum e-meil suspeito.

João  :scooter: :scooter:

Neste caso foi quem recebeu o email que iniciou as "hostilidades" dos emails.Temos que andar de olho aberto, comprar uma coisa sem a ver.... não tou a ver eheheh ainda pra mais por 10mil paus  :tirarchapeu:


Agosto 24, 2016, 09:44:34, 09:44
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Todos os dias acontecem "patifarias" destas e não é só com automóveis ou motociclos.

É com tudo mesmo... :zangadoplus:

Há pessoal que se especializou em burlar os outros e faz disso vida. OLX e Custo Justo (entre outros), são o seu site predilecto.  :napodeser:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 24, 2016, 10:08:01, 10:08
Responder #5

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Infelizmente existem muitos!!!

Desconfiam sempre de anúncios mal escritos (do google translante) ou pedidos de contacto fora da plataforma de vendas ou fora do país. Outros são pedido de contacto com emails fora também.  Preferível sempre utilizar mensagem ligada ao anúncio que pode traceada pelo suporte do olx, sapos, custo justo etc...
Pagar transportes dos mesmo é de desconfiar assim como nunca disponíveis para presencial.
Basicamente se a oportunidade é muito boa é de desconfiar.

Quem vende também é aliciado para os mesmo com os mesmo métodos... preferível cara a cara sempre.

Boas curvas
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 24, 2016, 21:37:53, 21:37
Responder #6

RSANTANA

  • Visitante
Ja me aconteceu, pedi uma copia do livrete, e os dados do livrete não correspondiam ao carro, denunciei ao olx e eles apagaram a conta do gajo.

Agosto 26, 2016, 00:10:08, 00:10
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu nem vos conto os esquemas com telemóveis no OLX e CustoJusto...

Há coisas incriveis e existem pessoas bem intencionadas, que são enganadas diariamente.

Nos esquemas, chegam a criar e-mails só para usar uma vez.   :irritado:

Em motociclos e automóveis, a forma é diferente e raramente aparecem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2016, 01:53:07, 01:53
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Eu já estive mesmo mesmo quase a levar uma 'banhada' com uma compra de uma PlayStation para o meu filho, através de um anúncio no  OLX !
 'Por portas e travessas' (e com alguma sorte e através do nº de contacto do telemóvel do sujeito)  ) acabei por saber quem era o 'intruja' e 'a coisa' chegou a ficar 'azeda'  . Morava no Carregado e .....era polícia numa esquadra de Lisboa !! :???:
Não avancei com nenhum procedimento legal contra o sujeito porque não tinha e-mails escritos nem alguma outra prova . Foi tudo sempre conversado ao telemóvel.

Agosto 26, 2016, 09:10:26, 09:10
Responder #9

jacare

  • Visitante
Na internet já comprei e vendi muita coisa.
Começando pelo falecido miau, olx, custo justo e ebay e só tive uma má experiencia que nem burla pode ser considerada - um telemovel que estava com aspecto pior do que na foto.
Há artigos que podemos arriscar na compra à distância com envio, mas há outros que devemos obrigatoriamente optar pela entrega em mão para poder experimentar; PCs, telemoveis e material electro-electronico é sempre preferivel e obviamente que carros e motos nem há outra maneira racional de fazer
Os sites que tem feedback para o vendedor são os melhores - que é algo que falta no OLX -  pois garantidamente que quem tem bom feedback, por norma não engana, até porque muitas vezes até saõ comerciantes a despachar retomas.
Outra pormenor importante é que na net "nem tudo o que parece é", daí que muitas vezes leva à conclusão que fomos engandos, mas na realidade é a diferença entre o virtual e o real.
Em relação a carros/motos, todos os anuncios de vendas baratas no estrangeiro são burla, assim como aqueles que aparecem a querer comprar o nosso carro/mota, estando no estrangeiro.
Outra burla famosa que anda pela net é a do email do militar americano que esteve no Iraque/Afeganistão e tem uma fortuna guardada e quer investir blá, blá blá.
O engraçado é que há sempre gente que cai nestas burlas, caso contrario elas já teriam desaparecido da web.

Dezembro 21, 2020, 17:44:33, 17:44
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não podia deixar passar a oportunidade para novamente alertar para os perigos que se escondem nos negócios feitos pela internet...

E por isso reactivo este tópico, para dar conta de um caso bem recente (de entre tantos outros) que ocorreu na zona mais a norte do país e em que o burlão enganava as vítimas através de anúncios de artigos à venda, nomeadamente motociclos em páginas online, onde colocava fotos de motos para venda...que depois nunca eram entregues.

Com o esquema que engendrou acabou por enganar muita gente e conseguiu 11.000€, que felizmente o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Vila Real conseguiu recuperar após várias diligências para chegar ao patife... :zangadoregras:


https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/30137
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 21, 2020, 18:22:05, 18:22
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É preciso ter muito cuidado com este tipo de "negócios".
Às vezes pensamos que sai mais barato ou que existe um negócio muito bom mas às vezes é o contrário.

Espero que as pessoas que foram prejudicadas possam ser ressarcidas.

Viram os cálculos do homem nas folhas de papel. Rudimentar mas ainda lhe rendeu 11 mil euros.  :smiley:

Dezembro 28, 2020, 10:42:32, 10:42
Responder #12

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Andavam por aí uns artistas ( esses foram de saco, mas devem andar por aí mais como eles ) que usavam o MBWay para as trafulhices.

Não desculpando os burlões, os "patinhos" que cairam neste esquema são mesmo isso: "patinhos".

Vejamos... o MBWay é uma aplicação idealizada para fazer compras e/ou transferencias através do telemovel, sem termos a necessidade de haver uma deslocação a um terminal multibanco. Uma ex-colega da minha esposa meteu um artigo á venda no OLX, sendo que o MBWay era uma das formas de pagamento aceite. O artigo era uma rampa de cabeleireiro ( não serve para os cabeleireiros se entreterem a dar saltos nas horas mortas, é aquele dispositivo onde as senhoras deitam a cabeça quando lavam o viveiro de piolhos ). O artigo tinha valor negociavel, já agora.

A rapariga recebeu uma chamada telefonica de um senhor com um sotaque... "esquisito" ( não vou dizer que era cigano, posso ser acusado de xenófobo ).
O senhor em questão estava tão interessado no artigo que nem deu importancia ao "valor negociavel". Pagava o que ela pedisse.
O senhor em questão, para evitar chatices, queria pagar por MBWay.
O senhor em questão pediu á rapariga que se deslocasse a um terminal ATM e seguisse as suas instruções para validar o pagamento do artigo, sendo que só o poderia levantar na semana seguinte.
A rapariga foi ao ATM, segiu as instruções do senhor e ficou com a conta a zero e uma "rampa de cabeleireiro usada, mas em bom estado" na sua garagem...

1º ponto: para que raio é que um cigano precisa de uma rampa de cabeleireiro?
2º ponto: quem é que, havendo a possibilidade de regatear o preço, não tenta baixar o valor do artigo?
3º ponto: quem é que paga, sem pestanejar, o valor pedido e nem sequer quer ver o artigo ao vivo, para aferir a qualidade do mesmo? Ainda para mais pagando adiantado e deixando o artigo na posse do vendedor até... sabe-se lá quando?
4º ponto: se a finalidade da aplicação é evitar idas ao multibanco, porque raio é que alguem iria ao multibanco fazer uma transação que é suposto ser feita por uma aplicação que visa evitar deslocações ao multibanco? Perceberam? Fiz-me entender?

Portanto, a rapariga recebe uma chamada de um completo desconhecido ( com o tal sotaque... "esquisito"... ), com a ganancia de vender o artigo pelo maior valor possivel ( e, segundo ela, com a esperança que o comprador se esquecesse de o vir recolher, possibilitando uma nova venda, sem devolver o valor já ganho com a primeira venda ) vai a correr ao ATM e segue todas as instruções para dar os seus dados e acessos da sua conta bancária a outra pessoa...

Esta mentalidade e falta de inteligencia torna estes esquemas tão faceis para os burlões que eu até fico a pensar se as pessoas não gostam de ser enganadas...

Um membro de um motoclube aqui da zona meteu a sua bicicleta de passeio á venda no OLX. Num dia recebeu mais de 10 telefonemas, todos a quererem comprar a bicicleta, pagando por MBWay. Farto dessas conversas, o vendedor mudou o anuncio, deixando bem claro que não aceitava pagamento por MBWay... ainda lá tem a bicicleta, nunca mais apareceram interessados...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 28, 2020, 11:03:52, 11:03
Responder #13

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu por acaso sou uma beca parvo. Mesmo que diga negociável não tenho muita paciência para negociar se achar o valor ok. Também só costumo travar conversa quando o preço me parece ok por isso quero é despachar. Também vi uns anúncios que o negociável é que quer dizer que é mais caro do que o anúncio. Até dá vontade de rir.

Mas sim há pessoas que não são informadas e o tiro sai ao lado. Há pessoal que simplesmente não sabe o que é o mbway e não o tem. Por isso a verdade é que se não tiver mbway a primeira coisa a fazer é ir ao multibanco. Se estiveres em controlo remoto e não leres as coisas que te vão aparecendo és enganado.

Acho que o OLX até meteu um aviso na página para o pessoal estar mais atento mas depois eles tentam outras formas de burlar.

Andava a procura de um código online para um jogo da ps4 que me saísse mais barato do que na loja da Sony e havia um anúncio a um preço muito interessante. Quando perguntei se era físico ou digital a pessoa disse logo que era o que eu quisesse. E eu... Yeh sure... Ele insistiu e eu disse que não estava interessado e pronto. Claramente deve ser uma nova alternativa para enganar pessoal.

Setembro 26, 2021, 10:12:39, 10:12
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pessoal, atenção às vendas de artigos no OLX.

Há malta a contactar via Whatsapp para o número que deixamos no anúncio e depois tentam convencer-te a usar a forma de 'envio pelo OLX'...

Na realidade esse sistema funciona e, aparentemente, muito bem!

O problema é que a conversação NÃO DEVE OCORRER VIA WHATSAPP (desculpem pelo caps-lock, mas é para perceberem a importância disso), pois o objectivo está em fornecerem um link de uma página em tudo idêntica à legítima...mas que é fraudulenta.  :curtocircuito:

Passei por uma situação dessas ontem e mandei 'educadamente' a Sra Brasileira a dar uma volta ao bilhar grande.info

Atenção porque a conversa é sempre muito simpática e disponível, mas o objectivo é ficarem com dados bancários, como cartão de crédito, através dessa 'página fraudulenta'.

Fica o aviso...



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 26, 2021, 10:35:53, 10:35
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A “engenharia social” nunca cessa de me espantar.

Se usassem as capacidades para trabalho legítimo, provavelmente não precisavam de viver destes esquemas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 26, 2021, 16:57:17, 16:57
Responder #16

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Por acaso, sempre que coloco qq produto à venda no OLX, nunca, mas nunca coloco o telemóvel visível. Quem quiser que contacte através do sistema de mensagens deles.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk