Autor Tópico: "Trotinetes e o raio que o parta"  (Lida 24738 vezes)

Agosto 11, 2019, 17:26:45, 17:26
Responder #100

Lourenço

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Isto está a ficar muito sério, já há registo de vários mortos por essa Europa fora, direta ou indiretamente ligados á utilização irracional destas trotinetes, nomeadamente em autoestradas.

"Ontem, o utilizador de uma dessas trotinetes elétricas decidiu circular na A86, na zona de Velizy-Villacoublay. Ele foi atingido por um motociclista."

O condutor da trotinete com cerca de 30 anos de idade faleceu e o motociclista ficou gravemente ferido.

https://www.autoplus.fr/actualite/Trottinette-Paris-accident-autoroute-Yvelines-1541320.html

Agosto 11, 2019, 18:22:28, 18:22
Responder #101

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Impressionante...

Eu a pensar que ver uma trotinete eléctrica numa A E. ou via com semelhantes características, era somente coisa que podia vir dos States...e afinal não.  :-\

Como é que alguém, no seu perfeito juízo, não percebe o perigo que se coloca a si próprio e aos outros???

É que já nem falo da ilegalidade, mas da evidência e desproporcional velocidade que devia ser chamativa o bastante para que ali não circulasse.

Enfim... :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2019, 19:21:03, 19:21
Responder #102

2low

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Desde o inicio do ano já faleceram 16 utilizadores de trotineta...
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/campanha-nacional-alerta-para-uso-de-capacete-para-quem-anda-de-trotineta?ref=HP_PrimeirosDestaques

Politicas (ou falta de) municipais facilitistas, descuidadas e sem o mínimo de responsabilidade dá nisto.

Não se trata de um ataque (pessoal) às trotinetas enquanto objecto que proporciona um modo de mobilidade alternatico, nem sequer um ataque aos seus utilizadores, contudo parece-me cada vez mais urgente alterações a todos os regulamentos e legislações quanto a via publica, mobilidade e transporte para garantir segurança para todos os presentes na via publica e que sejam salvaguardas as condições de responsabilidade civil... portanto... poderá fazer sentido exigência de uso de capacete, obrigação de deslocação apenas nas ciclovias e faixas de utilização mista de baixa velocidade (faixas mais à direita para bicicletas, autocarros, etc...,) haver seguro e o IUC mesmo que seja um valor irrisório (de 1€/2€) poderá servir como medida municipal dissuasora da proliferação de trotinetas pela cidade sem mínimo de regras e quantidades desproporcionadas para as necessidades... 

E não é de estranhar qualquer dia, quando tudo se deslocar de veículos eléctricos, bicicletas, trotinetas e outros meios de mobilidade alternativos, os grupos privados que gerem os actuais centros de inspecção venham a chorar por novas inspecções a tudo o que seja para a mobilidade de pessoas...
É o custo de se "vender" o país aos privados... mas os governos poderão reverter essa situação e prever no futuro centros de inspecção estatais para verificação dos sistemas de segurança de todos os veiculos electricos, incluindo bicicletas e trotinetas... ou prever manutenções obrigatórias e registadas nos concessionários das marcas...(apesar da questão legal e preocupante que se prevê para as pequenas oficinas...)

 

Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 28, 2019, 19:36:23, 19:36
Responder #103

Sapiens21

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Li o artigo e...ou passou-me sem me ter apercebido da clarificação do número avançado, ou não indica se as 16 mortes (só este ano) são a nível  Europeu ou Mundial.

Porém e independentemente disso, os números não deixam de ser reveladores de que é perigoso...ou melhor...alguns utilizadores colocam-se em perigo na utilização das mesmas.

Não será somente por causa da velocidade "absurda" de 20 ou 25kmh, penso eu...
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Agosto 28, 2019, 20:25:09, 20:25
Responder #104

VCS

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Eu já usei várias vezes e na minha opinião é bastante perigoso.
No início do ano tive um episódio que me podia ter custado bastante caro.
Um dia à saída do meu escritório estava sem moto e com pressa. Quis regressar a casa a pé mas estava atrasado e estava estacionada uma trotinete mesmo à porta. Peguei nela e arranquei. Andei uns 100 metros sempre a avançar até que se iniciou uma descida pronunciada. Por precaução, no início da descida abri a mão para acionar o travão e percebi que... estava partido !!! :zangadoplus: A velocidade já eram os tais 25 ou lá o que é... vi que não vinha ninguém atrás e tentei saltar em andamento, já no meio da descida (que tem à vontade uns 200 ou 300mts e carros parados num semáforo no fim da descida...)
Claro que caí e embrulhei-me todo, mas felizmente não bati com a cabeça nem parti nada... não levava capacete mas tinha vestido o blusão de moto com protecções...
Nunca mais andei. Verifiquem sempre se a trotinete tem o travão operacional. Quando está partido o único travão, a app não bloqueia a trotinete. 

Agosto 28, 2019, 21:12:14, 21:12
Responder #105

Sapiens21

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 :pensador:

"...e estava estava estacionada uma trotinete mesmo à porta. Peguei nela e arranquei"

Mas era de uma das empresas a operar em Portugal, com a dita trotinete aparcada ali por perto...?

Já agora uma pergunta de quem já andou de scooter eléctrica...mas nunca de trotinete eléctrica, desconhecendo por completo como se processa:

Deixando de girar punho ela não diminui?
Não tem um sistema de recuperação de energia cinética ao desacelerar ?
« Última modificação: Agosto 29, 2019, 10:29:15, 10:29 por Sapiens21 »
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Agosto 29, 2019, 10:26:15, 10:26
Responder #106

VCS

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:pensador:

"...e estava estava estacionada uma trotinete mesmo à porta. Peguei nela e arranquei"

Mas era de uma das empresas a operar em Portugal, com a dita trotinete aparcada ali por perto...?

Já agora uma pergunta de quem já andou de scooter eléctrica...mas nunca de teoricamente eléctrica, desconhecendo por completo como se processa:

Deixando de girar punho ela não diminui?
Não tem um sistema de recuperação de energia cinética ao desacelerar ?


Sim, era da Lime, julgo que as primeiras que chegaram a Lisboa. Hoje já há umas 4 ou 5 apps diferentes.

A descer com bastante inclinação a desaceleração com punho fechado é zero. A minha opção era saltar ali ou matar-me na traseira de um carro uns metros mais à frente, ou, pior,  ser colhido num cruzamento.

Para além disso a instabilidade lateral do engenho é assinalável, qualquer pessoa "média", que não tenha grande técnica ou jeito por exemplo para skates ou similares, vai ter uma certa dificuldade de adaptação. Já perdi a conta às pessoas que já vi cair...

Outro aspecto é que um tipo em cima daquilo transforma-se um bocado num "hooligan social". Contra mim falo: passeios, semáforos, vai tudo a eito. Uma vez fiz a experiência de ir de trotinete para o trabalho, e cheguei mais rápido do que de moto (é uma distância curta). Porquê? Porque se o sinal estava fechado, ia pelo passeio ( o que é proibido), passadeira, etc... :animated-smileys-angry-049: :toma:   
« Última modificação: Agosto 29, 2019, 10:27:43, 10:27 por VCS »

Agosto 29, 2019, 10:53:09, 10:53
Responder #107

Sapiens21

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As proibições já chegam a existir até mesmo em locais onde supostamente seriam permitidas, como as zonas estilo ecopista / vias verdes para passeios pedonais e de bicicleta.



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Agosto 29, 2019, 14:32:42, 14:32
Responder #108

JViegas

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Estas máquinas andam bem depressa. E a liberdade que permitem dentro da cidade é enorme. Tenho também encontrado já mais pessoas a utilizarem este meio de transporte com trotinetes da sua propriedade.

Algumas até já andam com capacete, denotando-se algum cuidado em protegerem-se.




Setembro 16, 2019, 00:32:26, 00:32
Responder #109

TMXR

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Segundo parece, esta board da para ser instalada no lugar das OEM nas Bird e nas Lime




Ou seja ficam desbloqueadas  :D :D :D :D :D :D :) :) :) :) :) :) :) :)



Pelo que tenho lido, nos USA a quantidade de scooters da Lime e Bird do modelo Segway Ninebot roubada para ser convertida a uso "pessoal" é enorme  :D :D é o KARMA!!!


quem quiser seguir o exemplo deixo aqui o "como é que se faz"  :convivio:

https://scootertalk.org/forum/viewtopic.php?t=962
« Última modificação: Setembro 16, 2019, 00:33:52, 00:33 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 16, 2019, 18:59:49, 18:59
Responder #110

Moto2cool

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Falta o equipamento para colocar a máquina para " compostagem"
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 01, 2019, 15:37:55, 15:37
Responder #111

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Entretanto uma nova noticia e que o PAN já deve estar a avaliar se é para contestar ou não...
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/bombeiros-sapadores-pescam-trotinetes-do-rio-tejo?ref=HP_OutrasNoticias1

 :lolol: :lolol: :lolol:
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Outubro 21, 2019, 17:28:45, 17:28
Responder #112

Lourenço

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Trotinetas tiram a carta a centenas de alemães

https://observador.pt/2019/10/09/trotinetas-tiram-a-carta-a-centenas-de-alemaes/

Álcool ao guiador da trot, adeus ao volante por uns meses.

Outubro 23, 2019, 10:11:48, 10:11
Responder #113

TMXR

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Ontem à noite perdi um bocado de tempo sobre a Lime e os seus relatório de contas.



A Lime em 2019 vai ter uma facturação bruta de 420 milhoes de dolares.  E vai ter um prejuízo de 300 milhoes USD  :zangadoregras:


A BIRD apenas no primeiro trimestre de 2019 perdeu 100 Milhoes   :???:



A grande culpa deste prejuizo é o tempo util de vida de uma scooter que sao..... ....  ....  .....  5 meses !!!!!  :???:

(os valores do prejuízo sao principalmente causados pela depreciacao, repacao e substituicao das scooters)



Portanto, quando nos andam a enfiar goela abaixo que esta é uma mobilidade "ecologica e sustentada" é uma grande tanga.

A cada 5 meses uma empresa destas gera TONELADAS de lixo que vem a grande custo ecologico pois cada scooter deve pesar pelo menos uns 30 kilos e grande parte deste peso sao baterias de litio.





Mas enfim... #ACULPAEDOSBIFES  :D :D


E desconfio que o negocio das UBERCYCLES  ;) tambem nao deve andar com muito melhor saude


« Última modificação: Outubro 23, 2019, 10:18:31, 10:18 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 23, 2019, 11:08:07, 11:08
Responder #114

Nuno YB

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Ontem à noite perdi um bocado de tempo sobre a Lime e os seus relatório de contas.



A Lime em 2019 vai ter uma facturação bruta de 420 milhoes de dolares.  E vai ter um prejuízo de 300 milhoes USD  :zangadoregras:


A BIRD apenas no primeiro trimestre de 2019 perdeu 100 Milhoes   :???:



A grande culpa deste prejuizo é o tempo util de vida de uma scooter que sao..... ....  ....  .....  5 meses !!!!!  :???:

(os valores do prejuízo sao principalmente causados pela depreciacao, repacao e substituicao das scooters)



Portanto, quando nos andam a enfiar goela abaixo que esta é uma mobilidade "ecologica e sustentada" é uma grande tanga.

A cada 5 meses uma empresa destas gera TONELADAS de lixo que vem a grande custo ecologico pois cada scooter deve pesar pelo menos uns 30 kilos e grande parte deste peso sao baterias de litio.





Mas enfim... #ACULPAEDOSBIFES  :D :D


E desconfio que o negocio das UBERCYCLES  ;) tambem nao deve andar com muito melhor saude




Só tenho uma "palavra":  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 23, 2019, 11:12:52, 11:12
Responder #115

JViegas

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Fogo. Estou surpreendido com a enormidade do problema.  :confused:

Outubro 23, 2019, 11:17:17, 11:17
Responder #116

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se acaso forem muito sensíveis às questões ambientais e urgentes do planeta (e eu de facto em certa medida sou)....NÃO VEJAM AS IMAGENS NESTE LINK:

O aviso está dado!

https://next.liberation.fr/arts/2018/12/12/vol-au-dessus-des-necropoles-de-velos-chinois_1697273
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Outubro 23, 2019, 11:53:03, 11:53
Responder #117

Nuno YB

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Fogo. Estou surpreendido com a enormidade do problema.  :confused:

Peço desculpa pela risota anterior, era dirigida ás empresas das trotinetes/bicicletas electricas e não á questão ambiental

Apenas para não criar conflitos.  :convivio:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 23, 2019, 13:51:07, 13:51
Responder #118

TMXR

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Se acaso forem muito sensíveis às questões ambientais e urgentes do planeta (e eu de facto em certa medida sou)....NÃO VEJAM AS IMAGENS NESTE LINK:

O aviso está dado!

https://next.liberation.fr/arts/2018/12/12/vol-au-dessus-des-necropoles-de-velos-chinois_1697273


Brutais essas fotos.


As bicicletas amarelas sei que milhoes delas na china, fizeram algo tipo as bicicletas da UBER, so que a resposta comercial ficou muito aquem do antecipado.


Salvo erro em HK fizeram um negocio com o governo em que este financiou a colocação de milhões de bicicletas. Passado 2 ou 3 meses, nao gostaram de ver as bicicletas espalhadas por todo o lado e decidiram matar o projecto, recolhendo todas as bicicletas.




Claro que o "ecologista simplório" vai aplaudir toda esta manobra "politicamente correcta" de querer limitar fortemente a circulação privada em detrimento do uso destas solucoes de "micro mobilidade sustentável", mas a realidade é que este negocio das bicicletas e das trotinetes de "sustentavel" nao tem nada (nem económica, nem ecologicamente)


Por outro lado... os "presidentes de junta" andam tao ocupados em diminuir o numero de ruas circulaveis, eliminar e taxar fortemente o estacionamento e a estrangular todas as avenidas, quando estamos a poucos anos de termos apenas mobilidade electrica nas cidades... nao entendo  ::P:





Mas, batendo mais um bocadinho no "ecologista simplorio", tenho a certeza que grande parte dos utilizadores de Limes que tem grande respeito pelo clima e faz a medicao cuidadosa da sua pegada de CO2, todos os meses compra um ou dois bilhete de 20€ na Ryanair e vai passar o fim de semana a outro pais  :D :D :D :D
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Novembro 16, 2019, 19:38:35, 19:38
Responder #119

2low

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Novembro 16, 2019, 22:25:50, 22:25
Responder #120

JoãoPVCarvalho

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by JDilemas

Novembro 16, 2019, 22:37:35, 22:37
Responder #121

rookie

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desculpem lá mas o capacete sempre foi obrigatório  :toma: :napodeser:
existem certas pessoas que mecheram uns cordelinhos e deram a volta à questão... não venham cá com tretas...
isso é mais markting do acp para dar nas vistas..., mas concordo que deva insistir na sua utilização :nice:

Dezembro 10, 2019, 21:27:33, 21:27
Responder #122

Nuno YB

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Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278

Não é o ACP que tem que fazer nada, o Governo é que tem que os ter no sitio e imitar os outros paises:

http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/12DICIEMBRE/1204instruccion-dgt-vehiculos-de-movilidad-personal.shtml?fbclid=IwAR0K1FyEIYDXVzt_ptSk83-dYk757K65kLgjeIXf0dQ78WfC6GR-nCx_puY#.Xe-RDD3QiUk

Percam um bocadinho a ler, vale a pena. Os nossos vizinhos tambem estão fartos destas coisas e tomaram medidas, entre elas:

1-Poibição do consumo de alcool e drogas enquanto se conduz trotinetes.
2-Uso do telemovel enquanto se conduz trotinetes.
3-Poibição do uso de auriculares ligados a reprodutores  e recetores de som.
4-Obrigatoriedade do uso de capacete e outros elementos de proteção ( penso que se refiram a calçado e vestuário apropriado ).
5-Proibição de circulação em zonas pedonais.

Entre outras.

E mais ainda: os veiculos comprados pela net, fora do mercado nacional espanhol, que tenham performances semelhantes ou superiores ás descritas nesta lei, estão sujeitos logo á partida a uma coima de 500€, acrescendo a apreensão do veiculo em questão.

Para quando cá em Portugal?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 11, 2019, 10:55:13, 10:55
Responder #123

rookie

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Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278

Não é o ACP que tem que fazer nada, o Governo é que tem que os ter no sitio e imitar os outros paises:

http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/12DICIEMBRE/1204instruccion-dgt-vehiculos-de-movilidad-personal.shtml?fbclid=IwAR0K1FyEIYDXVzt_ptSk83-dYk757K65kLgjeIXf0dQ78WfC6GR-nCx_puY#.Xe-RDD3QiUk

Percam um bocadinho a ler, vale a pena. Os nossos vizinhos tambem estão fartos destas coisas e tomaram medidas, entre elas:

1-Poibição do consumo de alcool e drogas enquanto se conduz trotinetes.
2-Uso do telemovel enquanto se conduz trotinetes.
3-Poibição do uso de auriculares ligados a reprodutores  e recetores de som.
4-Obrigatoriedade do uso de capacete e outros elementos de proteção ( penso que se refiram a calçado e vestuário apropriado ).
5-Proibição de circulação em zonas pedonais.

Entre outras.

E mais ainda: os veiculos comprados pela net, fora do mercado nacional espanhol, que tenham performances semelhantes ou superiores ás descritas nesta lei, estão sujeitos logo á partida a uma coima de 500€, acrescendo a apreensão do veiculo em questão.

Para quando cá em Portugal?

isso já está tudo previsto no nosso código da estrada à excepção do ultimo paragrafo que esse desconheço...
não é preciso fazer mais leis nenhumas...

Dezembro 11, 2019, 14:46:20, 14:46
Responder #124

Nuno YB

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Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278

Não é o ACP que tem que fazer nada, o Governo é que tem que os ter no sitio e imitar os outros paises:

http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/12DICIEMBRE/1204instruccion-dgt-vehiculos-de-movilidad-personal.shtml?fbclid=IwAR0K1FyEIYDXVzt_ptSk83-dYk757K65kLgjeIXf0dQ78WfC6GR-nCx_puY#.Xe-RDD3QiUk

Percam um bocadinho a ler, vale a pena. Os nossos vizinhos tambem estão fartos destas coisas e tomaram medidas, entre elas:

1-Poibição do consumo de alcool e drogas enquanto se conduz trotinetes.
2-Uso do telemovel enquanto se conduz trotinetes.
3-Poibição do uso de auriculares ligados a reprodutores  e recetores de som.
4-Obrigatoriedade do uso de capacete e outros elementos de proteção ( penso que se refiram a calçado e vestuário apropriado ).
5-Proibição de circulação em zonas pedonais.

Entre outras.

E mais ainda: os veiculos comprados pela net, fora do mercado nacional espanhol, que tenham performances semelhantes ou superiores ás descritas nesta lei, estão sujeitos logo á partida a uma coima de 500€, acrescendo a apreensão do veiculo em questão.

Para quando cá em Portugal?

isso já está tudo previsto no nosso código da estrada à excepção do ultimo paragrafo que esse desconheço...
não é preciso fazer mais leis nenhumas...

Leste tudo? É que não são só as que mencionei, o artigo contem mais algumas regras e leis.

No entanto, se tudo isto já está previsto na lei, porque raio se vê fazer tudo ao contrário? Falta de fiscalização? Vejo, diariamente, policias que fecham os olhos a automoveis mal estacionados. Mas fazem o mesmo quando estão os passeios ocupados por trotinetes, centenas delas a circular sem luzes, reflectores e com os utilizadores sem nenhum equipamento de proteção?

Isto leva-me a pensar duas coisas:
1- a policia não serve para nada, em questões de transito e estacionamento.
2- a lei não prevê este tipo de situações, o que impossibilita a ação da policia de transito.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 11, 2019, 16:58:08, 16:58
Responder #125

rookie

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do que me interessou sim...
a parte de acp não me interessa (pk els não emitem pareceres, leis, etc... poderei ler para cultura própria...) como a parte de espanha tb não me interessa...


eis o que encontrei...
código da estrada e outra legislação

Artigo 112.º
Velocípedes
1 - Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas acionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
2 - Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o condutor deixar de pedalar.
3 - Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor, as trotinetas com motor, bem como os dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou outros meios de circulação análogos com motor são equiparados a velocípedes.

Artigo 104.º
Equiparação
É equiparado ao trânsito de peões:
a) A condução de carros de mão;
b) A condução à mão de velocípedes de duas rodas sem carro atrelado e de carros de crianças ou de pessoas com deficiência;
c) A condução de velocípedes por crianças até 10 anos,
d) O trânsito de pessoas utilizando trotinetas, patins ou outros meios de circulação análogos, sem motor;
e) O trânsito de cadeiras de rodas equipadas com motor elétrico;
f) A condução à mão de motocultivadores sem reboque ou retrotrem.

 Artigo 96.º
Remissão
As coimas previstas no presente Código são reduzidas para metade nos seus limites mínimo e máximo quando aplicáveis aos condutores de velocípedes, salvo quando se trate de coimas especificamente fixadas para estes condutores.

Artigo 82.º
Utilização de dispositivos de segurança
1 - O condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados.
2 - Em regulamento são fixadas:
a) As condições excecionais de isenção ou de dispensa da obrigação do uso dos dispositivos referidos no número anterior;
b) O modo de utilização e características técnicas dos mesmos dispositivos.
3 - Os condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos com ou sem carro lateral, triciclos e quadriciclos devem proteger a cabeça usando capacete de modelo oficialmente aprovado, devidamente ajustado e apertado.
4 - Excetuam-se do disposto no número anterior os condutores e passageiros de veículos providos de caixa rígida ou de veículos que possuam, simultaneamente, estrutura de proteção rígida e cintos de segurança.
5 - Os condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor e de dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou de outros meios de circulação análogos devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado

 Artigo 84.º
Proibição de utilização de certos aparelhos
1 - É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
2 - Excetuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
3 - É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Artigo 292.º do Código Penal
Condução de veículo em estado de embriaguez ou sob a influência de estupefacientes ou substâncias psicotrópicas
1 - Quem, pelo menos por negligência, conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição

para já foi isto que encontrei...
mas sei que em meados de fevereiro a abril a sic emitiu uma reportagem por causa deste veiculos, e a não utilização de capacete e utilizarem os passeios em lisboa, sobre os passeios ainda não encontrei mas deve estar algo escrito... sobre os capacetes sei que existe algo a dizer que não é obrigatório, mas também ainda não encontrei...

ajudei ao esclarecimento?
se tiveres alguma informação coloca que também gosto de saber...

Dezembro 11, 2019, 17:39:21, 17:39
Responder #126

Moto2cool

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A questão não é o que está na lei mas como se aplica.
Isto é, não é consensual a tipificação destas máquinas dentro da taxonomia do código da estrada e é aí que reside o problema, penso eu.
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Dezembro 11, 2019, 21:04:36, 21:04
Responder #127

JoãoPVCarvalho

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A questão não é o que está na lei mas como se aplica.
Isto é, não é consensual a tipificação destas máquinas dentro da taxonomia do código da estrada e é aí que reside o problema, penso eu.

Bem!!! Eu tive de ir ao dicionário…

Significado de Taxonomia

Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias.  :read.calm:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 12, 2019, 13:52:35, 13:52
Responder #128

Moto2cool

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Sim :)
A dificuldade é saber em que categoria se inserem as trotinetes, depois de clarificar é fácil aplicar a legislação
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Dezembro 29, 2019, 18:56:16, 18:56
Responder #129

TMXR

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Ontem fui ao Wonderland Lisboa e no alto do parque estava está scooter de sharing com um bilhete de boas festas  :D









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Dezembro 29, 2019, 19:12:18, 19:12
Responder #130

Moto2cool

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Deviam incluir as trotinetes, como não são identificáveis deviam levá-las todas para um parque e o dono que as fosse buscar, pagando a multa
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Dezembro 29, 2019, 20:45:50, 20:45
Responder #131

Sapiens21

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Não sei se consegui ler bem, mas ganhou ali um "presente" de 30€, certo?

Tendo em conta que se trata de moto de sharing, já estou a adivinhar que a pessoa que ali deixou a scooter não vai querer dar seguimento ao simpático bilhete deixado pela Polícia Municipal.  8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dezembro 29, 2019, 22:07:19, 22:07
Responder #132

TMXR

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Sim... basicamente e isso



Não sei se a multa recairá sobre o utilizador que ali a estacionou...

Até porque o mais certo é o papel cair dali e só daqui por umas semanas e que a empresa de sharing vai ser notificada.

(Isto se não foi um funcionário da dita empresa que deixou ali a scooter)



Portanto, a mensagem a reter do meu post: cuidado onde deixam as motos sejam vossas ou de sharing porque a polícia parece que anda atenta

E o facto de a scooter ser de sharing não tem créditos junto da polícia municipal



Ps: ha uns dias estive no imtt e estava um senhor ao meu lado a tratar de umas trotinetes que tinham sido apreendidas pela polícia municipal  :D


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Dezembro 29, 2019, 23:30:52, 23:30
Responder #133

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Não sei se a multa recairá sobre o utilizador que ali a estacionou...

Até porque o mais certo é o papel cair dali e só daqui por umas semanas e que a empresa de sharing vai ser notificada.

Ps: ha uns dias estive no imtt e estava um senhor ao meu lado a tratar de umas trotinetes que tinham sido apreendidas pela polícia municipal  :D

a empresa para operar na cidade tem de estar autorizada pela câmara, logo como é a policia municipal a fazer as multas eles têm acesso aos dados das empresas e  notificam a empresa e a partir daí ou a empresa assume a multa ou identifica o utilizador...

as que são apreendidas: sim a policia municipal tem uma carrinha/equipa a fazer recolha diária desses veículos por diversos motivos e o mau estacionamento é um deles, posteriormente a empresa é contactada por causa das recolhas/apreensões etc...





Dezembro 30, 2019, 10:28:04, 10:28
Responder #134

Svitre

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Isto acaba por ser uma forma de organizar melhor o parqueamento das trotinetes e equivalentes, basta que alguém passe a a deixe estacionada em infracção para que a empresa responsável leve por tabela.
Caso a coima seja imputada ao utilizador que usufruiu este pode sempre defender-se que deixou o equipamento sem estar em infracção.

Janeiro 22, 2020, 22:36:26, 22:36
Responder #135

pjmartinho

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Lembrei-me deste tópico ao ver este video  :D


Janeiro 22, 2020, 23:39:51, 23:39
Responder #136

2low

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Lembrei-me deste tópico ao ver este video  :D



Muito bom! Uma das melhores partes do video: "...and completely safe...(crash)"  :lolol:

De vez enquando vou vendo o que "esse maluco" lá vai colocando no youtube mas confesso que nunca tinha visto este...

Obrigado pela partilha!
 :cool: :convivio:

« Última modificação: Janeiro 22, 2020, 23:44:03, 23:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Janeiro 23, 2020, 00:52:30, 00:52
Responder #137

pjmartinho

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Gosto de ver os videos dele pois admiro a maneira com que ele goza com temas actuais.

 :offtopic:

Para mim este é um dos melhores exemplos disso


 :backup.to.topic:

Janeiro 24, 2020, 19:44:59, 19:44
Responder #138

Sapiens21

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Não sei se acaso têm conhecimento, mas brevemente haverá um workshop de boas práticas para usar trotinetes elétricas, totalmente gratuito.

Trata-se de uma iniciativa da já mais do que conhecida marca Lime, juntamente com o ACP e a Câmara Municipal de Lisboa.

Poderão ler mais aqui:  Link...
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Dalai Lama

Janeiro 28, 2020, 17:52:53, 17:52
Responder #139

Nuno YB

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Janeiro 28, 2020, 18:01:12, 18:01
Responder #140

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Ainda bem que a apreenderam.  :)  :policia:

Uma coisa dessas capaz de atingir esse tipo de velocidades e com rodas de tamanho pouco maior do que laranjas, tinha a combinação perfeita para correr muito mal.
Para o utilizador e para quem tivesse o azar de ver um tipo desses a vir na sua direcção a quase 100km/h. 
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Dalai Lama

Janeiro 28, 2020, 18:32:35, 18:32
Responder #141

2low

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Bolas?!
Uma trotritreta que dá tanto ou mais que uma 125cc...
Se ainda tivesse uma 125cc ficaria deveras aborrecido em ser ultrapassado por uma coisa destas...
 8) :toma:

E fiscalização nos pontos de venda?
Se são proibidos de circular, porque razão existem casas que os vendem de forma tão fácil e irresponsável?!
Ainda no Natal pude olhar de perto para um conjunto destas coisas digno de apreensão pela Policia Espanhola num dos corredores ali do Shopping Amoreiras...
Pelo menos duas ou três delas deveriam ser de modelos não muito diferentes da imagem da noticia e com aqueles pneus até poderiam fazer um pouco offroad...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Janeiro 28, 2020, 22:42:27, 22:42
Responder #142

rookie

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Janeiro 29, 2020, 18:46:28, 18:46
Responder #143

2low

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Não sei se acaso têm conhecimento, mas brevemente haverá um workshop de boas práticas para usar trotinetes elétricas, totalmente gratuito.

Trata-se de uma iniciativa da já mais do que conhecida marca Lime, juntamente com o ACP e a Câmara Municipal de Lisboa.

Poderão ler mais aqui:  Link...

Mais uma publicação sobre esta temática: https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/first-ride-academy-conhecer-as-regras-da-estrada-e-o-segredo-para-acelerar-com-seguranca-numa-trotineta

Com ou sem formação suspeito que não vai resolver nada pois é um mal que me parece ser mais além dessa falta de formação mas parece-me ser algo mais complicado - falta de educação e desrespeito aos outros por determinadas pessoas - e como irão alterar esses maus comportamentos será uma incógnita!

Ultimamente não tenho notado tanto a utilização destas coisas...
Provavelmente pode-se explicar a redução da utilização por terem acabado aqueles "minutos grátis" que deram para muito miúdo andar no "gozo" e recentemente ouvi uma conversa de um grupo em que um deles disse algo como "ontem foram 7 em cima"...  :???: :???: :???:


« Última modificação: Janeiro 29, 2020, 18:49:15, 18:49 por 2low »
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Fevereiro 14, 2020, 01:37:44, 01:37
Responder #144

2low

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Setembro 01, 2020, 22:10:17, 22:10
Responder #145

2low

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E pelos vistos as trotinetes já não são exclusivas em provocar ódios...
Desta vez uma daquelas scooters eléctricas sabe-se lá como mas foi parar no topo de um baloiço...



 :lolol: :lolol: :lolol:

Realmente este tipo de veículos que estacionam de forma irregular, ora em cima de passeios, ora em plena estrada, fazem aborrecer muita gente e serão sempre odiadas até aparecer um novo meio de deslocação de génese semelhante (aluguer)...

Sobre as trotinetes, desconheço se estejam a render alguma coisa mas das poucas vezes que vou a Lisboa nunca mais fui "quase atropelado" por uma em pleno passeio, pois nunca mais as vi a circular... e mesmo bicicletas há uma redução bem saliente!
Esperemos que a pandemia se vá e que retome tudo mais à normalidade da loucura!  :lolol:
Venham de lá trotinetes a decorar o fundo do rio e a servirem de enfeites natalícios em árvores... seria/á bom sinal!

nota: ou será que ELES começaram uma nova campanha educativa para todos os que estacionam mal o motociclo?!  :D
 
« Última modificação: Setembro 01, 2020, 22:43:27, 22:43 por 2low »
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Setembro 02, 2020, 09:24:41, 09:24
Responder #146

dfelix

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Tive uma conta na eCooltra que há pouco tempo foi automaticamente cancelada por não utilização.
Mas durante meses recebi ocasionalmente newsletters.
E alguns tinham como objectivo sensibilização para os estacionamentos indevidos.

Só que... as eCooltra não deixam de ser ciclomotores matriculados a quem as autoridades conseguem passar multa.
E facilmente cruzam nos sistemas a data e hora da multa com o utilizador remetendo a responsabilidade para estes.

No caso das bicicletas e trotinetas é mais complicado.
Porque embora as autoridades sejam criativas no que diz respeito a aplicar multas... não há muito ali por onde possam pegar.
Além de que, este negócio da mobilidade urbana é um cartel intocável.
Basta ver o exemplo do uso do capacete: O Código da Estrada indica ser necessário no uso de veículos com motor auxiliar.
Mas para os agentes não andarem a incomodar turistas... conseguiram uma instrução da ANSR a dizer o contrário.

Ou seja, mais um exemplo do "novelo legislativo" em que uma entidade cria regras acima da lei sem legitimidade para o fazer.

Acredito que com a redução do turismo e do número de utilizadores, estas empresas tenha retirado veículos de circulação.
Continuo a ver todos os dias malta a usar. Mas menos. E embora continue a haver muitos parados em vários pontos do centro de Lisboa... há bem menos espalhados.

Faz sentido que tenham recolhido grande parte. Se não está a ter o menos uso, também envolve menos manutenção e menor risco de vandalismo.
E se a utilização volta a subir, também se torna mais fácil repor.

Ainda assim nem é das situações mais discutíveis.
Entendo perfeitamente a vontade de reduzir o número de carros no centro da cidade e promover outras opções mais.. ecológicas.
Muitas das ciclovias que foram criadas até estão porreiras. E faz todo o sentido que exista uma rede.
Mas mais recentes denominadas por "pop-up" (como a da Almirante Reis) têm um impacto no trânsito "convencional" que parece não ser amortizado pelo numero de utilizadores que tiram proveito da mesma.

E para juntar a isto, surgem provocações deste tipo:



Zonas de estacionamento para bicicletas em formato de automóvel.
Mas que acabam vazios porque os utilizadores continuam a ser um nicho.

O que vale é que existe sempre que lhes dê uso alternativo. Nem que seja para arrumar o carrinho do supermercado.

Fevereiro 02, 2021, 12:50:45, 12:50
Responder #147

2low

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Através do CM e Unibanco pude ver algumas das novas propostas de "mobilidade compacta sustentável" que servem também de alternativa às já vulgares trotinetes:

- Uma balança com rodas, chamado "walkcar", seria engraçado ter uma vozinha a dizer "estás gordo, anda a pé"  :D



- Um novo uniciclo mais radical, chamado "InnMotion V11"



- Uma alternativa ao vulgar segway, chamado "Diciclo Xiaomi Ninebot Mini"



- Uma "cena radical" que me despertou curiosidade por ser tão compacto e fácil de levar para todo o lado, chamado "Segway Drif", em alternativa aos vulgares patins...



- E mais um hoverboard, chamado "Hoverboard Denver DBO-6550"



Mais info:
https://www.unibanco.pt/blog/tecnologia/e-se-pudesse-levar-um-carro-na-mochila/?utm_source=Correio-da-Manha&utm_medium=Native-Ad&utm_term=Tecnologia
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 12:52:25, 12:52 por 2low »
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Fevereiro 02, 2021, 20:21:03, 20:21
Responder #148

lferreira

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Através do CM e Unibanco pude ver algumas das novas propostas de "mobilidade compacta sustentável" que servem também de alternativa às já vulgares trotinetes:


- Um novo uniciclo mais radical, chamado "InnMotion V11"





Deixo-te aqui um filme de um colega meu!!  ;) 
Vai todos os dias "montado" num gingarelho desses para o trabalho, faça chuva ou faça sol!  :D
Essa "coisa", anda a uma velocidade louca, tem uma autonomia de cerca de +/-100km (segundo ele), tem luzes, tem musica... enfim, custa é uma pipa de massa, quase como uma mota 125cc, mas são opções!
Ao inicio ele descorava um pouco a segurança, andava com um capacete de ciclismo mixuruca, luvas meio merdosas, mas agora como se pode ver no video (e dps de lhe andar a azucrinar a cabeça)  :toma: anda bem equipado!

Fevereiro 02, 2021, 21:16:55, 21:16
Responder #149

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

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  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)