"...e estava estava estacionada uma trotinete mesmo à porta. Peguei nela e arranquei"Mas era de uma das empresas a operar em Portugal, com a dita trotinete aparcada ali por perto...?Já agora uma pergunta de quem já andou de scooter eléctrica...mas nunca de teoricamente eléctrica, desconhecendo por completo como se processa:Deixando de girar punho ela não diminui?Não tem um sistema de recuperação de energia cinética ao desacelerar ?
Ontem à noite perdi um bocado de tempo sobre a Lime e os seus relatório de contas.A Lime em 2019 vai ter uma facturação bruta de 420 milhoes de dolares. E vai ter um prejuízo de 300 milhoes USD A BIRD apenas no primeiro trimestre de 2019 perdeu 100 Milhoes A grande culpa deste prejuizo é o tempo util de vida de uma scooter que sao..... .... .... ..... 5 meses !!!!! (os valores do prejuízo sao principalmente causados pela depreciacao, repacao e substituicao das scooters)Portanto, quando nos andam a enfiar goela abaixo que esta é uma mobilidade "ecologica e sustentada" é uma grande tanga. A cada 5 meses uma empresa destas gera TONELADAS de lixo que vem a grande custo ecologico pois cada scooter deve pesar pelo menos uns 30 kilos e grande parte deste peso sao baterias de litio.Mas enfim... #ACULPAEDOSBIFES E desconfio que o negocio das UBERCYCLES tambem nao deve andar com muito melhor saude
Fogo. Estou surpreendido com a enormidade do problema.
Se acaso forem muito sensíveis às questões ambientais e urgentes do planeta (e eu de facto em certa medida sou)....NÃO VEJAM AS IMAGENS NESTE LINK:O aviso está dado!https://next.liberation.fr/arts/2018/12/12/vol-au-dessus-des-necropoles-de-velos-chinois_1697273
Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278
Citação de: 2low em Novembro 16, 2019, 19:38:35, 19:38Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278Não é o ACP que tem que fazer nada, o Governo é que tem que os ter no sitio e imitar os outros paises:http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/12DICIEMBRE/1204instruccion-dgt-vehiculos-de-movilidad-personal.shtml?fbclid=IwAR0K1FyEIYDXVzt_ptSk83-dYk757K65kLgjeIXf0dQ78WfC6GR-nCx_puY#.Xe-RDD3QiUkPercam um bocadinho a ler, vale a pena. Os nossos vizinhos tambem estão fartos destas coisas e tomaram medidas, entre elas:1-Poibição do consumo de alcool e drogas enquanto se conduz trotinetes.2-Uso do telemovel enquanto se conduz trotinetes.3-Poibição do uso de auriculares ligados a reprodutores e recetores de som.4-Obrigatoriedade do uso de capacete e outros elementos de proteção ( penso que se refiram a calçado e vestuário apropriado ).5-Proibição de circulação em zonas pedonais.Entre outras.E mais ainda: os veiculos comprados pela net, fora do mercado nacional espanhol, que tenham performances semelhantes ou superiores ás descritas nesta lei, estão sujeitos logo á partida a uma coima de 500€, acrescendo a apreensão do veiculo em questão.Para quando cá em Portugal?
Citação de: Nuno YB em Dezembro 10, 2019, 21:27:33, 21:27Citação de: 2low em Novembro 16, 2019, 19:38:35, 19:38Entretanto o ACP a dar o exemplo... resta saber se um bom ou um mau exemplo...https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/automovel-club-de-portugal-quer-capacetes-obrigatorios-para-trotinetes-e-bicicletas-eletricas-514278Não é o ACP que tem que fazer nada, o Governo é que tem que os ter no sitio e imitar os outros paises:http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/12DICIEMBRE/1204instruccion-dgt-vehiculos-de-movilidad-personal.shtml?fbclid=IwAR0K1FyEIYDXVzt_ptSk83-dYk757K65kLgjeIXf0dQ78WfC6GR-nCx_puY#.Xe-RDD3QiUkPercam um bocadinho a ler, vale a pena. Os nossos vizinhos tambem estão fartos destas coisas e tomaram medidas, entre elas:1-Poibição do consumo de alcool e drogas enquanto se conduz trotinetes.2-Uso do telemovel enquanto se conduz trotinetes.3-Poibição do uso de auriculares ligados a reprodutores e recetores de som.4-Obrigatoriedade do uso de capacete e outros elementos de proteção ( penso que se refiram a calçado e vestuário apropriado ).5-Proibição de circulação em zonas pedonais.Entre outras.E mais ainda: os veiculos comprados pela net, fora do mercado nacional espanhol, que tenham performances semelhantes ou superiores ás descritas nesta lei, estão sujeitos logo á partida a uma coima de 500€, acrescendo a apreensão do veiculo em questão.Para quando cá em Portugal?isso já está tudo previsto no nosso código da estrada à excepção do ultimo paragrafo que esse desconheço...não é preciso fazer mais leis nenhumas...
A questão não é o que está na lei mas como se aplica.Isto é, não é consensual a tipificação destas máquinas dentro da taxonomia do código da estrada e é aí que reside o problema, penso eu.
Não sei se a multa recairá sobre o utilizador que ali a estacionou...Até porque o mais certo é o papel cair dali e só daqui por umas semanas e que a empresa de sharing vai ser notificada.Ps: ha uns dias estive no imtt e estava um senhor ao meu lado a tratar de umas trotinetes que tinham sido apreendidas pela polícia municipal
Lembrei-me deste tópico ao ver este video
Acho que vou vender a moto...https://www.jn.pt/mundo/policia-espanhola-apreende-trotineta-capaz-de-atingir-os-99-kmh-11758174.html?fbclid=IwAR2to6E1SbJM6GjDGBiLTgLF8KCgVgsoFEtHSh0frb4o94mZIWo6aRIJ8mE
Não sei se acaso têm conhecimento, mas brevemente haverá um workshop de boas práticas para usar trotinetes elétricas, totalmente gratuito. Trata-se de uma iniciativa da já mais do que conhecida marca Lime, juntamente com o ACP e a Câmara Municipal de Lisboa. Poderão ler mais aqui: Link...
Através do CM e Unibanco pude ver algumas das novas propostas de "mobilidade compacta sustentável" que servem também de alternativa às já vulgares trotinetes:- Um novo uniciclo mais radical, chamado "InnMotion V11"