Muitos de nós nem ligamos a este"triciclo "mas desde o final da Segunda Guerra Mundial, que as suas três rodas encheram as estradas no mundo transportando todos os tipos de carga.
O Ape representa um dos mais significativos capítulos na história da mobilidade urbana e transporte comercial.
Um veículo único que com a sua inconfundível silhueta, se tornou num ícone do transporte.
O Ape faz parte da história de Itália, um produto criado pelo génio da aeronáutica, Eng. Corradino D’Ascanio e impulsionado pela visão de futuro, de Enrico
Piaggio.
Leve, ágil e versátil, foi sendo desenvolvido ao longo das décadas, sem perder a sua inconfundível fisionomia.
Desde o Ape A, criado no período de reconstrução do pós-guerra italiano, que acompanhou a nação através do boom económico até ao futurista Ape Pentarò 5-rodas, do início dos anos sessenta e ainda à indiscutível rainha, o carro Ape dos anos setenta. A estes modelos, seguiu-se o Ape TM criado em 1982 por Giorgetto Giugiaro e as de reconstrução do pós-guerra italiano, que acompanhou a nação através
do boom económico até ao futurista Ape Pentarò 5-rodas, do início dos anos
sessenta e ainda à indiscutível rainha, o carro Ape dos anos setenta. A estes
modelos, seguiu-se o Ape TM criado em 1982 por Giorgetto Giugiaro e as
versões actuais, tais como o Ape Cross, dedicado a uma camada mais jovem.
A dimensão compactado Ape, juntamente com o seu rácio de viragem de apenas, 3.4 m (3.00 m para os modelos Ape 50), permite-lhe facilmente
alcançar os centros históricos nas cidades, ruas estreitas e locais de difícil
acesso a qualquer outro veículo comercial, sem sacrifício da capacidade de carga, até 800 kg!
Seguro e económico, graças ao motor a gasolina desde 50 a 218 cc, a gama Ape inclui versões com guiador ou com volante, para todas as possíveis aplicações profissionais(isto nem eu sabia)...
Claro que depois houve pessoas ,tipo eu,que queriam mais do triciclo e dava nisto:
(Fonte :piaggio portugal)