Autor Tópico: BMW S1000 RR (2016)  (Lida 1026 vezes)

Junho 17, 2016, 13:15:48, 13:15
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Sapiens21

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BMW S1000 RR (2016)





Bem-vindo ao Planet Power.
A S 1000 RR revolucionou a classe das superdesportivas quando foi apresentada em 2009. Agora, seis anos depois, enfrenta o mesmo desafio. A S 1000 RR de 2015 foi totalmente revista: os engenheiros da BMW Motorrad voltaram a desenvolver toda a tecnologia, design e carenagens da moto. O resultado: nas suas origens uma genuína RR, na estrada uma nova superdesportiva.

Mudar a aparência não chega.
A RR é o epítome de uma superbike, e o design não é exceção. Agora na sua terceira geração, sente-se de imediato o seu aumento de potência. As linhas são aguçadas e extremamente evidentes, o volume dos contornos e das formas está perfeitamente equilibrado. Desde a traseira até à dianteira, cada componente das carenagens foi redesenhado, incluindo o farol, onde foi dado um grande destaque à simetria.

Aumento de potência, redução de peso.
A nova S 1000 RR tem uma potência de 199 cv (146 kW), contando com mais 6 cv do que o modelo anterior. Mas não é apenas o aumento de potência que torna a RR mais rápida e mais ágil. Com um peso de 204 kg, incluindo o ABS e controlo de tração, é cerca de 4 quilos mais leve do que a versão anterior. Além disso, apresenta um novo sistema de escape sem silenciador dianteiro, bem como um novo motor concebido para oferecer maior binário, melhor curva de potência, para além de muitos outros pormenores que foram otimizados.

Revista ao pormenor de forma consistente.
Para além das grandes alterações no design e prestações, são os pormenores técnicos que permitem uma tão grande evolução na S 1000 RR. Os componentes DDC e DTC da suspensão eletrónica receberam uma nova configuração, bem como todos os elementos da suspensão. Esta medida garante uma melhoria evidente na tração bem como uma melhor resposta para o condutor. A otimização do motor é conseguida através de soluções como o Assistente na Passagem de Caixa Pro (que permite engrenar e reduzir sem recurso à embraiagem) e do acionamento eletrónico do acelerador E-Gas para um controlo mais preciso e direto. O condutor controla estas novas funcionalidade através de um painel de instrumentos redesenhado que pode ser adaptado aos diferentes tipos de utilização.

Em resumo: uma nova S 1000 RR.
Para levar a S 1000 RR ainda mais longe com o modelo de 2015, todos os componentes, sem exceção, foram reavaliados. O resultado é uma superbike que vai, mais uma vez, servir de referência na sua classe. Ou seja uma verdadeira RR.



Ficha Técnica:

Motor tetracilíndrico em linha, a 4 tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro em titânio, duas árvores de cames à cabeça
Diâmetro x curso: 80 mm x 49,7 mm
Cilindrada: 999 cc
Potência máx.: 198 cv (146 kW) às 13,500 rpm
Binário max.: 113 Nm às 10,500 rpm
Taxa de compressão: 13.0:1
Gestão do motor: Injeção eletrónica
Controlo da emissão de gases: Conversores catalíticos de 3 vias, compatíveis com a norma de emissão de gases EU-3, com coletores de interferência
Velocidade máxima: mais de 200 km/h
Consumo por cada 100 km a uma velocidade constante de 90 km/h: 5,7L
Consumo por cada 100 km a uma velocidade constante de 120 km/h: 5,9L
Combustível: Gasolina sem chumbo de 95-98 octanas (RON) (controlo de detonação; potência máx. obtida com combustível de 98 octanas RON)   
Alternador: 350 W
Bateria: 12 V / 7 Ah, sem manutenção   
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo, embraiagem deslizante, acionamento mecânico
Caixa de velocidades: Seis velocidades com veio de sincronização, com engrenagem de dentes direitos
Transmissão secundária: Corrente com relação 17/45
Quadro: Dupla trave em composto de alumínio com motor autoportante
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida com Ø 46 mm, afinação da expansão e compressão
Suspensão traseira: Braço oscilante em alumínio, afinação da compressão e da expansão
Curso da suspensão dianteira / traseira: 120 mm / 130 mm
Distância entre eixos: 1,438 mm
Avanço: 96,5 mm
Ângulo da coluna de direção: 66,5°
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 190/55 ZR 17
Travão dianteiro: Dois discos flutuantes, pinças fixas radiais de quatro êmbolos, diâmetro de 320 mm
Travão traseiro: Disco simples, diâmetro de 220 mm, pinça flutuante de êmbolo simples
Race-ABS BMW Motorrad (parcial-integral), pode ser desligado, seleção de Modos   
Comprimento: 2,050 mm
Largura (com espelhos): 826 mm
Altura (sem espelhos): 1,140 mm
Altura do banco, peso sem carga: 815 mm
Arco interior das pernas, peso sem carga: 1,805 mm
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio: 204 kg
Peso a seco: 175,5 kg
Peso total permitido: 407 kg
Carga máxima (com equipamento de série): 203 kg
Capacidade do depósito: 17,5L
Reserva aprox.: 4L

Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.bmw-motorrad.pt/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama