Autor Tópico: BMW F800ST : a nova montada 'para o infinito e mais além'  (Lida 3581 vezes)

Dezembro 05, 2020, 01:33:24, 01:33
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Luis Salgueiro

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Como já é sabido por alguns , troquei de montada e deixei na Mototrofa a minha VFR800X Crossrunner trazendo de lá uma F800 ST .
A decisão baseou-se na praticabilidade e objetividade relativamente ao que mais me agradava e ia ao encontro dos meus interesses em determinada etapa da minha vida  .
A Crossrunner só me deixa boas recordações e boas histórias para contar . '0' problemas , um motor 'à prova de bala' e um bom exemplo de um modelo da Honda que faz jus aos seus pergaminhos de marca de referência no mundo das motas.
Esta BMW F800ST foi o resultado de uma escolha assente no método de 'exclusão de partes' segundo vários critérios : Fiabilidade, Manobrabilidade/Peso, Versatilidade, Economia , Diversão, Conforto e Design.
Tal como qualquer moto 'Não há bela sem senão', mas é muito provavelmente o modelo mais equilibrado (a vários e diversos níveis)  que a BMW produziu com o cunho Motorrad / 'Made in Germany' e um modelo que apresenta algumas particularidades/exclusividades dignas de realce.
A mota ainda está em 'fase de finalizações' pois estou à espera que cheguem algumas compras que a tornarão um pouco mais  personalizada, mas ... hoje apeteceu-me apresentá-la aqui tal como agora ainda está :
https://imgur.com/a/TNezuq1
https://imgur.com/a/joq4amu
https://imgur.com/a/M5u6AZg
https://imgur.com/a/XDpGi0k
« Última modificação: Dezembro 05, 2020, 11:45:22, 11:45 por Luis Salgueiro »

Dezembro 05, 2020, 09:55:55, 09:55
Responder #1

Joao_Cruz

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Parabéns pela aquisição Luís. Grande moto, mas serei sempre suspeito em falar dela. De que ano é a tua? Abc

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Dezembro 05, 2020, 11:33:16, 11:33
Responder #2

snap

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Parabéns pela moto.

Isso vai dar para uns bons km´s.  :nice:

Dezembro 05, 2020, 11:49:56, 11:49
Responder #3

Luis Salgueiro

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Parabéns pela aquisição Luís. Grande moto, mas serei sempre suspeito em falar dela. De que ano é a tua? Abc

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A mota é de 2009 e marca agora 41523 kms. Está imaculada , foi muito bem conservada pelo seu dono original.
Devido ao 'adiantado da hora' (Leia-se , minha idade) esta será provavelmente a minha última mota pois pretendo mantê-la por muitos mais anos e continuar a dar-lhe 'o tratamento' que merece.

Dezembro 05, 2020, 12:03:08, 12:03
Responder #4

2low

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Muitos parabéns pela nova moto! (está impecável!)
 :palmas: :cool:

Acredito que possas ter perdido um pouco o lado "bruto" da VFR800X mas talvez tenhas ganho em conforto (o peso inferior também ajuda) e com consumos mais contidos para te permitir passeios sem grandes preocupações.

Sobre ser a tua ultima moto, não quero acreditar que estejas já a "baixar os braços" pah!
Então e o sofá ambulante para a reforma?
Ou um egira 2rodas à frente+2rodas a trás quando fores mais mais velhinho para ires às compras, farmácia e tasco?  :blush:

Vá... Cria lá mais objectivos de vida e por agora aproveita bem essa e que lhe sejas capaz de no mínimo os 100.000km!
 :yeah: :convivio:

Espero também voltar a rolar contigo e levantar uns canecos!
 :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 05, 2020, 17:22:47, 17:22
Responder #5

Luis Salgueiro

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Muitos parabéns pela nova moto! (está impecável!)
 :palmas: :cool:

Acredito que possas ter perdido um pouco o lado "bruto" da VFR800X mas talvez tenhas ganho em conforto (o peso inferior também ajuda) e com consumos mais contidos para te permitir passeios sem grandes preocupações.

Espero também voltar a rolar contigo e levantar uns canecos!
 :convivio:

Sim, o motor V4 da Crossrunner deixa algumas saudades, mas este motor Rotax também é divertido de usar ( pilotagem mais 'desportiva´ que o  V4) !

 As F800S, ST e GT foram singulares pelo conjunto de soluções que adoptaram, e que as distinguia de tudo o resto, especialmente no seu segmento. A correia era apenas uma delas, de entre um quadro de alumínio usando o motor como elemento estrutural, o bonito mono-braço traseiro ou o motor twin paralelo de cambota a 360º c/ 3ª biela e veio de contrabalanço.

Depois para o seu tempo (não esquecer que a S e ST foram lançadas 2006 e a GT em 2013), não havia moto concorrente que viesse de origem tão bem recheada, já com travagem ABS Brembo, malha de aço, amortecedor de direcção, computador de bordo, canbus, punhos aquecidos , fácil regulação da suspensão,  RDC (sensores de pressão dos pneus), ....

Nunca tinha prestado muita atenção a este modelo até há um par de anos atrás , mas acho que acertei 'na mouche ' para aquilo que atualmente pretendo de uma mota .

Dezembro 05, 2020, 20:04:28, 20:04
Responder #6

Luis Salgueiro

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« Última modificação: Dezembro 05, 2020, 20:05:36, 20:05 por Luis Salgueiro »

Dezembro 06, 2020, 12:25:19, 12:25
Responder #7

Rodrigues1

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Parabéns Luís

A mota além de bonita é mais leve e tem um banco mais baixo que te permite circular a baixa velocidade com mais confiança.

Creio que foi um dos motivos da troca.

 :convivio:

Dezembro 06, 2020, 12:56:15, 12:56
Responder #8

Luis Salgueiro

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Parabéns Luís

A mota além de bonita é mais leve e tem um banco mais baixo que te permite circular a baixa velocidade com mais confiança.

Creio que foi um dos motivos da troca.

 :convivio:

Conclusões 99% acertadas amigo Rodrigues ! :nice: (nota: Este modelo vem com a possibilidade de optar por 2 tipos de banco e este que eu tenho é a versão mais alta. A altura para o chão fica igual à que tinha na VFR 800X )

Não foi preponderante para a escolha mas agora 'sabe-me bem' não ter mais que me preocupar com lubrificações e ajustes da corrente (não tem !  :stuck_out_tongue_winking_eye: ) , bem como ir ao computador de bordo e verificar que o consumo médio que faço ( com o tipo de pilotagem igual ao que fazia ) está nos 4,3 lts/100Kms quando antes era de 7,1 lts/100kms (o VTEC não perdoava ).
Abraço !  :convivio:
« Última modificação: Dezembro 06, 2020, 13:30:20, 13:30 por Luis Salgueiro »

Dezembro 06, 2020, 13:36:23, 13:36
Responder #9

Rodrigues1

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Limpar a corrente e lubrificar faz parte da vida de um Motard, quer dizer,...uma parte da vida  :D

Fiz a observação que a altura do banco e peso da mota teria sido um ponto preponderante na troca por ter lido algures que a tinhas deixado cair a baixa velocidade.

Mas de facto a pouca manutenção que essa mota necessita é própria para a nossa idade  :blush:

Consumos de 4,3 é fantástico, a diferença de quase 3 litros vai dar para um bom almoço em cada passeio  :cool:

Dezembro 06, 2020, 16:02:12, 16:02
Responder #10

Luis Salgueiro

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Limpar a corrente e lubrificar faz parte da vida de um Motard, quer dizer,...uma parte da vida  :D

Fiz a observação que a altura do banco e peso da mota teria sido um ponto preponderante na troca por ter lido algures que a tinhas deixado cair a baixa velocidade.

Mas de facto a pouca manutenção que essa mota necessita é própria para a nossa idade  :blush:

Consumos de 4,3 é fantástico, a diferença de quase 3 litros vai dar para um bom almoço em cada passeio  :cool:

Sim, limpar e lubrificar a corrente faz parte do 'lifestyle' de um motociclista mas , ... é das coisas que eu dispenso 'na boa' !  8) A corrente da mota é um 'clássico' , nada a apontar , só que .... 'já me falta tempo' e é tempo útil que eu prefiro gastar noutra coisa qualquer  :sportbike:

O peso mais leve deste modelo é mesmo um 'plus' . É uma 800c.c. com a mobilidade de uma 500 c.c. . Isso foi de facto um dos factores preponderantes para a escolha .
Leste que deixei cair a Crossrunner a baixa velocidade ? Quer dizer,... Não ...e Sim ! Aconteceu-me o mesmo quando tive a Burgman 650 . Nem foi bem a baixa velocidade , nem ter caído ,... foi mais parado e deixá-las pousar no chão !  :oops:

Dezembro 06, 2020, 16:20:33, 16:20
Responder #11

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muitas felicidades com a máquina.

Que esta ST te venha a dar tantos problemas quanto tiveste com a VFR800X... :)
Seria óptimo sinal. 👌

Terás perdido numas coisas e ganho noutras, mas se fizeste a troca foi porque sentiste que estava "na hora" de o fazer...

Tudo a correr bem...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 06, 2020, 17:00:30, 17:00
Responder #12

Luis Salgueiro

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Muitas felicidades com a máquina.

Que esta ST te venha a dar tantos problemas quanto tiveste com a VFR800X... :)
Seria óptimo sinal. 👌

Terás perdido numas coisas e ganho noutras, mas se fizeste a troca foi porque sentiste que estava "na hora" de o fazer...

Tudo a correr bem...  :nice:

Sim, estava 'na hora' !

Existem alguns parâmetros entre que nem sinto ganhos nem perdas , são equivalentes e, cada uma à sua maneira ,  ambas interpretam bem o conceito de Sport -Touring .

Quanto a perdas ,... só sinto praticamente duas : A potência do motor e a proteção aerodinâmica/conforto !

Quanto a ganhos , ... são vários , e compensam as perdas pois mesmo sendo mais 'fraca' nos aspectos que atrás referi , não deixam de ser aspectos bem conseguidos /satisfatórios. 

A F800ST é uma mota mais 'rotativa' /dinâmica . Mais fácil de pilotar em circuitos urbanos (é tipo 'enguia' / manobrável ) , mais económica e mais 'obediente' (a curvar , etc, ) . Tem uma ciclística fantástica e de origem está mais bem equipada que a minha anterior Crossrunner (melhor computador de bordo , já vem de origem com punhos aquecidos, alarme, controlo de pressão de pneus, ...)

Abraço !   

Dezembro 06, 2020, 17:20:22, 17:20
Responder #13

Joao_Cruz

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Eu o que mais gostei da moto,  foi:
Baixo consumo para a cilindrada
Correia transmissão sem manutenção
Malas laterais vario (são um autêntico camaleão, do melhor que há no mercado)
Binário em baixas
Altura do assento, para "rodas baixas ", como eu

Foi tudo isto, que perdi quando passei para a Tracer.
Abc

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Dezembro 06, 2020, 18:41:58, 18:41
Responder #14

Luis Salgueiro

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Malas laterais vario (são um autêntico camaleão, do melhor que há no mercado)

[/quote]

Acredita que só descobri isso já no stand quando o vendedor antes de me dar a chave para as mãos me fez uma demonstração dos vários componentes da mota !  :blush:
Aquelas malas laterais da BMW extensiveis com saco são um autêntico 'ovo de colombo ' para a situação.  :cool:

Dezembro 06, 2020, 21:53:13, 21:53
Responder #15

MaisUm

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Parabéns pela nova montada. Votos de que essa nova máquina traga um desempenho ainda melhor que a sua antecessora.
Muitos e bons KM´s.


Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
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Dezembro 06, 2020, 22:11:42, 22:11
Responder #16

Luis Salgueiro

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Parabéns pela nova montada. Votos de que essa nova máquina traga um desempenho ainda melhor que a sua antecessora.
Muitos e bons KM´s.

Thanks !  :nice:

Dezembro 07, 2020, 12:15:42, 12:15
Responder #17

Rodrigues1

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Boas Luís

Apenas por curiosidade li que a BMW nesse modelo aconselha a mudar a correia a cada 40.000 kms e como já tem mais de 41.000 verifica se mudaram.

Confesso que li na net, não sou especialista em correias embora em tempos andasse com ideias de trocar a corrente na CB500X e pesquisei um pouco sobre essa matéria.

Abraço


Dezembro 07, 2020, 13:45:46, 13:45
Responder #18

belzebuh

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Não sei se conseguiria troca a VFR pela BMW  :tornarseanjinho:

Muitos parabéns, bons quilómetros

Dezembro 07, 2020, 14:29:40, 14:29
Responder #19

Luis Salgueiro

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Boas Luís

Apenas por curiosidade li que a BMW nesse modelo aconselha a mudar a correia a cada 40.000 kms e como já tem mais de 41.000 verifica se mudaram.

Confesso que li na net, não sou especialista em correias embora em tempos andasse com ideias de trocar a corrente na CB500X e pesquisei um pouco sobre essa matéria.

Abraço

A mota que comprei tem no livro das manutenções todas as revisões 'carimbadas' / executadas em concessionários  oficiais da BMW e tem também registado em 2012 o 'recall' que a marca proporcionou.

A correia foi mudada aos 35.000 kms e  também me entregaram a mota com uma bateria 'a estrear' (deram-me inclusivé a data e garantia da mesma ) .

Aproveito para elogiar a honestidade e profissionalismo da MotoTrofa (concessionário oficial da BMW e Honda ) . Recomendo para quem quiser adquirir uma BMW ou uma Honda , as motas que saem de lá para o cliente são entregues ' á confiança'  .
Acho que a minha mota nem chegou a ser posta à venda ao público , pareceu-me entender (por uma conversa que houve) que já tinham alguém que a 'reservou' e a ia buscar após eles a 'prepararem', não fiquei certo disso mas 'apanhei no ar' uma conversa do assistente comercial que me deu a entender isso. 


 

Dezembro 07, 2020, 14:48:04, 14:48
Responder #20

Luis Salgueiro

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Não sei se conseguiria troca a VFR pela BMW  :tornarseanjinho:

Muitos parabéns, bons quilómetros

Pois.... 'uma coisa é uma coisa e outra coisa é uma coisa completamente diferente ' !

A BMW F 800 ST é uma moto que tem uma óptima performance no alcatrão e a sua condução, além de segura, é muito divertida, independentemente de se tratar de um pequeno trajeto , deslocação pela cidade ou durante uma viagem de férias com bagagem. 
È uma moto com aparência de uma moto desportiva e combina a diversão e o conforto de turismo .
A F 800 ST é elegante, leve, funcional , económica, fiável e tem um motor Rotax que dá  prazer de pilotar .

A Honda VFR800 X Crossrunner é similar, mas mais pesada e menos 'manobrável' (para os percursos citadinos e outras situações mais 'manhosas' de pilotar) , mais 'gulosa' nos consumos , mais também mais potente e com um V-TEC que 'dá pica' . Uma óptima moto !

Conseguirias trocar 'na boa' se o contexto de decisão fosse idêntico ao que eu tive ao escolher .
Não fiz a troca apenas na base de as comparar 'mano a mano' , isto é , um modelo isolado por outro modelo isolado .
Tudo teve a ver com um contexto para além das motas 'em si' .

Na decisão estiveram envolvidos vários factores e o 'click' para avançar na troca por acaso aconteceu em Agosto num dia de passeata em que fui almoçar a Constância . Estacionei a mota num sítio que me pareceu perfeitamente normal e quando estava para me vir embora tive de pedir ajuda para a tirar de lá pois de facto o terreno era um pouco inclinado e não tive caparro para a puxar (já passei a barreira dos 60 e já há uns tempos deixei de ir ao ginásio  :bejeca: ) .

Eu sei que isso se resolve com mais cuidado ao estacionar e que se deve sempre estacionar 'de marcha atrás' deixando a mota pronta a sair . Mas ... isso foi apenas uma 'gota de àgua' pois já há um tempo que  ponderava o cenário de trocar (sabes como é , 'a malta das motas' é toda igual , pode estar bem com a mota que tem mas ao fim de uns anos fica sempre tentado 'a provar' outra coisa ) .

Desde esse dia que me pus em campo no sentido de ver o que é que poderia haver no mercado de diferente mas que me satisfizesse de igual modo , e ... aí está : BMW F800ST !

« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 15:25:51, 15:25 por Luis Salgueiro »

Dezembro 07, 2020, 16:02:54, 16:02
Responder #21

VCS

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Bela máquina. Uma das poucas BMW que em tempos ponderei comprar. :nice:

Dezembro 07, 2020, 18:40:39, 18:40
Responder #22

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com ambas atestadas, o diferencial de peso é de 33kg...

Em situações mais complicadas, como a que descreveste acima, de facto é capaz de ser bem notório e fazer a diferença.

Talvez em cima da moto se note ainda mais a diferença quando se manobra a moto estando parado, tendo em conta a altura do banco que é diferente entre ambas e que leva a que no momento de "puxar" atrás a moto, as pernas não tenham bem a mesma força (perna mais esticada vs mais flectida).

Já me aconteceu com uma ou outra moto que testei no passado.  :confused:
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Dalai Lama

Dezembro 07, 2020, 19:08:14, 19:08
Responder #23

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Com ambas atestadas, o diferencial de peso é de 33kg...

Em situações mais complicadas, como a que descreveste acima, de facto é capaz de ser bem notório e fazer a diferença.

Talvez em cima da moto se note ainda mais a diferença quando se manobra a moto estando parado, tendo em conta a altura do banco que é diferente entre ambas e que leva a que no momento de "puxar" atrás a moto, as pernas não tenham bem a mesma força (perna mais esticada vs mais flectida).

Já me aconteceu com uma ou outra moto que testei no passado.  :confused:

humm..."olhe que não doutor, olhe que não "  :stuck_out_tongue_winking_eye:

A diferença de peso entre ambas 'a seco' já é mais que os referidos 33 kgs e então atestadas ...mais diferença fazia (A Crossrunner leva 21 lts e a ST 16) !

Para além disso a minha CR carregava mais alguns pesos extra  (talvez o mais pesado seriam as barras protectoras  que tambem  incluíam faróis auxiliares ) .

A maior 'leveza' da ST também tem os seus contras, hoje com ventania notei mais 'safanões' na mota do que notava com a CR.

Dezembro 07, 2020, 19:38:31, 19:38
Responder #24

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atestadas a diferença é mesmo de 33Kgs... :)

A seco isso não conta grande coisa, porque ninguém anda com as motos sem gasolina, nem lubrificante de motor, nem nada...

A F800ST...209kgs
https://www.motorcyclespecs.co.za/model/bmw/bmw_f800st%2012.htm


A VFR800X...242Kgs
https://www.motorcyclespecs.co.za/model/Honda/honda_Crossrunner%2015.htm
« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 21:16:54, 21:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2020, 20:16:58, 20:16
Responder #25

Luis Salgueiro

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Atestadas a diferença é mesmo de 33Kgs... :)

A seco isso não conta grande coisa, porque ninguém anda com as motos sem gasolina, nem lubrificante de motor, nem nada...

A F800ST...209kgs
https://i.postimg.cc/LsgmSdwj/Screenshot-20201207-184112.jpg


A VFR800X...242Kgs
https://www.motorcyclespecs.co.za/model/Honda/honda_Crossrunner%2015.htm

A BMW F800ST não pesa 209 kgs mas sim 187 kgs, são 55 kgs de diferença para a Crossrunner , que no meu caso eram mais devido aos extras que lhe tinha colocado . A BMW F800 ST tem uma estrutura/ciclística/mecânica muito particularizada/personalisada/elaborada e pesa praticamente a mesma coisa que a Honda CB 500X.

https://www.motofichas.com/marcas/bmw/f-800-st
https://www.arpem.com/motos/modelos/bmw/modelos-06/bmw-f-800-st.html
« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 21:09:56, 21:09 por Luis Salgueiro »

Dezembro 07, 2020, 21:22:34, 21:22
Responder #26

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
A BMW F800ST não pesa 209 kgs mas sim 187 kgs, são 55 kgs de diferença para a Crossrunner , (....) mw/modelos-06/bmw-f-800-st.html


Nada disso. Que confusão que por aí vai.  :)

Estás a falar do dry weight na 800ST (a seco...sem fluídos nenhuns portanto) e a fazer contas VS a VFR800X atestada...

A realidade é que a 800ST pesa 209kg atestada e a VFR800X pesa 242Kg também ela atestada.

Não se comparam pesos estando uma a seco e a outra não.
Digo eu, claro.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2020, 21:35:23, 21:35
Responder #27

Rodrigues1

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Calma ai pessoal, quem percebe disto sou eu  :D

O peso total da mota não é relevante para a leveza na condução.

Temos o caso das Goldwing que pesam quase 400 kg no entanto uma criança consegue manobrar o monstro sem esforço e se deixar cair consegue levantar.

Agora vamos ao principal

A BMW é mais leve e tem o depósito debaixo do banco o que a torna mais dócil de conduzir quase parada ou manobrar à mão.

Perceberam..?  :lolol:
« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 21:36:50, 21:36 por Rodrigues1 »

Dezembro 07, 2020, 21:47:45, 21:47
Responder #28

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Temos o caso das Goldwing que pesam quase 400 kg no entanto uma criança consegue manobrar o monstro sem esforço e se deixar cair consegue levantar.

(....)

Também não é tanto assim.  ;)
Um adulto sim (ou adolescente, vá...), aplicando a correcta forma de a levantar. E isto é importante...aplicar a correcta forma de a levantar.

Uma criança a levantar uma GoldWing já é 'esticar a corda'.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Tudo o resto que escreveste...totalmente de acordo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2020, 21:50:43, 21:50
Responder #29

Rodrigues1

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Dezembro 07, 2020, 22:27:18, 22:27
Responder #30

Luis Salgueiro

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Tens razão !  'Correcto e afirmativo' Isaac !  :nice:

'Isto é que vai aqui uma açorda' ó Rodrigues !  :bejeca:

« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 23:48:24, 23:48 por Luis Salgueiro »

Dezembro 08, 2020, 09:25:04, 09:25
Responder #31

belzebuh

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Não sei se conseguiria troca a VFR pela BMW  :tornarseanjinho:

Muitos parabéns, bons quilómetros

Pois.... 'uma coisa é uma coisa e outra coisa é uma coisa completamente diferente ' !

A BMW F 800 ST é uma moto que tem uma óptima performance no alcatrão e a sua condução, além de segura, é muito divertida, independentemente de se tratar de um pequeno trajeto , deslocação pela cidade ou durante uma viagem de férias com bagagem. 
È uma moto com aparência de uma moto desportiva e combina a diversão e o conforto de turismo .
A F 800 ST é elegante, leve, funcional , económica, fiável e tem um motor Rotax que dá  prazer de pilotar .

A Honda VFR800 X Crossrunner é similar, mas mais pesada e menos 'manobrável' (para os percursos citadinos e outras situações mais 'manhosas' de pilotar) , mais 'gulosa' nos consumos , mais também mais potente e com um V-TEC que 'dá pica' . Uma óptima moto !

Conseguirias trocar 'na boa' se o contexto de decisão fosse idêntico ao que eu tive ao escolher .
Não fiz a troca apenas na base de as comparar 'mano a mano' , isto é , um modelo isolado por outro modelo isolado .
Tudo teve a ver com um contexto para além das motas 'em si' .

Na decisão estiveram envolvidos vários factores e o 'click' para avançar na troca por acaso aconteceu em Agosto num dia de passeata em que fui almoçar a Constância . Estacionei a mota num sítio que me pareceu perfeitamente normal e quando estava para me vir embora tive de pedir ajuda para a tirar de lá pois de facto o terreno era um pouco inclinado e não tive caparro para a puxar (já passei a barreira dos 60 e já há uns tempos deixei de ir ao ginásio  :bejeca: ) .

Eu sei que isso se resolve com mais cuidado ao estacionar e que se deve sempre estacionar 'de marcha atrás' deixando a mota pronta a sair . Mas ... isso foi apenas uma 'gota de àgua' pois já há um tempo que  ponderava o cenário de trocar (sabes como é , 'a malta das motas' é toda igual , pode estar bem com a mota que tem mas ao fim de uns anos fica sempre tentado 'a provar' outra coisa ) .

Desde esse dia que me pus em campo no sentido de ver o que é que poderia haver no mercado de diferente mas que me satisfizesse de igual modo , e ... aí está : BMW F800ST !

Entendo perfeitamente os teus motivos.

Eu quando comprei a minha, além de não ter unhas para a Crossrunner, também fiquei intimidado com o tamanho do bicho (vejo uma todos os dias), por isso entendo o que queres dizer.

Acima de tudo o que interessa é estejas satisfeito, e se hoje é a BMW, como tu dizes, quem sabe o que será daqui por 2/3 anos.

Bons km's

Dezembro 08, 2020, 12:37:03, 12:37
Responder #32

Luis Salgueiro

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Entendo perfeitamente os teus motivos.

Eu quando comprei a minha, além de não ter unhas para a Crossrunner, também fiquei intimidado com o tamanho do bicho (vejo uma todos os dias), por isso entendo o que queres dizer.

Acima de tudo o que interessa é estejas satisfeito, e se hoje é a BMW, como tu dizes, quem sabe o que será daqui por 2/3 anos.

Bons km's

A envergadura da Crossrunner não 'assusta' e 'não é nada por aí além' , é mediana . com outro design mas de tamanho é praticamente igual à F800ST , a BMW é uns cms mais estreita na metade da frente , só isso.

As diferenças principais são mesmo em tudo o resto : motorização ,componentes, peso e design /configuração dos componentes, (tal como o Rodrigues elucidou relativamente á posição do depósito etc, ).

O motor de 4 cilindros em V da Crossrunner é um motor muitoi 'elaborado' , com muitas peças , é um bloco pesadão que tens ali na frente e que te condiciona em todas as situações de manobras em baixa velocidade ou deslocamento 'a mão' . Nada que me tenha 'assustado' , nem que assuste alguém 'fisicamente saudável' .

Poderia ter continuado com ela 'na boa'  , mas agora ando 90 % das vezes 'a dois' e a pendura também tem algum  'arcaboiço'  :corado: . Parecia-me que era altura de 'aliviar a carga' (dos braços  :corado: e dos consumos  :bejeca:) não perdendo as capacidades de ter uma mota polivalente / capaz de usar em diferentes cenários .

« Última modificação: Dezembro 08, 2020, 17:27:45, 17:27 por Luis Salgueiro »

Dezembro 08, 2020, 17:27:18, 17:27
Responder #33

Luis Salgueiro

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Curiosamente, aqui há poucos anos atrás, calhou tirar uma foto com a minha VFR800X ao lado de uma F800S .
Apesar de ter sido algo relativamente recente, estava  longe de imaginar que me iria parar ás mãos a sua irmã F800ST.
A vida é isto !



[/quote]

Dezembro 23, 2020, 23:24:39, 23:24
Responder #34

Luis Salgueiro

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Janeiro 05, 2021, 18:16:07, 18:16
Responder #35

JViegas

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Ainda não tinha "encontrado" este tópico.

Parabéns pela aquisição. É de facto uma diferença significativa mas penso que para melhor dado aquilo que procuravas numa mota.

Não desfazendo na 800X que era uma máquina muito estimada. Lembro-me dela, no dia que nos conhecemos nas queijadas numa pastelaria no final da reta do cabo.

E com aquele escape... que som maravilhoso.

Desejo-te felicidades com a nova máquina e que te dê o mesmo ou maior prazer em conduzir.

Janeiro 05, 2021, 18:36:50, 18:36
Responder #36

nfkart

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Parabéns!

Acho que fizeste uma escolha bastante equilibrada! a ST é uma moto que é polivalente, tem mais protecção, uma posição de condução mais sport touring e é uma moto super fiavel!

 :palmas:

Usufrui da Máquina!  :nice: :sportbike:

Abril 18, 2021, 23:51:11, 23:51
Responder #37

Luis Salgueiro

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Hoje já ao final da tarde ouvi na cozinha dizerem que faltavam ovos para um bolo. Boa !!  :confetti:
Deram-me motivo para pegar na mota e ir a um supermercado !  :yeah:


Abril 19, 2021, 08:18:27, 08:18
Responder #38

Joao_Cruz

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Luis, ouvi dizer que os ovos do Algarve ou Trás os Montes é que são bons para fazer bolos :-).
Já sabes para s próxima onde tens de ir...
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Abril 19, 2021, 08:41:20, 08:41
Responder #39

Luis Salgueiro

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Luis, ouvi dizer que os ovos do Algarve ou Trás os Montes é que são bons para fazer bolos :-).
Já sabes para s próxima onde tens de ir...
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

 :D :D :D :D  :nice:

Abril 19, 2021, 11:45:59, 11:45
Responder #40

2low

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Quando vejo esta moto só me lembro que mesmo para ir só aos ovos a Trás-Os-MontesOvos, aquela coisa preta que faz girar a roda traseira... que descanso!

 :corado:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 19, 2021, 18:13:38, 18:13
Responder #41

Luis Salgueiro

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Quando vejo esta moto só me lembro que mesmo para ir só aos ovos a Trás-Os-MontesOvos, aquela coisa preta que faz girar a roda traseira... que descanso!

 :corado:

Podes crer ! Nem me lembro que lá está ! Nesta moto só perco tempo para olhar a informação de combustível (que dura muito até atestar )  , de resto é só 'enrolar punho' !  :convivio:
« Última modificação: Abril 19, 2021, 18:14:59, 18:14 por Luis Salgueiro »