Autor Tópico: Equilibrio dinâmico rodas com micro esferas . Resulta em Pneus de moto?  (Lida 1206 vezes)

Novembro 11, 2023, 11:59:38, 11:59
Lida 1206 vezes

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
 
 Boas!
 
 Alguém usa ou já usou este tipo de solução para equilibrar rodas?
 
 - Qual o resultado em rodas moto/scooter? Isto resulta em especial a alta velocidade?
 - Prós e contras ao fim de uns milhares de kms?
 - São reutilizáveis ?


Para quem não conhece, segue alguma informação que consegui reunir:

  Basicamente é um conjunto composto de pequenas esferas cerâmicas que quando colocadas no interior do pneu, se espalham pela superfície interna durante o rolamento, contrariando a normal  diferença de peso,  "equilibrando" a roda.
 A quantidade é calculada em função da dimensão do pneu.

 Podem ser colocadas durante a instalação de um novo pneu, ou podem ser inseridas no seu interior através da válvula de enchimento, utilizando para isso um pequeno kit (frasco+tubo+chave para desmontar interior da válvula)

As vantagens "vendidas" pelos fabricantes são varias, começar pelo aspecto mais clean sem os tradicionais pesos colados na jantes até a facilidade de equilibrar roda sem ferramentas ou técnicas especiais.
 Como sempre o preço parece excessivo.... faz parte.   :stuck_out_tongue_winking_eye:


Processo de instalação:


Há varios fabricantes deste tipo de solução. Ficam aqui vários exemplos:

https://www.dynabeads.co.uk/dynabeads_bike.php#calculator
https://www.techplus.ie/product/TL250-BALANCING-BEADS-8-12oz-or-240g-500/
https://counteractbalancing.com/
https://www.abcbalancingbeads.com/motorcycle-balancing/


Boas curvas!

 :convivio:


« Última modificação: Novembro 11, 2023, 12:06:23, 12:06 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Novembro 11, 2023, 21:25:51, 21:25
Responder #1

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 195
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Nunca tinha ouvido sobre isso e me pareceu bastante interessante, sem saber ao certo se funciona ou não


Mas pensando no dia a dia, balanceamento se roda é feito quando se troca o pneu (salvo situação esporádica), e nunca mais se mexe até a próxima.

Posso parecer velho e querer ver para crer, mas ainda acho que o "chumbo nosso de cada dia" é a melhor opção.

Pelo que entendi, o balanceamento ao se dará com o movimento centrífugo da roda, mas o que acontece ao diminuir e aumentar a velocidade, o que acontece o tempo inteiro numa jornada que não seja na autoestrada?

Sent from my SM-S918B using Tapatalk


Novembro 11, 2023, 22:55:04, 22:55
Responder #2

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Desconhecia por completo.
Aliás,  faz me confusão como é que há sistemas tão arcaicos, que ainda se mantêm na mecânica.
Será que vai haver uma evolução finalmente?
Abc

Novembro 11, 2023, 22:59:37, 22:59
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Amigo João,

Em resposta à tua pergunta.

Em engenharia a resposta mais simples tende a ser a mais correta, daí que alguns sistemas resistam à evolução. O melhor exemplo disso deu inclusive origem a uma expressão VOXPOP "Não vamos inventar a roda" Autor desconhecido. :backup.to.topic:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 12, 2023, 11:26:14, 11:26
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Acho melhor usar o metodo clássico.


E também não aconselho o uso de remendo líquido
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 13, 2023, 10:02:32, 10:02
Responder #5

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
do pouco que percebo de física (quase nada  ;D ), e sem ver qualquer vídeo ou ler sobre o produto, fico com esta ideia automaticamente:

isso somente funcionará a partir de uma certa velocidade, o que garantirá o movimento das esferas e como tal, o seu posicionamento nos locais "necessários",
até atingir essa velocidade elas simplesmente vão andar aos trambolhões no fundo do pneu e ainda contribuir para um maior desequilíbrio e como consequência um desgaste não uniforme do pneu....
talvez para alguns usos / condutores em especifico dê resultado, mas no geral, meh, não me convence

Novembro 13, 2023, 10:10:04, 10:10
Responder #6

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 195
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
do pouco que percebo de física (quase nada  ;D ), e sem ver qualquer vídeo ou ler sobre o produto, fico com esta ideia automaticamente:

isso somente funcionará a partir de uma certa velocidade, o que garantirá o movimento das esferas e como tal, o seu posicionamento nos locais "necessários",
até atingir essa velocidade elas simplesmente vão andar aos trambolhões no fundo do pneu e ainda contribuir para um maior desequilíbrio e como consequência um desgaste não uniforme do pneu....
talvez para alguns usos / condutores em especifico dê resultado, mas no geral, meh, não me convence
E vejo mais um problema também em motos que tem sensor de pressão dos pneus. Enquanto as esferas não estão alinhadas, espalhadas pelo pneu e batendo lá e cá, podem bater nos sensores e causar algum dano.

Novembro 13, 2023, 23:31:43, 23:31
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Os ultimos pneus que montei no meu ultimo jipe foram calibrados com um pó. Ao montarem os pneus na jante, meteram um pó qualquer lá dentro. Não faço ideia se a quantidade de pó que lá meteram tinha a haver com o tamanho do pneu, mas ainda foi uma quantidade razoável.

Quando perguntei o que era aquilo, responderam que era uma nova forma de calibrar as rodas pois com o rodar do pneu o pó ia acumular-se onde era necessário e assim calibrava "automaticamente" o pneu. Fiquei a achar que me estavam a praxar e que teria de ir gastar dinheiro na calibragem das rodas, mas aquilo resultou embora nos primeiros kms a direção terpidava pq os pneus não estavam calibrados mas ao fim de uns kms (não sei quantos) a terpidação desapareceu.

Isto parece um sistema parecido embora a "auto-calibração" aconteça sempre que o pneu entra em movimento, ou seja, está calibrado até ao momento de parar num semáforo e quando se arranca volta a estar descalibrado até que as esferas façam o seu trabalho e assim sucessivamente.

Novembro 14, 2023, 16:03:39, 16:03
Responder #8

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Ao ver isto surgem-me dois pensamentos:
1) - Decapagem por fricção;
2) - Adição de peso.

Quando se vê o pessoal a retirar peso a bielas, pistons, volante do motor, etc... E depois adicionam lastro ao interior dos pneus para substituir um ou outro peso inestético de 20 ou 30gr...
Criar um problema imaginário (o look inestético dos pesos) para propor uma solução inútil...  :wtf:

Novembro 14, 2023, 16:25:27, 16:25
Responder #9

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 195
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Criar um problema imaginário (o look inestético dos pesos) para propor uma solução inútil...  :wtf:

Ao olhar pra minha moto, penso que a única coisa que nunca vi ou verei são os pesos nas rodas 😂

Novembro 15, 2023, 19:02:28, 19:02
Responder #10

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Os ultimos pneus que montei no meu ultimo jipe foram calibrados com um pó. Ao montarem os pneus na jante, meteram um pó qualquer lá dentro. Não faço ideia se a quantidade de pó que lá meteram tinha a haver com o tamanho do pneu, mas ainda foi uma quantidade razoável.

Quando perguntei o que era aquilo, responderam que era uma nova forma de calibrar as rodas pois com o rodar do pneu o pó ia acumular-se onde era necessário e assim calibrava "automaticamente" o pneu. Fiquei a achar que me estavam a praxar e que teria de ir gastar dinheiro na calibragem das rodas, mas aquilo resultou embora nos primeiros kms a direção terpidava pq os pneus não estavam calibrados mas ao fim de uns kms (não sei quantos) a terpidação desapareceu.

Isto parece um sistema parecido embora a "auto-calibração" aconteça sempre que o pneu entra em movimento, ou seja, está calibrado até ao momento de parar num semáforo e quando se arranca volta a estar descalibrado até que as esferas façam o seu trabalho e assim sucessivamente.

 Já tinha ouvido falar também, e por isso a pesquisa e a solicitação no post inicial.  Nada como feedback dado na 1ª pessoa...
 

 No meu caso, e para quem prefere substituir os pneus em casa, esta pode ser uma forma de "simplificar" o processo, em especial em jantes pequenas em que o suporte para equilibragem manual/estática nem sempre tem os adaptadores necessários.
 Se der para reutilizar ainda melhor, desde claro que as pequenas esferas mantenham a integridade com o passar do tempo/kms.
 


 
 :scooter:

 

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Novembro 15, 2023, 19:16:02, 19:16
Responder #11

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Ao ver isto surgem-me dois pensamentos:
1) - Decapagem por fricção;
2) - Adição de peso.

Quando se vê o pessoal a retirar peso a bielas, pistons, volante do motor, etc... E depois adicionam lastro ao interior dos pneus para substituir um ou outro peso inestético de 20 ou 30gr...
Criar um problema imaginário (o look inestético dos pesos) para propor uma solução inútil...  :wtf:

 Depreendo que a fricção que te referes seria na superficie interna do pneu, certo?  Será que esse tipo de "desgaste" a existir, será relevante do ponto de vista de integridade, antes do tempo de vida util do pneu?
 
 Em relação ao peso,  e pelo que percebi   estamos a falar na colocação entre 30 e 60gr, o que não representa grande diferença face aos tradicionais pesos.

 Não estou a dizer de forma alguma que será melhor ou pior opção. Apenas o conceito parece interessante em algumas situações . Alias por ter algumas duvidas é que surge o topico em primeiro lugar.

 :convivio:
 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Novembro 16, 2023, 09:46:27, 09:46
Responder #12

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Já tinha ouvido falar também, e por isso a pesquisa e a solicitação no post inicial.  Nada como feedback dado na 1ª pessoa...

 No meu caso, e para quem prefere substituir os pneus em casa, esta pode ser uma forma de "simplificar" o processo, em especial em jantes pequenas em que o suporte para equilibragem manual/estática nem sempre tem os adaptadores necessários.
 Se der para reutilizar ainda melhor, desde claro que as pequenas esferas mantenham a integridade com o passar do tempo/kms.

No meu caso, não sei o desfecho do pó dentro dos pneus pq acabei por vender o jipe com aqueles pneus.

Atenção que o pó não funciona como as esferas pois estas calibram as rodas enquanto estas estão a rodar. Ao parar, as esferas caem para a parte de baixo do pneu e quando este começa a rodar elas lá acabam por fazer o seu trabalho. No caso do pó, ele vai-se acumulando onde é preciso e fica lá agarrado quase que fazendo um peso no lado de dentro da jante. Depois do pó se "instalar" o pneu fica calibrado como se usasse pesos.

Quanto a fazer esse trabalho em casa, a "maquineta" de calibração é uma coisa simples e barata e há inumeros videos na internet a mostrar como se calibram as rodas.

Novembro 16, 2023, 10:59:47, 10:59
Responder #13

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
e Existe outra questão, mês passado troquei alguns pneus nas viaturas ca de casa, uma roda nem precisou de pesos
por isso colocar isso para dentro do pneu só porque sim  :pensador: