Citação de: Gentleman rider em Junho 30, 2022, 19:00:30, 19:001. Só se usa o travão da frente na condução da moto Vários colegas já disseram e a prova é que as motos mais novas vem com sistema CBS - Combined Breaking System. Na minha por exemplo, com esse sistema, é IMPOSSÍVEL usar somente o travão da frente. Ao puxar o manete da frente, já é exercida uma força no travão traseiro.
1. Só se usa o travão da frente na condução da moto
Vou tentar encontrar um tutorial do Silvain Guintoli em que ele diz que no WSBK não se usa o travão traseiro. Acho que o Michael Neeves da MCN também tem um video em que fala disso.Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.
Só compro motos com suspensão totalmente regulável. E afino-a para conseguir o melhor comportamento possível para o meu peso e a minha forma de conduzir.
Eu também só uso o travão frente!
Citação de: JustGil em Julho 01, 2022, 14:55:50, 14:55Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".Estás com a mentalidade errada.Coçar o pneu não é o objetivo, é a consequência. O objetivo é curvar bem, e para curvar bem o mais adequado não é inclinar o mais possível, visto que jogando com a posição corporal consegue-se manter a mota mais de pé fazendo a curva à velocidade pretendida.E ainda assim depende do pneu e da mota, há motas que nunca conseguirão comer certos pneus até ao fim, há pneus que puxam mais inclinação, etc.Repara no meu caso, em que a mota e kit de unhas são os mesmos, sendo o pneu a única variável:A primeira foto é o Metzler Roadtec 01 SE no dia em que o troquei, tinha creio que 12000km. Como podes ver, tem uns bons 2cm de chicken stripes.A segunda foto é o Michelin Road 6 depois do primeiro passeio que dei, nem 500km tinha. Lambido de ponta a ponta.Andei pelas mesmas estradas com os dois, o meu kit de unhas não mudou e a mota é a mesma. Com o Metzeler a minha inclinação máxima foram 39º ao longo de 12000km, com os Michelin inclinei 43º no primeiro passeio.Em nenhuma ocasião forcei inclinação só para lamber pneu, e em nenhuma ocasião forcei limites (quer de pneu, quer de kit de unhas).Depende de muitas coisas, mas aquilo com que te deves mesmo preocupar é saber fazer as curvas em segurança e divertires-te com isso. Se só comeres meio pneu mas te divertires à grande nas tuas voltas, está perfeito.
Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".
Tens aí muito pneu para usar, mas não vale a pena andar a forçar, medir pi--.Se queres gastar mais as chicken stripes, experimenta curvar sem sair da moto, vais ver que começa a gastar num instante.Diverte-te, anda seguro, e vai saindo naturalmente. Forçar muitas vezes dá asneira, ou pelo menos um belo susto!Faz um track-day ou vai até umas curvas com bom alcatrão e pouco trânsito.