Autor Tópico: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?  (Lida 3747 vezes)

Junho 08, 2016, 19:51:21, 19:51
Lida 3747 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?



Este é um assunto que pensei em trazer aqui para o CP-Moto, pois atravessa todas as faixas etárias, afectando indistintamente homens ou mulheres, de todos os estratos sociais, existindo mesmo quem tenha um real e notório pavor de andar de moto.

Ora há uns anitos a esta parte e numa zona próxima de casa, quando tentava ensinar a minha mulher a andar numa scooter de 50cc que lhe fora oferecida, por incúria e imprevidência da minha parte, coloquei-a perante um desnível na via que provocou o seu desequilíbrio e acabou por cair para o seu lado esquerdo...mas agarrou-se com tal força aos punhos da moto e adoptou uma posição de tal forma rígida que acabou por cair sentada na scooter, tendo resultado que uma das pernas ficasse debaixo da carenagem.

Felizmente a queda foi a baixíssima velocidade e estranhamente as marcas mais visíveis ficaram no capacete (novinho em folha), que ficou com um risco profundo com uns 15cm de comprimento. O que me custou foi o que se seguiu, ou melhor, o que isso foi provocar, pois após ter verificado que ela estava bem e ter endireitado a scooter colocando-a no descanso, ela retirou o capacete e disse-me ainda trémula que já não voltava a montar-se na scooter. Os dias seguintes foram passando e a pergunta que colocava a mim mesmo, foi: O que posso fazer para mudar este receio, este medo? Com tempo efectivamente consegui que ela voltasse pelo menos a andar à pendura, coisa que durante um largo tempo nem era possível, mas existem muitos que nem isso conseguem fazer e devido a inúmeros factores....factores esses que até têm razões capazes de se confundir com outras fobias ou medos, imaginários ou não, mas que devido à forma como se manifestam conseguem enfraquecer a vontade de quem se vê de fronte a essas situações.

Medos, receios e fobias existem às centenas e são tão diferentes que seria possível preencher um livro a enumerá-los, mas o andar de moto é algo que muita gente não faz porque simplesmente não consegue por medo ou receio, e só a ideia de o fazer é passível de provocar desconforto real, inquietação e sofrimento. Segundo uma pesquisa que efectuei quanto aos sintomas mais prementes e que percorrem a grande maioria das pessoas, mesmo relativamente a diferentes casos de medos ou fobias, o resultado costuma redundar no disparar do coração, numa respiração que se torna ofegante, em ondas de calor que percorrem todo o corpo, no tremer das mãos e num aumento da agitação que por vezes nem é notado pela própria pessoa.

Mas o que pode ser feito, de que forma pode um companheiro do fórum ou o comum dos mortais ajudar alguém que está nesta situação e que o leva a recusar sequer a sentar-se em cima de uma moto, que o leva ter os sintomas relatados, que porventura nem sequer consegue seguir uma simples conversa que tenha no assunto as motos devido aos receios que ganhou?

Num grande número de casos, o que existe parte de um acontecimento marcante, seja na própria pessoa ou em algum familiar/amigo/conhecido, mas também poderá partir de um acumular de pequenos factores, que somados acabam por resultar naquilo que nenhum de nós deseja, ou seja, alguém ter medo de andar de moto.

Na nossa própria vida é normal que vamos aprendendo a conviver com os demais, a controlar e resolver os problemas que nos sobrecarregam e que nos permitem levar uma vida que se deseja feliz e longe de constante tensão. Mas o problema é que existem coisas que se nos poderão escapar da nossa capacidade e é nessas alturas que terá de haver uma ajuda externa.

Mas além dos acontecimentos marcantes, existe também o problema que reside numa falta de confiança que a pessoa tem em si mesma, o que acaba por promover um aumento ainda maior do temor. As pessoas em que se nota uma falta de confiança em si próprias, acabam por encontrar várias justificações para se furtarem ao acto de andar de moto, pois receiam de poder cair, que podem sair de estrada numa curva, que poderão bater num outro veículo, atropelar uma pessoa que passe numa passadeira ou que, perante uma situação de trânsito fora do normal, poderão ficar sem acção e bloquear por completo...com tudo o que daí pudesse suceder.

Felizmente a grande maioria dos casos até tem uma solução pouco invasiva, mas também parte do própria pessoa mostrar aguma força de vontade:

»»» Falar sobre o assunto...sim, falar como eu aqui estou a fazer com a criação deste tópico. Alguém que já ande de moto tem sempre um know-how e um à vontade suficiente para ajudar alguém e cada um de nós pode fazer a diferença perante uma pessoa que nitidamente mostre receio em andar de moto. Seja com conselhos ou com palavras de ânimo, até a mais pequena coisa aplica no momento certo poderá ser suficiente para ajudar a dar o primeiro passo, a provocar o "click" que fará a diferença;

»»» Juntar-se a um grupo de amigos que partilhem esse gosto de andar de moto e que poderão ser maiores facilitadores no ultrapassar desse obstáculo interiormente sentido, a uma integração que de outro modo estaria vedada e que a solo seria impossível sequer de ter início;

»»» Começar com uma pequena scooter e não ir logo directo para uma moto avantajada e demasiado nervosa. Bem sei que existem muitos casos de quem tenha começado logo pelas cilindradas mais elevadas, mas aquilo que aqui se retrata são casos de pessoas com medo de andar de moto e o início deverá ser feito sem comprometer o enorme passo que uma pessoa nestas circunstâncias está a tomar, que é o de tentar ultrapassar o seu receio, o seu medo;

»»» Escrever acerca das dificuldades sentidas, p. ex. num fórum como o CP-Moto ou outro e procurar perceber o que poderá ser feito para mudar, que tipo de atitude deverá ter perante o bloqueio que o afecta;

»»» Quem estiver junto a uma pessoa que demonstra ter vontade de mudar o seu sentimento de medo, não deverá em momento nenhum pressioná-la e muito menos troçar da mesma caso a pessoa manifeste desconforto por uma situação que aparentemente será pacífica e descomplicada para qualquer outra;

»»» Escolher um local com muito pouco trânsito, seja de pedestres, carros ou outras motos. Se possível até, um local longe de tudo e todos (excepto de boa companhia com vontade de ajudar)....as tentativas terão de se mostrar libertas de qualquer tensão e num local amplo e sem obstáculos. Aqui o objectivo será o de incutir na pessoa a ideia de que tem todo o espaço que necessita e evitar que se sinta pressionada ou olhada por alguém do lado externo do desenrolar dos acontecimentos;

»»» Errar! Deve-se explicar a uma pessoa com medo de andar de moto que o errar não é algo que só acontece a quem tem medo, que não é definitivamente algo que só acontece a alguns. Devemo-nos deter um pouco a explicar que o errar também faz parte de uma aprendizagem que é contínua e não se interrompe só porque um documento emanado por uma entidade diz que alguém está habilitado;

»»» Procurar ajuda profissional caso seja um trauma ou uma fobia muito forte e que afecte ao ponto de levar a que a pessoa não consiga fazer a sua vida normal.


Escrevi isto ao logo de 3 dias e após ter apagado e voltado a escrever o que escrevera, no sentido de promover um fácil entendimento de um problema que afecta mais pessoa do que se julga. Se virem ou tiverem conhecimento de alguém que passe por uma situação semelhante, não deixem de a ajudar e de a aconselhar. Cada um de nós pode fazer a diferença!
Como disse anteriormente, por vezes uma palavra certa, um conselho dado no devido momento ou uma força de ânimo  que vá ao encontro do que a outra pessoa precisa de ouvir, nomeadamente por forma a sentir-se capaz de ultrapassar o bloqueio em que se vê, será o suficiente para colher o resultado desejado.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 24, 2016, 19:49:43, 19:49
Responder #1

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
À minha namorada,  que dizia insistentemente que montar na Maria das Curvas nem morta,  disse qual era o meu maior medo.

CAIR!

Falar do medo, não como uma coisa que nos domina e nos faz perder o control,  mas sim como uma coisa que devemos saber controlar com o fim de evitar cair em exageros.

Outra  coisa é gerar curiosidade:

Para que serve este comando? E este interruptor? Quanto já deste na tua mota? Porque é que temos que nos inclinar?

Responder a todas as perguntas de forma simples e esclarecedora.

Depois o "aí que eu caio", principalmente quando sentem o peso da coisa.
-Olha em frente! - digo- Descontrai,  sente o vento na tromba!

Quando já controla o equilíbrio,  sempre sem o motor estar a trabalhar mas com as chaves na ignição, vem o habitar aos comandos e as brincadeiras do costume com a buzina,  piscas e demais luzes natalícias.
Daqui a andar de mota faltam poucas lições, mas quando passaste está fase já não há  medo,  mas sim ansiedade,  que é precisamente algo que se debe também saber controlar.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 24, 2016, 20:37:49, 20:37
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O medo é saúdavel, é ele que nos protege do perigo :) ainda bem que tenho medo de andar de moto ;) .
Aceitando o medo, o próximo passo é evitar que ele impeça os nossos comportamentos pretendidos, isto é perceber se o comportamento que queremos fazer ( andar de mota) pode ser feito dentro de limites de risco aceitáveis. Se assim o entendermos, vamos ver como vencer o medo, se não forem aceitáveis, felizmente o medo protegeu-nos mais uma vez.
O terceiro passo, se aplicável, é desbloquear o medo: procurar exemplos de outros com sucesso, começar com um grau de dificuldade menor, pedir auxílio nas primeiras tentativas, todas estas hipóteses juntas ou apenas uma ou duas delas.
Este é o meu remédio.
Uma única certeza, se o medo não for aceitável ceder, mesmo que inicialmente, torna-o intransponível.
« Última modificação: Agosto 24, 2016, 20:39:12, 20:39 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 12, 2020, 10:47:14, 10:47
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com dicas, com a ajuda de amigos, com alguma paciência e muito treino...a coisa vai lá.

Não se trata de uma questão de força (como se percebe facilmente seguindo o link que deixo abaixo), mas sim apenas e só prática.

Praticar e praticar....👌

O vídeo, apesar de poder fazer sorrir pela situação, é revelador dos primeiros passos pelos quais muita gente já passou.

LINK - VÍDEO

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 30, 2021, 11:58:22, 11:58
Responder #4

Foxundercover

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Mutt
  • Modelo Motociclo: mongrek 125cc
  • Localidade: Porto
Boa tarde a todos

 Sapiens21: conseguiste que a tua mulher voltasse a tentar aprender?
Aconteceu-me exatamente isto, no dia que tive a minha 1ª mota consegui rapidamente andar em reta, mas a falta de controle ou conhecimento travão/embraiagem fez-me cair...2 vezes:(

Desde esse dia não voltei a conseguir sequer andar em reta:(
Na verdade nem voltei a tentar apesar da vontade imensa que tenho de conseguir dar umas voltinhas.
Sinto-me bloqueada :-X

Gostava de encontrar alguém com muita paciência para me levar para um parque e me ensinar tudo devagar e com descontração até já procurei no OLX por aulas de mota :D :'(

Já agora se alguém aqui do Porto ler isto e quiser um destes dias perder 2 horas a ensinar-me eu pago uma cerveja:)


Julho 30, 2021, 12:06:02, 12:06
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


 Sapiens21: conseguiste que a tua mulher voltasse a tentar aprender?
Aconteceu-me exatamente isto, no dia que tive a minha 1ª mota consegui rapidamente andar em reta, mas a falta de controle ou conhecimento travão/embraiagem fez-me cair...2 vezes:(



Ha sempre a hipotese de trocar de mulher  :D :D



Fora de brincadeira:

Sabe andar de bicicleta? acho que é o ponto inicial para se andar de moto.

Se sabe andar de bicicleta, o meu conselho é que arranje uma scooter de pequena cilindrada para ir aprendendo e ganhando experiencia,

Depois o salto para a moto ja é mais pequeno... é tudo igual com a exceção da embraiagem / mudanças que com algum treino e experiencia é mais facil de absorver
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 30, 2021, 12:45:43, 12:45
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Boa tarde a todos

 Sapiens21: conseguiste que a tua mulher voltasse a tentar aprender?
Aconteceu-me exatamente isto, no dia que tive a minha 1ª mota consegui rapidamente andar em reta, mas a falta de controle ou conhecimento travão/embraiagem fez-me cair...2 vezes:(

Desde esse dia não voltei a conseguir sequer andar em reta:(
Na verdade nem voltei a tentar apesar da vontade imensa que tenho de conseguir dar umas voltinhas.
Sinto-me bloqueada :-X

Gostava de encontrar alguém com muita paciência para me levar para um parque e me ensinar tudo devagar e com descontração até já procurei no OLX por aulas de mota :D :'(

Já agora se alguém aqui do Porto ler isto e quiser um destes dias perder 2 horas a ensinar-me eu pago uma cerveja:)


Cara companheira,

Em primeiro lugar dou-te os parabéns pela forma aberta com que escreves aqui e sem receio de dizer o que se tem passado contigo.

A minha mulher passou por uma situação que a traumatizou...mas passou. Felizmente.

Temos alguns companheiros da zona norte que tenho a certeza te poderão dar algumas dicas e transmitir a confiança necessária para que não...bloqueies.

Por que é isso que está a acontecer...começas a bloquear e o receio de cair não te deixa andar de forma confortável.
No fundo, imagino que vás algo tensa.

E a colaboração de alguns membros vai retirar grande parte desses receios se fores testando numa zona aberta e sem trânsito.

Se fosses de outra zona do país mais para baixo, recomendava de caras isto...

https://eph.honda.pt/pt/

Mas assim, creio que alguns companheiros te darão uma valiosa ajuda.

Já agora...bem vinda por cá.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 30, 2021, 13:36:10, 13:36
Responder #7

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Julgo também ser possível adquirir umas aulas junto de uma escola de condução.
 Mas como já aqui foi dito, começar numa moto sem mudanças pode ser um passo intermédio para ganhar a confiança necessária para evoluir.

 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125