Autor Tópico: Que moto comprar? Da carta B para a A  (Lida 5438 vezes)

Junho 23, 2020, 09:22:19, 09:22
Lida 5438 vezes

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B, inscrevi-me esta semana para a A
- Altura: 1,69m (pernas curtas)
- Peso: 75 Kg
- Idade: 30 anos
- Pendura (S/N): Nim (muito raramente)
- Será 1ª moto (S/N): Nim, tenho uma PCX 125cc à 3/4 anos

MOTO

- Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper
- Custo (em euro): 4000/5000 €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diariamente no Verão, esporadicamente no Inverno
- Tipo de estrada: Paralelos e em mau estado
- Numero aproximado de KM: 4*4km

RESUMO:

Quero uma moto para fazer uma condução diária de trajetos muito curtos mas em que o piso é em paralelo muito degradado. Continuarei a usar o carro nos dias de chuva ou pior tempo. Uma a duas vezes por mês deverei fazer trajetos mais longos, com AE, de cerca de 2*70km. Gosto muito do estilo das naked e das custom, mas tenho receio que não me protejam nada quando for para a AE e que possam não ser a melhor hipótese. Também gosto das motos mais "altas", como a NC750 X, TRK502 mas serão altas demais para mim.

Neste momento as motos que tenho em equação são:

Kawasaki ER6F
Kawasaki Z650
Kawasaki Vulcan S 650 (mais cara do lote)
Honda CB650F
Honda CB500F
Honda CBR500R
Honda NC700S
Honda NC750S
Suzuki SV650

Eu sei que as 500 são de carta A2, correto? E algumas das que vejo á venda de outros modelos também estão limitadas para carta A2. Contudo penso que terão performances mais do que necessárias, pelo menos por uns anos, para quem vem de uma PCX 125 e faz trajectos tão curtos.. o que dizem?


Junho 23, 2020, 09:45:03, 09:45
Responder #1

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
nem as custom nem as naked são indicadas para auto-estrada, no entanto nas custom, um vidro em cima do farol não fica tão feio como numa naked :) e o desconforto vai sempre depender da velocidade a que fores.
Já viste a nova rebel 500?

Cumprimentos
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Junho 23, 2020, 09:54:01, 09:54
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Desse lote, gostando do estilo, escolhia a Vulcan, com a vantagem de ser mais baixa no assento.

Qualquer naked faz bem auto estrada, com conforto, principalmente no verão e se a velocidade não ultrapassar os 120, acima dos 120 podes começar a sentir pressão do vento, crescente com a velocidade. ( podes ter vidro frontal que dá uma ajuda )
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 23, 2020, 10:16:36, 10:16
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, as 500cc actualmente no mercado são cat. A2.

Porém não são as únicas que podes conduzir com carta cat. A2, entenda-se. 
Vale isto por dizer que os motociclos de potência máxima não superior a 35kW (e existem-nas até de cilindrada superior) podem ser conduzidos com essa carta.

Sobre a escolha, a minha recomendação é...tenta experimentar 2 ou 3 das que mais gostas.
Decide com base no que mais valorizas, mesmo que seja "só" o design e conforto... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 23, 2020, 10:38:19, 10:38
Responder #4

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Sei que estás a ver modelos de cilindrada média/alta, mas para aquilo que mencionas (e só para fugir dos modelos habituais):

- suzuky v strom 250
- royal enfield himalayan 400

Parece que acentam bem na maior parte do uso que queres dar.
« Última modificação: Junho 23, 2020, 11:11:27, 11:11 por tiagofo20 »

Junho 23, 2020, 10:54:13, 10:54
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Julgo que quererias dizer ou Continental GT...ou Himalaynan 400.

Por enquanto e apesar de até estar prevista essa Royal-Enfield, ainda não existe para a Himalayan o bloco...650cc.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 23, 2020, 11:12:21, 11:12
Responder #6

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Tens razão Sapiens, estava a achar demasiado os 650... Fiz uma pesquisa à pressa. Editado.

Junho 23, 2020, 11:13:56, 11:13
Responder #7

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
nem as custom nem as naked são indicadas para auto-estrada, no entanto nas custom, um vidro em cima do farol não fica tão feio como numa naked :) e o desconforto vai sempre depender da velocidade a que fores.
Já viste a nova rebel 500?

Cumprimentos

Sim, já vi e gostei também. Foi esquecimento não a ter colocado na lista.

Sim, as 500cc actualmente no mercado são cat. A2.

Porém não são as únicas que podes conduzir com carta cat. A2, entenda-se. 
Vale isto por dizer que os motociclos de potência máxima não superior a 35kW (e existem-nas até de cilindrada superior) podem ser conduzidos com essa carta.

Sobre a escolha, a minha recomendação é...tenta experimentar 2 ou 3 das que mais gostas.
Decide com base no que mais valorizas, mesmo que seja "só" o design e conforto... :nice:

Estou a espera de tirar a carta para puder ir fazer uns testes a algumas delas...

Sei que estás a ver modelos de cilindrada média/alta, mas para aquilo que mencionas (e só para fugir dos modelos habituais):

- suzuky v strom 250
- royal enfield himalayan 400

Parece que acentam bem na maior parte do uso que queres dar.


A V-Strom até gosto esteticamente, a outra não...

O foco principal na utilização da moto será mesmo o dia a dia em piso de paralelo e degrado. A AE será esporadicamente, não é o principal digamos assim.

Para uma utilização em piso degradado e paralelo, que estilo de moto sofre mais? As naked ou as custom?

Tenho uma ideia um bocado "preconceituosa" de que é um bocado estúpido estar a tirar a carta A e depois andar com motas de carta A2, não? :pensador:
« Última modificação: Junho 23, 2020, 11:15:00, 11:15 por Peixinhu »

Junho 23, 2020, 11:22:10, 11:22
Responder #8

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
há quem tire a carta e continue a andar em 125cc :) não te preocupes muito com a cilindrada. há motas até 300cc bastante suficientes até para o resto da vida. O importante é gostares mesmo da mota que compras e que te sintas confortável em cima dela.
Não é nada "estúpido" tirar cat. A e andar com motos de cat. A2. pior é tirar a cat. A2 e dps ter de tirar a cat. A porque entretanto a vida muda e precisas de algo mais potente. Eu tinha uma 1300 e cheguei a considerar reduzir para uma 300cc, importa pouco o que "parece" aos outros, se gostas segue em frente e ignora o resto :)

Vê o "tirar a cat. A" como uma deslimitação de escolha, não como uma limitação a motas apenas com mais de 35kW ;)
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Junho 23, 2020, 11:22:41, 11:22
Responder #9

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Para andar em paralelo e piso mais degradado, uma mota de segmento ADV teoricamente será melhor.
Da lista que colocaste, a Z650 parece ser a que é "mais mota".

De qualquer das formas, a experiência de condução de uma 125cc não é a mesma de uma mota a sério. Provavelmente irás sentir mais vontade de acelerar na autoestrada. Pensa nisso ; )

Junho 23, 2020, 11:22:46, 11:22
Responder #10

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Não tens de ter esse preconceito, compras aquilo que gostas e que podes pagar e manter. Ridiculo seria comprar uma 1000cc de pista para andar a 50km/h em paralelo.
 No teu caso quer parecer que se adequa melhor uma mota ágil, confortável e que te ofereça umas prestações melhores do que uma 125.

Junho 23, 2020, 11:23:40, 11:23
Responder #11

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
há quem tire a carta e continue a andar em 125cc :) não te preocupes muito com a cilindrada. há motas até 300cc bastante suficientes até para o resto da vida. O importante é gostares mesmo da mota que compras e que te sintas confortável em cima dela.
Não é nada "estúpido" tirar cat. A e andar com motos de cat. A2. pior é tirar a cat. A2 e dps ter de tirar a cat. A porque entretanto a vida muda e precisas de algo mais potente. Eu tinha uma 1300 e cheguei a considerar reduzir para uma 300cc, importa pouco o que "parece" aos outros, se gostas segue em frente e ignora o resto :)

Vê o "tirar a cat. A" como uma deslimitação de escolha, não como uma limitação a motas apenas com mais de 35kW ;)

 :palmas: :palmas:

Grande frase

Junho 23, 2020, 11:27:39, 11:27
Responder #12

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Para andar em paralelo e piso mais degradado, uma mota de segmento ADV teoricamente será melhor.
Da lista que colocaste, a Z650 parece ser a que é "mais mota".

De qualquer das formas, a experiência de condução de uma 125cc não é a mesma de uma mota a sério. Provavelmente irás sentir mais vontade de acelerar na autoestrada. Pensa nisso ; )

Sim.

Por um lado também tenho um certo receio de depois me aventurar demasiado com uma mota mais potente, principalmente nesta fase inicial.

Não tens de ter esse preconceito, compras aquilo que gostas e que podes pagar e manter. Ridiculo seria comprar uma 1000cc de pista para andar a 50km/h em paralelo.
 No teu caso quer parecer que se adequa melhor uma mota ágil, confortável e que te ofereça umas prestações melhores do que uma 125.

Exacto. A 125cc é demasiado curta para quando quero ir a AE,aliás deixei de o fazer e vou sempre de carro pois era realmente penoso. Preciso de algo melhor, que possa ir a 120 sem notar que a mota vai em sofrimento e se preciso ir aos 130 para uma ultrapassagem ela me permitir isso também..

Junho 23, 2020, 11:29:51, 11:29
Responder #13

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Se baixarmos de cilindrada em relação ás que coloquei inicialmente e formos para uma 400cc p.ex. o que me sugeriam?

Em termos de IUC, Consumos, manutenção também se nota a diferença?

Como posso consultar a periodicidade das manutenções de cada moto?

Junho 23, 2020, 11:33:20, 11:33
Responder #14

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Se baixarmos de cilindrada em relação ás que coloquei inicialmente e formos para uma 400cc p.ex. o que me sugeriam?

Em termos de IUC, Consumos, manutenção também se nota a diferença?

Como posso consultar a periodicidade das manutenções de cada moto?

Das motas que falas-te e dentro do orçamento eu aconselho que testes a Nc700s usada, uma mota para quem vem das 125 até ensina andar!

E tens a Zontes 310 que consegues comprar nova com esse orçamento!

Mas testa o maximo que possas, e como alguem disse;

Não compres uma mota que não te faça olhar duas x e sorrir!!!

Compra para ti, por ti, e para seres feliz!!!
« Última modificação: Junho 23, 2020, 11:35:47, 11:35 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Junho 23, 2020, 11:37:35, 11:37
Responder #15

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Não compres uma mota que não tefaça olhar duas x e sorrir!!!

Mesmo! Pensa que é suposto saires da mota e olhares para ela antes de sair da garagem : p

Junho 23, 2020, 11:42:42, 11:42
Responder #16

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Das motos referidas, qualquer uma das NC é uma boa escolha. Tem várias vantagens: transição acessível para quem está habituado a motos pequenas; economia em consumos e manutenção; preços em 2ª mão dentro desse orçamento; muita escolha no mercado de usados.
A CB500 também parece bem, mas como já disseram atrás (e muito bem!), tenta escolher uma de que gostes e com que te sintas bem, confortável e não intimidado.
Escolher uma moto é um pouco mais complicado do que escolher um carro.

Tirar a carta A é sempre boa ideia, até porque, mesmo que compres uma A2 agora, o mais provável é vires a precisar da carta A no futuro, as motos são aditivas.  ;)

 

Junho 23, 2020, 11:57:52, 11:57
Responder #17

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
As motas estilo Trail são mais confortáveis para o estilo de piso que eu percorro?

Alguma que seja com o assento baixo? A V-strom 250 que o user Tiagofo20 sugeriu parece me esse estilo...

A Zontes nesse estilo já é alta...

Junho 23, 2020, 11:58:31, 11:58
Responder #18

Rodrigues1

  • Visitante
Meu amigo,.."Peixinhu"

Eu com 61 anos tirei a carta A, mas como não sou preconceituoso comprei uma CB500X - A2 que ainda agora com 66 anos me leva a todo o lado e dias inteiros a andar sem dores nas costas nem adormecimento de espécie alguma e ainda faço algum Off Road.

Empedrado é brincadeira para esta mota, AE é sempre a andar acima dos 140, abaixo disso dá-me o sono embora nas nacionais como vou mais distraido com a paisagem ande muito mais devagar sem me dar sono.

Podia ter comprado uma 750 ou mesmo 1000 para os amigos não gozarem comigo mas como percorri o País todo antes com uma 125 e não me queixei achei que uma 500 era muito melhor e nunca me arrependi e o consumo era quase o mesmo ou seja 3,2.

Tem calma e escolhe com a cabeça.


Junho 23, 2020, 12:03:16, 12:03
Responder #19

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Meu amigo,.."Peixinhu"

Eu com 61 anos tirei a carta A, mas como não sou preconceituoso comprei uma CB500X - A2 que ainda agora com 66 anos me leva a todo o lado e dias inteiros a andar sem dores nas costas nem adormecimento de espécie alguma e ainda faço algum Off Road.

Empedrado é brincadeira para esta mota, AE é sempre a andar acima dos 140, abaixo disso dá-me o sono embora nas nacionais como vou mais distraido com a paisagem ande muito mais devagar sem me dar sono.

Podia ter comprado uma 750 ou mesmo 1000 para os amigos não gozarem comigo mas como percorri o País todo antes com uma 125 e não me queixei achei que uma 500 era muito melhor e nunca me arrependi e o consumo era quase o mesmo ou seja 3,2.

Tem calma e escolhe com a cabeça.

Obrigado pela resposta e pela partilha.

Eu gosto dessa moto mas o problema é que para o meu 1,69 m é um bocado alta  :napodeser:

Junho 23, 2020, 12:09:15, 12:09
Responder #20

Rodrigues1

  • Visitante
Meu amigo,.."Peixinhu"

Eu com 61 anos tirei a carta A, mas como não sou preconceituoso comprei uma CB500X - A2 que ainda agora com 66 anos me leva a todo o lado e dias inteiros a andar sem dores nas costas nem adormecimento de espécie alguma e ainda faço algum Off Road.

Empedrado é brincadeira para esta mota, AE é sempre a andar acima dos 140, abaixo disso dá-me o sono embora nas nacionais como vou mais distraido com a paisagem ande muito mais devagar sem me dar sono.

Podia ter comprado uma 750 ou mesmo 1000 para os amigos não gozarem comigo mas como percorri o País todo antes com uma 125 e não me queixei achei que uma 500 era muito melhor e nunca me arrependi e o consumo era quase o mesmo ou seja 3,2.

Tem calma e escolhe com a cabeça.

Obrigado pela resposta e pela partilha.

Eu gosto dessa moto mas o problema é que para o meu 1,69 m é um bocado alta  :napodeser:

Olha que não,..recebi na minha garagem alguns amigos com a CB500X para dar um jeitinho nalgumas coisas e só um tem 190 cm de resto é tudo abaixo dos 170 cm e ainda andam com elas.

Eu tenho 176 cm e perna curta por isso rebaixei o banco 25 mm e já apoio os pés no chão a 100 %

Não quero ser tendencioso por isso apenas dei a minha opinião, o resto terá de ser contigo.  ;)

Junho 23, 2020, 12:17:54, 12:17
Responder #21

Rodrigues1

  • Visitante
Nakeds e Chopers para empedrado vais desejar que a estrada acabe depressa.

A Vulcan S é boa para pisos bons, em estrada com buracos vais ter de colocar os pés várias vezes nas peseiras porque escorregam.

Para os pouco kms que fazes terá de ser um motor que aqueça depressa á temperatura ideal senão vais andar sempre nas bombas de combustíveis.


Junho 23, 2020, 12:54:41, 12:54
Responder #22

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
a vulcan é desconfortável mesmo sem ser em empedrado, basta apanhares uma coisinha qqr na estrada e adeus costas. É pena, pois é uma mota que gosto imenso, mas dps do test drive que fiz a ela, fiquei um dia inteiro com uma dor insuportável nas costas (alguma falta de hábito e a mota também  não estava "adaptada" à minha estatura), e não andei por mau piso, mas cada deformidade no alcatrão era sentida e bem! nisso acho que ficas melhor servido com a rebel 500, dentro das custom. não notei esse desconforto com a rebel, nem mesmo nos empedrados.

mas como também já foi sugerido aqui, tens de fazer test ride :) Sê bem critico nos testes que fazes, não vejas tudo só como novidade (vais ter tempo para isso depois de comprares). foca-te no que a mota te passa enquanto a conduzes e tenta conduzir em sítios que se assemelhem à tua utilização diária. (conduzir numas curvas ou rectas é bonito, mas convém testar no transito urbano do pára arranca dos semáforos).

dou-te um exemplo: Em Lisboa fiz o test ride a uma mota na lagoa azul/roca e adorei a mota.. fiz pouco tempo depois o mesmo test ride à mesma mota com muitos pára-arrancas, cruzamentos, semáforos e transito e ficou logo riscada devido ao enorme desconforto que me deu para a minha estatura.
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Junho 23, 2020, 13:33:34, 13:33
Responder #23

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Como já aqui foi sobejamente sublinhado, nada como experimentares primeiro.

Mas... vens de uma scooter, estás habituado a uma protecção aerodinâmica que praticamente  só esse estilo de mota consegue oferecer, por outro lado as scooters não se dão bem com piso empedrado por terem rodas pequenas essencialmente.
Eu no teu lugar tentava testar algo no estilo ADV, será o que te vai oferecer maior conforto e com a adição de um vidro mais alto podes ter uma melhor protecção aerodinâmica, mas isto é só uma opinião.
Eu saí das motos para a maxiscooters precisamente por causa do conforto, por serem práticas e pela protecção aerodinâmica, mas como também precisava de alguns cavalos para circular confortavelmente em autoestrada optei por uma 500cc e estou plenamente satisfeito.

A NC 750 DCT pode não ser a mota mais interessante em termos de velocidade de ponta mas podes ter a certeza que anda mais do que aquilo que precisas (160/170kmh) e termos de economia (4l/100km) e fiabilidade (registo de avarias é apenas residual) deve ser imbatível nessa faixa de valores que indicas e é confortável qb.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 23, 2020, 15:10:54, 15:10
Responder #24

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Estive a dar uma vista de olhos em outras motos e achei piada à Honda CB300R.

Alguém com experiência nesta moto?

Junho 24, 2020, 12:58:05, 12:58
Responder #25

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.

Compras então a "tua" moto!

Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.

Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.
Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 24, 2020, 13:11:22, 13:11
Responder #26

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Para ver se te adaptas á VSyrom convém experimentar, mesmo com assento rebaixado pode ser um problema porque a base do assento é larga e obriga a ter as pernas um pouco abertas.
Mas se te adaptares tem tudo o que procuras
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 25, 2020, 00:25:10, 00:25
Responder #27

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.

Compras então a "tua" moto!

Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.

Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.
Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!

Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..

Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .

Junho 25, 2020, 08:26:23, 08:26
Responder #28

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.

Compras então a "tua" moto!

Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.

Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.
Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!

Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..

Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .

NC700S!!!

Uma Hornet com 20 anos vai te custar mais de 3mil €

Uma boa mota, mas 20 anos nas borrachas, tubagens, etc,etc vai se notar sempre alguma coisa de um dia para o outro!

Uma NC700 com 7 /8 anos custa 3.5/4mil!

Se não ligares a marcas, tens Zontes 310T que por pouco mais de 4mil vais buscar nova!

Conheço uma mulher com uma, tem pouco mais de 1.6 altura e anda bem com ela, já com a minha V-strom ela não se conseguiu sentir confortavel!

E mais não te posso ajudar!

Omnia tempus habent

Junho 25, 2020, 08:59:51, 08:59
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No início e dentro do estilo de modelos que pretendias, escreveste:

"Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper"

Já percebi pelos teus posts que não pretendes nada de muito potente, pelo que uma Vulcan ou Rebel usadas acabam por se calhar ser opções a ter em conta.

Além disso, receias um pouco pela altura do modelo a adquirir (tens 1.69m segundo percebi), pelo que para iniciar talvez não seja má ideia junto de 2 ou 3 concessionários experimentares as motos que mais gostas.

O plafond que indicas é mais que suficiente para dar margem negocial à aquisição de muita moto com poucos anos.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 25, 2020, 09:11:13, 09:11
Responder #30

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.

Compras então a "tua" moto!

Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.

Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.
Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!

Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..

Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .

Depende sempre de quem a "monta".

Eu sem ser nenhum Doohan ou Rossi, passei da minha Aprilia 50 para a Hornet 600, sem nada pelo meio (na altura ponderava uma XT 600 - outra excelente moto, mas um bocadinho alta de banco).

A Hornet tem um motor muito suave e previsível, e até meio do conta-rotações não assusta ninguém, basta teres algum controlo no acelerador.
Passando as 7500 rpm (+/-) aparece então tudo o que ela tem para dar. E depois vais gostar!
Falo da primeira com jante 17", que foi a que tive, ainda de farol redondo.

Comparando, a NC 700 S é totalmente anémica, e já andei na de um amigo meu. Aquele motor não tem carácter nenhum...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 25, 2020, 09:19:24, 09:19
Responder #31

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Depois vendes por menos 300 ou 400€ do que a compraste.

Compras então a "tua" moto!

Agora, para empedrado, só suspensão macia e com algum curso, portanto, trail.

Embora prefira outros modelos de motos, a V-Strom 650cc, tem boa fama de conforto e fiabilidade.
Com um banco rebaixado deves lá "chegar"!

Isso não é uma nota demasiado potente para um iniciante? Pelo menos tenho ideia disso..

Se fosse para motos mais antigas(da altura da Hornet) qual me recomendaram? Isto se forma a adquirir uma moto por um valor inferior e andar nos primeiros tempos .

Depende sempre de quem a "monta".

Eu sem ser nenhum Doohan ou Rossi, passei da minha Aprilia 50 para a Hornet 600, sem nada pelo meio (na altura ponderava uma XT 600 - outra excelente moto, mas um bocadinho alta de banco).

A Hornet tem um motor muito suave e previsível, e até meio do conta-rotações não assusta ninguém, basta teres algum controlo no acelerador.
Passando as 7500 rpm (+/-) aparece então tudo o que ela tem para dar. E depois vais gostar!
Falo da primeira com jante 17", que foi a que tive, ainda de farol redondo.

Comparando, a NC 700 S é totalmente anémica, e já andei na de um amigo meu. Aquele motor não tem carácter nenhum...

Eu só me referi a 700 pela primeira mensagem do Peixinhu!

Eu tenho uma V-Strom 650 e nunca lhe propus essa, porque pela mensagem dele não era a que achei melhor!

A nc700 é uma mota para uso diário a velocidades de cruzeiro, com algum conforto e um consumo de scooter 125!

Agora, se queres andar a fazer picanços, arranques, corridas, queimar alcatrão e gasolina, esquece a NC, nem penses mais nisso!!!
Omnia tempus habent

Junho 25, 2020, 14:12:49, 14:12
Responder #32

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sim, eu não pensei em picanços, apenas acho que uma v-strom 650 será melhor moto que uma Nc 700, é mais completa.

Nada como experimentar antes de decidir!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 25, 2020, 20:54:55, 20:54
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São, antes de mais nada, motos também com preços distintos q.b.

E depois estão feitas com objectivos (ou pensadas) de forma um pouco diferente.

Em termos práticos, o melhor que o companheiro (que está um pouco indeciso) poderá fazer, é reduzir a apenas 2 ou 3 opções e ir experimentar.

Já li por aqui Vulcan, Hornet, NC, Zontes 310T, V-Strom, CB300R, etc..

Nada como reduzir o leque e experimentar aquelas que mais se gosta.
O plafond certamente chega, seja para nova ou semi-nova (consoante o modelo), chega para uma usada bem estimada. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 26, 2020, 10:11:51, 10:11
Responder #34

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Obrigado pelas várias opiniões malta, fizeram me reflectir ainda mais sobre o tema.

A escola está a demorar a tratar da papelada para puder ir fazer o exame e por isso é que ainda não fui ver as motos também...mas sim, terei de as ir ver pessoalmente e após as ver, experimentar algumas para tomar uma decisão.

Junho 26, 2020, 14:26:11, 14:26
Responder #35

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora


Compra uma Hornet 600 em segunda mão e estimada.
Andas um ano com ela, aprendes, evoluis e descobres o que gostas verdadeiramente nas motos.

Já várias pessoas me indicaram essa mota como a melhor para recém encantados.

Já tive a oportunidade de me sentar numa num companheiro que passou da wolf para a hornet e achei porreiro.

Só me falta ir tirar a carta.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 26, 2020, 14:28:39, 14:28
Responder #36

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tive uma durante 4 anos, foram uns muito bons ~70.000 km's na menina, sem problemas em nada!

Ainda teria lugar lá em casa, se pudesse ter mais de uma...   :)
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 24, 2020, 11:53:03, 11:53
Responder #37

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Olá malta,

Já tirei a carta A à algumas semanitas e tenho andado a ver que moto comprar, para o €€ que tenho disponível. Neste momento as dúvidas prendem-se com o seguinte.

- Comprar uma moto 300cc ou 500cc ou 700cc? A utilidade da moto será muito sazonal e  maioritariamente em ambiente urbano, pretendo uma moto que seja económica, confortável e que por vezes possa fazer AE sozinho ou com pendura. Motos em vista: Z300/MT-03/MT-07/CB500F/CBR500R/CB300R/NC700S/NC750S/Z650/SV650

- Naked ou trail? Sou baixo, 1,69m...existe alguma trail com que me sentiria confortável? Tenho na minha lista a CB500X/NC750X/NC700XA

Tirei a carta numa SV650 e gostei da moto, contudo também andei na CB500F da escola e senti uma moto mais confortável e estável, menos nervosa e menos saltitante nos paralelos. Em termos de manutenções, consumos, conforto...o que me aconselham? Pretendia motos relativamente recentes, de 2014 para cima.

Setembro 24, 2020, 12:51:05, 12:51
Responder #38

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para moto de uso esporádico e com essa componente de baixos cnsumos (como parecem ser as 2 coisas pretendidas), acho que o compromisso das indicadas 500 encaixa no que pretendes.

Sobre a estatura (1.69m), só mesmo tu saberás melhor que ninguém se te sentes confiante com determinada moto.

Mas também te digo uma coisa...

A tua carta é recente - apenas algumas semanas - pelo que mesmo alguns receios de agora serão depois ultrapassados e seja o peso, o manobrar, o ter ou não o pé assente no chão, etc....são coisas que daqui por uns tempos e com muita utilização, deixam de se reflectir como agora.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 24, 2020, 14:37:20, 14:37
Responder #39

NT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
O melhor conselho que te posso dar é experimenta, experimenta e experimenta. Eu qd regressei a Portugal e ao final de 6 meses a conduzir carro no centro de Lisboa estava quase a dar em maluco. Comprei uma Nmax e usava-a num trajeto de 27km (metade autoestrada / metade cidade). Ao final de 3 meses achei que era capaz de continuar assim, mas queria algo com mais motor e decidi tirar carta. Antes das aulas de condução, achava que para o que necessitava da mota uma 300 chegava. Entre scooters e motas ja tinha duas ideias definidas. Na primeira aula de condução a 125 estava a falhar e fiz a aula na cb500f. As scooters foram logo postas de parte e comecei a pensar que o que precisava mesmo era de uma cb500f. Na terceira aula de condução passaram-me a cb650f e no final da aula achei que a cb500f era curta e comecei a pensar noutras motas. No dia em que fiz o exame comecei logo a ronda dos stands a experimentar e ao final de dois dias de testes tinha escolhido aquela que me deu maior gozo, sem fazer muita mossa na carteira no investimento e utilização. Também achei que só iria usar a mota com bom tempo. Hoje atrofio se tiver que usar o carro e a mota é o meu meio preferencial para as minhas deslocações desde 2016, por isto e como é uma naked já estou a pensar em trocar por algo com aguma protecção (em dias de chuva forte e em autoestrada entra sempre qq coisa) e talvez um bocadinho mais de motor  ;D.  Resumindo, testa várias compra a que gostares mais e não te preocupes muito com a escolha, pois daqui a algum tempo ja vais esta a pensar noutra  :D
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Setembro 24, 2020, 14:40:32, 14:40
Responder #40

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
De todas, uma cb500X/F para começar.
A mota do camarada Rodrigues por exemplo

Setembro 24, 2020, 15:27:51, 15:27
Responder #41

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Parabéns antes de mais.

Dos modelos que indicas e uma vez que conduzes uma PCX (alguma experiência), o modelo a escolher andava entre a CB500F e a SV650.

Teria sempre que experimentar.

Não optava pelos 300cc porque apesar de serem uma cilindrada bem competente para a cidade, vindo de uma 125cc não sentirás grandes "diferenças" à medida que vás ganhando mais experiência.

Aliás tiveste aulas numa 500/650.


Setembro 25, 2020, 09:55:23, 09:55
Responder #42

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
De todas, uma cb500X/F para começar.
A mota do camarada Rodrigues por exemplo

Faço minhas a tuas palavras, esta moto estará impecável, e já tem o banco rebaixado.

Procura aí o tópico de venda da CBX 500 do homem, onde ele refere isso mesmo.

Daqui a 1 ano, se precisares de mais, metes à venda esta e partes para a tua eleita!

Comprar nova, só aconselho se for para manter bastantes anos, de outra forma não compensa muito em termos monetários...

E Experimenta! Vai aos stands e pedes test drive, nada como conduzir um par de horas, na tua estrada favorita para a sentires.

Não sei onde moras, mas um percurso que gosto de fazer, com vários tipos de estrada é, por exemplo, sair de Lisboa, IC19 direcção a Sintra, estrada da Lagoa Azul direcção ao Cabo da Roca e voltar pela Marginal direcção a Cascais, e finalmente passar à frente de Belém a caminho da Ponte 25 de Abril.

Pelo sul, saio de Almada, A2 e saio no Fogueteiro, direcção Sesimbra, viro para a Lagoa de Albufeira, Meco, Cabo Espichel, Sesimbra, Arrábida, Azeitão e Almada.

Assim tenho a minha bitola para poder avaliar uma qualquer moto que experimente.

Força nisso e depois conta como está a ser!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 06, 2020, 10:23:33, 10:23
Responder #43

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Moto nenhuma vai ser confortavel na tipica calçada portuguesa. Morando numa cidade museu, apanho esse piso em quase 70% do meu trajecto casa-trabalho-casa, sei bem do que falo.

O constante tremelique provocado pelos paralelos ( ou simples pedras amontoadas em cima umas das outras, como em muitas das travessas da minha cidade ) é um pesadelo em termos de todas as articulações, especialmente ao nivel dos punhos e zona baixa das costas.
Ainda assim, as suspensões das trails talvez sejam as que melhor absorvem este tipo de piso. O problema das trails, na sua maioria, é que são um pouco altas.

Tambem moto nenhuma, sem proteção aerodinamica, vai ser confortavel em auto-estrada. Pelo menos a mais de 130/140 ou em trajectos muito longos. Tenho uma naked, portanto tambem sei do que falo.
Tambem neste campo, o ecrã um pouco mais elevado das trails pode oferecer um pouco de proteção ao vento.

Posto isto, e sendo eu um adepto incondicional das nakeds/cruisers, nunca optaria por uma trail. Sacrifico de bom grado o conforto pelo prazer de conduzir a moto que eu gosto e não a mais cómoda. Teria ficado muito melhor servido com uma CB500X, ou com uma Versys, do que com o meu trambolho despido de carenagens e ecrãs, guloso e com 260kg... mas não seria a mesma coisa.

Mas, e como se costuma dizer, "as opiniões são como os buracos do rabo, cada um tem o seu".


Como já aqui disseram, experimenta, experimenta, experimenta e experimenta.

No final, tens que ter 2 aspectos bem definidos:

1- Tem que ser uma moto em que te sintas confortavel, confiante e seguro. Não vale a pena "embicares" num bom negocio se depois não te sentes confiante, confortavel e seguro na sua condução.

2- Tem que ser uma moto que te faça olhar para trás quando a largas, como já disseram. Não vale a pena "embicares" num bom negocio se depois não gostas de olhar para ela.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 06, 2020, 13:51:37, 13:51
Responder #44

Rodrigues1

  • Visitante
É pá há tantas motas que agradam a todos os gostos, o problema é a carteira não concordar.

Se há vergonha de conduzir uma mota A2 então nunca vais gostar de andar de mota pois andas sempre preocupado com o que os teus amigos vão pensar.

Eu tenho carta A e optei por uma A2 porque para mim chega e sobra, além de odiar velocidades pois isso contraria tudo do que sou adepto, a economia de combustivel, manutenção alargada, IUC baix, foi preponderante na escolha.

Calhou ser Honda, até podia ser Chinesa pois já tive uma e nunca me envergonhou, mas pronto também não ando por aí a mostrar as asinhas de frango  ;D


Janeiro 08, 2021, 16:22:25, 16:22
Responder #45

quell

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: SV650
  • Localidade: Lisboa
Olá Peixinhu,

achei muito interessante o teu post, também comecei a tirar (literalmente aprender) este ano para cat. A, e tenho 1,68m altura - a mota da escola era uma Honda CBF650 e não tive problemas com altura da mota e chegava com ambos os pés ao chão (agora o peso da mota era outra história... não conseguia levantá-la sozinha).
Um aparte sobre altura- às vezes a altura não é importante mas o comprimento da perna, o meu instrutor era mais baixo que eu, mas tinha a perna mais longa, ele chegava com os pés ao chão numa Tracer700 e eu não, por isso sentar na mota em questão é mesmo importante!

Na semana antes do Natal faço o exame, na semana a seguir já estava num stand de usados - pois bem, andei estes meses todos a "namorar" a RE Himalayan mas chega a hora, por um valor semelhante uma v twin - suzuki sv650 com Abs, maneirinha a nível de peso, e siga vim com ela para casa  ;D tem um banco um pouco rijo mas para pequenas voltas tá-se bem, prefiro investir o dinheiro noutros acessórios (por exemplo já lhe pus um vidro da Givi).

O coração falou mais alto  :megafeliz: às vezes acho que devia ter apostado numa cilindrada mais baixa ou mesmo numa scooter, para a malta aqui de casa não ter receio de andar à pendura, mas olha mais dias virão, para já é a minha mota de aprendizagem, conduz-se bem e tem um ronco que dá gosto.

Cheers  :nice:


- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B, inscrevi-me esta semana para a A
- Altura: 1,69m (pernas curtas)
- Peso: 75 Kg
- Idade: 30 anos
- Pendura (S/N): Nim (muito raramente)
- Será 1ª moto (S/N): Nim, tenho uma PCX 125cc à 3/4 anos

MOTO

- Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper
- Custo (em euro): 4000/5000 €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diariamente no Verão, esporadicamente no Inverno
- Tipo de estrada: Paralelos e em mau estado
- Numero aproximado de KM: 4*4km

RESUMO:

Quero uma moto para fazer uma condução diária de trajetos muito curtos mas em que o piso é em paralelo muito degradado. Continuarei a usar o carro nos dias de chuva ou pior tempo. Uma a duas vezes por mês deverei fazer trajetos mais longos, com AE, de cerca de 2*70km. Gosto muito do estilo das naked e das custom, mas tenho receio que não me protejam nada quando for para a AE e que possam não ser a melhor hipótese. Também gosto das motos mais "altas", como a NC750 X, TRK502 mas serão altas demais para mim.

Neste momento as motos que tenho em equação são:

Kawasaki ER6F
Kawasaki Z650
Kawasaki Vulcan S 650 (mais cara do lote)
Honda CB650F
Honda CB500F
Honda CBR500R
Honda NC700S
Honda NC750S
Suzuki SV650

Eu sei que as 500 são de carta A2, correto? E algumas das que vejo á venda de outros modelos também estão limitadas para carta A2. Contudo penso que terão performances mais do que necessárias, pelo menos por uns anos, para quem vem de uma PCX 125 e faz trajectos tão curtos.. o que dizem?