Autor Tópico: 1a experiencia com velocidades (mudanças)  (Lida 3005 vezes)

Fevereiro 01, 2021, 19:35:05, 19:35
Lida 3005 vezes

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Pois , mais um topico entre outros do genero..., mas este é ligeiramente diferente! espero...
tenho carta de carro ha muito tempo , ja andei de acelera na adolescencia (pouco)  mais a pendura e motas de alta cilindrada mas a pendura.

Estou a pensar em comprar moto para circular ao fds (nem todos)  primeiramente perto de casa para ganhar mais experiencia e talvez depois ate conseguir ir para a praia (verao)  sem receios e curtir o passeio. tudo num raio de 2, 3km de casa em sitios controlados para poder aprender.
Mais tarde e nem sempre talvez ate ir para a empresa.. (6km?)  com tempo porreiro.

nao quero acelera porque quero curtir a experiencia...ouvir o som, curtir o passeio  e meter velocidades.
andei a ver mercado de usados e os preços nao sao distantes ou assim tao distantes das 50cc para as 125c....
pensei entao talvez para uma primeira experiencia com mudanças , uma qualquer coisa com motor sachs ou zundap ,  valor em conta tipo 500 paus e se depois curtir entao passar para uma 125 ainda por definir o estilo , pois gosto de praticamente de todas visualmente , dando preferencia talvez a um misto de classico com moderno por exemplo , ou chopper  , mas isso vem mais tarde e possivelmente ate vou decidir por algo que tenha conforto.

O investimento numa 50cc de valor em conta , da para depois despachar e ou ate para espatifa la (caso aconteça) sem ter que me preocupar em estragar a mota.
Mas estou indeciso porque por mais 1 milhar de euros posso comprar uma 125cc moderna com estetica porreira.
A  ideia para ja nao é dar gas...velocidade nem levar penduras , mas sim curtir perto de casa...e ver no que isto da...
Que vos parece? uma 50cc antiga e de valor reduzido para primeira experiencia com velocidades?
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 13:22:21, 13:22 por Sid »
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 01, 2021, 19:39:15, 19:39
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ...,

 :-X :corado: :corado:

Fevereiro 01, 2021, 19:42:45, 19:42
Responder #2

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa

Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ...,

 :-X :corado: :corado:

carros companheiro , carros...

ha 3 anos foi um dos primeiros teslas que vi por aqui.., mesmo com camara e sensor o tipo conseguiu o impossivel.
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 01, 2021, 19:47:19, 19:47
Responder #3

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Pois , mais um topico entre outros do genero..., mas este é ligeiramente diferente! espero...

tenho carta de carro ha muito tempo , ja andei de acelera na adolescencia (pouco)  mais a pendura e motas de alta cilindrada mas a pendura.
nunca avancei pela mota pelas experiencias que vi com pessoas conhecidas , acidentes lixados , uns ficaram porreiros mas um ou outro morreu.
Pensei que quando fosse mais velho a coisa seguia... , mas nao seguiu...porque fui pai , logo tive que pensar melhor...
Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ..., agora imaginem se estivesse numa mota...., ok so 1 é que foi mesmo com força... , ainda hoje ia me acontecendo o mesmo . As pessoas conduzerm mal , mas mesmo muito mal..
Andei muito de hardtail roda 29 e de estrada , e quando circulava na estrada a coisa era aterradora..

Adiante , estou a pensar em comprar moto para circular ao fds (nem todos)  primeiramente perto de casa para ganhar mais experiencia e talvez depois ate conseguir ir para a praia (verao)  sem receios e curtir o passeio. tudo num raio de 2, 3km de casa em sitios controlados para poder aprender.
Mais tarde e nem sempre talvez ate ir para a empresa.. (6km?)  com tempo porreiro.

nao quero acelera porque quero curtir a experiencia...ouvir o som, curtir o passeio  e meter velocidades.
andei a ver mercado de usados e os preços nao sao distantes ou assim tao distantes das 50cc para as 125c....
pensei entao talvez para uma primeira experiencia com mudanças , uma qualquer coisa com motor sachs ou zundap ,  valor em conta tipo 500 paus e se depois curtir entao passar para uma 125 ainda por definir o estilo , pois gosto de praticamente de todas visualmente , dando preferencia talvez a um misto de classico com moderno por exemplo , ou chopper  , mas isso vem mais tarde e possivelmente ate vou decidir por algo que tenha conforto.

O investimento numa 50cc de valor em conta , da para depois despachar e ou ate para espatifa la (caso aconteça) sem ter que me preocupar em estragar a mota.
Mas estou indeciso porque por mais 1 milhar de euros posso comprar uma 125cc moderna com estetica porreira.
A  ideia para ja nao é dar gas...velocidade nem levar penduras , mas sim curtir perto de casa...e ver no que isto da...
Que vos parece? uma 50cc antiga e de valor reduzido para primeira experiencia com velocidades?

A melhor maneira para "ver o que dá" é tirar carta Cat.A . Enquanto fazes a condução, vais "vendo o que dá"...
 Depois uma 250cc com alguns anos e poucos Kms até te fica mais barato do que uma 125cc. Estas devido á legislação do "deixa andar" estão inflacionadas.

 50cc....  nahhhh!
 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 01, 2021, 20:01:08, 20:01
Responder #4

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Pois , mais um topico entre outros do genero..., mas este é ligeiramente diferente! espero...

tenho carta de carro ha muito tempo , ja andei de acelera na adolescencia (pouco)  mais a pendura e motas de alta cilindrada mas a pendura.
nunca avancei pela mota pelas experiencias que vi com pessoas conhecidas , acidentes lixados , uns ficaram porreiros mas um ou outro morreu.
Pensei que quando fosse mais velho a coisa seguia... , mas nao seguiu...porque fui pai , logo tive que pensar melhor...
Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ..., agora imaginem se estivesse numa mota...., ok so 1 é que foi mesmo com força... , ainda hoje ia me acontecendo o mesmo . As pessoas conduzerm mal , mas mesmo muito mal..
Andei muito de hardtail roda 29 e de estrada , e quando circulava na estrada a coisa era aterradora..

Adiante , estou a pensar em comprar moto para circular ao fds (nem todos)  primeiramente perto de casa para ganhar mais experiencia e talvez depois ate conseguir ir para a praia (verao)  sem receios e curtir o passeio. tudo num raio de 2, 3km de casa em sitios controlados para poder aprender.
Mais tarde e nem sempre talvez ate ir para a empresa.. (6km?)  com tempo porreiro.

nao quero acelera porque quero curtir a experiencia...ouvir o som, curtir o passeio  e meter velocidades.
andei a ver mercado de usados e os preços nao sao distantes ou assim tao distantes das 50cc para as 125c....
pensei entao talvez para uma primeira experiencia com mudanças , uma qualquer coisa com motor sachs ou zundap ,  valor em conta tipo 500 paus e se depois curtir entao passar para uma 125 ainda por definir o estilo , pois gosto de praticamente de todas visualmente , dando preferencia talvez a um misto de classico com moderno por exemplo , ou chopper  , mas isso vem mais tarde e possivelmente ate vou decidir por algo que tenha conforto.

O investimento numa 50cc de valor em conta , da para depois despachar e ou ate para espatifa la (caso aconteça) sem ter que me preocupar em estragar a mota.
Mas estou indeciso porque por mais 1 milhar de euros posso comprar uma 125cc moderna com estetica porreira.
A  ideia para ja nao é dar gas...velocidade nem levar penduras , mas sim curtir perto de casa...e ver no que isto da...
Que vos parece? uma 50cc antiga e de valor reduzido para primeira experiencia com velocidades?

A melhor maneira para "ver o que dá" é tirar carta Cat.A . Enquanto fazes a condução, vais "vendo o que dá"...
 Depois uma 250cc com alguns anos e poucos Kms até te fica mais barato do que uma 125cc. Estas devido á legislação do "deixa andar" estão inflacionadas.

 50cc....  nahhhh!
 :convivio:

nem é pelo dinheiro da carta , mas ainda vou perder algum tempo.  tempo esse que avalio em mais dinheiro que o custo da mota , seja da 50 ou 125.
Alem de que nao me estou a ver a dar gas, nao preciso de algo que de muito, claro o som é diferente...adoro o som das antigas por exemplo , ate as 125  dos anos 50 e pre 50 tem som espectacular. Desta forma ate me limito de ser tentado a dar gazadas como faço por vezes de carro.

Eu recordo me como foi aprender a conduzir carro , ao principio é muita coisa e ao mesmo tempo, aqui é manete mudança , pedal mudança , punho acelerador , travao , tentar equilivrio , olhar com atençao ao que se passa na estrada... :pensador:

On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 01, 2021, 22:52:18, 22:52
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Vou dar o meu exemplo pessoal.

Quando comprei a minha primeira scooter 125 foi precisamente com essa ideia... dar "umas voltas" ao pé de casa e pouco mais mas, rapidamente, essas voltas de 4/5Km passaram a ser de 10, 15, 20Kms... o resultado foi que ao final de 1 ano, tirei a carta de mota e comprei uma coisa com mais "pulmão" e genica porque a 125 às vezes é "curta" para andar em estrada e "muito curta" para andar em auto-estrada.

Se for para andar exclusivamente dentro de Lisboa, uma 125 serve perfeitamente mas para ir à praia... já depende da praia. É claro que uma 125 chega onde chegam as 1250 mas não pode haver horários para chegar... ou então é necessário sair de casa na véspera para garantir que não se chega atrasado.

Não estou a dizer que uma 125 seja uma porcaria e que seja de evitar... nada disso. O que vai acontecer é que o medo (ou receio) de andar de mota vai diminuindo à medida que nos vamos sentindo mais à vontade e se vai tendo mais experiência, pelo que as velocidades a que se circula vão aumentando um pouco... e uma 125 dá 110/115Kms de velocidade máxima. É claro que vão haver pessoas a dizer que a 125 delas dá mais de 130Kms a descer o Viaduto Duarte Pacheco mas, a descer qualquer tamanco anda bem... só não dizem é quanto dá a subir o mesmo viaduto.

Não estando apertado de €€€, e havendo algum receio de andar de mota, diria que o melhor seria por começar por tirar a carta pois, nas primeiras aulas a mota que se vai usar é uma 125 e depois à medida que se for progredindo logo se passa para motas de maior cilindrada... depois com a carta na mão, logo há tempo para se escolher aquilo que se pretende. Outra hipotese é fazer um curso de condução defensiva na escola de pilotagem da Honda no kartodromo de Palmela, onde o curso tem a duração de 4 horas e custa cento e poucos euros e aí aprende-se a dominar a mota em baixas velocidades (que é uma dificuldade para muita gente encartada e que anda de mota) e, nesse curso anda-se em motas desde os 50cc até 650cc... depois de se ter tido esta experiência é mais fácil decidir o que fazer.


Fevereiro 01, 2021, 23:42:40, 23:42
Responder #6

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Vou dar o meu exemplo pessoal.

Quando comprei a minha primeira scooter 125 foi precisamente com essa ideia... dar "umas voltas" ao pé de casa e pouco mais mas, rapidamente, essas voltas de 4/5Km passaram a ser de 10, 15, 20Kms... o resultado foi que ao final de 1 ano, tirei a carta de mota e comprei uma coisa com mais "pulmão" e genica porque a 125 às vezes é "curta" para andar em estrada e "muito curta" para andar em auto-estrada.

Se for para andar exclusivamente dentro de Lisboa, uma 125 serve perfeitamente mas para ir à praia... já depende da praia. É claro que uma 125 chega onde chegam as 1250 mas não pode haver horários para chegar... ou então é necessário sair de casa na véspera para garantir que não se chega atrasado.

Não estou a dizer que uma 125 seja uma porcaria e que seja de evitar... nada disso. O que vai acontecer é que o medo (ou receio) de andar de mota vai diminuindo à medida que nos vamos sentindo mais à vontade e se vai tendo mais experiência, pelo que as velocidades a que se circula vão aumentando um pouco... e uma 125 dá 110/115Kms de velocidade máxima. É claro que vão haver pessoas a dizer que a 125 delas dá mais de 130Kms a descer o Viaduto Duarte Pacheco mas, a descer qualquer tamanco anda bem... só não dizem é quanto dá a subir o mesmo viaduto.

Não estando apertado de €€€, e havendo algum receio de andar de mota, diria que o melhor seria por começar por tirar a carta pois, nas primeiras aulas a mota que se vai usar é uma 125 e depois à medida que se for progredindo logo se passa para motas de maior cilindrada... depois com a carta na mão, logo há tempo para se escolher aquilo que se pretende. Outra hipotese é fazer um curso de condução defensiva na escola de pilotagem da Honda no kartodromo de Palmela, onde o curso tem a duração de 4 horas e custa cento e poucos euros e aí aprende-se a dominar a mota em baixas velocidades (que é uma dificuldade para muita gente encartada e que anda de mota) e, nesse curso anda-se em motas desde os 50cc até 650cc... depois de se ter tido esta experiência é mais fácil decidir o que fazer.

a ideia é curtir e estou a 6km da empresa, e mais perto da praia (vai se a pe e tudo) . Apenas curtir outra forma de conduçao ao fds e ou quando me apetecer.
Mas olha o meu irmao comprou ha uns anos uma scotter para ir de oeiras a lx , tem la a empresa, e é rapido...mesmo a hora de ponta pre covid e fazia a 2 circular toda com a 125cc .

tenho tempo para ponderar , a ideia nao é ir rapido , tenho carro e nao vou vender.

esse curso parece porreiro , se depois decidir e curtir , compro a mota e cravo ao meu pai umas dicas ...ele sempre rolou de motas de maior CC, agora so da voltas de scooter no verao praia , concertos etc.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2021, 23:44:33, 23:44 por Sid »
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 02, 2021, 00:58:12, 00:58
Responder #7

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
ò Sid , tanta conversa para vires dizer num fórum de motociclismo que não tens nos planos tirar a carta de moto e que queres conselhos para comprar uma trotinete com motor que te consiga levar até ao café da esquina ?

Cá para mim tás confinado em casa à espera que comecem as aulas no Zoom, sem saber o que fazer ao tempo,  e deu-te para isto !

Para que não fiques de mãos a abanar , deixo-te 2 conselhos :
1- Vai ao OLX e compra uma mobilete  :scooter:
2- Assim que recomecem as aulas online , pede ao professor de inglês que te ajude a emendar o que tens escrito na mensagem do teu (pseudo)avô  :toma:


« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 01:00:11, 01:00 por Luis Salgueiro »

Fevereiro 02, 2021, 10:16:19, 10:16
Responder #8

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
ò Sid , tanta conversa para vires dizer num fórum de motociclismo que não tens nos planos tirar a carta de moto e que queres conselhos para comprar uma trotinete com motor que te consiga levar até ao café da esquina ?

Cá para mim tás confinado em casa à espera que comecem as aulas no Zoom, sem saber o que fazer ao tempo,  e deu-te para isto !

Para que não fiques de mãos a abanar , deixo-te 2 conselhos :
1- Vai ao OLX e compra uma mobilete  :scooter:
2- Assim que recomecem as aulas online , pede ao professor de inglês que te ajude a emendar o que tens escrito na mensagem do teu (pseudo)avô  :toma:

Felizmente não parei de trabalhar.... até agora , ao contrario de muitos . Sou grato.
Os erros é de quem faz várias coisas ao mesmo tempo . Como não quero falhar no resto , falho aqui, lamento.

Mobilete comprou um colega meu , mas aquilo parece demasiado pequeno e é so acelerar.

Obrigado a todos , creio que ja tenho a coisa encaminhada e não tenho dúvidas que vou decidir bem.
Obrigado mais uma vez. Por mim isto está encerrado.


PS: não estou confinado nem nunca estive , e ate tenho autorização para me deslocar por varios concelhos. Sou um tipo com sorte.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 10:18:24, 10:18 por Sid »
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 02, 2021, 11:58:51, 11:58
Responder #9

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Felizmente não parei de trabalhar.... até agora , ao contrario de muitos . Sou grato.
Os erros é de quem faz várias coisas ao mesmo tempo . Como não quero falhar no resto , falho aqui, lamento.

Mobilete comprou um colega meu , mas aquilo parece demasiado pequeno e é so acelerar.

Obrigado a todos , creio que ja tenho a coisa encaminhada e não tenho dúvidas que vou decidir bem.
Obrigado mais uma vez. Por mim isto está encerrado.


PS: não estou confinado nem nunca estive , e ate tenho autorização para me deslocar por varios concelhos. Sou um tipo com sorte.

Ora aqui está uma outra faceta que não tinhas revelado e que é bem mais importante que a conversa acerca da escolha de uma  motoreta  para ir ao café em dias de verão  !

O importante é de facto seres alguém que 'põe as mãos na massa ' , alguém humilde, que continua com saúde e a poder exercer a sua atividade profissional sem confinamentos .
Deixa as 'inglezices ' para 'os outros' e compra uma fumarenta !  :yeah:
Saúde e trocos para a zagolina !

Fevereiro 02, 2021, 13:11:39, 13:11
Responder #10

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa


Felizmente não parei de trabalhar.... até agora , ao contrario de muitos . Sou grato.
Os erros é de quem faz várias coisas ao mesmo tempo . Como não quero falhar no resto , falho aqui, lamento.

Mobilete comprou um colega meu , mas aquilo parece demasiado pequeno e é so acelerar.

Obrigado a todos , creio que ja tenho a coisa encaminhada e não tenho dúvidas que vou decidir bem.
Obrigado mais uma vez. Por mim isto está encerrado.


PS: não estou confinado nem nunca estive , e ate tenho autorização para me deslocar por varios concelhos. Sou um tipo com sorte.

Ora aqui está uma outra faceta que não tinhas revelado e que é bem mais importante que a conversa acerca da escolha de uma  motoreta  para ir ao café em dias de verão  !

O importante é de facto seres alguém que 'põe as mãos na massa ' , alguém humilde, que continua com saúde e a poder exercer a sua atividade profissional sem confinamentos .
Deixa as 'inglezices ' para 'os outros' e compra uma fumarenta !  :yeah:
Saúde e trocos para a zagolina !

vamos ver , terei que ganhar experiencia, quem sabe um dia irei  em modo passeio por essas terras fora  ;D
nao tenho pressa, quando encontrar um bom negocio fecho .

Obrigado saude tambem para ti e para os teus .
Vou deixar isto aberto para relatar a experiencia .
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 02, 2021, 15:37:26, 15:37
Responder #11

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
as motas antigas levam mistura , isto ja nao se vende na maioria dos postos de abastecimento pois nao?
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 02, 2021, 16:00:39, 16:00
Responder #12

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
as motas antigas levam mistura , isto ja nao se vende na maioria dos postos de abastecimento pois nao?

Não. Vê-se com mais frequência no interior do país.

Fevereiro 02, 2021, 16:29:16, 16:29
Responder #13

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
as motas antigas levam mistura , isto ja nao se vende na maioria dos postos de abastecimento pois nao?

Não. Vê-se com mais frequência no interior do país.

tinha essa ideia , quem sabe ainda existe "MOBIL"  algures por Portugal.

Entao teria que comprar e fazer eu a mistura....epa logo por aqui esta filtrado, nao vou fazer eu a mistura.
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 03, 2021, 09:46:37, 09:46
Responder #14

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se comprares uma que traga autolube, basta abastecer o depósito de óleo quando necessário.

Isso era com a Super, com a Sem Chumbo mantém-se?
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 03, 2021, 10:35:53, 10:35
Responder #15

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 78
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Se comprares uma que traga autolube, basta abastecer o depósito de óleo quando necessário.

Isso era com a Super, com a Sem Chumbo mantém-se?
Sim, é igual, um colega meu tem uma DT 50 e faz isso, tem um deposito para o oleo a parte, e é a moto que faz a mistura automaticamente, no deposito coloca Gasolina 95.

Fevereiro 03, 2021, 10:38:10, 10:38
Responder #16

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Pois, a minha dúvida era a questão das Gasolinas.

Assim sendo, está resolvida a questão do SID da disponibilidade de Postos onde ainda haja a antiga "Mistura"!

Na minha antiga RX 50 1L de óleo dava para muito quilómetro....
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 03, 2021, 14:45:40, 14:45
Responder #17

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Pois, a minha dúvida era a questão das Gasolinas.

Assim sendo, está resolvida a questão do SID da disponibilidade de Postos onde ainda haja a antiga "Mistura"!

Na minha antiga RX 50 1L de óleo dava para muito quilómetro....

as que pensei sao muito mais antigas que isso , nao sei se fara a mistura . Falo das famel , casal etc. Essa rx , dt , crms etc sao motas muito mais recentes (minimo 20 e tal anos de diferença para as famel etc)

Um amigo que rolava de 600cc falou numa scooter 125cc daquelas maiorzinhas para primeira abordagem , devido ao tamanho da roda , segurança etc .  Mas estou ceptico , ate lhe falei numas scooter 125cc mais pequenas para primeira abordagem mas disse que nao valeria a pena , o que nao percebei....sao ambas scooters ,  simplesmente uma é mais pequena que outra (devido a lugar do pendura ser maior).
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 03, 2021, 15:34:12, 15:34
Responder #18

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Pois, a minha dúvida era a questão das Gasolinas.

Assim sendo, está resolvida a questão do SID da disponibilidade de Postos onde ainda haja a antiga "Mistura"!

Na minha antiga RX 50 1L de óleo dava para muito quilómetro....

as que pensei sao muito mais antigas que isso , nao sei se fara a mistura . Falo das famel , casal etc. Essa rx , dt , crms etc sao motas muito mais recentes (minimo 20 e tal anos de diferença para as famel etc)

Um amigo que rolava de 600cc falou numa scooter 125cc daquelas maiorzinhas para primeira abordagem , devido ao tamanho da roda , segurança etc .  Mas estou ceptico , ate lhe falei numas scooter 125cc mais pequenas para primeira abordagem mas disse que nao valeria a pena , o que nao percebei....sao ambas scooters ,  simplesmente uma é mais pequena que outra (devido a lugar do pendura ser maior).

Companheiro Sid.

Motorizadas dessa idade não fazem mistura automática. Contudo, existem no mercado inúmeras marcas de autolube e a mistura é algo nada complicado de fazer e não dá trabalho nenhum, é uma questão de saber qual é proporção Óleo/gasolina e pronto. Eu, nos meus tempos de juventude tive várias motorizadas com 50cc que não faziam mistura automática e na minha zona já só havia apenas duas gasolineiras que vendiam, a Galp em Linda-a-Velha e outra que já não me recordo a marca em Algés. de modo que sempre fiz a mistura sem problemas.
Levava comigo o fraquinho do óleo e antes de atestar colocava o óleo no depósito da mota, a entrada da gasolina fazia o resto. Nunca tive problemas.

Scooter.
Essa questão da roda alta é absolutamente verdade, já tive algumas scooter e garanto que faz toda a diferença.

Preferir uma pequena a uma grande é apenas uma ilusão. Tão depressa te adaptas a uma como a outra.

125cc é pouco, especialmente numa mota sem caixa, contudo para andar na cidade digam lá o que quiserem, não existe nada melhor. Conforto, facilidade de condução, espaço de arrumação, protecção aos elementos, (podes ir e fato e gravata para o escritório que não chegas lá todo caga$#$&).

Para dar uns passeios maiores, bem eu sou suspeito, corri este País e boa parte e Espanha, com pendura, numa 125cc de origem Indiana (pasme-se). Contudo reconheço que é uma verdadeira aventura, (e muita vontade de andar de mota).

Portanto, se não queres arriscar já numa mota com caixa, então opta por uma scooter de roda alta e no mínimo com 125cc (volto a lembrar que é muito curto).
Ainda assim, o que importa é o prazer que se retira da mota seja ela qual for.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 03, 2021, 20:44:53, 20:44
Responder #19

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
sem ser scooter e com velocidades o que podera ser mais facil conduzir ?

Uma 125cc tipo choper (keeway por exemplo) 
ou uma mash seven
ou mash scram
ou uma naked qualquer asiatica
« Última modificação: Fevereiro 03, 2021, 21:07:32, 21:07 por Sid »
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 03, 2021, 21:44:48, 21:44
Responder #20

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
sem ser scooter e com velocidades o que podera ser mais facil conduzir ?

Uma 125cc tipo choper (keeway por exemplo) 
ou uma mash seven
ou mash scram
ou uma naked qualquer asiatica

Eu tive uma choper 125cc, mas apesar de confortável, aquela posição com os pés para  frente talvez não seja a melhor, especialmente para que vai começas a usar os pés.

A esses modelos acrescentava um dentro do estilo e que eu gosto particularmente, aliás duas, Bullit Hero no estilo scrambler e a Brixton uma naked clássica se assim se pode chamar.
Quanto à fiabilidade, é tudo mais ou menos a mesma coisa. São robustas qb.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 03, 2021, 22:32:49, 22:32
Responder #21

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
sem ser scooter e com velocidades o que podera ser mais facil conduzir ?

Uma 125cc tipo choper (keeway por exemplo) 
ou uma mash seven
ou mash scram
ou uma naked qualquer asiatica

Eu tive uma choper 125cc, mas apesar de confortável, aquela posição com os pés para  frente talvez não seja a melhor, especialmente para que vai começas a usar os pés.

A esses modelos acrescentava um dentro do estilo e que eu gosto particularmente, aliás duas, Bullit Hero no estilo scrambler e a Brixton uma naked clássica se assim se pode chamar.
Quanto à fiabilidade, é tudo mais ou menos a mesma coisa. São robustas qb.

muito agradecido malta , tem sido realmente util.

essa situaçao dos pes para a frente nao ponderei realmente .
as mash que falei sao do genero , para nao dizer identicas as que mencionaste.
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 04, 2021, 13:21:06, 13:21
Responder #22

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125  , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é  rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 04, 2021, 13:52:56, 13:52
Responder #23

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125  , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é  rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.

Está no campo das preferências.
A única recomendação que te posso dar nesse capitulo é que compres a que mais gostares porque isso vai ser importante para o prazer que vais retirar da sua utilização.
Quanto à fiabilidade é como te digo, são todas mais ou menos a mesma coisa, salvo um ou outro modelo que surgiram com algum problema crónico.
Por falar em problemas cónicos. Um de que normalmente essas motas todas padecem é a qualidade dos pneus. Habitualmente é mesmo muito fraquinho.
Se é a Mash que te enche as medidas, então dá uma volta no youtube e procura por

 
« Última modificação: Fevereiro 04, 2021, 13:59:36, 13:59 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 04, 2021, 14:39:02, 14:39
Responder #24

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125  , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é  rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.

Está no campo das preferências.
A única recomendação que te posso dar nesse capitulo é que compres a que mais gostares porque isso vai ser importante para o prazer que vais retirar da sua utilização.
Quanto à fiabilidade é como te digo, são todas mais ou menos a mesma coisa, salvo um ou outro modelo que surgiram com algum problema crónico.
Por falar em problemas cónicos. Um de que normalmente essas motas todas padecem é a qualidade dos pneus. Habitualmente é mesmo muito fraquinho.
Se é a Mash que te enche as medidas, então dá uma volta no youtube e procura por

 


tambem vi isso dos pneus tipo plastico , nao da para facilitar ..ainda por mais para quem vai começar.., a que tenho em vista ja tem outros pneus e material novo.

motor base suzuki , tem som porreiro,  vi uma review em que diz que a transmissao é algo temperamental , baste um toquinho no pedal e aquilo mexe , e tem facilidade em ir aos neutros..
Possivelmente se acontecer varias vezes deve dar cabo da caixa presumo
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 04, 2021, 14:56:53, 14:56
Responder #25

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125  , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é  rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.

Está no campo das preferências.
A única recomendação que te posso dar nesse capitulo é que compres a que mais gostares porque isso vai ser importante para o prazer que vais retirar da sua utilização.
Quanto à fiabilidade é como te digo, são todas mais ou menos a mesma coisa, salvo um ou outro modelo que surgiram com algum problema crónico.
Por falar em problemas cónicos. Um de que normalmente essas motas todas padecem é a qualidade dos pneus. Habitualmente é mesmo muito fraquinho.
Se é a Mash que te enche as medidas, então dá uma volta no youtube e procura por

 


tambem vi isso dos pneus tipo plastico , nao da para facilitar ..ainda por mais para quem vai começar.., a que tenho em vista ja tem outros pneus e material novo.

motor base suzuki , tem som porreiro,  vi uma review em que diz que a transmissao é algo temperamental , baste um toquinho no pedal e aquilo mexe , e tem facilidade em ir aos neutros..
Possivelmente se acontecer varias vezes deve dar cabo da caixa presumo
Não dá cabo da caixa, vais é meter uns quantos "pregos" mas depois de te habituares já não falhas as mudanças.
A Mash é engraçada, num estilo retro é uma mota que se dá à transformação.
Em estradas nacionais permite fazer uns passeios agradáveis, o consumo é baixo e o tamanho do depósito permite grande autonomia.
O problema é sempre o mesmo, com essa, ou com qualquer outra 125cc. As ultrapassagens têm de ser bem calculadas, exigem muito espaço. Qualquer veículo que circule entre os 80/90 já vai ser difícil de ultrapassar. Algumas subidas também se tornam cansativas podendo mesmo haver casos em que é necessário recorrer a uma terceira e não passa dos 60kmh. Situação esta que nos coloca muitas vezes em situações de risco elevado pois até camiões e outros veículos pesados te vão ultrapassar, quando ficarem sem estrada não hesitam em empurrar-te para fora de estrada (tive de abrandar muitas vezes para os deixar passar).
Tirando esses aspectos negativos, as 125cc vão onde as outras vão, se for uma trail ou uma scrambler, então dificilmente se detém perante qualquer obstáculo, podendo até ser muito divertidas fora de estrada.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 04, 2021, 15:53:29, 15:53
Responder #26

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Uma 125 é tão divertida como qualquer outra. Depende sempre do que queremos fazer com ela e das nossas necessidades.
É tudo uma questão de abordagem/mentalidade.
Para quem não tem pressas, é avesso a velocidades e faz trajectos curtos, uma 125 chega a sobra.

Há uns 10 anos, vendi a minha Vespa GT200 a um amigo meu que nunca tinha tido moto, e que não é adepto de velocidades.
Ele na altura até queria comprar uma Vespa 125 para dar umas voltas e eu disse-lhe, "se calhar vais fartar-te da 125, se quiseres ficas com a minha GT".
Comprou-a e digo-vos eu acho que nunca o vi passar dos 80kms/h. Adora a Vespa e anda com ela ainda hoje e com frequência. Uma 125 chegava para ele ? Claramente sim.
Cada caso é um caso.



 

Fevereiro 04, 2021, 17:43:19, 17:43
Responder #27

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
é isso mesmo,  inicialmente vai ser em casa e pertissimo de casa. Depois vou estender o raio para uns kms..coisa pouca, e vias rapidas tambem aqui perto, fazer as rectas.
Depois das vias rapidas farei auto estrada A5 carcavelos-cascais e vice versa.
Isto tudo so ao fim de semana , com sorte em setembro/outubro ja me poderei esticar mais , sempre sem chuva e ou muito vento.

Fugir da Marginal e ate dentro das localidades, so gente que nao sabe conduzir, nao vou estereotipar para nao ofender ninguem.
Daqui a dois anos ou mais , sem pressas quem sabe uma coisa maior e melhor.
 :have.idea:
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 04, 2021, 18:39:25, 18:39
Responder #28

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
é isso mesmo,  inicialmente vai ser em casa e pertissimo de casa. Depois vou estender o raio para uns kms..coisa pouca, e vias rapidas tambem aqui perto, fazer as rectas.
Depois das vias rapidas farei auto estrada A5 carcavelos-cascais e vice versa.
Isto tudo so ao fim de semana , com sorte em setembro/outubro ja me poderei esticar mais , sempre sem chuva e ou muito vento.

Fugir da Marginal e ate dentro das localidades, so gente que nao sabe conduzir, nao vou estereotipar para nao ofender ninguem.
Daqui a dois anos ou mais , sem pressas quem sabe uma coisa maior e melhor.
 :have.idea:
Dois meses, e se não me engano nem será preciso tanto tempo.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 04, 2021, 20:49:45, 20:49
Responder #29

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
é isso mesmo,  inicialmente vai ser em casa e pertissimo de casa. Depois vou estender o raio para uns kms..coisa pouca, e vias rapidas tambem aqui perto, fazer as rectas.
Depois das vias rapidas farei auto estrada A5 carcavelos-cascais e vice versa.
Isto tudo so ao fim de semana , com sorte em setembro/outubro ja me poderei esticar mais , sempre sem chuva e ou muito vento.

Fugir da Marginal e ate dentro das localidades, so gente que nao sabe conduzir, nao vou estereotipar para nao ofender ninguem.
Daqui a dois anos ou mais , sem pressas quem sabe uma coisa maior e melhor.
 :have.idea:
Dois meses, e se não me engano nem será preciso tanto tempo.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

agradeço teres me tanto em conta  :D
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 05, 2021, 17:45:06, 17:45
Responder #30

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
ja tenho alguns alvos apontados.

Vou tentar negociar , nunca o fiz com uma mota , ja vendi e comprei inumeras coisas , muitas bastante diferentes, mota vai ser a primeira vez...
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 08, 2021, 10:58:54, 10:58
Responder #31

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Alem das "neoclassicas"  , inclui outro alvo/segmento nas 125/iniciantes , a Honda CBF.
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 10, 2021, 14:31:54, 14:31
Responder #32

frazaorb

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Lisboa
Alem das "neoclassicas"  , inclui outro alvo/segmento nas 125/iniciantes , a Honda CBF.

Boas ! CBF era uma boa mota. E creio que as penultimas já tinham ABS o que é uma enorme vantagem. Estás a pensar bem. Uma coisa que dê para usar no transito moderno e que seja facil de comprar e depois vender.
E se não é para ir o trabalho / cidade, uma mota convencional é melhor do que uma scoot.

Percebo as tuas duvidas, também só ando de mota a 5 anos.
Mas tal como todos te vão dizer, não custa nada, muito muito rapidamente te vais fartar e vais querer mais.

O conselho da carta é o ideal, mas lá está, também comprei uma 125 e só depois tirei a carta. Teve a sua utilidade mas olhando para trás teria ido directo para as 300 como eventualmente fiz.


Boa sorte na escolha ! Escolher brinquedos é sempre divertido :)

Fevereiro 11, 2021, 09:59:48, 09:59
Responder #33

Sid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: nenhuma
  • Modelo Motociclo: nenhuma
  • Localidade: lisboa
Alem das "neoclassicas"  , inclui outro alvo/segmento nas 125/iniciantes , a Honda CBF.

Boas ! CBF era uma boa mota. E creio que as penultimas já tinham ABS o que é uma enorme vantagem. Estás a pensar bem. Uma coisa que dê para usar no transito moderno e que seja facil de comprar e depois vender.
E se não é para ir o trabalho / cidade, uma mota convencional é melhor do que uma scoot.

Percebo as tuas duvidas, também só ando de mota a 5 anos.
Mas tal como todos te vão dizer, não custa nada, muito muito rapidamente te vais fartar e vais querer mais.

O conselho da carta é o ideal, mas lá está, também comprei uma 125 e só depois tirei a carta. Teve a sua utilidade mas olhando para trás teria ido directo para as 300 como eventualmente fiz.


Boa sorte na escolha ! Escolher brinquedos é sempre divertido :)

obrigado ;) 

Acho que vou chocar algumas pessoas , mas o objectivo por agora é mesmo lazer, gosto de motores seja carro , aviao , mota . Portanto é usufruir de uma experiencia diferente de conduçao de inicio num ambiente o mais controlado possivel.
Esta altura apesar do transito estar lento e perigoso, esta melhor do que é costume , ao FDS é um mimo , perfeito para começar a rolar...muito pouco movimento.

O futuro logo se ve  , obrigado pelas palavras.
Confesso que fico algo nervoso a pensar na compra e depois na 1ª volta... :smiley:
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before