Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ...,
Citação de: Sid em Fevereiro 01, 2021, 19:35:05, 19:35Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ...,
Pois , mais um topico entre outros do genero..., mas este é ligeiramente diferente! espero...tenho carta de carro ha muito tempo , ja andei de acelera na adolescencia (pouco) mais a pendura e motas de alta cilindrada mas a pendura.nunca avancei pela mota pelas experiencias que vi com pessoas conhecidas , acidentes lixados , uns ficaram porreiros mas um ou outro morreu.Pensei que quando fosse mais velho a coisa seguia... , mas nao seguiu...porque fui pai , logo tive que pensar melhor...Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ..., agora imaginem se estivesse numa mota...., ok so 1 é que foi mesmo com força... , ainda hoje ia me acontecendo o mesmo . As pessoas conduzerm mal , mas mesmo muito mal..Andei muito de hardtail roda 29 e de estrada , e quando circulava na estrada a coisa era aterradora..Adiante , estou a pensar em comprar moto para circular ao fds (nem todos) primeiramente perto de casa para ganhar mais experiencia e talvez depois ate conseguir ir para a praia (verao) sem receios e curtir o passeio. tudo num raio de 2, 3km de casa em sitios controlados para poder aprender. Mais tarde e nem sempre talvez ate ir para a empresa.. (6km?) com tempo porreiro.nao quero acelera porque quero curtir a experiencia...ouvir o som, curtir o passeio e meter velocidades.andei a ver mercado de usados e os preços nao sao distantes ou assim tao distantes das 50cc para as 125c....pensei entao talvez para uma primeira experiencia com mudanças , uma qualquer coisa com motor sachs ou zundap , valor em conta tipo 500 paus e se depois curtir entao passar para uma 125 ainda por definir o estilo , pois gosto de praticamente de todas visualmente , dando preferencia talvez a um misto de classico com moderno por exemplo , ou chopper , mas isso vem mais tarde e possivelmente ate vou decidir por algo que tenha conforto.O investimento numa 50cc de valor em conta , da para depois despachar e ou ate para espatifa la (caso aconteça) sem ter que me preocupar em estragar a mota.Mas estou indeciso porque por mais 1 milhar de euros posso comprar uma 125cc moderna com estetica porreira.A ideia para ja nao é dar gas...velocidade nem levar penduras , mas sim curtir perto de casa...e ver no que isto da...Que vos parece? uma 50cc antiga e de valor reduzido para primeira experiencia com velocidades?
Citação de: Sid em Fevereiro 01, 2021, 19:35:05, 19:35Pois , mais um topico entre outros do genero..., mas este é ligeiramente diferente! espero...tenho carta de carro ha muito tempo , ja andei de acelera na adolescencia (pouco) mais a pendura e motas de alta cilindrada mas a pendura.nunca avancei pela mota pelas experiencias que vi com pessoas conhecidas , acidentes lixados , uns ficaram porreiros mas um ou outro morreu.Pensei que quando fosse mais velho a coisa seguia... , mas nao seguiu...porque fui pai , logo tive que pensar melhor...Ate porque ja tive varios acidentes de carro estando parado...e sempre por tras ..., agora imaginem se estivesse numa mota...., ok so 1 é que foi mesmo com força... , ainda hoje ia me acontecendo o mesmo . As pessoas conduzerm mal , mas mesmo muito mal..Andei muito de hardtail roda 29 e de estrada , e quando circulava na estrada a coisa era aterradora..Adiante , estou a pensar em comprar moto para circular ao fds (nem todos) primeiramente perto de casa para ganhar mais experiencia e talvez depois ate conseguir ir para a praia (verao) sem receios e curtir o passeio. tudo num raio de 2, 3km de casa em sitios controlados para poder aprender. Mais tarde e nem sempre talvez ate ir para a empresa.. (6km?) com tempo porreiro.nao quero acelera porque quero curtir a experiencia...ouvir o som, curtir o passeio e meter velocidades.andei a ver mercado de usados e os preços nao sao distantes ou assim tao distantes das 50cc para as 125c....pensei entao talvez para uma primeira experiencia com mudanças , uma qualquer coisa com motor sachs ou zundap , valor em conta tipo 500 paus e se depois curtir entao passar para uma 125 ainda por definir o estilo , pois gosto de praticamente de todas visualmente , dando preferencia talvez a um misto de classico com moderno por exemplo , ou chopper , mas isso vem mais tarde e possivelmente ate vou decidir por algo que tenha conforto.O investimento numa 50cc de valor em conta , da para depois despachar e ou ate para espatifa la (caso aconteça) sem ter que me preocupar em estragar a mota.Mas estou indeciso porque por mais 1 milhar de euros posso comprar uma 125cc moderna com estetica porreira.A ideia para ja nao é dar gas...velocidade nem levar penduras , mas sim curtir perto de casa...e ver no que isto da...Que vos parece? uma 50cc antiga e de valor reduzido para primeira experiencia com velocidades?A melhor maneira para "ver o que dá" é tirar carta Cat.A . Enquanto fazes a condução, vais "vendo o que dá"... Depois uma 250cc com alguns anos e poucos Kms até te fica mais barato do que uma 125cc. Estas devido á legislação do "deixa andar" estão inflacionadas. 50cc.... nahhhh!
Vou dar o meu exemplo pessoal.Quando comprei a minha primeira scooter 125 foi precisamente com essa ideia... dar "umas voltas" ao pé de casa e pouco mais mas, rapidamente, essas voltas de 4/5Km passaram a ser de 10, 15, 20Kms... o resultado foi que ao final de 1 ano, tirei a carta de mota e comprei uma coisa com mais "pulmão" e genica porque a 125 às vezes é "curta" para andar em estrada e "muito curta" para andar em auto-estrada.Se for para andar exclusivamente dentro de Lisboa, uma 125 serve perfeitamente mas para ir à praia... já depende da praia. É claro que uma 125 chega onde chegam as 1250 mas não pode haver horários para chegar... ou então é necessário sair de casa na véspera para garantir que não se chega atrasado.Não estou a dizer que uma 125 seja uma porcaria e que seja de evitar... nada disso. O que vai acontecer é que o medo (ou receio) de andar de mota vai diminuindo à medida que nos vamos sentindo mais à vontade e se vai tendo mais experiência, pelo que as velocidades a que se circula vão aumentando um pouco... e uma 125 dá 110/115Kms de velocidade máxima. É claro que vão haver pessoas a dizer que a 125 delas dá mais de 130Kms a descer o Viaduto Duarte Pacheco mas, a descer qualquer tamanco anda bem... só não dizem é quanto dá a subir o mesmo viaduto.Não estando apertado de €€€, e havendo algum receio de andar de mota, diria que o melhor seria por começar por tirar a carta pois, nas primeiras aulas a mota que se vai usar é uma 125 e depois à medida que se for progredindo logo se passa para motas de maior cilindrada... depois com a carta na mão, logo há tempo para se escolher aquilo que se pretende. Outra hipotese é fazer um curso de condução defensiva na escola de pilotagem da Honda no kartodromo de Palmela, onde o curso tem a duração de 4 horas e custa cento e poucos euros e aí aprende-se a dominar a mota em baixas velocidades (que é uma dificuldade para muita gente encartada e que anda de mota) e, nesse curso anda-se em motas desde os 50cc até 650cc... depois de se ter tido esta experiência é mais fácil decidir o que fazer.
ò Sid , tanta conversa para vires dizer num fórum de motociclismo que não tens nos planos tirar a carta de moto e que queres conselhos para comprar uma trotinete com motor que te consiga levar até ao café da esquina ? Cá para mim tás confinado em casa à espera que comecem as aulas no Zoom, sem saber o que fazer ao tempo, e deu-te para isto ! Para que não fiques de mãos a abanar , deixo-te 2 conselhos : 1- Vai ao OLX e compra uma mobilete 2- Assim que recomecem as aulas online , pede ao professor de inglês que te ajude a emendar o que tens escrito na mensagem do teu (pseudo)avô
Felizmente não parei de trabalhar.... até agora , ao contrario de muitos . Sou grato.Os erros é de quem faz várias coisas ao mesmo tempo . Como não quero falhar no resto , falho aqui, lamento.Mobilete comprou um colega meu , mas aquilo parece demasiado pequeno e é so acelerar. Obrigado a todos , creio que ja tenho a coisa encaminhada e não tenho dúvidas que vou decidir bem.Obrigado mais uma vez. Por mim isto está encerrado.PS: não estou confinado nem nunca estive , e ate tenho autorização para me deslocar por varios concelhos. Sou um tipo com sorte.
Citação de: Sid em Fevereiro 02, 2021, 10:16:19, 10:16Felizmente não parei de trabalhar.... até agora , ao contrario de muitos . Sou grato.Os erros é de quem faz várias coisas ao mesmo tempo . Como não quero falhar no resto , falho aqui, lamento.Mobilete comprou um colega meu , mas aquilo parece demasiado pequeno e é so acelerar. Obrigado a todos , creio que ja tenho a coisa encaminhada e não tenho dúvidas que vou decidir bem.Obrigado mais uma vez. Por mim isto está encerrado.PS: não estou confinado nem nunca estive , e ate tenho autorização para me deslocar por varios concelhos. Sou um tipo com sorte. Ora aqui está uma outra faceta que não tinhas revelado e que é bem mais importante que a conversa acerca da escolha de uma motoreta para ir ao café em dias de verão ! O importante é de facto seres alguém que 'põe as mãos na massa ' , alguém humilde, que continua com saúde e a poder exercer a sua atividade profissional sem confinamentos . Deixa as 'inglezices ' para 'os outros' e compra uma fumarenta ! Saúde e trocos para a zagolina !
as motas antigas levam mistura , isto ja nao se vende na maioria dos postos de abastecimento pois nao?
Citação de: Sid em Fevereiro 02, 2021, 15:37:26, 15:37as motas antigas levam mistura , isto ja nao se vende na maioria dos postos de abastecimento pois nao?Não. Vê-se com mais frequência no interior do país.
Se comprares uma que traga autolube, basta abastecer o depósito de óleo quando necessário.Isso era com a Super, com a Sem Chumbo mantém-se?
Pois, a minha dúvida era a questão das Gasolinas.Assim sendo, está resolvida a questão do SID da disponibilidade de Postos onde ainda haja a antiga "Mistura"!Na minha antiga RX 50 1L de óleo dava para muito quilómetro....
Citação de: MotardFeio em Fevereiro 03, 2021, 10:38:10, 10:38Pois, a minha dúvida era a questão das Gasolinas.Assim sendo, está resolvida a questão do SID da disponibilidade de Postos onde ainda haja a antiga "Mistura"!Na minha antiga RX 50 1L de óleo dava para muito quilómetro....as que pensei sao muito mais antigas que isso , nao sei se fara a mistura . Falo das famel , casal etc. Essa rx , dt , crms etc sao motas muito mais recentes (minimo 20 e tal anos de diferença para as famel etc)Um amigo que rolava de 600cc falou numa scooter 125cc daquelas maiorzinhas para primeira abordagem , devido ao tamanho da roda , segurança etc . Mas estou ceptico , ate lhe falei numas scooter 125cc mais pequenas para primeira abordagem mas disse que nao valeria a pena , o que nao percebei....sao ambas scooters , simplesmente uma é mais pequena que outra (devido a lugar do pendura ser maior).
sem ser scooter e com velocidades o que podera ser mais facil conduzir ?Uma 125cc tipo choper (keeway por exemplo) ou uma mash sevenou mash scram ou uma naked qualquer asiatica
Citação de: Sid em Fevereiro 03, 2021, 20:44:53, 20:44sem ser scooter e com velocidades o que podera ser mais facil conduzir ?Uma 125cc tipo choper (keeway por exemplo) ou uma mash sevenou mash scram ou uma naked qualquer asiaticaEu tive uma choper 125cc, mas apesar de confortável, aquela posição com os pés para frente talvez não seja a melhor, especialmente para que vai começas a usar os pés.A esses modelos acrescentava um dentro do estilo e que eu gosto particularmente, aliás duas, Bullit Hero no estilo scrambler e a Brixton uma naked clássica se assim se pode chamar.Quanto à fiabilidade, é tudo mais ou menos a mesma coisa. São robustas qb.
creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125 , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.
Citação de: Sid em Fevereiro 04, 2021, 13:21:06, 13:21creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125 , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.Está no campo das preferências.A única recomendação que te posso dar nesse capitulo é que compres a que mais gostares porque isso vai ser importante para o prazer que vais retirar da sua utilização.Quanto à fiabilidade é como te digo, são todas mais ou menos a mesma coisa, salvo um ou outro modelo que surgiram com algum problema crónico.Por falar em problemas cónicos. Um de que normalmente essas motas todas padecem é a qualidade dos pneus. Habitualmente é mesmo muito fraquinho.Se é a Mash que te enche as medidas, então dá uma volta no youtube e procura por
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 04, 2021, 13:52:56, 13:52Citação de: Sid em Fevereiro 04, 2021, 13:21:06, 13:21creio que o modelo mais ajustado nas 125cc nao indo para as scooters , seria a Mash Black Seven 125 , creio que tem tudo o que precisarei , menos conforto no banco , ao que parece é rijo, mas nao deve ser mais do que um selim de competiçao de bicicleta... e para voltas curtas que é o que vou fazer deve ser mais que suficiente.Está no campo das preferências.A única recomendação que te posso dar nesse capitulo é que compres a que mais gostares porque isso vai ser importante para o prazer que vais retirar da sua utilização.Quanto à fiabilidade é como te digo, são todas mais ou menos a mesma coisa, salvo um ou outro modelo que surgiram com algum problema crónico.Por falar em problemas cónicos. Um de que normalmente essas motas todas padecem é a qualidade dos pneus. Habitualmente é mesmo muito fraquinho.Se é a Mash que te enche as medidas, então dá uma volta no youtube e procura por tambem vi isso dos pneus tipo plastico , nao da para facilitar ..ainda por mais para quem vai começar.., a que tenho em vista ja tem outros pneus e material novo.motor base suzuki , tem som porreiro, vi uma review em que diz que a transmissao é algo temperamental , baste um toquinho no pedal e aquilo mexe , e tem facilidade em ir aos neutros..Possivelmente se acontecer varias vezes deve dar cabo da caixa presumo
é isso mesmo, inicialmente vai ser em casa e pertissimo de casa. Depois vou estender o raio para uns kms..coisa pouca, e vias rapidas tambem aqui perto, fazer as rectas.Depois das vias rapidas farei auto estrada A5 carcavelos-cascais e vice versa.Isto tudo so ao fim de semana , com sorte em setembro/outubro ja me poderei esticar mais , sempre sem chuva e ou muito vento.Fugir da Marginal e ate dentro das localidades, so gente que nao sabe conduzir, nao vou estereotipar para nao ofender ninguem.Daqui a dois anos ou mais , sem pressas quem sabe uma coisa maior e melhor.
Citação de: Sid em Fevereiro 04, 2021, 17:43:19, 17:43é isso mesmo, inicialmente vai ser em casa e pertissimo de casa. Depois vou estender o raio para uns kms..coisa pouca, e vias rapidas tambem aqui perto, fazer as rectas.Depois das vias rapidas farei auto estrada A5 carcavelos-cascais e vice versa.Isto tudo so ao fim de semana , com sorte em setembro/outubro ja me poderei esticar mais , sempre sem chuva e ou muito vento.Fugir da Marginal e ate dentro das localidades, so gente que nao sabe conduzir, nao vou estereotipar para nao ofender ninguem.Daqui a dois anos ou mais , sem pressas quem sabe uma coisa maior e melhor. Dois meses, e se não me engano nem será preciso tanto tempo. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Alem das "neoclassicas" , inclui outro alvo/segmento nas 125/iniciantes , a Honda CBF.
Citação de: Sid em Fevereiro 08, 2021, 10:58:54, 10:58Alem das "neoclassicas" , inclui outro alvo/segmento nas 125/iniciantes , a Honda CBF.Boas ! CBF era uma boa mota. E creio que as penultimas já tinham ABS o que é uma enorme vantagem. Estás a pensar bem. Uma coisa que dê para usar no transito moderno e que seja facil de comprar e depois vender.E se não é para ir o trabalho / cidade, uma mota convencional é melhor do que uma scoot.Percebo as tuas duvidas, também só ando de mota a 5 anos.Mas tal como todos te vão dizer, não custa nada, muito muito rapidamente te vais fartar e vais querer mais. O conselho da carta é o ideal, mas lá está, também comprei uma 125 e só depois tirei a carta. Teve a sua utilidade mas olhando para trás teria ido directo para as 300 como eventualmente fiz.Boa sorte na escolha ! Escolher brinquedos é sempre divertido