Autor Tópico: Motos custom - Algumas dúvidas  (Lida 1691 vezes)

Março 04, 2021, 10:21:38, 10:21
Lida 1691 vezes

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Olá a todos,

Tenho carta de moto tirada a uns 6 meses, mais ou menos. O estilo de moto que eu mais gosto são as custom/chopper.

Tenho visto algumas motos usadas, desde a Virago 535, Dragtsar 650, Shadow 600 VT, Shadow 750...

Neste momento estou mais inclinado para a Virago 535, principalmente porque vi uma em estilo bobber que gostei e a um preço acessível para os meus bolsos.

Questões:

- Consideram estas motos más para primeira moto?
- Normalmente, neste estilo de motos, os pés vão mais á frente...poderá ser difícil essa adaptação?
- Conhecem algum problema crónico ou algo que tenha de estar mais atento na hora da compra?
- Vejo algumas motas deste estilo que estão alteradas esteticamente, essas alteração poderão dar problemas com a policia? ou numa futura inspeção? Como referi antes, estou a ver uma que está em estilo bobber...

Cumprimentos

Março 04, 2021, 11:23:43, 11:23
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
De forma muito rápida:

Custom como o próprio nome indica, representa uma moto customizada ou personalizada.
O segmento das motos que indicas são cruisers.
Choppers é um estilo de modificação/personalização realizado em cruisers. Bobbers também.
O facto de algumas cuisers referirem "custom" no modelo é por razões de marketing.

Todas as motos que indicas são bastante adequadas para primeira moto.
Claro que há que ter em conta as limitações próprias deste estilo.
Nomeadamente a capacidade de curvar. E em caso de modelos antigos o poder de travagem é discutível.

Ao optares por uma moto deste estilo para ser conduzida de forma adequada ao estilo... será tranquilo.
Se optares por este estilo por razões cosméticas na expectativa que podes conduzir como se fosse uma CB500 ou uma MT07... provavelmente ficarás desapontado.


A Virago 535 é um modelo mítico pela popularidade que teve nos anos 90, por ser uma opção acessível numa altura em que havia imenso interesse por este segmento.
O problema é que deixou de se produzir há quase 20 anos... e como tal será difícil encontrar uma que esteja bem conservada.
Até porque sempre foi um modelo muito apelativo a transformações.

Os problemas crónicos parece-me menos preocupantes face à dificuldade que será encontrar uma moto com mais de 20 anos em bom estado de conservação, e que não implique a curto-médio prazo se gastar mais em reparações do que certamente ela custa.

Quanto a alterações, sim...
Sobretudo em 2020 se assistiu a um aperto na fiscalização de tudo o que os agentes podem considerar alterações ás características do veículo. E as IPO ás motos é algo que parece estar num futuro cada vez mais próximo.
(há diversos tópicos aqui sobre o tema)

Boa sorte.

Março 04, 2021, 11:45:01, 11:45
Responder #2

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Face ao que me têm dito sobre as alterações e outras situações, penso que terei de aguardar e juntar algum €€ para depois comprar uma moto mais recente e que já gosto esteticamente como é o caso da Kawazaki Vulcan S 650.

Não queria era ficar muito tempo sem andar de moto, e voltar para a PCX é algo que não me agrada. Terei de avaliar um moto usada mais em conta para que possa ir andando!

Neste momento não quero/posso gastar mais de 4k.

Março 04, 2021, 15:09:41, 15:09
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tens de continuar a pesquisar até encontrares uma que te pareça estar em condições e que gostes., tendo sempre em atenção o que o dfelix escreveu.

Uma mota mais "antiga" terás que ter atenção por exemplo se a mesma foi revista em oficina oficial, ou seja, o livrinho com as revisões carimbadas são um ponto a favor de quem vende e também de quem compra.
O estado dos pneus, pastilhas de travões, pontos de ferrugem (o tipo de motas que indicas têm muitos cromados), etc. etc. serão fatores que deverás ter em conta no momento de compra.

E já agora, dar uma volta para ver como te sentes em cima dela. A mota pode estar muito "bonita e tal" mas não te dizer nada.

Março 09, 2021, 15:09:45, 15:09
Responder #4

Peixinhu

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX125
  • Localidade: Porto
Boa Tarde,

Depois de muito analisar, face aos meus gostos serem mais para estilos customizados ou então originais muito caros, virei as atenções para outro tipo de mota e bem distinta. Embora até goste de uma que infelizmente é mais cara 1000€ do que posso gastar, a Benelli 502C.

Neste caso, estou a equacionar a compra de uma naked.
Desculpem o transtorno mas tenho de ser sincero convosco.

Neste momento a minha duvida passa por, se devo comprar uma mota usada 300cc ou uma usada mais antiga 500cc ou até 650cc.

Nas 300cc tenho em vista a MT-03, Z300 que rondaria os 3750€ ou então uma benelli 302s ainda com garantia por cerca de 3200€.
Nas 500cc, equaciono a CB500F, com mais anos do que as 300cc, mas com poucos kms também. Aí já gastaria 4000€.
Nas de cilindrada superior, já teria de ir para uma XJ6, uma ER6N, uma ER6F, mais antigas que as restantes, poucos kms a maioria delas, e entre os 3500€ - 4000€.

Sinceramente, não acho que tenha necessidade de uma moto com cilindrada muito alta para a minha utilização. Mas não queria uma mota que quando fosse esporadicamente à AE me sentisse como na PCX125  dead . A proposta mais equilibrada seria a CB500F, mas compensa comprar uma CB500F mais antiga e mais cara em detrimento de uma 300cc mais recente e mais barata? Entre as 300CC a diferença de uma MT-03 ou Z300 mais cara 500€ do que uma 302S, compensa face aos menos anos e a garantia que ainda terá de 1 ano?

Ou vocês não compravam nenhuma e esperavam juntar mais uns €€? Estar mais um ano a andar de PCX125 sem usar moto em AE  sad

Devo dizer que sou do Norte, e nestas alturas de COVID é complicado estar a ir para Lisboa ou ainda mais a sul para fazer negócios.

Sei que são muitas perguntas mas se puderem ajudar eu agradeço pois será a minha primeira mota.

O meu trajeto será 90% curto, casa-trabalho e sempre em cidade. A PCX é mais do que suficiente para isto mas quero mais...
10% das vezes deverei andar em AE em distancias de 100km-150km...

Março 09, 2021, 15:33:58, 15:33
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se puderes, vai para uma CB500 ou uma NC 750.

Ambas económicas, e com pulmão que chegue para as tiradas em autoestrada maiores, sem comprometer o dia a dia.

Qualquer "300 cc" tem menos ciclística e um motor a precisar de mais punho, com menos binário. E o binário no dia-a-dia é o que te dá baixos consumos e genica para filtrar o trânsito sem ter de subir muito a rotação.

Na zona dos ~50cv para cima seria uma boa aposta. Mais de 70cv, pelo que indicas, torna-se desnecessário e começam os consumos e custos a aumentar - nas motos que por aí andam (salvo alguma excepção que algum catedrático consiga indicar).
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 10, 2021, 10:11:30, 10:11
Responder #6

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 52
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Dentro do género das cruisers, 300cc, vê a Zontes V310, pode ser que te agrade.
https://zontes.pt/produtos/zontes-portugal-310v/

Março 16, 2021, 08:59:59, 08:59
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
O Dfelix disse quase tudo, em relação ás cruisers. Só acrescentar mais uma ou duas coisinhas.
Os maiores problemas que vais encontrar neste segmento são:
1- O preço dos usados. Não havendo, há varios anos, lançamento de novos modelos neste segmento ( por parte das marcas mais conhecidas, claro, e excetuando as Harleys ou Indians ), os modelos usados começaram a escassear no mercado, o que elevou o preço. Aliás, não tem havido lançamentos, mas muitos destes modelos continuam a vender-se novos... só que não na Europa, devido ás normas ambientais.
2- Justamente por não haver lançamentos, as peças tambem começam a escassear. Não as de desgaste, como pastilhas, filtros ou algo desse género. Mas outro tipo de peças, como certos plásticos, guarda-lamas, farois, etc. O que é chato, no caso de haver uma queda, ou um simples "acidente" por desgaste dos anos.

Quanto ás modificações, serão sem duvida um problema quando as famigeradas inspeções chegarem mas, se não viveres e não circulares muito num grande centro urbano, não vais ter problemas com a autoridade. Mesmo em fins de semana que as autoridades fazem as tais campanhas de "prevenção", nunca me chatearam por causa de piscas, escapes, ou espelhos ( e está lá tudo, só não são originais ). Mas eu vivo no Alentejo, sei que em Lisboa, especialmente, e no Porto costumam ser muito mais chatos...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 16, 2021, 09:28:46, 09:28
Responder #8

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Bom dia,

Respondendo diretamente às tuas questões (PEÇO DESCULPA SER EM LETRA GRANDE, MAS É MAIS FACIL DE DISTINGUIR ;) )

Consideram estas motos más para primeira moto?
- Normalmente, neste estilo de motos, os pés vão mais á frente...poderá ser difícil essa adaptação? CONSIDERO NA MINHA OPINIÃO NAO SER A MOTO INDICADA PARA SER A PRIMEIRA, DADO QUE APESAR DE SER MAIS BAIXA, É MAIS DIFICIL DE MANOBRAR EM PEQUENAS MANOBRAS E PARA QUEM NAO TEM EXPERIENCIA É COMPLICADO
- Conhecem algum problema crónico ou algo que tenha de estar mais atento na hora da compra? SÃO MOTOS COM BASTANTE BINÁRIO E QUE NORMALMENTE NAO TÊM MUITOS KM´S POR SER UMA MOTO MAIS INDICADA PARA PEQUENOS PASSEIOS!
- Vejo algumas motas deste estilo que estão alteradas esteticamente, essas alteração poderão dar problemas com a policia? ou numa futura inspeção? Como referi antes, estou a ver uma que está em estilo bobber...SE OS ACESSORIOS FOREM DA MARCA (MAIS CAROS) NÃO DEVES TER QUALQUER PROBLEMA, HAJA DINHEIRO E IMAGINAÇÃO!

Existe uma moto que tem sido muito vendida, e que tem um estilo parecido com o que procuras que é a Kawasaki Vulcan 650 s que tem um motor bastante agradável ;)


Maio 17, 2021, 22:07:59, 22:07
Responder #9

Jorge

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Romet
  • Modelo Motociclo: 125
  • Localidade: Gondomar
Boas,
Na minha pouca experiência, mas como tenho andado a ver motas, dentro desse estilo e a um preço interessante tens a Mit 400 MB.