Boas,Sou novato(sem experiência) e com 1,93cm, quero comprar uma naked no próximo ano, que opções tenho eu? Tenho visto a KTM 790 como um meio termo e uma mota que adoro, vou ter conforto e nao é tao agressiva como a mt-09 (pelo que me parece). A mt-07 era excelente mas parece-me que me vai ser bastante desconfortável. A z900 tambem é mais "amigavel" que a mt-09 mas nao por muito.Que escolhas para alem destas tenho? As mais amigáveis sao demasiado pequenas, e também nao tenho disponibilidade para andar trocar de mota, vai ser uma compra para vários e longos anos.Nota que nao vou comprar a mota para fazer corridas, quero conhecer como funciona e aprender devagar, é um sonho que tenho e respeito bastante o animal.Obrigado desde já aos que perderem um pouco do seu tempo para me ajudar.Abraço
Bem vindo,Eu tenho 1.87 e achei a posição da duke meio estranha. A zona onde as pernas ficam pareceu-me demasiado estreita. Parecia que ia com os joelhos encostados um no outro. Diria que é bom para pessoas mais pequenas pois facilita a chegada com os pés ao chão mas para pernas longas parece que fica ali a faltar algo.Quanto a motas amigáveis diria que nenhuma delas o é. Há as que andam mais há as que andam menos mas nenhuma dessas anda pouco. Mas a duke pelo menos tem 3/4 programas em que um deles te deve colocar umas rodinhas de lado. Essas rodinhas também te ajudam a não fazer grandes asneiras. Claro que se bateres em alguém a 200 não há rodinhas que te ajudem. Mas hoje em dia já é mais comum haver esses programas em vários modelos especialmente nessas cilindradas.Em termos de conforto ainda para mais para a tua altura naked é um segmento um pouco complicado. Mas depende do que pretendes da mota. Se fores fazer muita AE diria para repensares. Se for para trabalhar todos os dias com estrada aberta diria para repensares. Se for para fazer uns passeios por nacionais e porque é mesmo a mota que tu gostas pronto avança porque também se não gostares não vale a pena.Vai experimentar e escolhe a que gostares mais.
Sou novato(sem experiência) e com 1,93cm, quero comprar uma naked no próximo ano, que opções tenho eu?
Que escolhas para alem destas tenho?
Citação de: NoddyHunter em Março 12, 2021, 02:57:17, 02:57Sou novato(sem experiência) e com 1,93cm, quero comprar uma naked no próximo ano, que opções tenho eu? No próximo ano? 2022? Malta com maior estatura sofre um pouco mais em nakeds. Tal como foi indicado.Por vezes questiono-me se na Holanda onde a estatura normal é idêntica à tua se levará tanto isso em conta como cá, cuja média é substancialmente mais baixa. De qualquer forma, o importante é estares consciente de que sofres um pouco mais.O que não significa que não te divirtas. Até porque este acaba por ser o género que oferece a verdadeira experiência do que é andar de moto.Citação de: NoddyHunter em Março 12, 2021, 02:57:17, 02:57Que escolhas para alem destas tenho? Acho que depende muito do budget e até que ponto estás predisposto a optar por marcas que saiam foram das opções cliché.Confesso que acho estranho ainda ninguém ter sugerido a CB650R.Porque é um excelente compromisso. É uma moto que consegue ser dócil na entrega mas tem uns regimes altos interessantes.E sobretudo um preço nova muito adequada face ao equipamento que oferece.Além de ser Honda, o que para muita gente é importante.Uma boa proposta que surgiu este ano foi a Triumph Trident.Ainda não tive oportunidade de experimentar. Mas está muito apelativa visualmente, o motor acredito que será dos mais interessantes deste segmento, está bem equipada e o preço é idêntico ao da CB650R.Ambas parecem-me estar no topo da cadeia alimentar do que são as "budget bikes" de média cilindrada.E onde se incluem suzuki sv650, kawazaki Z650, yamaha MT-07 que deduzo teres já excluido.A 790 e a Z900 são motos que estão num patamar um pouco acima.Já entramos nos 100cv+.E aí abre-se um leque de opções que podem incluir a yamaha MT-09, triumph street triple 765, suzuki gsxs750, bmw f900r e certamente mais que não me ocorrem ou serão menos relevantes.Considerando que não tens experiência, acho que as primeiras são mais adequadas.Não gosto de entrar em moralismos. Até porque as motos hoje em dia estão cheias de electrónicas que poupam muitos sustos.Mas a ideia que é o punho que controla os excessos não é de todo real.
A mt-09 e z900 ainda nao tem esses programas?
A generalidade das motos de "maior cilindrada" há muito que foram adoptando modos de condução.Inicialmente surgiram apenas como diferentes mapas de injecção. Mais recentemente com a banalização controlo de tracção passaram a regular a sensibilidade deste.As Z900 têm. (Penso que a 800 ainda não tinha)As MT-09 também sempre tiveram. (Embora refinaram na geração anterior à actual)Street triple 765, suzuki gsxs750, bmw f900, Duke 790, etc... todas elas têm.No segmento mais abaixo é que são poucas.Porque não justifica.Penso que só a Trident tem.A questão da maturidade/mentalidade tem muito que se diga.Porque mais do que as specs, o tipo de motorização, entrega e postura de condução influencia muito as sensações que transmitem.O que significa que motos menos potentes podem se tornar mais desafiantes e tentadoras de exceder limites que outras com maior potência na ficha técnica.
Cb650r em termos ergonómicos é muito idêntica à minha. Acho que também não é o tamanho ideal para a minha estatura mas é o que é. Se calhar pareço demasiado grande para ela mas nem me sinto muito desconfortável.Dentro desse segmento retrô tens a XSR da Yamaha também. Sinceramente eu gosto muito da pinta dela. E tens a versão 900cc pelos cerca de 10k que falas. A CB....R também tem a versão 1000cc mas já está uma bocado deslocada desses valores e sinceramente não me chama tanto a atenção como a irmã 650. Mas pronto já é mais robusta tem aquele farol redondinho etc. Mas se começas a olhar para essas coisas o leque de opções vai abrir também.
A cb1000r por acaso até me atrai mais em termos estéticos que a 650r, mas sim economicamente assusta-me um pouco.
Qual é a mais suave e "amigavel" para pessoas sem experiência?
A XSR700 tem altura de assento de 835mm comparado com os 805mm da MT-07 e a trident 660. Eu tenho visto a altura do assento como uma das medidas para me situar em termos de tamanho e conforto que vou ter.Ainda assim vou incluir a triumph na lista, apesar de achar que será demasiado pequena para mim.
Não querendo ser o careta, deixo o alerta que maior parte das motas que se está a falar são usualmente designadas com "brutas" ou "difíceis de domar".Cuidado com isso, companheiro.Boa sorte na ponderada e atempada aquisição.
Citação de: NoddyHunter em Março 13, 2021, 17:27:42, 17:27A XSR700 tem altura de assento de 835mm comparado com os 805mm da MT-07 e a trident 660. Eu tenho visto a altura do assento como uma das medidas para me situar em termos de tamanho e conforto que vou ter.Ainda assim vou incluir a triumph na lista, apesar de achar que será demasiado pequena para mim.Segundo li de início, tens 1.93m de altura.Ou seja, tens o problema inverso de muitos condutores, em que o problema está na questão de acharem o banco alto demais. No teu caso presumo que é o não te sentires meio agigantado em cima da moto, nomeadamente teres uma posição de joelhos que não vá a bater em nada, assim como não levares uma posição que cause desconforto com o passar dos kms m. Se gostas de naked, nada a dizer... Mas com 1.93m eu faria como dito mais acima e fazia os testes não de apenas 10min., mas algo bem mais demorado.É que depois de comprar, voltar atrás é desagradáv€l...
Bem vindo Camarada.Na escolha de média cilindrada está bem situado. Todas elas têm pouca desvalorização, são muito honestas em prestações/consumos. Se a ideia for usada a SV será talvez uma das mais em conta por ser também uma das com mais presença no mercado entre várias gerações, mas algo actual diria que a Trident tem muita coisa (electrónica) de gama acima com um pouco mais de potência que a gama onde se insere (07,z650)...em que está a par com a 650r +-Boa escolha e boas curvasA ser nova é jogar nesse leque.
Citação de: saraiva em Março 13, 2021, 17:50:52, 17:50Não querendo ser o careta, deixo o alerta que maior parte das motas que se está a falar são usualmente designadas com "brutas" ou "difíceis de domar".Cuidado com isso, companheiro.Boa sorte na ponderada e atempada aquisição.Já conduziu alguma? Então que outras motas, além da lista já postada, de média cilindrada não serão "brutas"?
A XSR900 tem o mesmo motor da MT09 ( tal como o da XSR700 é o mesmo da MT07), cuja própria designação (MT= Masters of Torque) não é, teoricamente, ajustavél a motociclistas iniciantes.
Citação de: Wonderboy91 em Março 14, 2021, 18:26:36, 18:26Citação de: saraiva em Março 13, 2021, 17:50:52, 17:50Não querendo ser o careta, deixo o alerta que maior parte das motas que se está a falar são usualmente designadas com "brutas" ou "difíceis de domar".Cuidado com isso, companheiro.Boa sorte na ponderada e atempada aquisição.Já conduziu alguma? Então que outras motas, além da lista já postada, de média cilindrada não serão "brutas"?Não sou exemplo para ninguem, a minha primeira moto a sério foi uma R6. Ainda assim, e sendo dois canais que gosto muito pela sinceridade que empregam nos seus videos, acho que deverias dar uma vista de olhos. A XSR900 tem o mesmo motor da MT09 ( tal como o da XSR700 é o mesmo da MT07), cuja própria designação (MT= Masters of Torque) não é, teoricamente, ajustavél a motociclistas iniciantes.A Z900 tambem não é "amigavel". Não, nunca conduzi nenhuma, mas acho que um 900 quatro em linha com mais de 120cv tambem não será o indicado para um iniciante.Muito sinceramente, nem mesmo o mais "civilizado" motor da CB650R (e atenção, a palavra "civilizado" está sobrevalorizada, é um motor capaz de uma rotação "assustadora" e uma velocidade de ponta muuuuuiiiittttoooo acima dos limites legais ) é para iniciantes.Dito isto, cada um com a sua pancada. Se vais mesmo comprar moto e já meteste na cabeça que será uma dessas, escolhe aquela que mais te agradar em termos estéticos e em conforto... se é que a palavra conforto encaixa em alguma dessas nakeds...
O rapaz também diz que não tem experiência agora. Se andar meio ano a fazer km com a cb500 antes de comprar a mota que quer não me parece assim tão descabido qualquer que seja a cilindrada que escolha. Eu andei e mal (2000km) numa 125cc antes de ir para uma 650cc e na altura o drama teórico foi bem maior que o prático.E as mt07 ou cb650 são motas muito utilizadas nas aulas práticas por isso não devem ser motas que devoram iniciantes.Para mim, tal como disse noutros tópicos, para um novato a dimensão do bicho atrapalha mais do que a capacidade de o bicho te matar em velocidade. Isso sim requer uns passinhos mais cuidadosos porque manobrar uma mota mais leve não é a mesma coisa que uma mota pesadona. Elas bem ou mal em frente andam todas. Paradas é que têm tendência a se deitar se não tiveres atenção ao que estás a fazer e depois quando dás conta dela já não a seguras.Por isso em suma uma cb500 parece um bom princípio para qualquer uma dessas. Vais ganhar alguns hábitos importantes que depois te vão poupar uns riscos na mota que queres comprar. Com a tua dimensão também não é assim tão fácil desequilibrar a mota a não ser que te esqueças de meter os pés no chão.Mas na minha opinião e face ao que dizes acho que uma 700cc se adequa ao que pretendes a partir do momento que te sintas confortável em cima dela claro. Não sei se a xsr veio na sequência da minha sugestão mas eu realmente acho uma mota bem gira.
Não ponhas de parte a Suzuki "sete e meio", deve ser a que mais "espaço" tem para encaixar um condutor alto.Vai a um stand e experimenta só a sentar-te, já dá para teres noção comparativamente a uma xsr.E tens motor dócil mas com pulmão se assim o quiseres.
Citação de: Wonderboy91 em Março 14, 2021, 18:26:36, 18:26Citação de: saraiva em Março 13, 2021, 17:50:52, 17:50Não querendo ser o careta, deixo o alerta que maior parte das motas que se está a falar são usualmente designadas com "brutas" ou "difíceis de domar".Cuidado com isso, companheiro.Boa sorte na ponderada e atempada aquisição.Já conduziu alguma? Então que outras motas, além da lista já postada, de média cilindrada não serão "brutas"?Eu não tenho carta. Ao dizer são designadas, referia-me a moto vloggers, e ao tipo de informações que o nuno acabou de por acima. Tenho acompanhado o tema de primeira mota "a sério", uma vez que pretendo passar por esse processo também.
Citação de: Wonderboy91 em Março 14, 2021, 18:25:16, 18:25Bem vindo Camarada.Na escolha de média cilindrada está bem situado. Todas elas têm pouca desvalorização, são muito honestas em prestações/consumos. Se a ideia for usada a SV será talvez uma das mais em conta por ser também uma das com mais presença no mercado entre várias gerações, mas algo actual diria que a Trident tem muita coisa (electrónica) de gama acima com um pouco mais de potência que a gama onde se insere (07,z650)...em que está a par com a 650r +-Boa escolha e boas curvasA ser nova é jogar nesse leque.Da lista que fiz tenho a XSR700 como uma favorita, sinceramente a mota cresceu bastante no meu gosto pela facilidade em customizar, mas vou ter um periodo de 6/7 meses a conduzir uma cb500 até comprar a minha e quem sabe, se me sentir confortavel com a conduçao e confiante, nao recaia numa XSR900.Isto se me sentir minimamente confortável nelas.
Citação de: saraiva em Março 16, 2021, 08:54:20, 08:54Citação de: Wonderboy91 em Março 14, 2021, 18:26:36, 18:26Citação de: saraiva em Março 13, 2021, 17:50:52, 17:50Não querendo ser o careta, deixo o alerta que maior parte das motas que se está a falar são usualmente designadas com "brutas" ou "difíceis de domar".Cuidado com isso, companheiro.Boa sorte na ponderada e atempada aquisição.Já conduziu alguma? Então que outras motas, além da lista já postada, de média cilindrada não serão "brutas"?Eu não tenho carta. Ao dizer são designadas, referia-me a moto vloggers, e ao tipo de informações que o nuno acabou de por acima. Tenho acompanhado o tema de primeira mota "a sério", uma vez que pretendo passar por esse processo também.Certo Camarada. Mas a questão mantém-se: "Então que outras motas, além da lista já postada, de média cilindrada não serão "brutas"?"
Citação de: NoddyHunter em Março 14, 2021, 20:22:40, 20:22Citação de: Wonderboy91 em Março 14, 2021, 18:25:16, 18:25Bem vindo Camarada.Na escolha de média cilindrada está bem situado. Todas elas têm pouca desvalorização, são muito honestas em prestações/consumos. Se a ideia for usada a SV será talvez uma das mais em conta por ser também uma das com mais presença no mercado entre várias gerações, mas algo actual diria que a Trident tem muita coisa (electrónica) de gama acima com um pouco mais de potência que a gama onde se insere (07,z650)...em que está a par com a 650r +-Boa escolha e boas curvasA ser nova é jogar nesse leque.Da lista que fiz tenho a XSR700 como uma favorita, sinceramente a mota cresceu bastante no meu gosto pela facilidade em customizar, mas vou ter um periodo de 6/7 meses a conduzir uma cb500 até comprar a minha e quem sabe, se me sentir confortavel com a conduçao e confiante, nao recaia numa XSR900.Isto se me sentir minimamente confortável nelas. Acredito que tenha um problema quando comprar a xsr700...algum tempo depois vai querer trocar pela xsr900.
Sim se optar pela 700 será uma questao tempo ate comecar a pensar que devia ter seguido com a 900 (adoro o barulho dos 3cilindros)
Citação de: NoddyHunter em Março 18, 2021, 20:50:39, 20:50Sim se optar pela 700 será uma questao tempo ate comecar a pensar que devia ter seguido com a 900 (adoro o barulho dos 3cilindros) A maior parte do tempo ando com uma moto com specs equivalentes à 07.E sinto que cumpre perfeitamente a expectativa.Só mesmo quando saio em grupo e a malta decide "dar gatilho" é que sinto que poderia ter uns cavalitos extra.Ainda assim, acabo por decidir quase sempre por sair com esta. Mesmo tendo ainda uma 1200cc bem mais desportiva na garagem.Por vezes... "less is more".Não ignores a Trident.Não é tão tosca em acabamentos como a XSR. Tem mais power. Melhor equipamento.É um triple. E a diferença de preço nova é prai 200 euros.
BoasNão existe melhor recomendação que ir testar e ver as diferenças. Não são dez minutos que vais ter as experiências todas, algumas são obvias mas outras não. Depois do impacto inicial do teste e da adrenalina passar reflectir sobre o que necessitas. Muitas vezes somos levados pelas emoções iniciais, nada mal nisso pois são tecnicas marketing que apelam as carateristicas principais e resmas de pessoas que só fazem isso mesmo...Alguns mitos:Motas não existem em varios tamanhos como bicicletas tem quadros diferentes por exemplos. Portanto não são para todas as pessoas. Pode ser que são as naked são as que mais te apelam mas para tua estatura não existem milagres portanto tens que estar preparado para compromissos.O tipo mais adequado é o trail. Existem algumas que não são "carne nem peixe" que podem ser o sweet spot. Isto mota para todas a vida ou muito tempo é outro mito. Em especial se a escolha for mais emotiva que racional na compra. Mais pontos acertarComprar mota por catalogo. Testar, testar e testar... quem se pode dar ao luxo porque não... mas sem experiência não recomendado.XxxxxxxxxxxEu tenho 1,95 (já encolhi) e portanto sei um pouco por experiência própria. Adiciona as trails na tua lista para testar porque serão aquelas que te vão dar mais suavidade e conforto e portanto logo segurança igualmente. Existem muitas para o teu budget. Vstrom,versys,NC.... Trails como hibridas tb.O best fit no que procuras seria uma scrambler ou algo parecido.O que eu recomendo sempre a alguem a entrar neste mundo. Começa com uma usada e depois avaliar depois de uns quantos meses. Se for logo nova fazer um test drive como ir beber um cafezinho a 100km.Sent from my SM-G780F using Tapatalk