Autor Tópico: Porque é que a VELOCIDADE determina o ritmo da tua condução.  (Lida 1327 vezes)

Outubro 04, 2021, 14:51:41, 14:51
Lida 1327 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sigo no Youtube este Motovogler:
MotoJitsu

Ele coloca vários vídeos sobre motos e a sua condução.
Recomendo.

Deixo-vos um vídeo dele em que ele explica a utilização da mota em diferentes estradas e em diferentes ritmos:
1 - Fazer uma estrada (que conhecemos) sem usar os travões
2 - Fazer uma estrada num ritmo mais alto apenas a utilizar os travões de trás
3 - Utilizar o trailbraking (travões da frente)

Lamento que esteja em inglês, mas acredito que possamos falar por aqui sobre esta forma de conduzir.



Algumas explicações/recomendações que ele dá:
Nunca confiar nas reduções de caixa para para abrandar a mota à "entrada" de uma curva.
Utilizar sempre uma mão no travão da frente para prevenir uma travagem de emergência (ver a partir dos 19:54 em que ele explica muito bem).

Outubro 04, 2021, 21:08:29, 21:08
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Velocidade e Ritmo a meu ver podem significar o mesmo, se não é isso mesmo que acontece com todos.
Por exemplo... eu mudei de moto em Outubro 2017 tendo subido na cilindrada e genericamente foi um incremento de 20% a 25% de perfomances mas não subi o meu ritmo e velocidade só por ter subido na cilindrada pois continuo a ter um mesmo andamento/ritmo que fazia com a anterior moto com a diferença que na outra eu ia nos limites e dava vontade sempre de andar a puxar...agora ando nas "calmas" sem andar a esforçar o motor mas apenas com a diferença que é mais rápido chegar ao meu andamento/ritmo depois de arrancar ou de sair de algum cruzamento/rotunda...

Em relação à travagem...pela pior forma aprendi como não se deve travar em chuva e em piso irregular e sujo quando não se tem sequer ABS... e parece-me que estes vídeos podem induzir a erro porque não é por "dominarmos" algum processo na condução que podemos minimizar problemas na condução, tanto que normalmente os acidentes são na sua maioria por culpa de terceiros que não estão habituados à presença do volume ocupado pelo motociclo...e nisso nem os que dominam bem a moto se safam...

A melhor dica é: nas localidades e estradas com povoações e cruzamentos abrandar sempre o nosso andamento para velocidades semelhantes ou abaixo do transito para termos tempo de estarmos alerta para qualquer factor inesperado... e mesmo em autoestradas ou estradas fora da localidade é não abusarmos tanto e termos sempre noção do que estamos a fazer!
Desta forma nem precisamos de pensar tanto na travagem...
« Última modificação: Outubro 04, 2021, 21:09:31, 21:09 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 04, 2021, 21:19:37, 21:19
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Nunca confiar nas reduções de caixa para para abrandar a mota à "entrada" de uma curva.

Também nunca confio nas reduções quando conduzo um boxer que está ligado ás cordas através dum cardan!!!!  :D

A melhor dica é: nas localidades e estradas com povoações e cruzamentos abrandar sempre o nosso andamento para velocidades semelhantes ou abaixo do transito para termos tempo de estarmos alerta para qualquer factor inesperado... e mesmo em autoestradas ou estradas fora da localidade é não abusarmos tanto e termos sempre noção do que estamos a fazer!




Concordo contigo quanto ao "factor inesperado"!
« Última modificação: Outubro 04, 2021, 21:25:50, 21:25 por dfelix »

Outubro 04, 2021, 21:52:59, 21:52
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nunca confiar nas reduções de caixa para para abrandar a mota à "entrada" de uma curva.

Também nunca confio nas reduções quando conduzo um boxer que está ligado ás cordas através dum cardan!!!!  :D

A melhor dica é: nas localidades e estradas com povoações e cruzamentos abrandar sempre o nosso andamento para velocidades semelhantes ou abaixo do transito para termos tempo de estarmos alerta para qualquer factor inesperado... e mesmo em autoestradas ou estradas fora da localidade é não abusarmos tanto e termos sempre noção do que estamos a fazer!




Concordo contigo quanto ao "factor inesperado"!


Quando chove então e mesmo de desconfiar dessas reduções  :D :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 06, 2021, 11:44:03, 11:44
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Quanto às reduções de motor e devido a nunca ter conduzido uma mota de 4 cilindros, adoro fazê-las num ritmo mais "apressado", no entanto compreendo que não se deva fazer isso na abordagem a uma curva (travando apenas reduzindo) mais apertada, pois podemos não ter o discernimento da velocidade que levamos, principalmente numa estrada que não conhecemos.

As dicas que ele dá no vídeo e que distingue plenamente (estradas que conhecemos e estradas não conhecidas) devemos sempre adotar um comportamento defensivo. Isto numa sequência de outros vídeos e recomendações que ele dá nos seus vídeos.

É claro que é outra realidade, outro país e cultura motociclista e também outra experiência, no entanto os concelhos/dicas que ele dá parecem-me ser bastante válidas.

Tenho andado a experimentar algumas dicas que ele dá e sinto que melhorei a minha perceção em conduzir mota ou que difere em muito uma maxiscooter ou um DCT.