Autor Tópico: A Grande BMW faz um Mega Recall  (Lida 1954 vezes)

Julho 25, 2022, 18:56:49, 18:56
Lida 1954 vezes

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
« Última modificação: Julho 25, 2022, 19:02:56, 19:02 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 25, 2022, 19:26:04, 19:26
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
É só um furinho mas a BMW indica que o furinho é gratuito.
 :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 25, 2022, 20:29:37, 20:29
Responder #2

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Faz uma verificação do ângulo de funcionamento do braço oscilante com ferramental específico, instala o dreno e em alguns casos troca inclusive o eixo cardam....ou veio.
A minha está agendada para dia 27/07/22.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Julho 25, 2022, 21:36:51, 21:36
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Por acaso tive acesso a este boletim de serviço precisamente no dia em que ele saiu (já há umas 3 ou 4 semanas)



O meu comentário vai noutro sentido que não propriamente o mais esperado, vai no sentido do profissional mecânico que não faz parte dos quadros do concessionário e do "estoiro" que eles levaram quando começaram a fazer esta intervenção no cardan.

Falo nomeadamente e por conhecimento pessoal de casa do meu amigo Fabinho da FS Motos da ZN de Sao Paulo que foi quase crucificado online quando há uns 6 ou 7 anos começou a fazer o furo. Li todo o tipo de comentários, a grande maioria pouco abonatórios, e agora passado 6 anos, a fabrica vem reconhecer o erro, e vem implementar a solução que muitos mecânicos fora da rede da concessionaria ja faziam ha esses 6 anos, no sentido apesar da em falta de reconhecimento da necessidade de manutenção por parte da fabrica, implementaram métodos de manutenção do cardan e criaram soluções para que se pudesse purgar a agua que la se pudesse acumular em caso de imersao desta zona da moto.

Métodos esses que agora em 2022 foram adaptados pela fabrica mãe assim como a necessidade de lubrificar esta zona com massa especifica (que a BMW agora definiu nesse boletim)



Os mais ignorantes dos fóruns, e sobretudo aqueles que sofrem a cegueira do odio a BMW e sobretudo a GS1200 (e sao muitos) por muito tempo vem com a conversa que este problema é apenas BMW. mas NAO É. Nos últimos 24 meses vi certamente uma meia dúzia de cardan gripados de outras marcas... Suzuki, Triumph, etc precisamente pelo mesmo problema do que aflige as BMW.

Quem quiser continuar a ser tapadinho que continue, sob pena de apenas fazer figura daquilo que é: um ignorante


E também é bom para aquele pessoal que leio muito nas redes sociais que acha que só os mecânicos da marca é que sabem mexer na moto. Infelizmente aqui nao é possivel indicar regras, porque ha bons e maus profissionais, mas seguramente os melhores profissionais não os vão encontrar nas oficinas de marca

 :nice: :nice:


PS: por volta de 2016 deixei um post noutro fórum, acerca de um ponto na transmissão da TMAX 530 que necessita de lubrificação sob pena de acontecer o mesmo tipo de oxidação eletroquímica que aflige a GS e muitas outras motos. Desde então já recebi o contacto de uma boa meia dúzia de companheiros que ignoraram o topico e o aviso ate ao momento em que foram "brindados" pelo infortunio e que vem a mim perguntar o que fazer.
« Última modificação: Julho 25, 2022, 21:42:31, 21:42 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 25, 2022, 22:16:11, 22:16
Responder #4

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Por acaso tive acesso a este boletim de serviço precisamente no dia em que ele saiu (já há umas 3 ou 4 semanas)



O meu comentário vai noutro sentido que não propriamente o mais esperado, vai no sentido do profissional mecânico que não faz parte dos quadros do concessionário e do "estoiro" que eles levaram quando começaram a fazer esta intervenção no cardan.

Falo nomeadamente e por conhecimento pessoal de casa do meu amigo Fabinho da FS Motos da ZN de Sao Paulo que foi quase crucificado online quando há uns 6 ou 7 anos começou a fazer o furo. Li todo o tipo de comentários, a grande maioria pouco abonatórios, e agora passado 6 anos, a fabrica vem reconhecer o erro, e vem implementar a solução que muitos mecânicos fora da rede da concessionaria ja faziam ha esses 6 anos, no sentido apesar da em falta de reconhecimento da necessidade de manutenção por parte da fabrica, implementaram métodos de manutenção do cardan e criaram soluções para que se pudesse purgar a agua que la se pudesse acumular em caso de imersao desta zona da moto.

Métodos esses que agora em 2022 foram adaptados pela fabrica mãe assim como a necessidade de lubrificar esta zona com massa especifica (que a BMW agora definiu nesse boletim)



Os mais ignorantes dos fóruns, e sobretudo aqueles que sofrem a cegueira do odio a BMW e sobretudo a GS1200 (e sao muitos) por muito tempo vem com a conversa que este problema é apenas BMW. mas NAO É. Nos últimos 24 meses vi certamente uma meia dúzia de cardan gripados de outras marcas... Suzuki, Triumph, etc precisamente pelo mesmo problema do que aflige as BMW.

Quem quiser continuar a ser tapadinho que continue, sob pena de apenas fazer figura daquilo que é: um ignorante


E também é bom para aquele pessoal que leio muito nas redes sociais que acha que só os mecânicos da marca é que sabem mexer na moto. Infelizmente aqui nao é possivel indicar regras, porque ha bons e maus profissionais, mas seguramente os melhores profissionais não os vão encontrar nas oficinas de marca

 :nice: :nice:


PS: por volta de 2016 deixei um post noutro fórum, acerca de um ponto na transmissão da TMAX 530 que necessita de lubrificação sob pena de acontecer o mesmo tipo de oxidação eletroquímica que aflige a GS e muitas outras motos. Desde então já recebi o contacto de uma boa meia dúzia de companheiros que ignoraram o topico e o aviso ate ao momento em que foram "brindados" pelo infortunio e que vem a mim perguntar o que fazer.
Muita boa explanação,  só complementando.
A causa de entrada de água no conjunto é provocado na maioria das vezes por lavar com maquinas de alta pressão.
E apesar de ser cardam, precisa de manutenção periódica. Faço eu mesmo à cada ano.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Julho 26, 2022, 23:05:56, 23:05
Responder #5

cafe46

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: X ADV 2021
  • Localidade: Braga
TMXR tem razão. Quantos proprietários das motas BMW agora chamadas já tiveram de pagar do seu bolso avarias graves na transmissão por veio e cardan nas suas montadas? Conheço dois. Ficaram a arder com o dinheiro, certo?

Julho 26, 2022, 23:41:06, 23:41
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :pensador:

- A marca saberia então desde há anos do problema...

- A marca aparentemente nada terá feito neste tempo e ignorou a questão e relatos de proprietarios (pelo menos de forma oficial)...

- Alguns bons mecânicos foram dando solução (eficaz) aos clientes...o que aconteceu não só com motos da BMW.

- A marca, sabedora de uma simples solução, permaneceu em silêncio ao longo dos anos...



O que terá ocorrido para esta mudança por parte da marca, com este recall tão massivo no número de unidades?
Passados estes anos, existiu algo que despoletou agora a decisão?
Questiono-me sobre o que sucedeu para este 'assumir de erro' tão tardio, se a solução (que conheceriam) era afinal até bastante simples e eficaz?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 27, 2022, 00:08:25, 00:08
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
:pensador:

- A marca saberia então desde há anos do problema...

- A marca aparentemente nada terá feito neste tempo e ignorou a questão e relatos de proprietarios (pelo menos de forma oficial)...

- Alguns bons mecânicos foram dando solução (eficaz) aos clientes...o que aconteceu não só com motos da BMW.

- A marca, sabedora de uma simples solução, permaneceu em silêncio ao longo dos anos...



O que terá ocorrido para esta mudança por parte da marca, com este recall tão massivo no número de unidades?
Passados estes anos, existiu algo que despoletou agora a decisão?
Questiono-me sobre o que sucedeu para este 'assumir de erro' tão tardio, se a solução (que conheceriam) era afinal até bastante simples e eficaz?
A isso uns chamam de orgulho próprio, outros de soberba ou ainda arrogância intelectual. Características próprias de uma geração de engenheiros que está finalmente a dar lugar a uma geração mais aberta e receptiva à partilha de conhecimentos.
Isto não é um exclusivo da BMW, nem tão pouco da indústria automóvel e só quem como eu está no meio percebe como são comuns estas situações.
A BMW, felizmente libertou-se do estigma e só me resta aplaudir porque vale mais tarde que nunca.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 27, 2022, 15:23:38, 15:23
Responder #8

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
A solução parece fácil e barata.

A questão que me surgiu foi: se ao fazer o furo, escorrer água ferrugenta trocam o eixo cardan?

Julho 27, 2022, 20:10:22, 20:10
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Foi o mais antigo que encontrei que mostra o sistema do furo. Quem comecou a popularizar a solucao foi precisamento o Fabinho, penso que o Alex de Catanduva - um dos melhores mecanicos de BMW do estado de SP tambem comecou a usar o mesmo sistema.


Devem andar a fazer isto, pelo menos ha 4 ou 5 anos  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2022, 09:39:06, 09:39
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Surpreende-me que, como é que uma empresa como a BMW demoro imensos anos a reconhecer um defeito de construção, não o corrigindo em gerações que foram surgindo, sendo obrigada agora a recolher um número maciço de motas. Será que as reclamações foram já em grande número?

E pior ainda (já aqui o escreveram) como é que os proprietários destes modelos que tiveram que realizar intervenções nas suas máquinas devido a este problema ficarão, sabendo que afinal o problema que tiveram na sua mota é devido a um defeito de fabrico.

Ainda no sábado passado vi uma reportagem a um representante da BMW no programa "Deixa rolar" na A Bola TV a falar sobre a BMW (motas) em Portugal e a relação que tem com os clientes e na procura de novos clientes através de modelos de cilindradas mais "baixas", e os clientes da BMW isto... os clientes da BMW aquilo... 

Dá que pensar... :pensador:

Julho 28, 2022, 13:04:35, 13:04
Responder #11

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Como diria o Jack o estripador... vamos por partes:




O problema que a BMW tem com os Cardãs é precisamente o mesmo que a Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, etc tem os ditos   :nice: :nice:


Alias, se procurares ai na net, vais encontrar uns tópicos de umas honda VFR 1200 que partiam os cardans  :D :D :D


E para não pensarem que sou eu a ser ma língua fica aqui 2 links arranjados a pressa no google

https://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/12/honda-faz-recall-das-motos-vfr-1200f-e-vfr-1200x-crosstourer.html

https://www.crosstourer.com/index.php/topic,3865.0.html?PHPSESSID=f677870f5338d79a0443ce37edd9e5d2

E se quiseres posso te arranjar umas fotos de motos de outras marcas que os cardans partem... Tiger 1200 por exemplo. Apesar de ser um design menos propenso a isso tambem dao problemas




Mas vamos começar pelo principio: a realidade é que um cardan é uma peca que pouca manutenção necessita, mas quando tem exposição aos elementos padece do mesmo problema de qualquer peca de ferro: oxidacao. E esta vai se manifestar na(s) luva(s) e nos rolamentos

Pelo tipo de montagem e materiais empregues, o carda também esta exposto a corrosão do tipo eletroquímica, o que a longo prazo pode fazer também muitos danos ao funcionamento do carda e de outro tipo de transmissões (o companheiro Scooterado pode te contar o que aconteceu com a maquina dele por causa disso)


Por não necessitar de manutenção a maioria das marca despreza nos seus manuais de serviço, a necessidade de o fazer porque nem todos os cardãns dão problemas, apenas os que ficam expostos aos elementos (embora a longo prazo exista a necessidade de abrir o cardan e limpar e lubrificar os estriados


Assim, as motos mais expostas sao aquelas que ou tem utilizacao extrema ou estão sujeitas a climas extremos (nos em Portugal não estamos) ou então os chamados azares (que a coifa furou - e ainda ha poucos meses vi uma assim e o dono nem ai para reparar - que sao lavadas a maquinas de muito alta pressao, que fazem pequenas travessias onde submergem aquela zona da moto, as azaradas e etc etc)


o "problema" do cardan nao tem solucao. A unica solucao e ir verificando periodicamente e em caso de oxidacao, retira-la e pinta-lo e encher de massa os estriados e rolamentos




A GS é campeã de vendas e o que acontece com qualquer dado estatístico é que quando tens uma anomalia em pequena percentagem, como a população e grande, essa anomalia e grande em números absolutos.

Mas a nao fazer nada e dado o enorme numero de motos vendidas e o envelhecimento natural deste parque, seria muito normal que em poucos anos, a quantidade de motos com problema de cardan fosse aumentando, levantando desconfiança perante a marca e o modelo.

E acredito que fazer este recall saia sem grandes transtornos financeiros para a BMW, porque desde ha meia duzia de anos para ca que o mercado viu esta oportunidade e tratou de criar soluções. Hoje ja consegues comprar a cruzeta do cardan e troca-la sem necessidade de trocar todo o cardan. Uma cruzeta custa 30€ e um cardan deve custar umas 50x mais.



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2022, 14:57:17, 14:57
Responder #12

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Excluindo o "usar e deitar fora" não existe sistemas que não necessitam de manutenção. Sei que o tema não é consensual e por isso cada um com a sua teorias.
Trabalho frequentemente com Americanos,  Alemães e Japoneses por exemplo nesta industria e a diferença no que diz respeito ao "problem solving approach"  é abismal. Diria que o problema também é cultural.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 28, 2022, 16:36:22, 16:36
Responder #13

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A melhor comparacao que posso dar e os veios de tranmissao dos carros...


Estão la e a gente nem se lembra que elas existem ate ao dia em que estoira o fole... dai a despachar o veio vao 3 tempos  ;)


O problema é mesmo esse... nao precisa de manutencao ate precisar e se quando precisar nao foi intervencionado rápido, é abrir a carteira e comprar o outro
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2022, 22:31:58, 22:31
Responder #14

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
A melhor comparacao que posso dar e os veios de tranmissao dos carros...


Estão la e a gente nem se lembra que elas existem ate ao dia em que estoira o fole... dai a despachar o veio vao 3 tempos  ;)


O problema é mesmo esse... nao precisa de manutencao ate precisar e se quando precisar nao foi intervencionado rápido, é abrir a carteira e comprar o outro
Faço manutenções anuais na minha moto....ou fazia, pois a troquei ontem mesmo, sai de uma R1200GS Premium para uma R1250GS Triple Black. Após a garantia, vou continuar fazendo o mesmo. E lembro que na minha camionete, no manual da Toyota pede uma lubrificação em até 24 após a travessia de alagados....
Se quer tranquilidade e durabilidade, ter que fazer manutenção adequada.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Julho 29, 2022, 20:09:24, 20:09
Responder #15

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Complementando,

Este serviço não é considerado recall, pelo menos aqui, ao levar a moto no CC ,eles fazem uma medição de vibração do conjunto e instalam o dreno sem abrir o monobraco. Caso necessário abrir para averiguações e ou manutenção, fazem um orçamento prévio para o cliente...
Essa história vai render muito,pois deram munição ao Procon, que é o nosso órgão de defesa do consumidor.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk