Autor Tópico: Dúvidas carta  (Lida 1820 vezes)

Setembro 11, 2020, 15:40:50, 15:40
Lida 1820 vezes

SiLv4

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Chaves
Boas pessoal :)

Tenho 20 anos e carta de ligeiros, e quero agora arranjar uma mota para poder andar em meio urbano (maioritariamente) e não só, e já me foi aconselhado por um membro aqui do CPM avançar com a carta A2.
Estava a pensar em começar com uma 125 e gradualmente ir avançando de cilindrada.
As minhas dúvidas são as seguintes: tendo já carta, ficará mais barato obter a A2, etc.? E tendo em conta o uso que lhe vou dar e a minha inexperiência com motociclos será a A2 a melhor opção dentro da categoria A?
Um abraço!

Setembro 11, 2020, 15:53:55, 15:53
Responder #1

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Penso que o mais coerente nesta fase seria aproveitar a carta de carro e andar de 125 11kw para ganhar experiência. Daqui a 4 anos tiras a A e poupas dinheiro. Mas isto é a minha perspectiva.
Vê o que a malta te diz. Mas acho que por 4 anos ires para a SE é um erro. A menos que tenhas de fazer muitas viagens. Aí sim, a 125 é esticar a corda e a A2 poderá fazer sentido.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Setembro 11, 2020, 16:00:15, 16:00
Responder #2

SiLv4

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Chaves
Penso que o mais coerente nesta fase seria aproveitar a carta de carro e andar de 125 11kw para ganhar experiência. Daqui a 4 anos tiras a A e poupas dinheiro. Mas isto é a minha perspectiva.
Vê o que a malta te diz. Mas acho que por 4 anos ires para a SE é um erro. A menos que tenhas de fazer muitas viagens. Aí sim, a 125 é esticar a corda e a A2 poderá fazer sentido.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
Infelizmente a minha carta não dá para tal, já me consegui informar a esse respeito, senão seria a opção que escolheria.

Setembro 11, 2020, 16:03:14, 16:03
Responder #3

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Falta um ano para os 21. Acho que nessa altura já podes.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Setembro 11, 2020, 16:10:36, 16:10
Responder #4

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não percebi muito bem a questão.

Se já és maior do que 18 anos mas não tens 23 anos a tua única opção é a carta A2.

A partir dos 23 podes tirar a categoria A.

Andar de 125cc com carta de carro só a partir dos 25 anos.

Só se estás a perguntar se deves tirar a categoria A1. No meu ponto de vista não (Nem sei se podes na verdade).

Acho que as escolas de condução também não usam motas de cilindrada alta para a categoria A2. Um amigo meu tirou numa 250cc acho.

Se depois quiseres comprar uma 125cc isso já é uma opção tua. Consome menos, não paga imposto mas também não anda muito. Acho que não pagas imposto até 350cc.

É normal teres receio se não tens experiência (e ainda bem) mas isso depois de umas aulas já tiras da ideia a 125cc.

Cumprimentos

Setembro 11, 2020, 16:44:43, 16:44
Responder #5

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro


Não percebi muito bem a questão.

Se já és maior do que 18 anos mas não tens 23 anos a tua única opção é a carta A2.

A partir dos 23 podes tirar a categoria A.

Andar de 125cc com carta de carro só a partir dos 25 anos.



Cumprimentos

Tinha ideia que era com carta B e mais de 21 que se podia conduzir 125 até 11kw. Erro meu.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Setembro 11, 2020, 17:06:24, 17:06
Responder #6

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Isso tem umas quantas regras e eu pelos vistos também não acertei bem nos anos:

https://www.honda.pt/motorcycles/owners/licence.html

Não encontrei nada que resumisse tão bem como isso.

Mas basicamente se tirarem A2 com 18 anos, podem subir para A aos 20 anos. A regra é aplicada até aos 24 anos.

A partir dos 24 anos é que se pode tirar a carta A caso não se tenha experiência de 2 anos com carta A2.

BTW, isso é outra questão que o @SiLv4 tem de ter em atenção. Porque se agora tirar A2 e depois quiser passar dos limites da carta tem de ir novamente a exame prático para categoria A.

Acho que não há uma grande necessidade de "progressão" mas cada um sabe de si.

Eu andei um ano numa 125cc (carta de carro) e um ano depois carta A com uma 650cc. Até agora só caí para o lado parado. E acho que neste momento estou bem e a próxima será uma 125cc para fazer companhia à 650cc.

Setembro 11, 2020, 19:11:38, 19:11
Responder #7

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Na minha humilde opinião, avança já para a carta A2 e 24 meses depois de teres a A2 tira a A .
A inexperiência não interessa. Vais avançando e evoluindo.
Tanto tens algum azar com uma 125cc como com uma 1000cc, tens é que ter sempre muita "cabecinha" !!!!!  >:( >:(.  Numa mota desconfia sempre dos outros, prevê sempre o que possa acontecer e acima de tudo protege-te sempre, nunca tenhas pressa e não "entres em exibições" na estrada.

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 12, 2020, 12:56:45, 12:56
Responder #8

SiLv4

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Chaves
Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos  ;)