Autor Tópico: Utilidade das DashCams  (Lida 1057 vezes)

Junho 18, 2024, 22:41:45, 22:41
Lida 1057 vezes

zinko_pt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 77

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750 (2024)
  • Localidade: Lisboa
Eu já apanhei uns sustos à conta de condutores distraídos e atentos. O normal.
Dito isto, qual a utilidade de ter uma destas cameras (frontal e traseira) que esteja a gravar permanentemente? E daqui excluo V(ideo)logs, porque não tenho interesse nenhum.
Calculo que possa servir para ilibar a nossa culpa num acidente. Mas por exemplo à pouco tempo ia sendo abalroado por um primata ao volante de um automóvel que decidiu passar-me tão perto que podia tocar no carro com a mão. Eu ia a cerca de 70KM/h, com pendura, na faixa da esquerda e ele não esteve para esperar que acabasse o traço contínuo para eu passar para a faixa mais à direita.
Fora aquelas situações nas quais os automobilistas saem de um cruzamento com stop e decidem que têm prioridade sobre uma mota. Deve ser uma questão de tamanho. O meu carro tem mais de 4,5m de comprimento, tenho que aplicar o conceito...  :toma: 

Mais a sério, o que eu poderia fazer com um filme que capte não só uma situação ilegal, mas como ponha em risco a minha integridade física? Queixa na PSP? Tem resultados práticos?

Obrigado!

Junho 19, 2024, 09:10:05, 09:10
Responder #1

RicardoGaio

• **

• 173

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
É uma questão que já tenho pensado, não sei é se tens enquadramento legal para andar a gravar (inclusive outros!), devido ao que isso levanta em termos de RGPD...
Alguém com conhecimento "da coisa" que nos auxilie. ;)

Junho 19, 2024, 15:38:06, 15:38
Responder #2

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 578

Masculino
Do que sei, nunca foi aceite como prova pois não existe suporte legal para tal no nosso país (infelizmente!).
Não sei se isso entretanto mudou.

Uma dashcam pode ser de grande ajuda para obter matrícula naqueles casos em que batem e fogem (em nós ou em algum outro veículo que circule perto).

Ainda assim, as dashcams por norma não tem boa resolução/qualidade de imagem, ou então custam uma pequena fortuna.
Se for daquelas de posição fixa a apontar para a frente, o conseguir filmar e obter a matrícula depende muito da direção da fuga, da luminosidade, etc.

Junho 19, 2024, 19:35:53, 19:35
Responder #3

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1138

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Com a quantidade de veiculos que têm câmaras a gravar contantemente não se entende... Tesla como exemplo, são 8.
Alguma coisa devem ter feito para "dar a volta" à lei...

Cada vez mais vejo mais "sensores de chuva" nos carros mesmo assim.... ;)

Referência

https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/a-utilizacao-das-dash-cams-em-portugal-15159343.html/#:~:text=Segundo%20a%20Comiss%C3%A3o%20Nacional%20de,nas%20vias%20p%C3%BAblicas%2C%20propriedades%20lim%C3%ADtrofes

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 19, 2024, 21:13:50, 21:13
Responder #4

zinko_pt

• **

• 77

Masculino
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750 (2024)
  • Localidade: Lisboa
Obrigados,

Eu acho que vou passar por uma esquadra da polícia para perguntar sobre esta situação. Não conheço nenhum advogado.
Inqueta-me que alguns animais ponham em risco vidas por desrespeito pelas mesmas.

Junho 20, 2024, 10:07:18, 10:07
Responder #5

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4707

Masculino