"A Y-AMT permite aos motociclistas desfrutarem ao máximo do desempenho das suas motos, oferecendo mudanças de velocidades consistentes e lineares.
Com este sistema, os motociclistas podem optar por trocar as relações de caixa manualmente (MT), ou por uma transmissão totalmente automática com dois modos (AT). A transmissão automática (AT) oferece dois programas adaptáveis a diferentes cenários de condução. O modo "D+" proporciona uma experiência desportiva ao engrenar as mudanças mais tarde no regime de rotações, ideal para uma condução dinâmica. Já o modo "D" é perfeito para a condução urbana e em autoestrada, garantindo mudanças de velocidade suaves e rotações mais baixas, aumentando a confiança e conforto do condutor e do passageiro.
A Y-AMT elimina a necessidade de um pedal de mudanças, permitindo que o condutor mantenha o pé esquerdo bem apoiado, concentrando-se na posição do corpo e na distribuição do peso. Isto resulta num controlo superior da moto, especialmente em curva, e numa resposta mais rápida às exigências da condução.
O sistema Y-AMT é uma manifestação da filosofia Jin-Ki Kanno da Yamaha, que enfatiza a perfeita harmonia entre piloto e máquina que vai alterar a perceção da condução, oferecendo uma experiência mais envolvente e satisfatória.
A Yamaha planeia introduzir em breve o sistema Y-AMT na sua gama de modelos, trazendo esta inovação para o mundo das motos desportivas, de turismo e utilitárias."
Mais uma marca a avançar com a adoção da caixa automática nos seus modelos. Depois da BMW, agora a Yamaha. Será que vamos ver mais marcas a avançar?
Numa opinião pessoal, sou grande adepto das caixas automáticas, tenho nos meus carros e tive na minha ex X-Adv. Acho que não tira nenhum prazer de condução, até potência esse prazer ao passar toda a atenção para a estrada e envolvente.