Autor Tópico: Test-Ride 2 em 1 Royal Enfield Himalayan 450 e CFmoto 450 MT  (Lida 1018 vezes)

Julho 29, 2024, 19:07:48, 19:07
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2low

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Test-Ride 2 em 1 Royal Enfield Himalayan 450 e CFmoto 450 MT




Na tentativa de ajudar um Amigo que estava bem indeciso entre dois modelos bastante procurados na actualidade acabei eu por fazer dois test-rides bem porreiros.
Calhou à mais recentes Royal Enfield himalayan 450 a primeira a ser testada e só mesmo já no final dia lá consegui pegar na também recente CFmoto 450MT.

Dois motociclos que tentam "competir" nas vendas no "mesmo segmento" mas não se pode dizer que haja uma melhor que a outra ficando a outra arredada da equação, até porque são duas excelentes motos mas com aptidões/características bem diferentes, cada um dos seus públicos alvos ficarão satisfeitos.

Tendo eu 1,70m acabei por achar a 450MT mais ajustada à minha estatura em andamento apesar de me ter sentido mais seguro no subir/descer da moto na himalayan.
Em ambas a nossa postura é recta mas sendo a himalayan mais comprida fiquei com os braços bem esticados até ao guiador, algo que na 450MT estava mais "relaxado".
Nas especificações (números) a diferença entre eixos é mais comprida 5mm na himalayan que na 450MT mas essa pequena diferença sente-se bem na distância entre banco e guiador.
Achei a himalayan mais fácil de subir à moto, ficando também com sensação de ser mais baixa e menos gorda onde nos sentamos - formato do banco? - pode ser estranho porque no papel a CFmoto é suposto ter ajuste para 800mm de altura mais baixa do banco contra os 825mm de altura da posição mais baixa do banco da himalayan.
Da himalayan tenho a certeza que estava na posição mais baixa mas na CFmoto mesmo que tivesse na posição mais alta seria mais baixa que a da himalayan...

Em termos de aspecto, a CFmoto aparenta ser mais moderna com todos os gadgets que a malta procura mas a Royal Enfield acaba por também ter, não sendo inferior e até gostei mais porque tem algo que já caracterizava o anterior modelo - carácter distinto e pormenores menos standard.
A 450MT tem um "tablet" que não tive oportunidade de explorar, estava com fundo preto e tinha um aspecto bem moderno, aparentando não faltar muita informação.
A himalayan gostei bastante por também ter toda a informação que precisamos, fundo estava branco (modo automatico em que de noite vira para fundo escuro), formato redondo mais adequado ao formato da moto e da história do modelo, dando para personalizar até o friso em redor das informações.
Na himalayan foi fácil entender o funcionamento do pequeno joystick de configuração do display apesar de não ser muito preciso quando queremos confirmar algo...
(entre as várias configurações disponíveis acabei por configurar o consumo para o habitual Lt/100km mas dava para outros dois modos mais usados noutros países)
Quanto ao aspecto da moto, a CFmoto acaba por parecer ser mais imponente quando a estamos a guiar - formato depósito e plásticos...
A CFmoto parece ser mais ao estilo da antiga Yamaha Tenere 660, uma moto de aspecto mais enduro enquanto a RE faz lembrar mais as primeiras BMW GS que andaram no Dakar apesar do depósito não ser tão quadrado...
Notei uma clara evolução na qualidade dos materiais da Royal Enfield face ao modelo anterior.
O botão de start da CFmoto é mais igual a todas as outras enquanto na Royal Enfield é mais original, roda-se para fazer o start mas não deixa de ser prático!
Em termos de qualidade não me pareceu que houvesse alguma das motos à frente da outra - são só diferentes, uma com design mais moderno e outra design mais tradicional.

A maior diferença que encontrei nos dois modelos foi a sensação que a parte motora de cada uma nos transmite.
Achei a CFmoto com o binário e potência toda cá para baixo, tipo cão raivoso indomável com um acelerador on/off enquanto a Royal Enfield consegue surpreender por apesar de no papel não dar a entender, na prática acaba por ter uma condução bem mais confortável e segura e nada inferior à CFmoto.
Em termos de velocidade de ponta consegui mais facilmente passar dos 130kmh com a Royal Enfield (146kmh) do que com a CFmoto (138kmh).
Com grande probabilidade a CFmoto ser mais rápida de chegar aos 60kmh mas aos 100kmh e a partir daí senti a Royal Enfield com mais genica.
Com grande pena a Royal Enfield não conseguiu passar a facilidade que era conduzir o anterior modelo que mais parecia ser uma moto com caixa automática em que se colocava a 5ª e ela fazia tudo sem se sentir o motor a bater.
Neste novo modelo da RE fui mauzinho e em 6ª ali a 60kmh quase a bater nas 3000rpm ela bem que batia a chorar por uma abaixo mas a partir das +/-3200rpm lá ganhava alma!
Se no anterior modelo era meter a 5ª e andar, neste novo modelo é andar de 3ª para cima.
Quanto à CFmoto é usar bem a caixa porque também sofre com rotações baixas em velocidades altas...
A CFmoto tem uma característica que me deixou menos confortável - o som do escape - aquilo não é bem um som... é um ruído constante como se tivéssemos um akrapovic sem dbkiller portanto nada confortável em viagens longas... já a himalayan pode não parecer o rugido de um leão, é mais um rugido de um gato mas torna a condução bem mais confortável.

Quanto a consumos, a Royal Enfield apesar de ter um depósito de 17Lt contra os 17,5Lt da CFmoto seguramente que terá sempre uma autonomia bem superior já que não se consegue andar devagar com a CFmoto e aquilo gasta...

Em termos de especificações a CFmoto apresenta suspensões mais evoluídas e completas mas no conjunto global a RE não lhe fica atrás porque tem suspensões mais tradicionais que se tornam eficientes e ainda poderá ter um extra para fora de estrada na diferença de altura da moto ao solo, 230mm na RE e 220mm na CFmoto.
Não senti diferenças nas suspensões tanto que fui bem mauzinho em ambas sobre buracos e lombas...

No papel a CFmoto terá melhores travões que a RE mas na prática não sei não... apanhei um valente susto com a CFmoto e foi por pouco que... algo que tenho a certeza que não aconteceria na RE... Fiquei com sensação que a CFmoto tem poucos travões para tanto motor.
Confesso que desde que saí do stand com a CFmoto que não a consegui conduzir deforma relaxada porque a moto é bem nervosa...

Em todo o caso não serei capaz de apontar uma melhor que a outra mas conforme a pessoa conseguirei apontar a que melhor se adapta a essa pessoa.
Uma pessoa mais nova e mais baixa e sendo a primeira moto sem qualquer dúvida que optará pela CFmoto (mais irreverente, o engodo de parecer mais moto pelo ruído do escape em conjunto com o binário/força aparentar estar mais em baixo) enquanto uma pessoa mais velha já com outra moto bem possante na garagem e sem necessidade de "mostrar e comparar tamanho de pilinhas" optará pelo modelo da RE (eficiente e confortável até pelo menor ruído aos ouvidos).

Para futuros pretendentes, nada como fazer test-drive e procurar onde melhor fazer negócio.

EDITADO:
Esqueci-me de falar da forma de curvar de cada uma.
A RE sente-se um curvar mais alongado face à distância entre eixos maior mas tudo com grande facilidade.
Na CFmoto os pneus montados, provavelmente mais para TT e mais quadrados, acabaram por limitar um pouco a forma de curvar, sempre ali no receio de...



« Última modificação: Agosto 01, 2024, 21:59:37, 21:59 por 2low »
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Agosto 01, 2024, 14:43:35, 14:43
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Obrigado pela review, quero deixar apenas a informação que não vejo as fotos.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
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Agosto 01, 2024, 22:06:35, 22:06
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2low

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Obrigado pela review, quero deixar apenas a informação que não vejo as fotos.

Os sites que permitem fazer upload de imagens estão com problemas, provavelmente derivado a questões de "privacidade" pelo que julgo que tenha conseguido ultrapassar o problema usando o único site que deu para escolher "permitir partilhar com comunidade"... Este site: https://www.imghippo.com/

Quanto à CFmoto quero acrescentar que rapidamente esgotamos as rotações e chegando ali aos 120/125kmh a partir daí é embalar e sempre no red line... associado ao barulho do escape percebe-se que quem gosta de sossego nos ouvidos torna-se bem cansativo esta "utilização"... Este tipo de andamento dá a sensação (mesmo que na prática não o seja) que será mais limitada que a RE, no entanto parece que de ponta até dá mais velocidade que a RE... mas andar sempre no redline ?!  :toma:

Se me perguntarem o que escolheria?!
Se fosse possível seria a anterior Royal Enfield himalayan mas com talvez subida de cilindrada para 500cc para dar um pouco mais de velocidade de topo porque aquilo é meter a 5ª e faz tudo, subir montes, descer montes, andar a direito, fazer curvas, etc... que facilidade de condução!
Quem tem e quem teve não encontra outra moto assim!  :love0001:
(mas a limitação da velocidade de topo e falta de alma para fazer ultrapassagens... algo que com esta nova já não é problema!)





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Agosto 02, 2024, 11:32:51, 11:32
Responder #3

Reiner

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Agosto 02, 2024, 15:23:49, 15:23
Responder #4

saraiva

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Agora também já vejo as fotos :)
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Agosto 02, 2024, 16:14:30, 16:14
Responder #5

2low

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Agosto 07, 2024, 11:17:19, 11:17
Responder #6

Limpinho

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Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei. :nice:

Leitura fácil e muito abrangente nos pontos focados de uma e outra.
Qualquer possível interessado nestas 2 propostas tem aí uma boa review.

Entre uma e outra e partilhando da opinião, creio que também recaia sobre a Royal Enfield Himalayan.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 08, 2024, 12:12:12, 12:12
Responder #8

nfkart

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